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[RESOLVIDO] DUVIDA SOBRE ATIVAR UM GAMEOBJECT ATRAVÉS DE UMA CONDIÇÃO

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Resolvido [RESOLVIDO] DUVIDA SOBRE ATIVAR UM GAMEOBJECT ATRAVÉS DE UMA CONDIÇÃO

Mensagem por sopturn Sex Jan 15, 2021 12:52 pm

Tudo bem galera? Sou iniciante tanto em Unity quanto em C#!
Estou fazendo um game 2D com a ajuda de alguns tutoriais, e implementando algumas coisas que ficariam legais no gameplay, fora do que foi ensinado nos tutoriais, mais a fim de teste e aprendizado mesmo.

Pois bem, a mecanica de jogo é a seguinte: Quando eu coleto todos os itens colecionaveis de uma fase, ele aciona um objeto oculto no cenario que serve como "End Level", onde o personagem encostaria no colisor desse objeto e me levaria para a próxima fase. 

Daí bolei o seguinte codigo:
Código:
public class Game_Controller : MonoBehaviour
{

    public GameObject endlevel;
    public int pontuacaonecessaria;
    public GameObject gameOver;
    public Text Scoretext;
    public static Game_Controller instance;
    
    void Start()
    {
        instance = this;
        
    }

    public void AparecerEndLevel()
    {
        if (pontuacaonecessaria == Player.instance.totalScore)
        {
            endlevel.SetActive(true);
        }
    }

    public void GameOver()
    {
        gameOver.SetActive(true);
    }

    public void restartscene(string LevelName)
    {
        SceneManager.LoadScene(LevelName);
    }

    public void nextlevel(string LevelName)
    {
        SceneManager.LoadScene(LevelName);
    }
    
}
Onde,
=> a variavel gameObject "endlevel", eu referenciei o objeto que finaliza o nivel em questão
=> a variavel "totalScore" que chamei da classe "Player", é a pontuação acumulada através da coleta dos colecionaveis (essa pontuação é zerada a cada game over/passagem de nivel). Ela é do tipo Int. Ela é alterada por outro Script, que adiciona valores a ela.
=> a variavel publica Int "pontuacaonecessaria" seria onde eu descreveria, no proprio editor do Unity, o valor necessario para a condição ser realizada.
Obs: o GameObject "Scoretext" ali é só a representação gráfica da variavel "totalScore"

No if, meu objetivo era checar se o valor de pontuacaonecessaria (que eu teria que estipular para o objeto Game_Controller, criado em cada Scene para finalidade de controle geral do game em si) é igual ao valor acumulado pela variavel totalScore, e assim, fazendo aparecer o objeto que sinaliza o final da fase.

Porém, estipulado o valor e atingido o valor de pontuação, o Objeto não é ativado. Tanto o compilador quanto o console da Unity não acusam erros na escrita do código, nem a falta de referencia a nenhum objeto em questão.

Gostaria de entender o que fiz errado...se é algo no meu código, alguma sacada que deixei de atentar na minha lógica até então, sei la kkkk Desde ja agradeço!
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] DUVIDA SOBRE ATIVAR UM GAMEOBJECT ATRAVÉS DE UMA CONDIÇÃO

Mensagem por dutrabr100 Sex Jan 15, 2021 2:21 pm

Faz um teste ai bota isso aqui dentro do 
AparecerEndLevel();

antes do if()


Código:
Debug.Log(Player.instance.totalScore);

verifica no console do unity se durante o Play ta sendo exibido o valor correto
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] DUVIDA SOBRE ATIVAR UM GAMEOBJECT ATRAVÉS DE UMA CONDIÇÃO

Mensagem por sopturn Sab Jan 16, 2021 7:00 am

@dutrabr100 escreveu:Faz um teste ai bota isso aqui dentro do 
AparecerEndLevel();

antes do if()


Código:
Debug.Log(Player.instance.totalScore);

verifica no console do unity se durante o Play ta sendo exibido o valor correto

Show, man!

O problema estava sendo como em 80% das vezes entre a cadeira e o teclado! kkkkk tudo estava correto, mas percebi que o metódo não estava sendo acionado em nenhum lugar! Joguei ele no Start() e vi que ele debugou o totalScore normal. Show, mas dai ele só atingia a condição enquanto o valor de "pontuacaonecessaria" fosse 0. Se eu mudasse a condição, ele não debugava...daí achei o real problema. Ele tem que ser executado frame por frame. 

Joguei no Update() e foi sucesso. Setei a condição que eu queria e funcionou 100% muito obrigado pela dica!!
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] DUVIDA SOBRE ATIVAR UM GAMEOBJECT ATRAVÉS DE UMA CONDIÇÃO

Mensagem por dutrabr100 Sab Jan 16, 2021 11:12 am

@sopturn escreveu:
@dutrabr100 escreveu:Faz um teste ai bota isso aqui dentro do 
AparecerEndLevel();

antes do if()


Código:
Debug.Log(Player.instance.totalScore);

verifica no console do unity se durante o Play ta sendo exibido o valor correto

Show, man!

O problema estava sendo como em 80% das vezes entre a cadeira e o teclado! kkkkk tudo estava correto, mas percebi que o metódo não estava sendo acionado em nenhum lugar! Joguei ele no Start() e vi que ele debugou o totalScore normal. Show, mas dai ele só atingia a condição enquanto o valor de "pontuacaonecessaria" fosse 0. Se eu mudasse a condição, ele não debugava...daí achei o real problema. Ele tem que ser executado frame por frame. 

Joguei no Update() e foi sucesso. Setei a condição que eu queria e funcionou 100% muito obrigado pela dica!!
Denada  Laughing

Acho que em vez de chamar ele frame por frame, tu poderia chamar apenas quando a pontuação aumentasse.
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