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gerar uma nova variavel??

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DÚVIDA gerar uma nova variavel??

Mensagem por joão hoffman Qui Nov 26, 2020 12:58 pm

bom tarde guys, estou puxando para um text o valor de uma variavel static, que é a variavel de usuario. e o problema que estou tendo disso é que todos os players estão ficando com o mesmo nome... e isso não é o que eu desejo! estarei resumindo os codigos...

arquivo statico:

Código:
public static class DBManager
{
    public static string username;
   
}


arquivo de login:
[color:a7c3=rgba(0, 0, 0, 0)]
Código:
DBManager.username = NomeInputField.text;

arquivo que manuseia os dados do player

Código:
        userName = userName.GetComponent<Text>();
        userName.GetComponent<Text>().text = DBManager.username;


resumindo o que ta acontecendo:

- eu faço o login com o personagem teste1 e em outra janela com o personagem teste2
- porém ao inves de aparecer os nomes teste1 e teste2 em ambas as janelas
- aparece 2 players teste1 na janela que eu loguei com o teste1 e 2 players com o nome teste 2 na janela que eu loguei com o teste2.

espero que tenham entendido o problema, e dede ja agradeço. Smilegerar uma nova variavel?? Unknown
no caso da foto eu use os logins "cadteste" e "lklklklk"

joão hoffman
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DÚVIDA Re: gerar uma nova variavel??

Mensagem por diegopds Qui Nov 26, 2020 1:14 pm

@joão hoffman escreveu:bom tarde guys, estou puxando para um text o valor de uma variavel static, que é a variavel de usuario. e o problema que estou tendo disso é que todos os players estão ficando com o mesmo nome... e isso não é o que eu desejo! estarei resumindo os codigos...

arquivo statico:

Código:
public static class DBManager
{
    public static string username;
    
}


arquivo de login:
[color:9f75=rgba(0, 0, 0, 0)]
Código:
DBManager.username = NomeInputField.text;

arquivo que manuseia os dados do player

Código:
        userName = userName.GetComponent<Text>();
        userName.GetComponent<Text>().text = DBManager.username;


resumindo o que ta acontecendo:

- eu faço o login com o personagem teste1 e em outra janela com o personagem teste2
- porém ao inves de aparecer os nomes teste1 e teste2 em ambas as janelas
- aparece 2 players teste1 na janela que eu loguei com o teste1 e 2 players com o nome teste 2 na janela que eu loguei com o teste2.

espero que tenham entendido o problema, e dede ja agradeço. Smilegerar uma nova variavel?? Unknown
no caso da foto eu use os logins "cadteste" e "lklklklk"
Variaveis staticas são variaveis que não são duplicadas ou seja vc acessa o valor original e se mudar o valor todos que tem esse script muda junto,pra resolver é só tirar o static

diegopds
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DÚVIDA Re: gerar uma nova variavel??

Mensagem por joão hoffman Qui Nov 26, 2020 1:30 pm

se eu tirar o static n poderei ligar aos outros scripts

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DÚVIDA Re: gerar uma nova variavel??

Mensagem por darknecron Sab Nov 28, 2020 6:45 pm

Essa classe DBManager pode ser uma classe Singleton assim você pode anexa-la a um objeto na unity.
Código:
public class DBManager: MonoBehaviour
{
    public static DBManager Instance;

    public string username {get; set}

    private void Awake()
    {
        Instance = this;
    }
}

Para acessar atribuir um valor poderia usar algo assim:
Código:
DBManager.Instance.username = "nome do player";

e para buscar algo assim:
Código:
string variavel = DBManager.Instance.username;
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DÚVIDA Re: gerar uma nova variavel??

Mensagem por joão hoffman Sab Dez 05, 2020 10:07 pm

primeiramente perdão pela demora de tempo fiquei sem internet , segundo; eu fiz exatamente como me mostrou, mas deu o seguinte erro: 
Código:
NullReferenceException: Object reference not set to an instance of an object
login+<Login>d__5.MoveNext () (at Assets/Scripts/login.cs:35)
UnityEngine.SetupCoroutine.InvokeMoveNext (System.Collections.IEnumerator enumerator, System.IntPtr returnValueAddress) (at <ee47be73f7ef409ca5e5ce4b121745b7>:0)

Irei deixar ambos os codigos para poderem me auxiliar a enxergar algum erro, mas acho que é com o courotine (acho que é assim que diz)

using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
using UnityEngine.SceneManagement;

public class login : MonoBehaviour
{
    //vars [----------------
    public InputField NomeInputField;
    public InputField SenhaInputField;
    public Button LoginButton;            
    //----------------]

    //voids [----------------
    public void goMenu()
    {        
        SceneManager.LoadScene(0);
    }    

    public void CallLogin()
    {
        StartCoroutine(Login());
    }

    IEnumerator Login()
    {
        WWWForm form = new  WWWForm();
        form.AddField("nome", NomeInputField.text);        
        form.AddField("senha", SenhaInputField.text);    
        WWW www = new WWW("http://localhost/awaken/sql/login.php", form);
        yield return www;
        if(www.text == "0")
        {
            DBManager.Instance.username = NomeInputField.text;
            SceneManager.LoadScene(3);
        }else
        {
            Debug.Log("erro ao logar:" + www.text);
        }
    }

    public void VerifyInputs()
    {
        LoginButton.interactable = (NomeInputField.text.Length >= 6 && NomeInputField.text.Length <= 16 && SenhaInputField.text.Length >= 6 && SenhaInputField.text.Length <= 16);
    }
    //----------------]
}



enquanto isso estou procurando soluções para esse erro de console, com algum sucesso irei postar aqui. Muito obrigado, acredito eu que esse método vai me ajudar bastante

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DÚVIDA Re: gerar uma nova variavel??

Mensagem por darknecron Dom Dez 06, 2020 1:23 pm

Olhando o erro por cima penso numa possibilidade deste erro.

Pode ser que você está anexado o script DBManager em um objeto da cena (3) do seu projeto
ou seja ele so vai existir nesta cena.

Caso seja isso faça o seguinte na primeira cena crie um gameobject e anexe o script DBManager neste objeto e no método Awake da classe DBManager anexe o seguinte código:

DontDestroyOnLoad(this.gameObject);

Este código não deixará o objeto DBManager ser destruido e ele será acessivel em qualquer cena do seu jogo.

Qualquer coisa tamo ae blz
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DÚVIDA Re: gerar uma nova variavel??

Mensagem por joão hoffman Dom Dez 06, 2020 10:04 pm

Então, onde voce viu que o problema está na cena 3? e eu tambem não achei nenhum game object que o dbmanager está inserido, será que é outra coisa?

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DÚVIDA Re: gerar uma nova variavel??

Mensagem por darknecron Seg Dez 07, 2020 1:47 pm

Boa tarde. Para funcionar a classe DBManager deve estar anexada a um gameobject caso contrario a instância dela não existirá. 
e o trecho de código DontDestroyOnLoad(this.gameObject); deve ser adicionado a ela ficando assim:

Código:
public class DBManager: MonoBehaviour
{
    public static DBManager Instance;

    public string username {get; set;}

    //ao iniciar a cena a unity inicia por este método
    private void Awake()
    {
 //instancia única desta classe
        Instance = this;
 
 //não deixa este objeto ser destruido após mudar de cena
 DontDestroyOnLoad(this.gameObject);
    }
}



Recomendo a leitura sobre o padrão singleton para entender melhor como funciona, sugiro o tutorial postado aqui no forum: 


https://www.schultzgames.com/t2702-tutorial-singleton-a-melhor-forma-de-acessar-a-classe?highlight=singleton#19046


Bons estudos!
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DÚVIDA Re: gerar uma nova variavel??

Mensagem por joão hoffman Seg Dez 07, 2020 2:00 pm

pode ser qualquer objeto? até mesmo um criado apenas para conter a DBManager?

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DÚVIDA Re: gerar uma nova variavel??

Mensagem por darknecron Seg Dez 07, 2020 2:18 pm

@joão hoffman escreveu:pode ser qualquer objeto? até mesmo um criado apenas para conter a DBManager?

Isso mesmo qualquer gameobject, so renomear ele para DBManager por exemplo.
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DÚVIDA Re: gerar uma nova variavel??

Mensagem por joão hoffman Qui Dez 10, 2020 8:06 pm

entao, fiz tudo certinho. Mas o problema continua... todos os jogadores ficam com o mesmo nome; tentei colocar a adição do username no nome do player através do "isLocalPlayer" e agora um jogador tem nome e todos os outros não.

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DÚVIDA Re: gerar uma nova variavel??

Mensagem por joão hoffman Seg Dez 14, 2020 9:09 pm

Problema resolvido com sucesso, após tanto pesquisar descobri que as variáveis estavam presas no local (na máquina) e que eu precisava enviar via rpc para o servidor.... Segue abaixo o comando:

Código:
[Command]
void enviarParaServidor(string username)
{
    definirNomeParaClienteRPC(username);
}

[ClientRpc]
void definirNomeParaClienteRPC(string name)
{
    gameObject.transform.FindChild("Canvas").transform.FindChild("Text").GetComponent<Text>().text = name;
}

É possível que você tenha de adaptar a última linha de código, mas com isso funciona perfeitamente.

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