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[TUTORIAL] Sistema de Combos (Mobile e PC)

2 participantes

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TUTORIAL [TUTORIAL] Sistema de Combos (Mobile e PC)

Mensagem por Pokedlg Seg Jan 18, 2021 11:39 pm

Sistema de Combos (Mobile):


1. Primeiro, crie um Canvas, clicando com o botão direito do mouse UI>Canvas.

2. Segundo, crie o botão , clicando com o botao direito do mouse sobre o Canvas e vai em UI>Button e edite-o do jeito que deseja.

3. Terceiro, crie um Animator para o seu jogador e dentro do Animator, coloque todas suas animações (A animação inicial, do attack 1, attack 2 e attack 3), nao esquece de conferir se o Loop Time das animações não está ativado, se estiver desative. Deve ficar assim:


Expandir esta imagem Ver em tamanho real
[TUTORIAL] Sistema de Combos (Mobile e PC) M5DxqP0

[TUTORIAL] Sistema de Combos (Mobile e PC) RgRqDPG

4. Depois crie um parametro do tipo Int , com o nome "Combo"

[TUTORIAL] Sistema de Combos (Mobile e PC) IVReqPO

5. Agora crie transições entre os attacks, de ida e volta, é só clicar com o botao direito do mouse sobre o State e ir em Make Transiton. Tem que ficar assim:


Expandir esta imagem Ver em tamanho real
[TUTORIAL] Sistema de Combos (Mobile e PC) ZfV18Hi

6. Em todas transições desative o Has Exit Time, e clique no + em Conditions vai aparecer o parametro Combo, e em todas coloque em Equals. Depois para cada transição de ida, adicone um 1 e para todas de volta deixe 0 (Irei mandar um video para nao parecer muito confuso).

Transições de ida:

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[TUTORIAL] Sistema de Combos (Mobile e PC) SBozFGU



Transições de volta:

Expandir esta imagem Ver em tamanho real
[TUTORIAL] Sistema de Combos (Mobile e PC) 8to8nFQ



7. Crie um script com o nome Combo, e coloque ele no seu Jogador:

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI; //Para conseguir acessar as ferramentas UI

public class Combo : MonoBehaviour
{
    [SerializeField]int clicks;
    public Animator anim; //Coloque seu Animator aqui no inspector
    public Button botaoAttack; //Coloque seu botao de ataque aqui no inspector

    void Start()
    {
        botaoAttack.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
        botaoAttack.onClick.AddListener(() => Atacar());
    }

    void Update()
    {

    }

    public void Atacar()
    {
        clicks++;
        Combo1();
    }

    public void Combo1()
    {
        clicks = Mathf.Clamp(clicks,0,3);

        if(clicks == 1)
        {
            anim.SetInteger("Combo",1);
        }
    }

    public void Combo2()
    {        
        if(clicks >= 2)
        {
            anim.SetInteger("Combo",2);
        }
        else
        {
            anim.SetInteger("Combo",0);
            clicks = 0;
        }
    }
    public void Combo3()
    {        
        if(clicks >= 3)
        {
            anim.SetInteger("Combo",3);
        }
        else
        {
            anim.SetInteger("Combo",0);
            anim.SetInteger("Combo",0);
            clicks = 0;
        }
    }

    public void FinalizarCombo()
    {
        anim.SetInteger("Combo",0);
        anim.SetInteger("Combo",0);
        anim.SetInteger("Combo",0);
        clicks = 0;
    }
}



8. Agora, clique sobre animação "Attack_1" (No caso utiliza a sua animaçao de primeiro ataque) na aba Project e aperte Ctrl + 6, voce vai ver que vai abrir uma aba Animation, com varios losangulos, que sao as etapas das posições, rotações e etc da animação, no ultimo frame, clique sobre ele, e no canto esquerdo voce verá um simbolo ao lado do losangulo, ele é o Add Event, clique nele e vai aparecer para colocar uma função, coloque o Combo2. Faça o mesmo com a Animação Attack 2 e Attack 3, porém, para a 2 coloque a função Combo3 e para a Animação Attack_3 coloque a função FinalizarCombo. Olhe:


Para a Animação Attack_1:


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[TUTORIAL] Sistema de Combos (Mobile e PC) UahCHj9



Para a Animação Attack_2:

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[TUTORIAL] Sistema de Combos (Mobile e PC) XeEXmPV


Para a Animação Attack_3:

Expandir esta imagem Ver em tamanho real
[TUTORIAL] Sistema de Combos (Mobile e PC) ZIeWkge



Video de demonstração:



Sistema de Combos (PC):



Faça a mesma coisa, porém não precisa fazer a parte do botão e do Canvas e troque o Script por esse:



Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class Combo : MonoBehaviour
{
    [SerializeField]int clicks;
    public Animator anim; //Coloque seu Animator aqui no inspector

    void Start()
    {
        
    }

    void Update()
    {
       if(Input.GetMouseButtonDown(0))
       {
          clicks++;
          Combo1();
       }
    }

        
    public void Combo1()
    {
        clicks = Mathf.Clamp(clicks,0,3);

        if(clicks == 1)
        {
            anim.SetInteger("Combo",1);
        }
    }

    public void Combo2()
    {        
        if(clicks >= 2)
        {
            anim.SetInteger("Combo",2);
        }
        else
        {
            anim.SetInteger("Combo",0);
            clicks = 0;
        }
    }
    public void Combo3()
    {        
        if(clicks >= 3)
        {
            anim.SetInteger("Combo",3);
        }
        else
        {
            anim.SetInteger("Combo",0);
            anim.SetInteger("Combo",0);
            clicks = 0;
        }
    }

    public void FinalizarCombo()
    {
        anim.SetInteger("Combo",0);
        anim.SetInteger("Combo",0);
        anim.SetInteger("Combo",0);
        clicks = 0;
    }
}
Pokedlg
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Masculino PONTOS : 1914
REPUTAÇÃO : 198
Áreas de atuação : Iniciante: ShaderLab, Blender, Java, C++, ASP.NET.
Intermediário: C#.NET, Unity, Shader Graph.
Respeito as regras : [TUTORIAL] Sistema de Combos (Mobile e PC) Aad8pUi

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Combos (Mobile e PC)

Mensagem por gustakegamer@gmail.com Qua Ago 04, 2021 11:32 am

oi, sou eu o cara que comentou no seu video do youtube entao ele conta os clicks porem nao conta na float da animaçao, e por isso nao sai da primeira animaçao.

gustakegamer@gmail.com
Iniciante
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REPUTAÇÃO : 3
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Combos (Mobile e PC)

Mensagem por Pokedlg Qua Ago 04, 2021 7:06 pm

olá, voce poderia mandar imagens da suas transições no animator, talvez vc tenha entendido errado quando eu falei: "Depois para cada transição de ida, adicone um 1". O que eu quiz dizer foi, o numero anterior + 1. E talvez por isso nao sai do numero 1 e entao fica somente na 1° animação. Mas para ter certeza seria melhor com imagens
Pokedlg
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Combos (Mobile e PC)

Mensagem por gustakegamer@gmail.com Sex Ago 06, 2021 8:22 am

muito obrigado consegui, e desculpa pela demora para responder

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