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Como fazer o som funcionar de acordo com a velocidade do objeto

3 participantes

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DÚVIDA Como fazer o som funcionar de acordo com a velocidade do objeto

Mensagem por pdsimulador Dom Jan 17, 2021 12:55 pm

Olá a todos! Eu tenho essa dúvida já há um tempo, procurei bastante mas não encontrei nada que me dê um caminho para encontrar a solução deste problema. 
Eu quero uma forma de fazer emitir um som quando o objeto alcançar determinada velocidade ou o contrário também, após alcançar x velocidade, o som pare de ser emitido. Eu tentei inclusive ver através daquele projeto free de carro, do Marcos, que o carro emite um som de derrapagem logo quando ele é acelerado mas não consegui. Este script serviria para um som de fricção de pneu e para gritos de pessoas. Eu estou construindo um simulador de Parque de diversões e esses pequenos detalhes fazem falta. 
Aqui um exemplo do que eu quero: 
(a partir dos 20 segundos)


E aqui o meu jogo, que já está um pouco mais atualizado desde o dia que postei esse vídeo:


Alguém poderia me ajudar com isso? Tudo que eu já fiz até aqui, relacionado ao unity e ao C# foi graças as videoaulas e os tópicos daqui. Não sou nenhum 'profissional', fui aprendendo vendo o que vocês postam aqui e vou mexendo, fuçando até conseguir. Então só venho pedir ajuda em último caso  Laughing
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DÚVIDA Re: Como fazer o som funcionar de acordo com a velocidade do objeto

Mensagem por dutrabr100 Dom Jan 17, 2021 2:47 pm

Como você esta fazendo esses movimentos dos brinquedos ?

seria animação ou tudo via script ?
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DÚVIDA Re: Como fazer o som funcionar de acordo com a velocidade do objeto

Mensagem por pdsimulador Dom Jan 17, 2021 2:53 pm

@dutrabr100 escreveu:Como você esta fazendo esses movimentos dos brinquedos ?

seria animação ou tudo via script ?
Estou usando o motor mesmo, com script
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DÚVIDA Re: Como fazer o som funcionar de acordo com a velocidade do objeto

Mensagem por Pokedlg Dom Jan 17, 2021 4:25 pm

Voce poderia mandar o script para ver como voce aumenta a velocidade e como utiliza o som?
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DÚVIDA Re: Como fazer o som funcionar de acordo com a velocidade do objeto

Mensagem por pdsimulador Dom Jan 17, 2021 4:51 pm

@Pokedlg escreveu:Voce poderia mandar o script para ver como voce aumenta a velocidade e como utiliza o som?
No momento o único som que eu tenho é quando freio. Mas é só um comando de ativar o som quando a tecla de freio é acionada. O script para o motor é este:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class Motor : MonoBehaviour
{
   
    public HingeJoint bracoPrincipal;//
    public JointMotor motor;
    public float targetVelocity;
    public float forca;
   


    [SerializeField] private Rigidbody rb;
    [SerializeField] private float arrastoV1 = 0f, arrastoV2 = 0f;
    private bool toggle = false;

   

    void Awake()
    {
        motor = bracoPrincipal.GetComponent<HingeJoint>().motor;

       
    }
    void FixedUpdate()
    {
        if (Input.GetKey(KeyCode.LeftArrow))
        {
            motor.force = forca;
            motor.targetVelocity = targetVelocity ;
            bracoPrincipal.motor = motor;
        }
        else if (Input.GetKey(KeyCode.RightArrow))
        {
            motor.force = forca;
            motor.targetVelocity = -targetVelocity;
            bracoPrincipal.motor = motor;
        }
        else
        {
            motor.force = 0;
            bracoPrincipal.motor = motor;
        }
       

    }
 
    void Update()
    {
        if (Input.GetKeyDown(KeyCode.DownArrow))
        {
            rb.drag = arrastoV2;
           

        }

        if (Input.GetKeyUp(KeyCode.DownArrow))

            rb.drag = arrastoV1;
           

       
    }


   
}
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DÚVIDA Re: Como fazer o som funcionar de acordo com a velocidade do objeto

Mensagem por Pokedlg Dom Jan 17, 2021 5:16 pm

Bom, eu nunca usei o motor, mas o targetVelocity dele é fixo ou vai alternando?
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DÚVIDA Re: Como fazer o som funcionar de acordo com a velocidade do objeto

Mensagem por pdsimulador Dom Jan 17, 2021 5:21 pm

@Pokedlg escreveu:Bom, eu nunca usei o motor, mas o targetVelocity dele é fixo ou vai alternando?
É fixo. Mas cada brinquedo tem sua configuração, dependendo do peso etc. Então eles vão ganhando velocidade
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DÚVIDA Re: Como fazer o som funcionar de acordo com a velocidade do objeto

Mensagem por Pokedlg Dom Jan 17, 2021 5:33 pm

@pdsimulador escreveu:
@Pokedlg escreveu:Bom, eu nunca usei o motor, mas o targetVelocity dele é fixo ou vai alternando?
É fixo. Mas cada brinquedo tem sua configuração, dependendo do peso etc. Então eles vão ganhando velocidade

Tem como voce mostrar no console esse aumento? Utilizando um Debug.Log?
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DÚVIDA Re: Como fazer o som funcionar de acordo com a velocidade do objeto

Mensagem por pdsimulador Dom Jan 17, 2021 5:47 pm

@Pokedlg escreveu:Tem como voce mostrar no console esse aumento? Utilizando um Debug.Log?

Não sei como fazer isso  Laughing
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DÚVIDA Re: Como fazer o som funcionar de acordo com a velocidade do objeto

Mensagem por Pokedlg Dom Jan 17, 2021 6:08 pm

Acabei de fazer alguns testes e ele mostra apenas a velocidade que está. Nao mostrou o aumento, mas, eu irei fazer mais um teste. Voce utiliza a Mass Scale do Hinge Joint de acordo com os diferentes peso dos objetos?
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DÚVIDA Re: Como fazer o som funcionar de acordo com a velocidade do objeto

Mensagem por pdsimulador Dom Jan 17, 2021 6:12 pm

@Pokedlg escreveu:Acabei de fazer alguns testes e ele mostra apenas a velocidade que está

Eu estou fazendo uns testes aqui, e usando este código
Código:
public Rigidbody rb;
   


    public AudioSource audio;


    public float minVel;
    public float maxVel;
    public float velAtual;

   

    void Update()
    {
        if (rb.angularVelocity.magnitude < 1.7f)

            audio.enabled = false;

        else
            audio.enabled = true;


        minVel = rb.angularVelocity.magnitude;


       


    }
}

Ele mostra a velocidade dentro do inspector. Não é isso?
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DÚVIDA Re: Como fazer o som funcionar de acordo com a velocidade do objeto

Mensagem por Pokedlg Dom Jan 17, 2021 6:28 pm

Sim, acredito que isto irá dar certo. Voce está no caminho certo
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