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Como mover algum objeto apenas ao colidir com outro?

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DÚVIDA Como mover algum objeto apenas ao colidir com outro?

Mensagem por Sadio Mané em Sab Nov 14, 2020 7:44 pm

Opa, alguém pode me explicar como faz esse script?

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DÚVIDA Re: Como mover algum objeto apenas ao colidir com outro?

Mensagem por Micco em Sab Nov 14, 2020 9:54 pm

@Sadio Mané escreveu:Opa, alguém pode me explicar como faz esse script?
Vou dar um exemplo no 2D, mas seria praticamente a mesma coisa no 3D (inclusive recomendo começar no 2D, não faça que nem eu quando comecei, não pense que você irá fazer um GTA 5 logo de cara).

Código:
void OnCollisionEnter2D(Collision2D other)
{
    other.gameObject.transform.position.x += 1;
}

Basicamente seria assim: Se alguma coisa colidir com o objeto que está com o script ele irá se mover no Vetor X (uma posição). Simples Smile

O "other" seria a coisa que colidiu com o objeto que está com o script. Pode ter algum erro no script porque faz algum tempo que não mexo com a Unity (focando na Godot).

Resumindo: objetoQueColidiu.gameObject.transform.position.x += 1;

Você está pegando o gameObject do "other", depois pegando a posição X e adicionando mais um a posição original.


Última edição por Micco em Sab Nov 14, 2020 9:57 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Explicação)
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DÚVIDA Re: Como mover algum objeto apenas ao colidir com outro?

Mensagem por Pokedlg em Sab Nov 14, 2020 10:51 pm

@Sadio Mané escreveu:Opa, alguém pode me explicar como faz esse script?
No 3d vc pode adicionar um box collider no objeto e ativar o IsTrigger e add no script o code:

Código:
void OnTriggerEnter (Collider colidiu){

colidiu.gameObject.transform.position.x +=1;

}
vc pode colocar um .y ou .z no final do positions, de acordo com o eixo q deseja acrescentar. Porem se seu jogo for 2d recomendo o code do amigo de cima, muito bom.
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DÚVIDA Re: Como mover algum objeto apenas ao colidir com outro?

Mensagem por cafezinho71 em Ter Nov 17, 2020 12:01 am

Mano sem criar script isso é possível pois é só criar um material fisico (phisichs material)
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