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Como fazer um objeto dar dano contínuo quando encostar nele?

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DÚVIDA Como fazer um objeto dar dano contínuo quando encostar nele?

Mensagem por Paula Ter Out 27, 2020 4:26 pm

Alguém sabe como fazer o personagem tomar dano a cada segundo que ele permanecer em contato com um objeto? O máximo que consegui foi fazer um objeto que dá dano apenas uma vez e se destrói logo após o player encostar (usando o Is Trigger, Box Collider), e eu precisaria que o objeto não se destruísse.

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DÚVIDA Re: Como fazer um objeto dar dano contínuo quando encostar nele?

Mensagem por Micco Ter Out 27, 2020 4:29 pm

Usa o laço while, se não souber como fazer manda o código que a gente te ajuda.
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DÚVIDA Re: Como fazer um objeto dar dano contínuo quando encostar nele?

Mensagem por Paula Ter Out 27, 2020 4:46 pm

Então, ainda não sei direito como fazer, comecei na unity essa semana.
Até agora só escrevi isso no script do objeto:
 

Código:
[color=#0000ff][font=Consolas][size=13]using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;

public class Cubo2 : MonoBehaviour
{
    public Slider vidaPlayer;
 
    private void OnTriggerEnter(Collider other)
    {
        if (other.tag == "Player")
        {
            vidaPlayer.value--;
        }


    }
}
[/size][/font][/color]

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DÚVIDA Re: Como fazer um objeto dar dano contínuo quando encostar nele?

Mensagem por JulioWinchester Ter Out 27, 2020 8:12 pm

tenta fazer isso

Código:
public float vida = 5;

vidaPlayer.value -= Time.deltaTime * vida;
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DÚVIDA Re: Como fazer um objeto dar dano contínuo quando encostar nele?

Mensagem por Paula Ter Out 27, 2020 11:00 pm

Tentei mas não rolou, o objeto não permanece na cena

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DÚVIDA Re: Como fazer um objeto dar dano contínuo quando encostar nele?

Mensagem por JulioWinchester Ter Out 27, 2020 11:12 pm

n entendi o q vc quer fazer, pode explicar melhor ou mandar o codigo completo? fica mais facil de ajudar
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DÚVIDA Re: Como fazer um objeto dar dano contínuo quando encostar nele?

Mensagem por speedluk Qua Out 28, 2020 8:12 am

ue mas não tem um destroy no objeto '-'
o player deve estar destruindo ele, sem o codigo do player junto com do objeto fica meio no escuro de entender mesmo, mas ja tentou OnTriggerStay?

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DÚVIDA Re: Como fazer um objeto dar dano contínuo quando encostar nele?

Mensagem por recagonlei Qua Out 28, 2020 8:15 am

@Paula escreveu:Então, ainda não sei direito como fazer, comecei na unity essa semana.
Até agora só escrevi isso no script do objeto:
 

Código:
[color=#0000ff][font=Consolas][size=13]using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;

public class Cubo2 : MonoBehaviour
{
    public Slider vidaPlayer;
  
    private void OnTriggerEnter(Collider other)
    {
        if (other.tag == "Player")
        {
            vidaPlayer.value--;
        }


    }
}
[/size][/font][/color]

Recomendo usar recursividade e loops no Update, em vez de colocar no OnTriggerEnter.  A lógica fica melhor, se no OnTrigger, você detectar apenas o início e fim do comando de colisão. Por exemplo:

A - Crie uma função que da dano no player e tire a lógica do OnTriggerEnter
B - Crie um boolean para o status de estaCollidindo(isColliding) = Sim ou Não para salvar quando estiver colidindo ou não e puder ser usado no Update()
C - No OnTriggerEnter, ative o boolean e adicione um OnTriggerExit para desativar assim que sair do contato(esse será a função dos OnTrigger)
D - No Update() faça um tipo de "recursividade" e um contador em loop, para que toda vez que atinja um certo tempo, ele chame a função A. Dessa forma, toda vez que atingir, por exemplo, 1 segundo, ele chamará a função que da o dano e recomeça o loop de novo conforme necessário, até sair do contato e o boolean B desative.

Exemplo de código: 
Código:


using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;

public class Cubo2 : MonoBehaviour
{
    public Slider vidaPlayer;
    public float maxTimeToDamage = 1;
    private float currentTimeToDamage = 0;
    private bool isColliding = false;

    void Update(){
      if (isColliding){
            if(currentTimeToDamage >= maxTimeToDamage){
              DamagePlayer();
              currentTimeToDamage = 0;
            }else
              currentTimeToDamage += Time.deltaTime;
      } 
    }
   
    private void OnTriggerEnter(Collider other)
    {
        if (other.tag == "Player")
        {
            isColliding = true;
        }


    }
   
    void OnTriggerExit(Collider other){
      if (other.tag == "Player")
      {
          isColliding = false;
      }
    }

    void DamagePlayer(){
        vidaPlayer.value--;
    }
}

Esse código acima não foi testado, pode não funcionar, foi apenas um exemplo para se localizar melhor.

Com essas dicas, conseguirá o que quer.

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DÚVIDA Re: Como fazer um objeto dar dano contínuo quando encostar nele?

Mensagem por Joana Qua Out 28, 2020 11:17 am

essa lógica funciona paro o player perder vida quando colide com um sistema de particulas?
preciso colocar um collider nas particulas?
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DÚVIDA Re: Como fazer um objeto dar dano contínuo quando encostar nele?

Mensagem por Fagner Qua Out 28, 2020 2:54 pm

O problema é que você está usando a OnTriggerEnter, ela só é executada quando você encosta no collider, você pode substituir pela OnTriggerStay, essa sim vai ser executada enquanto você permanecer em contato com o objeto que causa dano.
Sobre o objeto não ser destruido, aí já não tem a ver com os triggers, e sim seu script, em algum lugar deve haver uma linha assim 

"Destroy(.....gameobject)";

basta remover.

Dá sim pra checar colisão com particulas, mas acredito que seja desnecessário, se seu objeto que causa dano é um fogo por exemplo, basta usar um colisor comum com a forma aproximada do objeto que já vai ficar bom o suficiente.
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/MonoBehaviour.OnParticleCollision.html
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