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Acionamento da função OnTriggerEnter2D somente para o pai

3 participantes

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DÚVIDA Acionamento da função OnTriggerEnter2D somente para o pai

Mensagem por wanderson888888 Qui Jan 28, 2021 4:39 pm

Boa tarde galera

Vê quem conseguem me ajudar nesse dilema, tenho um gameobject que possui um filho ambos com collider2d em trigger, mas o do filho é maior que o pai, quero saber se existe alguma forma de no OnTriggerEnter2D só ativar quando entrar o trigger do pai ou alguma função que dê para validar em if que mostre em qual trigger ele acessou se foi o do pai que está o script ou do filho.

Quem puder me dar uma força nessa agradeço!

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DÚVIDA Re: Acionamento da função OnTriggerEnter2D somente para o pai

Mensagem por Pokedlg Qui Jan 28, 2021 5:34 pm

voce pode colocar uma tag no seu objeto Pai, indo no seu objeto Pai, tag e clica em Add Tag e crie uma com qualquer nome, mas eu vou colocar como "Pai".

Acionamento da função OnTriggerEnter2D somente para o pai YrNm2AX

E depois no seu script voce pode fazer assim:
Código:
void OnTriggerEnter(Collider other)
    {
        if(other.tag == "Pai")
        {
            //FAZ A FUNÇÃO QUE VOCE COLOCAR
        }
    }
Pokedlg
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DÚVIDA Re: Acionamento da função OnTriggerEnter2D somente para o pai

Mensagem por wanderson888888 Qui Jan 28, 2021 6:10 pm

Pokedlg Obrigado pelo retorno,

Mas o atributo ".tag" ele valida a tag do objeto que colidiu (other), eu precisava validar qual foi o trigger que recebeu o objeto colisor se foi o trigger do collider do pai ou o collider do objeto filho. Pois quando eu uso a função OnTriggerEnter2D mesmo tendo o script no pai ele valida os objetos que entram nos filhos também.

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DÚVIDA Re: Acionamento da função OnTriggerEnter2D somente para o pai

Mensagem por SauloeArthur Qui Jan 28, 2021 6:26 pm

Talvez você pode usar o Ignore Collision para não validar a colisão do objeto filho
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DÚVIDA Re: Acionamento da função OnTriggerEnter2D somente para o pai

Mensagem por Pokedlg Qui Jan 28, 2021 8:28 pm

Seu objeto pai, possui mais de um filho ou é apenas esse?
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DÚVIDA Re: Acionamento da função OnTriggerEnter2D somente para o pai

Mensagem por wanderson888888 Qui Jan 28, 2021 8:37 pm

Respondendo o SauloeArthur :
Ignore Collision até funciona, mas como muitos dos objetos que vão colidir são criados em tempo de execução ficaria um pouco sobre carregado ficar checando e se existe em cena um objeto X para ignorar a colisão com o filho.


Respondendo ao Pokedlg: 
Ele tem outros filhos, mas somente um com um collider.

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DÚVIDA Re: Acionamento da função OnTriggerEnter2D somente para o pai

Mensagem por wanderson888888 Qui Jan 28, 2021 8:38 pm

wanderson888888 escreveu:Respondendo o SauloeArthur :
Ignore Collision até funciona, mas como muitos dos objetos que vão colidir são criados em tempo de execução ficaria um pouco sobrecarregado ficar checando e se existe em cena um objeto X para ignorar a colisão com o filho.


Respondendo ao Pokedlg: 
Ele tem outros filhos, mas somente um com um collider.

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DÚVIDA Re: Acionamento da função OnTriggerEnter2D somente para o pai

Mensagem por Pokedlg Qui Jan 28, 2021 8:51 pm

Nao sei se isso vai ajudar, talvez a sua melhor opção seja o ignore collision mesmo.

Código:
public bool colidiuPai;

void OnTriggerEnter(Collider other)
    {
        transform.GetChild(index).gameObject.GetComponent<BoxCollider>().isTrigger = false;
        StartCoroutine(Atualizar());
        if(transform.GetChild(index).gameObject.GetComponent<BoxCollider>().isTrigger == false && colidiuPai == true)
        {
            Debug.Log("ColidiuPai");
        }
    }

    IEnumerator Atualizar()
    {
        yield return new WaitForSeconds(0.001f);
        colidiuPai = true;
    }

olha, no index do Get Child voce tem que colocar o index do objeto filho em relação ao pai, exemplo:

Pai
   Filho0
   Filho1
   Filho2
   Filho3

lembrando que começa sempre no index 0. Exemplo, se voce quiser pegar o objeto Filho0, seria GetChild(0)

Se nao entendeu me avise.
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DÚVIDA Re: Acionamento da função OnTriggerEnter2D somente para o pai

Mensagem por wanderson888888 Dom Jan 31, 2021 11:53 am

Certo funcionou aqui, muito obrigado a todos que ajudaram respondendo!

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