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Pontuação e Click

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DÚVIDA Pontuação e Click

Mensagem por Maria Elisa Qui Fev 18, 2021 8:03 pm

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;
public class Point : MonoBehaviour
{
    public Slider barraPonto;
    public float vidaMaxima = 100.0f;
    
    //Dano = ponto
    void Start()
    {
        barraPonto.minValue = 0;
        barraPonto.maxValue = vidaMaxima;
        barraPonto.value = 0;
    }

    void Update ()
    {
        ControleDeVida();
    }

    private void ControleDeVida()
    {
        if (barraPonto.value >= vidaMaxima)
        {
            barraPonto.value = vidaMaxima;
        }
        if (barraPonto.value <= barraPonto.minValue)
        {
            barraPonto.value = barraPonto.minValue;
        }
    }

    public void Dano (float dano)
    {
        barraPonto.value += dano;
        if (barraPonto.value >= barraPonto.maxValue)
        {
            Debug.Log("você ganhou");
        }
    }
}
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;

public class DanoInimigo : MonoBehaviour
{    //Dano = ponto
    public float dano = 25.0f;

    void OnTriggerEnter (Collider other)
    {
        Point player = other.GetComponent<Point>();

        if (player != null)
        {
            player.Dano(dano);
        }
    }
  
}

Eu fiz um sistema de pontuação semelhante à barra de vida conforme pedi ajuda aqui. Mas em vez de colisão eu queria que a pontuação fosse feita quando eu clicasse no item com o mouse. (só pra acrescentar: o mouse muda a direção do jogo por ser fps).

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DÚVIDA Re: Pontuação e Click

Mensagem por SauloeArthur Qui Fev 18, 2021 9:04 pm

existe o OnMouseEnter(){} por exemplo:
Código:
bool mouseDentroDoColisor;

void OnMouseEnter()
{
    mouseDentroDoColisor = true;
}

void OnMouseExit()
{
    mouseDentroDoColisor = false;
}

void Update()
{
    if(mouseDentroDoColisor == true && Input.GetMouseButtonDown(0))
    {
        //aqui a função
    }
}

mas aí teria que colocar uma distancia para quando pode apertar e quando não pode apertar...
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DÚVIDA Re: Pontuação e Click

Mensagem por Fagner Qui Fev 18, 2021 9:21 pm

@SauloeArthur, fazendo dessa forma você fica limitado a colisores comuns, não funciona com triggers sem mexer com uns parâmetros do Physics.

A maneira mais comum de detectar o click é disparar um raycast na posição do mouse, e checar se o objeto clicado é válido usando tag ou pegando um componente específico.
Digamos que o inimigo tenha um script chamado IAInimigo, você dispara o raycast e checa assim:
IAInimigo inimigo = hit.collider.GetComponent<IAInimigo>();
se inimigo não for nulo, você clicou em um inimigo e de quebra já preencheu a referência, a vantagem aqui é que na Build isso não gera lixo pro GC.


@Maria Elisa Chamar ControleDeVida todo frame na Update é overkill, você pode chamá-la apenas quando é feita alteração no valor em Dano();

Você pode simplificar as coisas usando uma variável específica pra armazenar a quantidade de vida, usar o "barraPonto.value" não me parece a melhor opção, imagina ter que pegar referencia em outro script e ter que ficar lembrando que não é um float comum, mas o valor de um componente da UI;


Código:
using UnityEngine;

public class PontuacaoClick : MonoBehaviour
{
    public Camera cam;
    public Point point;
    public float distanciaMaxRay = 5f;

    void Update()
    {
        if (Input.GetMouseButtonDown(0))
        {
            Ray ray = cam.ViewportPointToRay(Input.mousePosition);
            RaycastHit hit;
            if (Physics.Raycast(ray, out hit, distanciaMaxRay))
            {
                if (hit.collider.CompareTag("Inimigo"))
                {
                    point.Dano(25f);
                }
            }
        }
    }
}
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