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Spawnar Objetos aleatorios em lugares pre-definidos

4 participantes

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DÚVIDA Spawnar Objetos aleatorios em lugares pre-definidos

Mensagem por gabrielgame6772 Sex Fev 05, 2021 3:24 pm

Oi boa tarde,

Estou fazendo um jogo de terror para celular parecido com "Granny",
mas encontrei um problema.
Pesquisei em varios lugares mas nao encontrei a solução.

Eu quero que objetos(exemplo: chave, pá, baterias,etc) surjam em lugares pre-definidos,
ou seja, que eles spawnen por exemplo em gavetas ou armarios.
E tambem que eles nunca spawnen mais que uma vez por partida,(pois so pode ter uma chave, pá, ou bateria).
Agradeço muito.
Curti isso

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DÚVIDA Re: Spawnar Objetos aleatorios em lugares pre-definidos

Mensagem por JulioWinchester Sex Fev 05, 2021 10:10 pm

Código:
public Transform[] posicoes;
public Transform objeto;

void Start()
{
    objeto.position = posicoes[Random.Range(0, posicoes.Lenght)];
}


testa ae pra ver se funciona
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DÚVIDA Re: Spawnar Objetos aleatorios em lugares pre-definidos

Mensagem por gabrielgame6772 Sab Fev 06, 2021 12:50 pm

@JulioWinchester escreveu:
Código:
public Transform[] posicoes;
public Transform objeto;

void Start()
{
    objeto.position = posicoes[Random.Range(0, posicoes.Lenght)];
}


testa ae pra ver se funciona
Spawnar Objetos aleatorios em lugares pre-definidos JjTlmjjGAAQxgAAMYwAAGMIABDGAgZiAYGOuo3iidVQdJb81h0lG6XjoqNhAYIzBGYAwDGMAABjCAAQxgAAMYwAAGMIABDOTKQCgw9v8AIls3tTcyEKwAAAAASUVORK5CYII=

Funcionou nao

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DÚVIDA Re: Spawnar Objetos aleatorios em lugares pre-definidos

Mensagem por SauloeArthur Sab Fev 06, 2021 1:44 pm

Tente trocar Lenght por Length
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DÚVIDA Re: Spawnar Objetos aleatorios em lugares pre-definidos

Mensagem por gabrielgame6772 Dom Fev 07, 2021 12:26 pm

@SauloeArthur escreveu:Tente trocar Lenght por Length
mesmo erro

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DÚVIDA Re: Spawnar Objetos aleatorios em lugares pre-definidos

Mensagem por FelipeSouza11 Dom Fev 07, 2021 2:10 pm

na void start, o erro esta vindo pq esta saindo um indice Transform ao inves de position
objeto.position = posicoes[Random.Range(0, posicoes.Length)]; 

correçao:
Código:
objeto.position = posicoes[Random.Range(0, posicoes.Length)].position;


boa tarde
FelipeSouza11
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DÚVIDA Re: Spawnar Objetos aleatorios em lugares pre-definidos

Mensagem por gabrielgame6772 Sex Fev 12, 2021 5:17 pm

@FelipeSouza11 escreveu:na void start, o erro esta vindo pq esta saindo um indice Transform ao inves de position
objeto.position = posicoes[Random.Range(0, posicoes.Length)]; 

correçao:
Código:
objeto.position = posicoes[Random.Range(0, posicoes.Length)].position;


boa tarValeu ajudou bastante, mas quando eu boto mais de um objeto, eles nascem no mesmo lugar. E preciso que eles spwanen em lugares aleatorios mas nunca dois em um so lugar.

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DÚVIDA Re: Spawnar Objetos aleatorios em lugares pre-definidos

Mensagem por gabrielgame6772 Ter Fev 16, 2021 12:09 pm

@gabrielgame6772 escreveu:
@FelipeSouza11 escreveu:na void start, o erro esta vindo pq esta saindo um indice Transform ao inves de position
objeto.position = posicoes[Random.Range(0, posicoes.Length)]; 

correçao:
Código:
objeto.position = posicoes[Random.Range(0, posicoes.Length)].position;


boa tarValeu ajudou bastante, mas quando eu boto mais de um objeto, eles nascem no mesmo lugar. E preciso que eles spwanen em lugares aleatorios mas nunca dois em um so lugar.


SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR

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DÚVIDA Re: Spawnar Objetos aleatorios em lugares pre-definidos

Mensagem por FelipeSouza11 Ter Fev 16, 2021 12:55 pm

boa tarde brow , depois de quase 1 semana tentando montar minha propria lógica eu felizmente consegui, pesquisei tambem ,más na maioria raramente os objetos spawnaram no mesmo lugar, nao sei se o meu esta perfeito mas deve dá pro gasto

Obs: estou usando os items que são prefabs,
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class PrefabsSpawn : MonoBehaviour
{
    [Header("Digite o numero maximo de items")]
   int maxItems = 4; //max de items que vai ser aleatoriamentes spawnado
    public GameObject[] ItemsPrefabs; //Arraste os prefabs pro inspector
    public Transform[] RandomLocalsItems;  //Transform. Locais de spawnPoint
    
    public List<Transform> lista = new List<Transform>(); //Lista de transform os pontos de spawn serao armazenados aqui

    private float tempo = 0.02f;
    
    // Start is called before the first frame update
    void Start()
    {
        SpawnItems();
        
    }

  void SpawnItems()
    {
       StartCoroutine("Spawn");
    }

    //Ienumerator Coroutine
    IEnumerator Spawn() {
        yield return new WaitForSeconds(tempo);

        if (lista.Count < maxItems)//calcular se a quantidade contida na lista é menor que o maximo de items
        {
            var index = Random.Range(0, maxItems);  //sair um numero aleatorio [0- maxitems  ou seja 4]
            for (int i = 0; i < maxItems; i++)
            {
                if (!lista.Contains(RandomLocalsItems[index])) //se a lista nao conter o numero sorteado adicionar o local de spawn correspondete ao sortedo
                {
                   lista.Add(RandomLocalsItems[index]); //add o local a lista
                   // ol.Add(ItemsPrefabs[index]);
                 }
                else
                {
                   //se ja conter o numero sorteado, chamar novamente o coroutine paara sortear novamente
                    StartCoroutine("Spawn");
                    
                }

            }
        }

        else
        {
            
            for(int x=0; x<lista.Count; x++)
            {
                if (x < lista.Count)
                {
                    GameObject ob = Instantiate(ItemsPrefabs[x], lista[x].position, Quaternion.identity);
                    StopCoroutine("Spawn");
                }
                
            }
            
        }
        }
        

    }


é só o que consegui,espero que ajude
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