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Como usar e programar shaders no unity?

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DÚVIDA Como usar e programar shaders no unity?

Mensagem por Pokedlg Qua Dez 30, 2020 11:58 pm

Bom, eu resolvi começar a aprender a programar Shaders via script, com a linguagem ShaderLab, uma adaptação da unity para programar shaders, baseadas em Cg, HLSL e GLSL, eu estudei o basico e entendi algumas coisas, porém toda vez que crio um material para esse shader ele fica totalmente rosa e toda vez que eu seto ou altero qualquer Propriedade, seja _Color ou _Smoothness e etc. ele não atualiza no material.

Enfim, estou quase desistindo de aprender esse treco, se alguem ja sabe ou consegue me ajudar, eu Agradeço muito e se conseguisse me indicar algum tutorial me ajudaria muito.  Smile

Código:
Shader "Unlit/ShaderTut"
{
    Properties
    {
        _MainTex ("Texture", 2D) = "white" {}
    }
    SubShader
    {
        Tags { "RenderType"="Opaque" }
        LOD 100

        Pass
        {
            CGPROGRAM
            #pragma vertex vert
            #pragma fragment frag
            // make fog work
            #pragma multi_compile_fog

            #include "UnityCG.cginc"

            struct appdata
            {
                float4 vertex : POSITION;
                float2 uv : TEXCOORD0;
            };

            struct v2f
            {
                float2 uv : TEXCOORD0;
                UNITY_FOG_COORDS(1)
                float4 vertex : SV_POSITION;
            };

            sampler2D _MainTex;
            float4 _MainTex_ST;

            v2f vert (appdata v)
            {
                v2f o;
                o.vertex = UnityObjectToClipPos(v.vertex);
                o.uv = TRANSFORM_TEX(v.uv, _MainTex);
                UNITY_TRANSFER_FOG(o,o.vertex);
                return o;
            }

            fixed4 frag (v2f i) : SV_Target
            {
                // sample the texture
                fixed4 col = tex2D(_MainTex, i.uv);
                // apply fog
                UNITY_APPLY_FOG(i.fogCoord, col);
                return col;
            }
            ENDCG
        }
    }
}
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DÚVIDA Re: Como usar e programar shaders no unity?

Mensagem por Pokedlg Qui Dez 31, 2020 1:06 am

Eu ja sei um pouco sobre shader graph, ja estou focando em shader graph a mais ou menos 1 mes e acho uma ferramenta incrivel, porém acho que por script seria mais facil de editar e compreender mais esses sistemas de shaders e materiais. Ja dei umas olhadas de tutoriais, porém nao tem nenhum portugues e vi alguns canais gringos que me ajudaram a entenderf o basico, principalmente o tutorial do Unity Manual. Voce que ja tem um conhecimento sobre shaders, voce poderia me tirar uma duvida? A uma diferença entre shader por escritos (ShaderLab) e Shader Graph? Em relação a graficos ou outro aspecto? Obrigado pela resposta Smile  


Vou deixar uma demonstração de quando coloco uma nova propriedade, a cor nao atualiza:

Pelo que eu aprendi a cor que eu coloquei segue o padrão RGBA e (10% Vermelho, 80% Verde, 60% Azul, 100% Alpha

Código:
Shader "Unlit/ShaderTut"
{
    Properties
    {
        _MainTex ("Texture", 2D) = "white" {}
        _Color ("Color", Color) = (0.1, 0.8, 0.6, 1)
    }

Como usar e programar shaders no unity? 9kxg5AD

e ela aparece perfeitamente, porém se eu alterar esse valor novamente a cor nao munda, continua a primaria.

Código:
Shader "Unlit/ShaderTut"
{
    Properties
    {
        _MainTex ("Texture", 2D) = "white" {}
        _Color ("Color", Color) = (0.9, 0.1, 0.3, 1)
    }

Simplesmente continua o mesmo verde, porém era para ser um vermelho rosado. Ele só atualiza se eu criar um outro material. Tem como resolver isso?
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DÚVIDA Re: Como usar e programar shaders no unity?

Mensagem por Fagner Qui Dez 31, 2020 9:15 am

Então, você só tá declarando as propriedades, mas não declarou o que vai pro shader em si.
Declarar uma propriedade não diz ao shader como aquela cor/imagem vai ser usada, você precisa fazer isso no vertex ou fragment shader.
Em cima do Vertex shader, você vai ver que tem duas variáveis declaradas _MainTex e _MainTex_ST, uma delas tem o mesmo nome da propriedade, é assim que você tem que declarar a variável que vai ser usada no shader, com o nome idêntico à propriedade.

no seu caso fica assim:

_Color é declarado como fixed4, nome idêntico à propriedade;
_Color precisa ser multiplicado pela cor da textura no Fragment Shader, pra contribuir com a cor final;
Código:
Shader "Unlit/ShaderTut"
{
    Properties
    {
        _MainTex("Texture", 2D) = "white" {}
        _Color("Color", Color) = (0.1, 0.8, 0.6, 1)
    }
        SubShader
    {
        Tags { "RenderType" = "Opaque" }
        LOD 100

        Pass
        {
            CGPROGRAM
            #pragma vertex vert
            #pragma fragment frag
            // make fog work
            #pragma multi_compile_fog

            #include "UnityCG.cginc"

            struct appdata
            {
                float4 vertex : POSITION;
                float2 uv : TEXCOORD0;
            };

            struct v2f
            {
                float2 uv : TEXCOORD0;
                UNITY_FOG_COORDS(1)
                float4 vertex : SV_POSITION;
            };

            sampler2D _MainTex;
            float4 _MainTex_ST;
            fixed4 _Color;

            v2f vert(appdata v)
            {
                v2f o;
                o.vertex = UnityObjectToClipPos(v.vertex);
                o.uv = TRANSFORM_TEX(v.uv, _MainTex);
                UNITY_TRANSFER_FOG(o,o.vertex);
                return o;
            }

            fixed4 frag(v2f i) : SV_Target
            {
                // sample the texture
                fixed4 col = tex2D(_MainTex, i.uv) * _Color;
            // apply fog
            UNITY_APPLY_FOG(i.fogCoord, col);
            return col;
        }
        ENDCG
    }
    }
}
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DÚVIDA Re: Como usar e programar shaders no unity?

Mensagem por Pokedlg Qui Dez 31, 2020 9:36 am

Muito obrigado!  Smile Curti isso 

Vou dar mais uma estuda em relação a ess fixed4, float4 e esses v2f, pois nao faço a minima ideia pra que servem, eu sei colocar as propriedades, porem ainda nao sei como usalas, obrigado por me ajudar.
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