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Dúvida sobre Instanciate

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DÚVIDA Dúvida sobre Instanciate

Mensagem por ADSK Sex Jan 22, 2021 3:50 am

Estou criando um método de clique, onde ao clicar no objeto ele deveria criar uma nova cópia do objeto original(Prefab) porém ele cria uma cópia de si mesmo.
Pseudocódigo: 
Código:
Class onclickNewObject(): MonoBehaviour{
    public GameObject esfera; // referencia o prefab que tem esse código atrelado(componente)

    void onMouseDown(){
        Instanciate(esfera);
    }

}

Porém ao fazer isso ele substitui o prefab referenciado(esfera) por uma cópia de si mesmo(esfera(clone)).

Não estou entendendo o porquê dele substituir o prefab pelo clone durante a execução.

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DÚVIDA Re: Dúvida sobre Instanciate

Mensagem por NKKF Sex Jan 22, 2021 9:57 am

Não entendi, quando você executa essa função, a variável esfera muda? Ou o objeto que é instanciado muda?
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DÚVIDA Re: Dúvida sobre Instanciate

Mensagem por Pokedlg Sex Jan 22, 2021 10:43 am

ADSK escreveu:Estou criando um método de clique, onde ao clicar no objeto ele deveria criar uma nova cópia do objeto original(Prefab) porém ele cria uma cópia de si mesmo.
Pseudocódigo: 
Código:
Class onclickNewObject(): MonoBehaviour{
     public GameObject esfera; // referencia o prefab que tem esse código atrelado(componente)

     void onMouseDown(){
        Instanciate(esfera);
     }

}

Porém ao fazer isso ele substitui o prefab referenciado(esfera) por uma cópia de si mesmo(esfera(clone)).

Não estou entendendo o porquê dele substituir o prefab pelo clone durante a execução.

Que estranho Intrigado. Isso não era para acontecer, só se voce colocasse:
Código:
esfera = Instantiate(esfera);


Bom neste caso, tenta fazer assim:

Código:
Class onclickNewObject(): MonoBehaviour{
    public GameObject esfera; // referencia o prefab que tem esse código atrelado(componente)
    private GameObject reserva;

    void onMouseDown(){
        reserva = esfera;
        Instantiate(esfera);
        if(esfera != null)
        {
            esfera = reserva;
        }
    }

}
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DÚVIDA Re: Dúvida sobre Instanciate

Mensagem por ADSK Sex Jan 22, 2021 12:10 pm

NKKF escreveu:Não entendi, quando você executa essa função, a variável esfera muda? Ou o objeto que é instanciado muda?
A variável esfera muda

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DÚVIDA Re: Dúvida sobre Instanciate

Mensagem por ADSK Sex Jan 22, 2021 12:17 pm

Código:
[size=14]    public GameObject Hidrogenio;
    public GameObject Carbono;
    
    void OnMouseDown()
    {
        
        criarCarbono();
        
    }

    void criarCarbono()
    {
        
        GameObject carb = Instantiate(Carbono, transform.position, Quaternion.identity);
        List<Atomo> hidros = new List<Atomo>();
        GameObject hidro;
        for(int i = 0; i < 3; i++){
            hidro = Instantiate(Hidrogenio,carb.transform);
            hidros.Add(hidro.GetComponent<Atomo>());
        }
        carb.GetComponent<Atomo>().setAllAtomos(hidros);
        for (int i = 0; i < 3; i++)
        {
            carb.GetComponent<Atomo>().getAtomoById(i).addAtomo(carb.GetComponent<Atomo>());
        }
        atualizarAnterior(carb.GetComponent<Atomo>());
    }

    void atualizarAnterior(Atomo carbono){
        this.gameObject.GetComponent<Atomo>().getAtomoById(0).GetComponent<Atomo>().substituirAtomo(this.GetComponent<Atomo>(),carbono);
        
    }[/size]

Se ajudar esse é o código original, onde basicamente ele serve para criar um  novo átomo de carbono ligando-o a molécula e estabilizando-o, esse código é um componente que pertence ao prefab hidrogenio, e o gameObject Hidrogenio( primeiro atributo) também referencia esse prefab

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DÚVIDA Re: Dúvida sobre Instanciate

Mensagem por Pokedlg Sex Jan 22, 2021 2:17 pm

Voce quer que a variavel nao mude não é?
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DÚVIDA Re: Dúvida sobre Instanciate

Mensagem por ADSK Sab Jan 23, 2021 12:57 am

Pokedlg escreveu:Voce quer que a variavel nao mude não é?
isso

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DÚVIDA Re: Dúvida sobre Instanciate

Mensagem por Pokedlg Sab Jan 23, 2021 1:02 am

No caso é o carbono que está mudando?
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DÚVIDA Re: Dúvida sobre Instanciate

Mensagem por Pokedlg Sab Jan 23, 2021 1:11 am

Código:
    public GameObject Hidrogenio;
    public GameObject Carbono;
    private GameObject CarbonoReserva;
   
    void OnMouseDown()
    {
       
        criarCarbono();
       
    }

    void criarCarbono()
    {
        CarbonoReserva = Carbono;
        GameObject carb = Instantiate(Carbono, transform.position, Quaternion.identity);
        List<Atomo> hidros = new List<Atomo>();
        GameObject hidro;
        for(int i = 0; i < 3; i++){
            hidro = Instantiate(Hidrogenio,carb.transform);
            hidros.Add(hidro.GetComponent<Atomo>());
        }
        carb.GetComponent<Atomo>().setAllAtomos(hidros);
        for (int i = 0; i < 3; i++)
        {
            carb.GetComponent<Atomo>().getAtomoById(i).addAtomo(carb.GetComponent<Atomo>());
        }
        atualizarAnterior(carb.GetComponent<Atomo>());
        if(Carbono != null)
        {
            Carbono = CarbonoReserva;
        }

    }

    void atualizarAnterior(Atomo carbono){
        this.gameObject.GetComponent<Atomo>().getAtomoById(0).GetComponent<Atomo>().substituirAtomo(this.GetComponent<Atomo>(),carbono);
       
    }

Ve se isso funciona, se nao funcionar me avise
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DÚVIDA Re: Dúvida sobre Instanciate

Mensagem por ADSK Sab Jan 23, 2021 11:31 am

Pokedlg escreveu:
Código:
    public GameObject Hidrogenio;
    public GameObject Carbono;
    private GameObject CarbonoReserva;
    
    void OnMouseDown()
    {
        
        criarCarbono();
        
    }

    void criarCarbono()
    {
        CarbonoReserva = Carbono;
        GameObject carb = Instantiate(Carbono, transform.position, Quaternion.identity);
        List<Atomo> hidros = new List<Atomo>();
        GameObject hidro;
        for(int i = 0; i < 3; i++){
            hidro = Instantiate(Hidrogenio,carb.transform);
            hidros.Add(hidro.GetComponent<Atomo>());
        }
        carb.GetComponent<Atomo>().setAllAtomos(hidros);
        for (int i = 0; i < 3; i++)
        {
            carb.GetComponent<Atomo>().getAtomoById(i).addAtomo(carb.GetComponent<Atomo>());
        }
        atualizarAnterior(carb.GetComponent<Atomo>());
        if(Carbono != null)
        {
            Carbono = CarbonoReserva;
        }

    }

    void atualizarAnterior(Atomo carbono){
        this.gameObject.GetComponent<Atomo>().getAtomoById(0).GetComponent<Atomo>().substituirAtomo(this.GetComponent<Atomo>(),carbono);
        
    }

Ve se isso funciona, se nao funcionar me avise
Mesmo utilizando uma variável reserva (Para o Hidrogênio) ele altera a referencia para sua instancia atual, tirando a referência para o prefab originar;
1ª Execução:
Dúvida sobre Instanciate CFwQAAAAASUVORK5CYII=
2ª Execução
Dúvida sobre Instanciate AWWbqK8AN6oMAAAAAElFTkSuQmCC

Código que eu utilizei:
Código:
[size=14] public GameObject Hidrogenio;
    private GameObject HidrogenioReserva;
    public GameObject Carbono;
    
    void OnMouseDown()
    {
        
        criarCarbono();
        
    }

    void criarCarbono()
    {
        HidrogenioReserva = Hidrogenio;
        
        GameObject carb = Instantiate(Carbono, transform.position, Quaternion.identity);
        List<Atomo> hidros = new List<Atomo>();
        GameObject hidro;
        for(int i = 0; i < 3; i++){
            hidro = Instantiate(HidrogenioReserva,carb.transform);
            hidros.Add(hidro.GetComponent<Atomo>());
        }
        carb.GetComponent<Atomo>().setAllAtomos(hidros);
        for (int i = 0; i < 3; i++)
        {
            carb.GetComponent<Atomo>().getAtomoById(i).addAtomo(carb.GetComponent<Atomo>());
        }
        atualizarAnterior(carb.GetComponent<Atomo>());
    }

    void atualizarAnterior(Atomo carbono){
        this.gameObject.GetComponent<Atomo>().getAtomoById(0).GetComponent<Atomo>().substituirAtomo(this.GetComponent<Atomo>(),carbono);
        
    }[/size]

Utilizei também uma versão onde a variável "HidrogenioReserva" recebia a referência do hidrogenio no método "void Start()" porém o resultado foi o mesmo.

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DÚVIDA Re: Dúvida sobre Instanciate

Mensagem por Pokedlg Sab Jan 23, 2021 11:35 am

Voce esqueceu o if de null, coloque assim:

Código:
    public GameObject Hidrogenio;
    private GameObject HidrogenioReserva;
    public GameObject Carbono;
   
    void OnMouseDown()
    {
       
        criarCarbono();
       
    }

    void criarCarbono()
    {
        HidrogenioReserva = Hidrogenio;
        if(Hidrogenio != null)
        {
          Hidrogenio = HidrogenioReserva;
        }
        GameObject carb = Instantiate(Carbono, transform.position, Quaternion.identity);
        List<Atomo> hidros = new List<Atomo>();
        GameObject hidro;
        for(int i = 0; i < 3; i++){
            hidro = Instantiate(HidrogenioReserva,carb.transform);
            hidros.Add(hidro.GetComponent<Atomo>());
        }
        carb.GetComponent<Atomo>().setAllAtomos(hidros);
        for (int i = 0; i < 3; i++)
        {
            carb.GetComponent<Atomo>().getAtomoById(i).addAtomo(carb.GetComponent<Atomo>());
        }
        atualizarAnterior(carb.GetComponent<Atomo>());
    }

    void atualizarAnterior(Atomo carbono){
        this.gameObject.GetComponent<Atomo>().getAtomoById(0).GetComponent<Atomo>().substituirAtomo(this.GetComponent<Atomo>(),carbono);
       
    }
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DÚVIDA Re: Dúvida sobre Instanciate

Mensagem por ADSK Sab Jan 23, 2021 11:46 am

Pokedlg escreveu:Voce esqueceu o if de null, coloque assim:

Código:
    public GameObject Hidrogenio;
    private GameObject HidrogenioReserva;
    public GameObject Carbono;
    
    void OnMouseDown()
    {
        
        criarCarbono();
        
    }

    void criarCarbono()
    {
        HidrogenioReserva = Hidrogenio;
        if(Hidrogenio != null)
        {
           Hidrogenio = HidrogenioReserva;
        }
        GameObject carb = Instantiate(Carbono, transform.position, Quaternion.identity);
        List<Atomo> hidros = new List<Atomo>();
        GameObject hidro;
        for(int i = 0; i < 3; i++){
            hidro = Instantiate(HidrogenioReserva,carb.transform);
            hidros.Add(hidro.GetComponent<Atomo>());
        }
        carb.GetComponent<Atomo>().setAllAtomos(hidros);
        for (int i = 0; i < 3; i++)
        {
            carb.GetComponent<Atomo>().getAtomoById(i).addAtomo(carb.GetComponent<Atomo>());
        }
        atualizarAnterior(carb.GetComponent<Atomo>());
    }

    void atualizarAnterior(Atomo carbono){
        this.gameObject.GetComponent<Atomo>().getAtomoById(0).GetComponent<Atomo>().substituirAtomo(this.GetComponent<Atomo>(),carbono);
        
    }
Mesmo assim ele altera a referência do hidrogênio

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DÚVIDA Re: Dúvida sobre Instanciate

Mensagem por Pokedlg Sab Jan 23, 2021 11:47 am

Descobri


Última edição por Pokedlg em Sab Jan 23, 2021 11:50 am, editado 1 vez(es)
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DÚVIDA Re: Dúvida sobre Instanciate

Mensagem por Pokedlg Sab Jan 23, 2021 11:50 am

Ata, descobri, é que voce está instanciando o objeto errado, tente assim:

Código:
public GameObject Hidrogenio;
private GameObject HidrogenioReserva;
public GameObject Carbono;

void OnMouseDown()
{
   
    criarCarbono();
   
}

void criarCarbono()
{
    HidrogenioReserva = Hidrogenio;
    if(Hidrogenio != null)
    {
      Hidrogenio = HidrogenioReserva;
    }
    GameObject carb = Instantiate(Carbono, transform.position, Quaternion.identity);
    List<Atomo> hidros = new List<Atomo>();
    GameObject hidro;
    for(int i = 0; i < 3; i++){
        hidro = Instantiate(Hidrogenio,carb.transform);
        hidros.Add(hidro.GetComponent<Atomo>());
    }
    carb.GetComponent<Atomo>().setAllAtomos(hidros);
    for (int i = 0; i < 3; i++)
    {
        carb.GetComponent<Atomo>().getAtomoById(i).addAtomo(carb.GetComponent<Atomo>());
    }
    atualizarAnterior(carb.GetComponent<Atomo>());
}

void atualizarAnterior(Atomo carbono){
    this.gameObject.GetComponent<Atomo>().getAtomoById(0).GetComponent<Atomo>().substituirAtomo(this.GetComponent<Atomo>(),carbono);
   
}
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DÚVIDA Re: Dúvida sobre Instanciate

Mensagem por Pokedlg Sab Jan 23, 2021 12:01 pm

Funcionou?
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DÚVIDA Re: Dúvida sobre Instanciate

Mensagem por ADSK Sab Jan 23, 2021 12:06 pm

Pokedlg escreveu:Ata, descobri, é que voce está instanciando o objeto errado, tente assim:

Código:
public GameObject Hidrogenio;
private GameObject HidrogenioReserva;
public GameObject Carbono;

void OnMouseDown()
{
    
    criarCarbono();
    
}

void criarCarbono()
{
    HidrogenioReserva = Hidrogenio;
    if(Hidrogenio != null)
    {
       Hidrogenio = HidrogenioReserva;
    }
    GameObject carb = Instantiate(Carbono, transform.position, Quaternion.identity);
    List<Atomo> hidros = new List<Atomo>();
    GameObject hidro;
    for(int i = 0; i < 3; i++){
        hidro = Instantiate(Hidrogenio,carb.transform);
        hidros.Add(hidro.GetComponent<Atomo>());
    }
    carb.GetComponent<Atomo>().setAllAtomos(hidros);
    for (int i = 0; i < 3; i++)
    {
        carb.GetComponent<Atomo>().getAtomoById(i).addAtomo(carb.GetComponent<Atomo>());
    }
    atualizarAnterior(carb.GetComponent<Atomo>());
}

void atualizarAnterior(Atomo carbono){
    this.gameObject.GetComponent<Atomo>().getAtomoById(0).GetComponent<Atomo>().substituirAtomo(this.GetComponent<Atomo>(),carbono);
    
}
Mesmo assim não funcionou. Vou tentar uma abordagem diferente onde crio um emptyObject com um script q instancie esse prefab e retorne o objeto instanciado pra ver se assim ele funciona

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DÚVIDA Re: Dúvida sobre Instanciate

Mensagem por Pokedlg Sab Jan 23, 2021 12:09 pm

Código:
public GameObject Hidrogenio;
private GameObject HidrogenioReserva;
public GameObject Carbono;

void OnMouseDown()
{
   
    criarCarbono();
   
}

void criarCarbono()
{
    HidrogenioReserva = Hidrogenio;
    GameObject carb = Instantiate(Carbono, transform.position, Quaternion.identity);
    List<Atomo> hidros = new List<Atomo>();
    GameObject hidro;
    for(int i = 0; i < 3; i++){
        hidro = Instantiate(Hidrogenio,carb.transform);
        hidros.Add(hidro.GetComponent<Atomo>());
        if(Hidrogenio != null)
    {
      Hidrogenio = HidrogenioReserva;
    }
    }
    carb.GetComponent<Atomo>().setAllAtomos(hidros);
    for (int i = 0; i < 3; i++)
    {
        carb.GetComponent<Atomo>().getAtomoById(i).addAtomo(carb.GetComponent<Atomo>());
    }
    atualizarAnterior(carb.GetComponent<Atomo>());
}

void atualizarAnterior(Atomo carbono){
    this.gameObject.GetComponent<Atomo>().getAtomoById(0).GetComponent<Atomo>().substituirAtomo(this.GetComponent<Atomo>(),carbono);
   
}

Tenta colocar dentro do for. Com o carbono funcionou?
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DÚVIDA Re: Dúvida sobre Instanciate

Mensagem por ADSK Sab Jan 23, 2021 12:20 pm

Pokedlg escreveu:
Código:
public GameObject Hidrogenio;
private GameObject HidrogenioReserva;
public GameObject Carbono;

void OnMouseDown()
{
    
    criarCarbono();
    
}

void criarCarbono()
{
    HidrogenioReserva = Hidrogenio;
    GameObject carb = Instantiate(Carbono, transform.position, Quaternion.identity);
    List<Atomo> hidros = new List<Atomo>();
    GameObject hidro;
    for(int i = 0; i < 3; i++){
        hidro = Instantiate(Hidrogenio,carb.transform);
        hidros.Add(hidro.GetComponent<Atomo>());
        if(Hidrogenio != null)
    {
       Hidrogenio = HidrogenioReserva;
    }
    }
    carb.GetComponent<Atomo>().setAllAtomos(hidros);
    for (int i = 0; i < 3; i++)
    {
        carb.GetComponent<Atomo>().getAtomoById(i).addAtomo(carb.GetComponent<Atomo>());
    }
    atualizarAnterior(carb.GetComponent<Atomo>());
}

void atualizarAnterior(Atomo carbono){
    this.gameObject.GetComponent<Atomo>().getAtomoById(0).GetComponent<Atomo>().substituirAtomo(this.GetComponent<Atomo>(),carbono);
    
}

Tenta colocar dentro do for. Com o carbono funcionou?
O problema em si, é que não é uma instancia nula, ela existe, porém é a instancia do objeto atual. Consegui resolver o problema com o método que eu havia falando antes criando um emptyObject que instancia o Hidrogênio(prefab) e retorna sempre a nova instancia(clone) do objeto original.
Código do emptyObject:

Código:
[size=14]public class HidrogenioCreator : MonoBehaviour
{
    public GameObject Hidrogenio;
    private GameObject HidrogenioDavez;
   public GameObject InstanciarHidrogenio(){
       HidrogenioDavez = Instantiate(Hidrogenio);
       return HidrogenioDavez;
   }
}[/size]

 novo código de inicialização:
Código:
[size=14]public GameObject HidrogenioCreator;

    public GameObject Carbono;

    void OnMouseDown()
    {

        criarCarbono();

    }

    void criarCarbono()
    {
        
        GameObject carb = Instantiate(Carbono, transform.position, Quaternion.identity);
        List<Atomo> hidros = new List<Atomo>();
        GameObject hidro;
        for (int i = 0; i < 3; i++)
        {
            hidro = HidrogenioCreator.GetComponent<HidrogenioCreator>().InstanciarHidrogenio();
            hidros.Add(hidro.GetComponent<Atomo>());
        }
        carb.GetComponent<Atomo>().setAllAtomos(hidros);
        for (int i = 0; i < 3; i++)
        {
            carb.GetComponent<Atomo>().getAtomoById(i).addAtomo(carb.GetComponent<Atomo>());
        }
        atualizarAnterior(carb.GetComponent<Atomo>());
    }

    void atualizarAnterior(Atomo carbono)
    {
        this.gameObject.GetComponent<Atomo>().getAtomoById(0).GetComponent<Atomo>().substituirAtomo(this.GetComponent<Atomo>(), carbono);

    }[/size]
Falta corrigir somente a parte do "setParent" agora mas o problema da instância está resolvido

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Mensagem por Pokedlg Sab Jan 23, 2021 12:24 pm

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