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[RESOLVIDO] Float to transform

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Resolvido [RESOLVIDO] Float to transform

Mensagem por Joana em Dom Jan 10, 2021 1:16 pm

é possível tendo uma variável do tipo float, ao tentar fazer cálculos entre esta variável e outra e pretendendo assim a posição no mundo fazer
transnform.(o nome da variável).position? ou o tipo da variável tem mesmo de ser do tipo transform?
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Float to transform

Mensagem por Fagner em Dom Jan 10, 2021 1:55 pm

Não ficou claro o que quer, poderia postar o script e dar um contexto sobre o que pretende fazer?
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Float to transform

Mensagem por Joana em Dom Jan 10, 2021 2:01 pm

public float Npcposiçao;
public float playerPos;

public void Searching()
{
 distance = Vector3.Distance(transform.playerPosition.position, transform.npcPosition.position);


ter isso assim em vez de assim:



public Trasnform Npcposiçao;
public Trasnform playerPos;

public void Searching()
{
 distance = Vector3.Distance(playerPosition.position, npcPosition.position);
}
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Float to transform

Mensagem por Fagner em Dom Jan 10, 2021 2:08 pm

Tem algum motivo especial pra esses valores serem floats? É que o quer fazer é bem incomum, talvez entendendo melhor o problema, posso te sugerir uma solução.


Última edição por Fagner em Dom Jan 10, 2021 2:35 pm, editado 1 vez(es)
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Float to transform

Mensagem por Joana em Dom Jan 10, 2021 2:10 pm

já agora, estou com outro problema os transforms nao estão a dar.
outra pergunta básica, queria que os meus npc seguissem o player, a função follow esta bem feita?
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class NpcFollow : Node
{
    public float npcVelocity;//velocidade do npc
    public float npcRadius = 3f;//distancia entre o npc e o player
    NpcSeraching searching;
    public int MaxDist = 10;
    public int MinDist = 5;



    public NpcFollow(float npcVelocity, float npcRadius)
    {
        this.npcVelocity = npcVelocity;
        this.npcRadius = npcRadius;
    }

    public override NodeState Evaluate()
    {
      searching.SearchingForPlayer();

        if (searching.distance <= searching.npcRange)
        {
            nodeState = NodeState.SUCCESS;
            searching.SearchingForPlayer();
            Stalker();

        }
        else
        {
            nodeState = NodeState.FAILURE;

        }

        return (NodeState)searching.distance;

    }


    public void Stalker()
    {
        if (Vector3.Distance(transform.position, searching.playerPosition.position) >= MinDist)
        {
            transform.position += transform.forward * npcVelocity * Time.deltaTime;
         
        }
    }
}
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Float to transform

Mensagem por Joana em Dom Jan 10, 2021 2:11 pm

stalker queria dizer
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Float to transform

Mensagem por Fagner em Dom Jan 10, 2021 2:17 pm

Vejo que está usando uma behaviour tree pra IA, isso é bom. 
Sobre a função stalker, pelo que entendi o npc segue o player caso ele se afaste uma certa distância, mas pelo que vi você está movendo o transform diretamente, isso vai fazer seu npc não levar em conta os colisores do cenário e/ou obstáculos. Seria melhor se movesse o character controller (caso não tenha obstáculos) ou o navmesh agent, (caso seu terreno seja acidentado e com obstáculos)
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Float to transform

Mensagem por Joana em Dom Jan 10, 2021 2:22 pm

então penso que nao estou a fazer bem, qyeria que o npc seguisse o player caso ele se aproximasse do range do player e depois sim se move-se, contudo teria de chegar as colisõe,.
como posso fazer isso
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Float to transform

Mensagem por Joana em Dom Jan 10, 2021 2:22 pm

todos os transforms me estão a dar erro, sabe porque?
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Float to transform

Mensagem por Fagner em Dom Jan 10, 2021 2:25 pm

Nesse caso, acredito que seja melhor você adicionar uma navmesh ao seu terreno, informar quais objetos são obstáculos, e fornecer apenas a posição de destino pro navmesh agent, ele vai se encarregar de desviar dos obstáculos enquanto alcança o destino.
Sobre a função stalker, precisa inverter o >= para <= para funcionar como você descreveu.
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Float to transform

Mensagem por Joana em Dom Jan 10, 2021 2:27 pm

não posso usar navmesh
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Float to transform

Mensagem por Fagner em Dom Jan 10, 2021 2:31 pm

#edit Apenas para deixar a solução aqui:

A classe herdava de outra classe abstrata, e não do monoBehaviour, o que fez  Joana querer alterar o transform pra float, visto que, pro transform funcionar, a classe precisa herdar do monoBehavior e estar em um gameobject.

Existem várias soluções:

Separar os scripts, deixando a IA responsável apenas IA e outra classe cuidando do movimento.
herdar do monoBehaviour, caso o script não seja instanciado com a palavra new.
Passar o componente "transform" no construtor, via parâmetro;
...


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sem a navmesh, você pode usar alguns pontos fixos pra calcular a rota usando o algoritmo A*(A Star), e mover os npcs usando Character Controller.
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