SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida :D
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
mensagem na tela
[TUTORIAL] Unity 2019 - Lanterna e pilhas, com UI
como fazer um sistema de Livro e paginas na Unity?
como mudar a qualidade do ambient occlusion pelo script?
alterar material
[TUTORIAL] Sistema de Combos (Mobile e PC)
[JOGO] Darkman jogo de puzzle | Pixel Art
AGAIN ! [Game Jam]
Tela de escolher um nome ativa quando sai e entra na cena de novo...
Fazer Objeto sair de 1 lado da camera e entrar do outro lado em seguida
[TUTORIAL] COMO CRIAR UM JOGO DE LUTA 2D UNITY 2021
Copiar um componente de um GameObject para outro já configurado?
Idioma automático por país??
[TUTORIAL] Sistema de diálogo/mensagens na Unity
Rotação ao colidir.
travar RigidBody2D através de codigo
Como resolver problema da mesh não renderizar após fazer a build
[RESOLVIDO] Trocar o áudio dependendo da tag do terreno
Funcionalidade Vuforia - UNITY 3D
RANDOMIZAR ATAQUES
Unity + Photon 2
Criar app pra mais de um idioma
Função de "aspirar" mobs, itens, etc.
[RESOLVIDO]GetKeyUp ativando sozinho
Posso controlar o wheelsCollider.rpm?
[TUTORIAL] Escolher a quantos FPS (fixos) o seu jogo deverá rodar.
Personagem dentro da agua
[RESOLVIDO] Sript de pegar itens no cenario
[TUTORIAL] Campo de visão dos inimigos (Enemy FOV) com Raycast ou OverlapSphere
Fazer o Player colar em uma base redonda
tem como altera o nome no forum
Como detectar se teclado ou controle foi conectado???
erro NO MONOBEHAVIOUR SCRIPTS IN THE FILE
Seleção de Personagem
[ASSET PACKAGE] Game Check Update
Adicionar mais um ataque ao inimigo.
Como faço para Camera ignorar um objeto?
Segundo Teaser do meu novo jogo galera, Sanatório Macabro. Em breve
[RESOLVIDO] VSCode não mostra erros nem identa o Código
Baixem meu jogo O Labirinto v1.25 completo e gratuito
Player girando e animação não executa
[RESOLVIDO] Problema com C# e Rigidbody
[RESOLVIDO] Recarregar arma.
Como acessar o Smoothness das texturas do terrain
Sistema de Tiro com Raycast
Velocidade com Button UI.
ERRO AO UPAR NA GOOGLE PLAY STORE
me ajuda por favor
Animaçoes não executa, nem a IDLE
Mini-Map
[TUTORIAL] Como o C# funciona
A Imagem do Objeto não muda
Animaçoes nao executa mais, nem a Idle
[RESOLVIDO] Como usar um Botao(GameObject) igual a um Botao(UI) no Mobile
Sistema de Tiro com Raycast
Algum modelador bom? Compro Modelagem
[RESOLVIDO] Rotação invertida, como resolvo isso??
carregamento de dados entre cenas
Blender bugado ????
AUDIO EM UM DETERMINADO MOMENTO
Dúvida sobre modificação do Event Trigger por scritpt
Carro dá spawn no ar
U2019 - Animações e efeitos após jogador levar hit? por outro jogador?
Não consigo Desabilitar um efeito especifico no pós processamento...
Como Desativar e mudar qualidade de sombra por código???
[TUTORIAL] Primeiro programa "complexo" em C# para iniciantes
Eu estou com dúvida de como instalar a unity com Unity Hub
Pulo "muito Alto"
rotação e aceleração.
Movimentação mobile.
Ativar botão
De Blender pra Unity - Cell Fracture não funciona!
sugestões de otimização?
Carregamento com porcentagem...
[RESOLVIDO] Blender Cell Fracture não aparece no Add-ons - Ajuda!
Movimentação - rotação
Erro Codigo de movimentação.
Cronometro 3,2,1 fica bugado ajuda aee...
[Problema] Ativo o Animator e o boneco não sai do lugar
Morre pausa e aparece botao pra reiniciar mas reinicia o jogo pausado
Script de movimentação e câmera não executa corretamente
FBX não gera sombra
[TUTORIAL] Mostrar Data e Hora atual do Computador em um texto
Sketchup pede para aumentar o projeto
Mudar cor da faixa de texto.
Mexer em variavel de objeto instanciado
Como utilizar o design pattern MVC na Unity?
[RESOLVIDO] RIGIDYBODY tá pulando sozinho pra longe. O que pode ser?
[RESOLVIDO] Compatibilidade e travamentos - unity android
Alguem sabe um meio pra fazer um habitat com criaturas?
[RESOLVIDO] Ajuda com script simples
[RESOLVIDO] Como trocar uma imagem ao clicar num botão em unity c#
[RESOLVIDO] Ponto A ao Ponto B em um determinado tempo
[RESOLVIDO] Duvida Unity (C#)
[RESOLVIDO] Bug no tittle screen
[RESOLVIDO] Erro CS0122
Projeto em desenvolvimento Yoda Runner.
[RESOLVIDO] Duvida Unity (C#)
Duvida com inimigo
Ontem à(s) 9:08 pm
Ontem à(s) 5:06 pm
Ontem à(s) 12:53 pm
Qua Ago 04, 2021 8:07 pm
Qua Ago 04, 2021 7:35 pm
Qua Ago 04, 2021 7:06 pm
Seg Ago 02, 2021 11:33 pm
Seg Ago 02, 2021 1:46 pm
Dom Ago 01, 2021 11:28 pm
Dom Ago 01, 2021 10:34 pm
Dom Ago 01, 2021 4:58 pm
Dom Ago 01, 2021 1:41 pm
Dom Ago 01, 2021 12:41 pm
Dom Ago 01, 2021 11:23 am
Sex Jul 30, 2021 2:19 pm
Sex Jul 30, 2021 12:07 pm
Sex Jul 30, 2021 8:50 am
Qui Jul 29, 2021 9:45 pm
Qui Jul 29, 2021 9:43 pm
Qui Jul 29, 2021 10:54 am
Qua Jul 28, 2021 6:12 pm
Qua Jul 28, 2021 5:15 pm
Qua Jul 28, 2021 4:39 pm
Qua Jul 28, 2021 2:28 pm
Qua Jul 28, 2021 9:36 am
Ter Jul 27, 2021 1:20 am
Dom Jul 25, 2021 11:12 pm
Dom Jul 25, 2021 10:51 pm
Dom Jul 25, 2021 6:16 pm
Dom Jul 25, 2021 4:03 pm
Dom Jul 25, 2021 12:39 pm
Sab Jul 24, 2021 11:02 pm
Sab Jul 24, 2021 9:35 pm
Sab Jul 24, 2021 12:11 pm
Sab Jul 24, 2021 3:55 am
Sex Jul 23, 2021 4:02 pm
Sex Jul 23, 2021 2:26 pm
Sex Jul 23, 2021 11:50 am
Qui Jul 22, 2021 8:08 pm
Qui Jul 22, 2021 3:38 pm
Qui Jul 22, 2021 3:00 pm
Qui Jul 22, 2021 10:47 am
Qua Jul 21, 2021 6:09 pm
Qua Jul 21, 2021 6:07 pm
Qua Jul 21, 2021 3:41 pm
Qua Jul 21, 2021 5:00 am
Qua Jul 21, 2021 12:30 am
Ter Jul 20, 2021 7:17 pm
Ter Jul 20, 2021 1:21 pm
Ter Jul 20, 2021 10:24 am
Ter Jul 20, 2021 8:27 am
Ter Jul 20, 2021 6:23 am
Ter Jul 20, 2021 6:09 am
Seg Jul 19, 2021 9:06 pm
Seg Jul 19, 2021 9:09 am
Seg Jul 19, 2021 12:22 am
Dom Jul 18, 2021 11:20 pm
Dom Jul 18, 2021 9:10 pm
Dom Jul 18, 2021 2:55 pm
Dom Jul 18, 2021 11:17 am
Sab Jul 17, 2021 11:10 pm
Sab Jul 17, 2021 11:00 pm
Sab Jul 17, 2021 10:49 pm
Sab Jul 17, 2021 10:38 pm
Sab Jul 17, 2021 7:53 pm
Sab Jul 17, 2021 11:20 am
Sab Jul 17, 2021 11:12 am
Sab Jul 17, 2021 6:52 am
Sab Jul 17, 2021 6:39 am
Sab Jul 17, 2021 6:32 am
Sab Jul 17, 2021 6:28 am
Sab Jul 17, 2021 1:16 am
Sex Jul 16, 2021 7:29 pm
Sex Jul 16, 2021 5:40 pm
Sex Jul 16, 2021 5:02 pm
Sex Jul 16, 2021 12:49 pm
Sex Jul 16, 2021 9:25 am
Sex Jul 16, 2021 12:20 am
Qui Jul 15, 2021 6:16 pm
Qui Jul 15, 2021 5:06 pm
Qua Jul 14, 2021 5:59 pm
Qua Jul 14, 2021 5:35 pm
Qua Jul 14, 2021 11:02 am
Seg Jul 12, 2021 9:27 pm
Seg Jul 12, 2021 12:13 pm
Dom Jul 11, 2021 11:08 pm
Dom Jul 11, 2021 10:30 pm
Dom Jul 11, 2021 7:13 pm
Sab Jul 10, 2021 7:05 pm
Sab Jul 10, 2021 10:05 am
Sex Jul 09, 2021 2:51 pm
Qui Jul 08, 2021 7:36 pm
Qui Jul 08, 2021 7:13 pm
Qui Jul 08, 2021 1:53 pm
Qui Jul 08, 2021 1:14 pm
Qui Jul 08, 2021 12:59 pm
Qua Jul 07, 2021 11:48 pm
Qua Jul 07, 2021 10:13 pm
Qua Jul 07, 2021 2:14 pm
gui78h3
Lecosouza
Fagner
edugamer69
edugamer69
Pokedlg
PauloFR
dutrabr100
stratengine
felipekieling
RGT
Rangel Oblivion
diegopds
RGT2020
Pokedlg
MayLeone
Crash Psycho
Fagner
Fagner
ViniciusTKH
Regis2030
Fagner
dezorolon
dutrabr100
Fagner
danilojpbr212
Pokedlg
kaiquecachoeira1
VitinRuas
Lester202123
bruno92
Fagner
aikow
Pokedlg
FelipeSouza11
ViniciusTKH
Charlesoff
Patrick
WLCS22
jeancvo3
MarcosSchultz
amanda.ilg
LucasBR
jeancvo3
SauloeArthur
PauloFR
JoelMJunior
cleitinhoRasta
jhonih00010
PauloFR
PauloFR
PauloFR
PauloFR
crazylagg
Valério
jhonih00010
jhonih00010
PauloFR
Crash Psycho
edu63
PauloFR
PauloFR
PauloFR
PauloFR
Fagner
PauloFR
Franttyck
PauloFR
PauloFR
PauloFR
PauloFR
WLCS22
Morpheus
jhonih00010
WLCS22
Fagner
NKKF
jhonih00010
MatheusTD
MarcosSchultz
Magnatah
Magnatah
Fagner
Charlesoff
MayLeone
MayLeone
MayLeone
RodrigoPrivilegium
Fagner
ProBrStalker
ronigleydson
a32515
RobsonRAS
VittorTGame23
brunera
patriicia
ffabim
VittorTGame23
jeancvo3

Como fazer o clique não acertar o inimigo atrás de um objeto (hit collider)

3 participantes

Ir para baixo

DÚVIDA Como fazer o clique não acertar o inimigo atrás de um objeto (hit collider)

Mensagem por darkrj Sex Mar 05, 2021 4:12 pm

Estou criando um jogo onde os inimigos saem de uma árvore, mas ao clicar já na árvore eu consigo matar eles antecipadamente e eu não quero isso. O jogo é 2D estilo aqueles jogos antigos onde o inimigo sai em alguma parte da tela e você atira nele simplesmente clicando.
Como fazer o clique não acertar o inimigo atrás de um objeto (hit collider) <a href=Como fazer o clique não acertar o inimigo atrás de um objeto (hit collider) Imagem-jogo

Esta é a parte do código que eu utilizo para atirar no inimigo:
Código:
if (hit.collider.gameObject.CompareTag("Enemy"))
                {
                    hit.collider.GetComponent<Enemies>().DeathState();  //dar dano no inimigo
                    Score.instance.scoreCounter++;
                }

Eu tentei também por uma tag na árvore, mas não adiantou nada. Alguém poderia me ajudar?
darkrj
darkrj
Avançado
Avançado

PONTOS : 1121
REPUTAÇÃO : 15
Respeito as regras : Como fazer o clique não acertar o inimigo atrás de um objeto (hit collider) WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Como fazer o clique não acertar o inimigo atrás de um objeto (hit collider)

Mensagem por Pokedlg Sex Mar 05, 2021 6:50 pm

Acredito que voce tenha 3 jeitos de resolver este problema, sendo esses, colocando um box collider e ativando o IsTrigger nas arvores e criando um novo script que modifica uma bool pelo script do player, o segundo jeito pode ser criar um temporizador quando o inimigo é instanciado que ao finalizar ativa altera uma bool ou parecido com sua primeira solução, colocando uma tag a arvore e uma instrução if para o raycast.

Exemplos:

1° Jeito

Utilizando o Box Colider:

Adicione um Box Collider as árvores e ative os IsTrigger (lembrando que o IsTrigger só funciona se o colisor ou ele mesmo possuir um rigidbody)

No seu script principal, que possui o código de dar dano ao inimigo, adicione uma nova bool:

Código:
public static bool canDamageEnemy;

E atribua ela ao seu código de raycast:

Código:
if(canDamageEnemy == true)
{
if (hit.collider.gameObject.CompareTag("Enemy"))
                {
                    hit.collider.GetComponent<Enemies>().DeathState();  //dar dano no inimigo
                    Score.instance.scoreCounter++;
                }
}

Depois crie um novo script com qualquer nome (dei o nome de árvore) e coloque a void OnTriggerEnter() e OnTriggerExit():
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class Arvore : MonoBehaviour
{
    void OnTriggerEnter(Collider other)
    {
        if(other.tag == "Enemy")
        {
            yourScript.canDamageEnemy = false;
        }
    }

    void OnTriggerExit(Collider other)
    {
        if(other.tag == "Enemy")
        {
            yourScript.canDamageEnemy = true;
        }
    }
}



2° Jeito

Criando um Temporizador:

Bom, eu nao sei como voce instancia o inimigo, mas voce pode fazer que ao instanciar o inimigo chame o temporizador através de uma rotina utilizando uma bool, porém nao estatica que nao pode atacar o inimigo. Eu nao sei como voce fez para instaciar o inimigo então nao precisa copiar como utlizei no exemplo abaixo, apenas veja o temporizador. Exemplo:

Criando o Temporizador:

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class YourScript: MonoBehaviour
{
    public float time;
    private float countdown;
    public GameObject enemy;
    private bool canDamageEnemy;
    private bool canInstantiateEnemy = true;
    
    void Start()
    {
        countdown = time;
    }

    void Update()
    {
        InstantiateEnemy();
        RaycastHit2D hit;
        if (canDamageEnemy == true)
        {
            if (hit.collider.gameObject.CompareTag("Enemy"))
            {
                hit.collider.GetComponent<Enemies>().DeathState();  //dar dano no inimigo
                Score.instance.scoreCounter++;
            }
        }
    }
    
    void InstantiateEnemy()
    {
        time -= Time.deltaTime;
        if(time > 0)
        {
            canDamageEnemy = false;
        }
        else if(time <= 0)
        {
            canDamageEnemy = true;
        }


        if(canInstantiateEnemy == true)
        {
            Instantiate(enemy);
            time = countdown;
            canInstantiateEnemy = false;
            StartCoroutine(WaitToInstatiateEnemy());
        }
    }

    IEnumerator WaitToInstatiateEnemy()
    {
        yield return new WaitForSeconds(30);
        canInstantiateEnemy = true;
    }
}

Depois disso no inspector voce pode colocar no time o valor em segundos de quanto demora para o inimigo sair da árvore.

3° Jeito

Adicionando a tag "Arvore" as arvores:

Depois de adicionar a tag as árvores, voce pode colocar uma instrução if na colisão com o raycast através de uma bool, olhe o exemplo:
Código:
private bool canDamageEnemy;

    if (hit.collider.gameObject.CompareTag("Arvore"))
    {
        canDamageEnemy = false;
    }
    else
    {
        canDamageEnemy = true;
    }

    if(canDamageEnemy == true)
    {
        if (hit.collider.gameObject.CompareTag("Enemy"))
            {
                hit.collider.GetComponent<Enemies>().DeathState();  //dar dano no inimigo
                Score.instance.scoreCounter++;
            }
        }


Última edição por Pokedlg em Sex Mar 05, 2021 8:36 pm, editado 1 vez(es)
Pokedlg
Pokedlg
ProgramadorMaster

Masculino PONTOS : 1049
REPUTAÇÃO : 166
Áreas de atuação : Iniciante: ShaderLab, Blender, Java, C++, ASP.NET.
Intermediário: C#.NET, Unity, Shader Graph.
Respeito as regras : Como fazer o clique não acertar o inimigo atrás de um objeto (hit collider) Aad8pUi

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Como fazer o clique não acertar o inimigo atrás de um objeto (hit collider)

Mensagem por SauloeArthur Sex Mar 05, 2021 8:35 pm

@Pokedlg  mas eu acho que do 1 jeito não funcionaria pois apareceu o seguinte erro no console: Assets\Prefabs\teste2.cs(19,20): error CS0122: 'teste1.canDamageEnemy' is inaccessible due to its protection level
creio que para resolver basta apenas deixar a variável estática como publica
SauloeArthur
SauloeArthur
ProgramadorMaster

Masculino PONTOS : 1389
REPUTAÇÃO : 85
Idade : 15
Áreas de atuação : C#, Unity, Html, Css, Javascript, Php, Sql, MariaDB;
Respeito as regras : Como fazer o clique não acertar o inimigo atrás de um objeto (hit collider) Aad8pUi

https://www.saulomgames.com/

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Como fazer o clique não acertar o inimigo atrás de um objeto (hit collider)

Mensagem por Pokedlg Sex Mar 05, 2021 8:37 pm

Muito bem lembrado, obrigado por avisar! Editei. Smile Curti isso vlw
Pokedlg
Pokedlg
ProgramadorMaster

Masculino PONTOS : 1049
REPUTAÇÃO : 166
Áreas de atuação : Iniciante: ShaderLab, Blender, Java, C++, ASP.NET.
Intermediário: C#.NET, Unity, Shader Graph.
Respeito as regras : Como fazer o clique não acertar o inimigo atrás de um objeto (hit collider) Aad8pUi

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Como fazer o clique não acertar o inimigo atrás de um objeto (hit collider)

Mensagem por darkrj Ter Mar 09, 2021 1:22 pm

Eu utilizei o método 1 e 3 e acabou não dando certo. O método 2 não utilizarei pois não é por timer, mas de qualquer forma agradeço pela ajuda. Continuarei tentando aqui outras formas.

PS: O método 3 foi o método que eu tentei antes de fazer o post, o engraçado é que pra mim esse era o que era mais pra funcionar... anyways...
darkrj
darkrj
Avançado
Avançado

PONTOS : 1121
REPUTAÇÃO : 15
Respeito as regras : Como fazer o clique não acertar o inimigo atrás de um objeto (hit collider) WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Como fazer o clique não acertar o inimigo atrás de um objeto (hit collider)

Mensagem por darkrj Ter Mar 09, 2021 2:35 pm

Atualização: Resolvi meu problema, basicamente eu tava pegando e colocando o colisor do tilemap, nisso eu tinha colocado também o composite collider, isso fazia com que apenas envolta da árvore estivesse com colisor, o fantasma como se escondia no meio dela, não era afetado pelo código. Utilizei o exemplo 3 mesmo e funcionou. Obrigado pela ajuda!
darkrj
darkrj
Avançado
Avançado

PONTOS : 1121
REPUTAÇÃO : 15
Respeito as regras : Como fazer o clique não acertar o inimigo atrás de um objeto (hit collider) WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Como fazer o clique não acertar o inimigo atrás de um objeto (hit collider)

Mensagem por Pokedlg Ter Mar 09, 2021 3:35 pm

Denada  Smile Curti isso
Pokedlg
Pokedlg
ProgramadorMaster

Masculino PONTOS : 1049
REPUTAÇÃO : 166
Áreas de atuação : Iniciante: ShaderLab, Blender, Java, C++, ASP.NET.
Intermediário: C#.NET, Unity, Shader Graph.
Respeito as regras : Como fazer o clique não acertar o inimigo atrás de um objeto (hit collider) Aad8pUi

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos