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[TUTORIAL] Unity - Scriptable Objects [PT-BR]

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TUTORIAL [TUTORIAL] Unity - Scriptable Objects [PT-BR]

Mensagem por ProBrStalker Ter Jan 26, 2021 6:48 pm

Olá pessoal, hoje eu vou estar ensinando a vocês a como criar e utilizar Scriptable Objects para spawnar Pre-Fabricados dentro do seu jogo, afinal muitos já me ajudaram aqui e agora é a minha vez de ajudá-los...

Comece Criando um Script Chamado: "SpawnManagerScriptableObject" ,

Agora em seguida, modifique todo o código por este:

Código:
using UnityEngine;

[CreateAssetMenu(fileName = "Data", menuName = "ScriptableObjects/SpawnManagerScriptableObject", order = 1)]
public class SpawnManagerScriptableObject : ScriptableObject
{
    public string prefabName;

    public int numberOfPrefabsToCreate;
    public Vector3[] spawnPoints;
}
*Este script ira criar um atalho(Instancia), assim permitindo criar os Scriptable Objects com mais facilidade.

Feito isso, salve o script.

Agora crie outro script com o nome "Spawner" ou "ScriptableObjectsSpawn", em seguida cole este código:

Código:
using UnityEngine;

public class Spawner : MonoBehaviour
{
    // The GameObject to instantiate.
    public GameObject entityToSpawn;

    // An instance of the ScriptableObject defined above.
    public SpawnManagerScriptableObject spawnManagerValues;

    // This will be appended to the name of the created entities and increment when each is created.
    int instanceNumber = 1;

    void Start()
    {
        SpawnEntities();
    }

    void SpawnEntities()
    {
        int currentSpawnPointIndex = 0;

        for (int i = 0; i < spawnManagerValues.numberOfPrefabsToCreate; i++)
        {
            // Creates an instance of the prefab at the current spawn point.
            GameObject currentEntity = Instantiate(entityToSpawn, spawnManagerValues.spawnPoints[currentSpawnPointIndex], Quaternion.identity);

            // Sets the name of the instantiated entity to be the string defined in the ScriptableObject and then appends it with a unique number.
            currentEntity.name = spawnManagerValues.prefabName + instanceNumber;

            // Moves to the next spawn point index. If it goes out of range, it wraps back to the start.
            currentSpawnPointIndex = (currentSpawnPointIndex + 1) % spawnManagerValues.spawnPoints.Length;

            instanceNumber++;
        }
    }
}
*Esse script ira permitir que os Objetos possam ser spawnados na cena.

Configuração do Objetos Scriptaveis:

// Arraste todos os seus GameObjects referentes a um único GameObject,
Ex
GameObject>Build
GameObject>Children

// Mova o Filho do Game Object para dentro do Pai
Ex:
GameObject>Build>GameObject>Children

*Assim todas as construções, etc irão ficar em apenas em 1 GameObject.

Feito isso, Arraste o GameObject>Build com todos os Filhos para dentro de uma pasta na aba Assets(Isso ira definir o GameObject Como um Prefab), em seguida crie um ScriptableObjects (Assets > Create > ScriptableObjects > SpawnManagerScriptableObject), e o configure de acordo com o seu prefab e a posição do spawn(ScriptableObjectsBuildSpawn)na sua cena do jogo.

Agora na cena do jogo, crie um novo GameObject denominado: ScriptableObjectsBuildSpawn, em seguida copie o valores da posição e rotação do GameObject>Build e o substitua pelo valores que estão no novo GameObject (ScriptableObjectsBuildSpawn), após ter feito isso adicione o Script ScriptableObjectSpawn ou Spawner ao novo GameObject
e arraste o Prefab do GameObject>Build para lá, assim como o Scriptable Object...


*Não se esqueça de remover o Prefab Builds da cena.


Pronto! agora o seu jogo esta trabalhando com Objetos Scriptaveis.
Ref: https://docs.unity3d.com/Manual/class-ScriptableObject.html



















.
ProBrStalker
ProBrStalker
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 1445
REPUTAÇÃO : 9
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity - Scriptable Objects [PT-BR] WvDYdlf

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity - Scriptable Objects [PT-BR]

Mensagem por NKKF Ter Jan 26, 2021 11:36 pm

Nice, depois de ver isso recomendo que vejam isso também: https://www.youtube.com/watch?v=raQ3iHhE_Kk
NKKF
NKKF
ProgramadorMaster

Masculino PONTOS : 3352
REPUTAÇÃO : 537
Idade : 16
Áreas de atuação : Desenvolvedor na Unity, NodeJS, React, ReactJS, React Native, MongoDB e Firebase.
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity - Scriptable Objects [PT-BR] Aad8pUi

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