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por Flávio Seg Fev 01, 2021 1:55 am
As versões Unity mais recentes trouxeram as resoluções Quad HD 2560 x 1440 e 4K 3840 x 2160, estou fazendo um jogo em pixel e gostaria de saber se vale a pena configurar o Canvas scaler > Reference resolution na resolução 4k 3840 x 2160 e com o Match em 0.5
Porque muitos jogadores hoje já estão jogando em monitores 4k, não sei se vai fazer diferença em setar o canvas como 1920 x 1080 (que é minha configuração atual no meu canvas) ou em 3840 x 2160.
Meu script do menu do jogo está programado para reconhecer as resoluções suportadas pelo monitor do jogador, com a função Screen.resolutions. Então o jogador poderá escolher no menu a mais alta resolução do monitor de 3840 x 2160, caso seja de 4k.
se eu deixar nos 1920 x 1080 atuais, o que vai acontecer se um jogador escolher os 3840 x 2160?

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por Fagner Seg Fev 01, 2021 10:59 am
@Flávio escreveu:"[...] se eu deixar nos 1920 x 1080 atuais, o que vai acontecer se um jogador escolher os 3840 x 2160?"
Provavelmente nada demais.
Se seu jogo utiliza point filtering (e acredito que use, por ser pixel art), um pixel já ocupava vários pixels em full HD, agora vai ocupar 4x mais pixels, mas, sem mudanças visuais...
Se o canvas estiver usando uma resolução de referência, também não vai mudar nada...

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por Flávio Seg Fev 01, 2021 7:18 pm
@Fagner escreveu:@Flávio escreveu:"[...] se eu deixar nos 1920 x 1080 atuais, o que vai acontecer se um jogador escolher os 3840 x 2160?"
Provavelmente nada demais.
Se seu jogo utiliza point filtering (e acredito que use, por ser pixel art), um pixel já ocupava vários pixels em full HD, agora vai ocupar 4x mais pixels, mas, sem mudanças visuais...
Se o canvas estiver usando uma resolução de referência, também não vai mudar nada...
Sim, todos meus sprites estão com Filter Mode em 'Point(no filter)'
Mas setando o canvas em 3840 x 2160 houve mudança no meu hud de tela, tudo que já está configurado p mostrar num de vidas, pontuação, ficou menor após a alteração.
melhor deixar em 3840 x 2160 mesmo, considerando que alguem possa jogar em 4k?

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por Fagner Seg Fev 01, 2021 8:52 pm
Como disse na primeira mensagem, se usar uma resolução de referência, o tamanho não muda. Você deve estar usando Constant Pixel Size.
No
Canvas Scaler, use a opção Scale With Screen Size, reference resolution = 1920x1080, e o match Height =1;
Isso vai fazer todos os itens da UI ficarem com o mesmo tamanho em relação a altura da tela, não recomendo usar a largura pois tem os monitores ultra wide que tem a mesma altura, mas largura diferente, o que vai afetar o tamanho final, usando a altura como referência, um monitor Full HD comum ou um ultra Wide vai deixar a UI do mesmo tamanho.
Não tenho experiência com jogos pixel art, talvez tudo que falei aqui seja inválido.
@NKKF, se não me engano tu tem experiência com jogo pixel art, pode dar um help aqui?

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