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Dar dano no inimigo ao clicar nele

2 participantes

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DÚVIDA Dar dano no inimigo ao clicar nele

Mensagem por darkrj Seg Fev 22, 2021 3:46 pm

Estou fazendo um Idle FPS 2D na unity, gostaria de saber como eu faço para dar dano no inimigo ao clicar nele (seja por tag ou por qualquer coisa), pois não achei nada disso relacionado na internet.
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DÚVIDA Re: Dar dano no inimigo ao clicar nele

Mensagem por FelipeSouza11 Seg Fev 22, 2021 7:47 pm

Boa noite mano,

No caso "Clicar nele" estiver se referindo ao mouse voçe pode usar o RaycastHit2D

Um exemplo básico:

Script Do RayCast no mouse

Código:

public class RayCast : MonoBehaviour
{
//Joga em Qualquer Objeto
    private float distancia=50f; //distancia do raio
    
    

    private void Update()
    {
        //ao clicar no botao mouse esquerdo
        if (Input.GetMouseButtonDown(0))
        {
            Vector3 m = Input.mousePosition;  //pega posicao mouse
            Ray p = Camera.main.ScreenPointToRay(m);  //Se der erro coloque a tag da camera para MainCamera

            RaycastHit2D hit = Physics2D.Raycast(p.origin, p.direction, distancia);

            Debug.DrawRay(p.origin, p.direction * distancia, Color.red); //Desenha O Raio Para ver se está funcionado

            if(hit.collider!=null){

            //checar a tag do inimigo
            if (hit.collider.gameObject.CompareTag("Inimigo"))
            {
                hit.collider.GetComponent<Inimigo>().SetCharLife(-1);  //dar dano no inimigo
            }
              }
        

          }

    }

}

Script do Inimigo:

Código:
public class Inimigo : MonoBehaviour
{
    static int vida = 100;  //vida maxima do inimigo
    

    private void Update()
    { //se a vida for menor ou igual a zero morrer
        if (vida <= 0)
        {
            Morreu();
        }
    }


    void Morreu()
    {
        //Fazer alguma coisa
    }

    //Funcao personalizada
    public void SetCharLife(int valor)
    {
        vida = vida + valor; //alterar a vida do inimigo(vida-valor)
    }
}

resumindo: se o mouse clicar no inimigo vai reduzir a vida dele pelo valor dado na funcao SetCharLife(ValorAreduzir)
FelipeSouza11
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ProgramadorMaster

Masculino PONTOS : 2329
REPUTAÇÃO : 196
Idade : 30
Áreas de atuação : Programação Avançada em C#, Html,css, Básica em javascript, VB ,UPN e SA_MP
Respeito as regras : Dar dano no inimigo ao clicar nele Aad8pUi

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DÚVIDA Re: Dar dano no inimigo ao clicar nele

Mensagem por darkrj Qua Fev 24, 2021 3:49 pm

@FelipeSouza11 escreveu:Boa noite mano,

No caso "Clicar nele" estiver se referindo ao mouse voçe pode usar o RaycastHit2D

Um exemplo básico:

Script Do RayCast no mouse

Código:

public class RayCast : MonoBehaviour
{
//Joga em Qualquer Objeto
    private float distancia=50f; //distancia do raio
    
    

    private void Update()
    {
        //ao clicar no botao mouse esquerdo
        if (Input.GetMouseButtonDown(0))
        {
            Vector3 m = Input.mousePosition;  //pega posicao mouse
            Ray p = Camera.main.ScreenPointToRay(m);  //Se der erro coloque a tag da camera para MainCamera

            RaycastHit2D hit = Physics2D.Raycast(p.origin, p.direction, distancia);

            Debug.DrawRay(p.origin, p.direction * distancia, Color.red); //Desenha O Raio Para ver se está funcionado

            if(hit.collider!=null){

            //checar a tag do inimigo
            if (hit.collider.gameObject.CompareTag("Inimigo"))
            {
                hit.collider.GetComponent<Inimigo>().SetCharLife(-1);  //dar dano no inimigo
            }
               }
        

          }

    }

}

Script do Inimigo:

Código:
public class Inimigo : MonoBehaviour
{
    static int vida = 100;  //vida maxima do inimigo
    

    private void Update()
    { //se a vida for menor ou igual a zero morrer
        if (vida <= 0)
        {
            Morreu();
        }
    }


    void Morreu()
    {
        //Fazer alguma coisa
    }

    //Funcao personalizada
    public void SetCharLife(int valor)
    {
        vida = vida + valor; //alterar a vida do inimigo(vida-valor)
    }
}

resumindo: se o mouse clicar no inimigo vai reduzir a vida dele pelo valor dado na funcao SetCharLife(ValorAreduzir)
Boa tarde, o código acabou não funcionando. No caso eu criei uma função chamada DeathState() no script do inimigo, onde caso ele tome 1 hit, a função irá destruir o game object, o problema é que no seu script, na hora de passar o raycasthit2d, não há .origin e nem .distance, não aparece nem pra completar no editor. Será que poderia ser alguma biblioteca que não foi importada?
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DÚVIDA Re: Dar dano no inimigo ao clicar nele

Mensagem por FelipeSouza11 Qua Fev 24, 2021 4:28 pm

Se falta biblioteca nao sei amigo aqui  usei só a padrao da unity "using UnityEngine;" e esta funcionado normalmnte, voce fez alguma modificaçao no script? ou algo do tipo,

Obs: estou usando a unity 2019.4.15 se for uma versao anterior deve ser outra chamada/metodo

sugiro que tente criar um projeto novo para testar e ve se dar a mesma coisa,


Dar dano no inimigo ao clicar nele ItCDMK4
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DÚVIDA Re: Dar dano no inimigo ao clicar nele

Mensagem por darkrj Qui Fev 25, 2021 3:23 pm

@FelipeSouza11 escreveu:Se falta biblioteca nao sei amigo aqui  usei só a padrao da unity "using UnityEngine;" e esta funcionado normalmnte, voce fez alguma modificaçao no script? ou algo do tipo,

Obs: estou usando a unity 2019.4.15 se for uma versao anterior deve ser outra chamada/metodo

sugiro que tente criar um projeto novo para testar e ve se dar a mesma coisa,


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Utilizo a 2020.1, será que foi descontinuado? Bom, irei tentar realizar mais tentativas aqui.
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DÚVIDA Re: Dar dano no inimigo ao clicar nele

Mensagem por darkrj Qui Fev 25, 2021 3:31 pm

Verifiquei e achei o problema. Meu Unity estava com algum bug, ao reinstalá-lo, tudo se resolveu. Muito obrigado pela ajuda!
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