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Itens coletados reaparecem na cena ao retornar para a fase

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DÚVIDA Itens coletados reaparecem na cena ao retornar para a fase

Mensagem por margareth.danielle em Sex Out 16, 2020 2:12 am

Meu jogo tem várias cenas mas apenas em uma delas o player se move e coleta itens. As outras telas são testes de lógica para o usuário. Quando o player toca um item coletável abre-se uma tela para escolher o nível do desafio a ser enfrentado etc. Meu problema está ao retornar do teste de lógica pois quando volto a cena interativa está igual ao início do jogo (player na posição inicial e os todos os itens, inclusive aqueles que haviam sido coletados pelo usuário, estão lá). Já tentei chamar o destroy mas não importa o que eu faça, quando volto do teste de lógica, está tudo lá. Tem alguma ideia de como posso resolver?
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DÚVIDA Re: Itens coletados reaparecem na cena ao retornar para a fase

Mensagem por Fagner em Sex Out 16, 2020 11:27 am

Você tem três opções:
- Continua usando cenas separadas, mas implementa algum tipo de salvamento pra guardar a informação do que já foi coletado.
- Continua usando cenas separadas, mas carrega elas de forma aditiva, não sendo necessário criar o sistema de salvamento, pois você nunca vai recarregar a cena onde existe a coleta dos itens.
- Faz tudo numa cena só, utilizando painéis de UI caso os testes de lógica sejam 2D.

Eu iria na segunda opção, iniciaria o game na cena dos coletáveis e utilizaria o modo aditivo pra carregar as cenas de lógica ao mesmo tempo que a principal.
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/SceneManagement.LoadSceneMode.Additive.html


Última edição por Fagner em Sex Out 16, 2020 3:29 pm, editado 1 vez(es)
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DÚVIDA Re: Itens coletados reaparecem na cena ao retornar para a fase

Mensagem por margareth.danielle em Sex Out 16, 2020 3:12 pm

Tentei utilizar um painel UI mas não ficou bom. Era muita informação e tive de refazer o layout para cenas, o que me pareceu um modo mais organizado.
A ideia das cenas aditivas foi muito boa. Não sabia que este recurso existia.
Me ajudou bastante! Muito obrigada! Simpático
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DÚVIDA Re: Itens coletados reaparecem na cena ao retornar para a fase

Mensagem por diegopds em Sex Out 16, 2020 9:34 pm

@Fagner escreveu:Você tem três opções:
- Continua usando cenas separadas, mas implementa algum tipo de salvamento pra guardar a informação do que já foi coletado.
- Continua usando cenas separadas, mas carrega elas de forma aditiva, não sendo necessário criar o sistema de salvamento, pois você nunca vai recarregar a cena onde existe a coleta dos itens.
- Faz tudo numa cena só, utilizando painéis de UI caso os testes de lógica sejam 2D.

Eu iria na segunda opção, iniciaria o game na cena dos coletáveis e utilizaria o modo aditivo pra carregar as cenas de lógica ao mesmo tempo que a principal.
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/SceneManagement.LoadSceneMode.Additive.html
isso depende do tamanho da cena para carregar de forma aditiva, pois vai consumir mais memoria.

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DÚVIDA Re: Itens coletados reaparecem na cena ao retornar para a fase

Mensagem por Micco em Sab Out 17, 2020 8:22 pm

@diegopds escreveu:
@Fagner escreveu:Você tem três opções:
- Continua usando cenas separadas, mas implementa algum tipo de salvamento pra guardar a informação do que já foi coletado.
- Continua usando cenas separadas, mas carrega elas de forma aditiva, não sendo necessário criar o sistema de salvamento, pois você nunca vai recarregar a cena onde existe a coleta dos itens.
- Faz tudo numa cena só, utilizando painéis de UI caso os testes de lógica sejam 2D.

Eu iria na segunda opção, iniciaria o game na cena dos coletáveis e utilizaria o modo aditivo pra carregar as cenas de lógica ao mesmo tempo que a principal.
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/SceneManagement.LoadSceneMode.Additive.html
isso depende do tamanho da cena para carregar de forma aditiva, pois vai consumir mais memoria.
Será que não da pra "descarregar" a cena depois?
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DÚVIDA Re: Itens coletados reaparecem na cena ao retornar para a fase

Mensagem por Fagner em Sab Out 17, 2020 10:01 pm

@diegopds escreveu:isso depende do tamanho da cena para carregar de forma aditiva, pois vai consumir mais memoria.
Sério? kkk Se você chegar ao ponto em que carregar uma única cena de forma aditiva, te cause problemas com memória, ou você tá trabalhando escondido no GTA 6 ou tá tendo sérios problemas de performance...

@Micco escreveu:Será que não da pra "descarregar" a cena depois?

Sim, dá.
Basta utilizar o UnloadSceneAsync
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/SceneManagement.SceneManager.UnloadSceneAsync.html?_ga=2.7708594.1896494228.1602957841-689804454.1602957841
Basicamente, a autora do tópico só vai ter a cena principal sempre carregada, as cenas de desafio (que imagino eu, sejam mais simples que a principal) serão carregadas uma por vez e descarregada logo após.
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