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[RESOLVIDO] Várias faixas de música

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Resolvido [RESOLVIDO] Várias faixas de música

Mensagem por dragongirl em Qua Jan 06, 2021 1:55 pm

Olá, estou a criar um jogo e queria que o meu objeto tocasse várias faixas de audio, de forma random e que fosse mudando de faixa de 3 em 3 segundos  
é possível ?

eu usei este código por base mas não está a dar 

using UnityEngine;

public class sound : MonoBehaviour
{
    [SerializeField] private AudioClip musica1;
    [SerializeField] private AudioClip musica2;

    [SerializeField] private AudioClip musica3;
    [SerializeField] private AudioClip musica4;

    [SerializeField] private AudioClip musica5;
    [SerializeField] private AudioClip musica6;
    private object AudioPlayer;

    public void TocaMusica1()
    {
        AudioPlayer.instance.TocarBGM(musica1);
    }

    public void TocaMusica2()
    {
        AudioPlayer.instance.TocarBGM(musica2);
    }

    public void PararMusica()
    {
        AudioPlayer.instance.PararBGM();
    }

    public void TocaEfeito1()
    {
        AudioPlayer.instance.TocarSFX(musica3);
    }

    public void TocaEfeito2()
    {
        AudioPlayer.instance.TocarSFX(musica4);
    }

    public void TocaEfeito1()
    {
        AudioPlayer.instance.TocarSFX(musica5);
    }

    public void TocaEfeito2()
    {
        AudioPlayer.instance.TocarSFX(musica6);
    }
    public void PararEfeito()
    {
        AudioPlayer.instance.PararSFX();
    }
}

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Várias faixas de música

Mensagem por Pokedlg em Qua Jan 06, 2021 3:44 pm

Pra que tanta void? É quase a mesma coisa que respondi anteriormente das cores do sprite, porém com audios. Olhe:

Primeiro de tudo adicione ao objeto que reproduzirá o audio, o Component Audio Source, esse é o component responsável para reproduzir som.

[RESOLVIDO] Várias faixas de música 5DFotTv

Depois desative o Play On Awake, para ele nao começar reproduzindo

[RESOLVIDO] Várias faixas de música Uzh7krN

Pronto agora mude esse seu script por este:

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class sound : MonoBehaviour
{
    [SerializeField]private AudioClip[] musics = new AudioClip[6];
    [SerializeField]private AudioSource audioSource;
    [SerializeField]private bool tocarMusica = true;

    void Start()
    {
        audioSource = GetComponent<AudioSource>();
    }

    void Update()
    {
        if(tocarMusica)
        {
            musicaSorteada = Random.Range(0, musics.Length);
            audioSource.clip = musics[musicaSorteada];
            audioSource.Play();
            tocarMusica = false;
            StartCoroutine("WaitToPlayNewMusic");
        }
    }

    IEnumerator WaitToPlayNewMusic()
    {
        yield return new WaitForSeconds(3f);
        tocarMusica = true;
    }
}

E depos é só voce colocar as musicas na array.

[RESOLVIDO] Várias faixas de música LKk8oQN
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Várias faixas de música

Mensagem por dragongirl em Qua Jan 06, 2021 4:09 pm

quando tento colocar o script, aparece isto : 
Can't add script component 'sound' because the script class cannot be found. Make sure that there are no compile errors and that the file name and class name match.

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Várias faixas de música

Mensagem por Pokedlg em Qua Jan 06, 2021 4:12 pm

@dragongirl escreveu:quando tento colocar o script, aparece isto : 
Can't add script component 'sound' because the script class cannot be found. Make sure that there are no compile errors and that the file name and class name match.

Qual é o nome do seu script? A classe nao corresponde ao nome.
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Várias faixas de música

Mensagem por dragongirl em Qua Jan 06, 2021 4:34 pm

já consegui resolver essa parte muito obrigada

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Várias faixas de música

Mensagem por dragongirl em Qua Jan 06, 2021 4:40 pm

só que não deixa colocar as músicas que estão nos assets

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Várias faixas de música

Mensagem por Pokedlg em Qua Jan 06, 2021 4:42 pm

@dragongirl escreveu:só que não deixa colocar as músicas que estão nos assets

Como Assim? Nao deixa colocar as musicas que estão dentro da pasta assets?
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Várias faixas de música

Mensagem por Pokedlg em Qua Jan 06, 2021 4:55 pm

@Pokedlg escreveu:
@dragongirl escreveu:só que não deixa colocar as músicas que estão nos assets

Como Assim? Nao deixa colocar as musicas que estão dentro da pasta assets?



Nao funciona Assim?
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Várias faixas de música

Mensagem por dragongirl em Sab Jan 09, 2021 11:55 am

Boa tarde não, como se põe ver pelo video não aceita 

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Várias faixas de música

Mensagem por dragongirl em Sab Jan 09, 2021 11:57 am

@dragongirl escreveu:Boa tarde não, como se pode ver, não consigo colocar na hierarquia e não aceita diretamente da Asset store

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Várias faixas de música

Mensagem por dragongirl em Sab Jan 09, 2021 12:27 pm

Ah muito obrigada mesmo, estou no inicio do meu unity e a aprender a mexer com scripts. Ainda não entendo bem mas muito obrigada.
Porém agora não posso usar o mesmo script porque o AudioClip não deixa colocar o play. (_audio[1].Play()Piscadinha 
Poderiam me ajudar por favor?

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Várias faixas de música

Mensagem por Pokedlg em Sab Jan 09, 2021 12:31 pm

Voce quer que a musica seja aleatória não é?
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Várias faixas de música

Mensagem por dragongirl em Sab Jan 09, 2021 12:32 pm

sim, que quando passar por aquele local a musica aleatoriamente mude

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Várias faixas de música

Mensagem por Pokedlg em Sab Jan 09, 2021 12:44 pm

Então voce nao precisa do (_audio[1].Play()). Na array criada voce apenas precisa colocar os audios que voce quer usar e no script ele já defini um valor aleatório de acordo com a posição do audio na array.

Irei explicar o script:

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class sound : MonoBehaviour
{
    [SerializeField]private AudioClip[] musics = new AudioClip[6]; //Array criada com espaço para 6 AudiClips
    [SerializeField]private AudioSource audioSource; //Serve para tocar o audio
    [SerializeField]private bool tocarMusica = true; // Uma variavel do tipo bool (Verdadeiro ou Falso)

    void Start()
    {
        audioSource = GetComponent<AudioSource>(); //Quando apertar Start o Audio Source vai pegar o Audio source presente no Objeto que o Script está
    }

    void Update()
    {
        if(tocarMusica) //Se tocar musica = true
        {
            var musicaSorteada = Random.Range(0, musics.Length); //Irá sortear um numero de acordo com o tamanho da Array (6)
            audioSource.clip = musics[musicaSorteada]; // O audio clip do Audio Source será igual ao valor sorteado.
           
            audioSource.Play(); //E então irá começar a música
            tocarMusica = false; //TocarMusica se tornará false
            StartCoroutine("WaitToPlayNewMusic"); //Chamara uma rotina
        }
    }

    IEnumerator WaitToPlayNewMusic() //Rotina Esperar para Tocar Nova Musica
    {
        yield return new WaitForSeconds(3f); //Retornará uma espera de 3 Segundos
        tocarMusica = true; //Tocar musica se tornara verdadeiro novamente, consequentemente irá gerar e tocar uma musica aleatória novamente
    }
}

Aqui eu só fiz a musica sendo sorteada de acordo com o que voce pediu. Porém se voce quer fazer quando chega a certo lugar. O Script irá ser diferente, voce quer ajuda?
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Várias faixas de música

Mensagem por dragongirl em Dom Jan 10, 2021 12:47 pm

Já funciona corretamente, mas a música começa logo e eu queria que começasse somente quando intersecta esse Trigger, é possível?

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Várias faixas de música

Mensagem por Pokedlg em Dom Jan 10, 2021 2:30 pm

É sim. O trigger que voce quer acessar é o mesmo do Sprite?
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Várias faixas de música

Mensagem por dragongirl em Seg Jan 11, 2021 6:01 am

@Pokedlg escreveu:É sim. O trigger que voce quer acessar é o mesmo do Sprite?
sim é

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Várias faixas de música

Mensagem por Pokedlg em Seg Jan 11, 2021 12:23 pm

MUDE PARA ASSIM ENTAO:


Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class sound : MonoBehaviour
{
    [SerializeField]private AudioClip[] musics = new AudioClip[6];
    [SerializeField]private AudioSource audioSource;
    [SerializeField]private bool tocarMusica = false;

    void Start()
    {
        audioSource = GetComponent<AudioSource>();
    }

    void Update()
    {
        if(tocarMusica == true)
        {
            var musicaSorteada = Random.Range(0, musics.Length);
            audioSource.clip = musics[musicaSorteada];
            audioSource.Play();
            tocarMusica = false;
            StartCoroutine("WaitToPlayNewMusic");
        }
    }

    IEnumerator WaitToPlayNewMusic()
    {
        yield return new WaitForSeconds(3f);
        tocarMusica = true;
    }
}




E DEPOIS NO SCRIPT DO SPRITE, COLOQUE ASSIM:

Código:
public class Sprite : MonoBehaviour
{
    public Material mat;
    public bool mudandoDeCor = false;
    public sound scriptDoSom; // no inspector, coloque seu script do som aqui

    void Start()
    {
       
        mat = GetComponent<SpriteRenderer>().material;
    }

    void Update()
    {
        if(mudandoDeCor == true)
        {
            mat.color = Random.ColorHSV(); //Irá gerar uma cor aleatória sem voce escolher
        }
    }

    void OnTriggerEnter(Collider other)
    {
        if(other.tag == "Player")
        {
            scriptDoSom.tocarMusica = true;
            mudandoDeCor = true;
        }
    }
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Várias faixas de música

Mensagem por SauloeArthur em Seg Jan 11, 2021 12:45 pm

@Pokedlg escreveu:MUDE PARA ASSIM ENTAO:


Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class sound : MonoBehaviour
{
    [SerializeField]private AudioClip[] musics = new AudioClip[6];
    [SerializeField]private AudioSource audioSource;
    [SerializeField]private bool tocarMusica = false;

    void Start()
    {
        audioSource = GetComponent<AudioSource>();
    }

    void Update()
    {
        if(tocarMusica == true)
        {
            var musicaSorteada = Random.Range(0, musics.Length);
            audioSource.clip = musics[musicaSorteada];
            audioSource.Play();
            tocarMusica = false;
            StartCoroutine("WaitToPlayNewMusic");
        }
    }

    IEnumerator WaitToPlayNewMusic()
    {
        yield return new WaitForSeconds(3f);
        tocarMusica = true;
    }
}




E DEPOIS NO SCRIPT DO SPRITE, COLOQUE ASSIM:

Código:
public class Sprite : MonoBehaviour
{
    public Material mat;
    public bool mudandoDeCor = false;
    public sound scriptDoSom; // no inspector, coloque seu script do som aqui

    void Start()
    {
        
        mat = GetComponent<SpriteRenderer>().material;
    }

    void Update()
    {
        if(mudandoDeCor == true)
        {
            mat.color = Random.ColorHSV(); //Irá gerar uma cor aleatória sem voce escolher
        }
    }

    void OnTriggerEnter(Collider other)
    {
        if(other.tag == "Player")
        {
            scriptDoSom.tocarMusica = true;
            mudandoDeCor = true;
        }
    }
mas para acessar a variavel tocarMusica por outro script ela não precisava ser estática? Intrigado
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Várias faixas de música

Mensagem por Pokedlg em Seg Jan 11, 2021 1:06 pm

Nao se voce colocar ele como publico e aceessar ele no script
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Várias faixas de música

Mensagem por dragongirl em Ter Jan 12, 2021 6:07 am

eu peço imensa desculpa, mas acontece que o Collider foi feito com uma box e coloquei em Triggers, não é um Sprite. erro meu, desculpe. 
eu queria que quando a personagem passasse por essa box invisível começasse a dar as musicas mas fora não se ouvisse. posso usar na mesma o script de ?
Basicamente é para fazer o mesmo só que não é num Sprite mas sim num Collider que criei com uma box

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Várias faixas de música

Mensagem por Pokedlg em Ter Jan 12, 2021 9:44 am

Sim da pra usar sim. é só colocar assim:

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class sound : MonoBehaviour
{
    [SerializeField]private AudioClip[] musics = new AudioClip[6];
    [SerializeField]private AudioSource audioSource;
    [SerializeField]private bool tocarMusica = false;

    void Start()
    {
        audioSource = GetComponent<AudioSource>();
    }

    void Update()
    {
        if(tocarMusica == true)
        {
            var musicaSorteada = Random.Range(0, musics.Length);
            audioSource.clip = musics[musicaSorteada];
            audioSource.Play();
            tocarMusica = false;
            StartCoroutine("WaitToPlayNewMusic");
        }
    }

    void OnTriggerEnter(Collider other)
    {
       if(other.tag == "Player")
       {
          tocarMusica = true;
       }
    }

    void OnTriggerExit(Collider other)
    {
        audioSource.clip = null; 
    }

    IEnumerator WaitToPlayNewMusic()
    {
        yield return new WaitForSeconds(3f);
        tocarMusica = true;
    }
}

Agora é só colocar o esse script no box invisível Smile Curti isso
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Várias faixas de música

Mensagem por dragongirl em Qua Jan 13, 2021 4:40 am

Bom dia, obrigada mais uma vez, acontece que continua a dar logo, mesmo não estando a colidir

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Mensagem por Pokedlg em Qua Jan 13, 2021 1:06 pm

Nao desative o objeto, se voce vai fazer algo invisivel, deixe o objeto transparente, pois se voce desativar, ele nao fará nenhuma função, praticamente para de existir.

Confere se voce fez tudo isso nesse objeto invisivel:

Add Box Collider
Ativou o IsTrigger
Add Audio Source
Desativou o Play On Awake
Colocou este ultimo script 
Colocou as musicas  que deseja na array
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Várias faixas de música

Mensagem por dragongirl em Qua Jan 13, 2021 4:18 pm

sim tenho todos esses passos feitos porém a música permanece a dar logo que clico no play

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Várias faixas de música

Mensagem por dragongirl em Qua Jan 13, 2021 4:36 pm

@dragongirl escreveu:sim tenho todos esses passos feitos porém a música permanece a dar logo que clico no play

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Várias faixas de música

Mensagem por Pokedlg em Qua Jan 13, 2021 4:40 pm

@dragongirl escreveu:
@dragongirl escreveu:sim tenho todos esses passos feitos porém a música permanece a dar logo que clico no play



Ué, era para ter dado certo, que estranho, perae vou ver.
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Várias faixas de música

Mensagem por Pokedlg em Qua Jan 13, 2021 4:48 pm

Achei o erro. Quando voce deixa uma variavel publica, ou usa [SerializeField] em uma variavel privada, ela nao irá atualizar de acordo com o script, pois ela pode ser modificada no inspector, o que eu acho uma falha muito grande dos desenvolvedores da Unity. 

Enfim, no seu caso, a tocarMusica estava true, e ao mudar para false no script, nao alterou, por ela estar publica([SerializeField]). Para resolver é só deixa-la false.

Clica no quadrado que tá com o ✔. Se desaparecer o ✔ quer dizer que está false.

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Várias faixas de música

Mensagem por dragongirl em Sab Jan 16, 2021 11:48 am

Noutra zona do jogo gostava que começasse a dar só uma música quando o personagem colidisse, poderei usar o mesmo script mas alterando assim? ou será melhor com um Audio Source (se é possível colocar-lhe com o Collider também)
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class Sound : MonoBehaviour
{
    [SerializeField] private AudioClip[] musics = new AudioClip[1];
    [SerializeField] private AudioSource audioSource;
    [SerializeField] private bool tocarMusica = false;

    void Start()
    {
        audioSource = GetComponent<AudioSource>();
    }

    void Update()
    {
        if (tocarMusica == false)
        {
           
            audioSource.Play();
            tocarMusica = true;
            StartCoroutine("WaitToPlayNewMusic");
        }
    }

    void OnTriggerEnter(Collider other)
    {
        if (other.tag == "Player")
        {
            tocarMusica = false;
        }
    }

    void OnTriggerExit(Collider other)
    {
        audioSource.clip = null;
    }

   
   
}

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Várias faixas de música

Mensagem por Pokedlg em Sab Jan 16, 2021 11:59 am

Nao entendi, voce que aconteça a mesma função em outro objeto colisor?
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Várias faixas de música

Mensagem por dragongirl em Sab Jan 16, 2021 12:50 pm

sim basicamente, mas em vez de várias faixas, so será uma

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Várias faixas de música

Mensagem por Pokedlg em Sab Jan 16, 2021 1:58 pm

Entao é só deletar a rotina.

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class sound : MonoBehaviour
{
    [SerializeField]private AudioClip[] musics = new AudioClip[6];
    [SerializeField]private AudioSource audioSource;
    [SerializeField]private bool tocarMusica = false;

    void Start()
    {
        audioSource = GetComponent<AudioSource>();
    }

    void Update()
    {
        if(tocarMusica == true)
        {
            var musicaSorteada = Random.Range(0, musics.Length);
            audioSource.clip = musics[musicaSorteada];
            audioSource.Play();
            tocarMusica = false;
        }
    }

    void OnTriggerEnter(Collider other)
    {
      if(other.tag == "Player")
      {
          tocarMusica = true;
      }
    }

    void OnTriggerExit(Collider other)
    {
        audioSource.clip = null;
    }
}

Ve se é isso que voce deseja
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Várias faixas de música

Mensagem por dragongirl em Sab Jan 16, 2021 2:59 pm

Mas a musica não dá somente quando o personagem passa la, ela começa a dar logo que se clica no Start do jogo 
(e associei ao collider e tirei o play on awake

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Várias faixas de música

Mensagem por Pokedlg em Sab Jan 16, 2021 3:01 pm

@Pokedlg escreveu:Achei o erro. Quando voce deixa uma variavel publica, ou usa [SerializeField] em uma variavel privada, ela nao irá atualizar de acordo com o script, pois ela pode ser modificada no inspector, o que eu acho uma falha muito grande dos desenvolvedores da Unity. 

Enfim, no seu caso, a tocarMusica estava true, e ao mudar para false no script, nao alterou, por ela estar publica([SerializeField]). Para resolver é só deixa-la false.

Clica no quadrado que tá com o ✔. Se desaparecer o ✔ quer dizer que está false.

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Voce tentou isso?
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Várias faixas de música

Mensagem por dragongirl em Dom Jan 17, 2021 3:35 am

Sim e nem assim a música para

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Várias faixas de música

Mensagem por Pokedlg em Dom Jan 17, 2021 11:12 am

Nao entendo, eu fiz um código que quando colide com o objeto a musica começa a toca e quando sai da area de colisão a musica se torna Nula, e isso só vai acontecer se a variavel tocarMusica for verdadeira, e quando da Start ela é falsa, então nada disso era para acontecer, somente quando colide que tocarMusica se torna verdadeira .

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class sound : MonoBehaviour
{
    [SerializeField]private AudioClip[] musics = new AudioClip[6];
    [SerializeField]private AudioSource audioSource;
    [SerializeField]private bool tocarMusica = false;

    void Start()
    {
        audioSource = GetComponent<AudioSource>();
    }

    void Update()
    {
        if(tocarMusica == true)
        {
            var musicaSorteada = Random.Range(0, musics.Length);
            audioSource.clip = musics[musicaSorteada];
            audioSource.Play();
            tocarMusica = false;
        }
    }

    void OnTriggerEnter(Collider other)
    {
      if(other.tag == "Player")
      {
          tocarMusica = true;
      }
    }

    void OnTriggerExit(Collider other)
    {
        audioSource.clip = null;
        tocarMusica = false;
    }
}
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Várias faixas de música

Mensagem por dragongirl em Dom Jan 17, 2021 11:47 am

Pois é mesmo estranho, não há outra forma de fazer com que a música só toque naquele local. Porque ficava mesmo bem no meu jogo, quando a personagem passasse ali começasse a música.

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Várias faixas de música

Mensagem por Pokedlg em Dom Jan 17, 2021 12:10 pm

Eu fiz o teste aqui na minha Unity e funcionou corretamente. Vou enviar um video
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Várias faixas de música

Mensagem por dragongirl em Dom Jan 17, 2021 12:31 pm

A musica que me refiro é a da Lana, ela devia começar só dentro daquela casinha, porém começa logo e nem aparece que está a tocar.
Aqui está o video do meu 

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Várias faixas de música

Mensagem por Pokedlg em Dom Jan 17, 2021 3:26 pm

Desculpa demorar para responder. Que estranho, vou fazer uns testes aqui e vo ver oque pode estar dando errado. Desculpe, mas esqueci de avisar que para o IsTrgger funcionar o objeto tem que ter um rigdbody, desative o Use Gravity e ative o Is Kinematic.

Outra duvida, voce quer que a partir dali começa a musica ou voce quer que só apenas naquela pequena área toque a musica, e se voce sair voce nao pode mais ouvi-la?
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Várias faixas de música

Mensagem por dragongirl em Dom Jan 17, 2021 4:44 pm

Gostava que só desse naquele espaço só, portanto quando saísse não queria mais ouvi-la

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Várias faixas de música

Mensagem por Pokedlg em Dom Jan 17, 2021 4:49 pm

Utilizei a msuica do A-ha como exemplo.

Exemplo 1:



Exemplo 2:
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Várias faixas de música

Mensagem por dragongirl em Dom Jan 17, 2021 4:54 pm

Como criou o DontdestroyonLoad?

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Várias faixas de música

Mensagem por dragongirl em Dom Jan 17, 2021 4:56 pm

Usou algum script?
Ou criou um objeto, tirou o Triggers, colocou o rígido body e colocou um AudioSources só?

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Várias faixas de música

Mensagem por Pokedlg em Dom Jan 17, 2021 5:02 pm

@dragongirl escreveu:Como criou o DontdestroyonLoad?
é só voce escrever DontDestroyOnLoad(Objeto).

Código:
DontDestroyOnLoad(gameObject);
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Várias faixas de música

Mensagem por Pokedlg em Dom Jan 17, 2021 5:02 pm

@dragongirl escreveu:Usou algum script?
Ou criou um objeto, tirou o Triggers, colocou o rígido body e colocou um AudioSources só?

Utilizei aquele que mandei anteriormente

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Várias faixas de música

Mensagem por dragongirl em Dom Jan 17, 2021 5:23 pm

Mesmo com o script igual, a música começa logo que clico no play e não só na colisão

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Várias faixas de música

Mensagem por Pokedlg em Dom Jan 17, 2021 5:31 pm

Voce poderia mandar uma imagem de onde está o colisor? E voce tem certeza de que nao possui nenhum outro AudioSource em algum outro objeto?
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Várias faixas de música

Mensagem por dragongirl em Dom Jan 17, 2021 5:54 pm

Consegui resolver, era um erro no script, desculpe mesmo.
Mas agora tentei adaptar ao dos 6 sons (porque esse não parava quando acabasse) a colisão e acontece que usando este script ele não vai alternando a música. Só dá uma.
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class Sound : MonoBehaviour
{
    public AudioClip[] musics = new AudioClip[6];
    public AudioSource audSource;
    public bool tocarMusica = false;

    void Start()
    {
        audSource = GetComponent<AudioSource>();
    }

    void Update()
    {
        if (tocarMusica == true)
        {
            var musicaSorteada = Random.Range(0, musics.Length);
            audSource.clip = musics[musicaSorteada];
            audSource.Play();
            tocarMusica = false;
            StartCoroutine("WaitToPlayNewMusic");
        }
    }

    void OnTriggerEnter(Collider other)
    {
        if (other.tag == "Player")
        {
            tocarMusica = true;
        }
    }

    void OnTriggerExit(Collider other)
    {
        audSource.clip = null;

    }
    IEnumerator WaitToPlayNewMusic()
    {
        yield return new WaitForSeconds(3f);
        tocarMusica = false;
    }

}

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Várias faixas de música

Mensagem por Pokedlg em Dom Jan 17, 2021 6:15 pm

Ah sim, achei o que está causando isso. Quando chama a rotina, voce está retornando tocarMusica como false, olhe tente assim:

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class Sound : MonoBehaviour
{
    public AudioClip[] musics = new AudioClip[6];
    public AudioSource audSource;
    public bool tocarMusica = false;

    void Start()
    {
        audSource = GetComponent<AudioSource>();
    }

    void Update()
    {
        if (tocarMusica == true)
        {
            var musicaSorteada = Random.Range(0, musics.Length);
            audSource.clip = musics[musicaSorteada];
            audSource.Play();
            tocarMusica = false;
            StartCoroutine("WaitToPlayNewMusic");
        }
    }

    void OnTriggerEnter(Collider other)
    {
        if (other.tag == "Player")
        {
            tocarMusica = true;
        }
    }

    void OnTriggerExit(Collider other)
    {
        audSource.clip = null;

    }
    IEnumerator WaitToPlayNewMusic()
    {
        yield return new WaitForSeconds(3f);
        tocarMusica = true;
    }

}
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