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Problema com shape key(blend shape) em humanoid rigg

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DÚVIDA Problema com shape key(blend shape) em humanoid rigg

Mensagem por Lucastheldl Seg Dez 28, 2020 8:16 pm

[size=47]Preciso de ajuda com esse problema, tenho um modelo 3d com uma roupa que possui varias shape keys, quando exporto ele pra unity, as shape keys funcionam muito bem quando eu coloco o rigg como generico mas quando esta em humanoid as shape keys não funcionam, alguém sabe oque poderia me ajudar???[/size]

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DÚVIDA Re: Problema com shape key(blend shape) em humanoid rigg

Mensagem por Fagner Seg Dez 28, 2020 8:26 pm

É possível postar o rig em questão, pra podermos dar uma olhada na Unity?
Fagner
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DÚVIDA Re: Problema com shape key(blend shape) em humanoid rigg

Mensagem por Lucastheldl Seg Dez 28, 2020 9:44 pm

@Fagner escreveu:É possível postar o rig em questão, pra podermos dar uma olhada na Unity?
Fiz um teste aqui antes de responder, percebi que o problema não e bem esse, na verdade a animação que eu fiz funciona bem no humanoide, mas animações melhores como a de andar do stantard assets não ativam as shape keys. Isso talvez nao seja um problema contanto que eu consiga fazer as animações pra ele mas seria legal se eu pudesse usar essas pre feitas então está ai o link pro modelo, adorario que alguem me ajudasse com isso.
https://drive.google.com/file/d/18vLy8hH1qGaNbaRFwWy37CDjwCvhnz5i/view?usp=drivesdk

No modelo tem uma animação de andar que deve funcionar bem, pra ver o erro use outra animação de andar

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DÚVIDA Re: Problema com shape key(blend shape) em humanoid rigg

Mensagem por Fagner Ter Dez 29, 2020 6:41 pm

No meu teste as Blend Shapes funcionaram usando Humanoid junto com animações do Standard Assets.
Minha configuração foi a seguinte:
O seu modelo usando o avatar criado pra ele.
O modelo do standard assets usando o próprio avatar.
Criei um Animator Controller e joguei a animação do Standard Asset como animação padrão.
Iniciei o playmode e alterei as blendShapes pelo inspector.

Coisas que você pode tentar fazer:
- Reimportar seu modelo.
- Mudar o rig pra None, aplicar, e depois voltar pra Humanoid (Isso resolve uns problemas, talvez seja seu caso)
- Checar se ambos os personagens usam o próprio avatar.
- Checar se o valor que está indo pra blendShape via script está correto.

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