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alterar Transform via script

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DÚVIDA alterar Transform via script

Mensagem por giowde Sex Out 02, 2020 3:49 pm

Estou usando transform.LookAt numa seta para apontar pra um objeto desejado, só aceita Transform, não GameObject, mas as vezes vou precisar mudar o objeto que a seta aponta, se fosse GameObject iria falar que GameObject = GameObject.FindWithTag("tag");
porem não da para trocar um Transform assim, não aceita findwithtag
 Alguem pode me ajudar a trocar um transform via script? alterar o objeto que a seta aponta.
agradeço desde já
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DÚVIDA Re: alterar Transform via script

Mensagem por giowde Sex Out 02, 2020 3:50 pm

public class seta1 : MonoBehaviour
{
    public Transform alvo;
    
    void Start()
    {
        
        
        
    }

    // Update is called once per frame
    void Update()
    {
        transform.LookAt(alvo);
    }
}
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DÚVIDA Re: alterar Transform via script

Mensagem por Fagner Sex Out 02, 2020 3:58 pm

É feio usar um campo estático perdido num script qualquer? é, mas, é menos feio que sair procurando objeto com GameObject.FindWithTag("tag") kkk.

Esse campo static permite que você acesse-o de qualquer outro script.
Código:
using UnityEngine;

public class LookAtDinamico : MonoBehaviour
{
    public static GameObject objetoLookAt;

    private void Update()
    {
        transform.LookAt(objetoLookAt.transform);
    }
}


Acessando e passando um objeto pra ele:

Código:
using UnityEngine;

public class MudarObjeto : MonoBehaviour
{
    public GameObject outroObjeto;

    private void AlterarObjeto()
    {
        LookAtDinamico.objetoLookAt = outroObjeto;
        //ou caso queira passar esse objeto
        LookAtDinamico.objetoLookAt = this.gameObject;
    }
}
Fagner
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DÚVIDA Re: alterar Transform via script

Mensagem por giowde Sex Out 02, 2020 4:00 pm

@Fagner escreveu:É feio usar um campo estático perdido num script qualquer? é, mas, é menos feio que sair procurando objeto com GameObject.FindWithTag("tag") kkk.

Esse campo static permite que você acesse-o de qualquer outro script.
Código:
using UnityEngine;

public class LookAtDinamico : MonoBehaviour
{
    public static GameObject objetoLookAt;

    private void Update()
    {
        transform.LookAt(objetoLookAt.transform);
    }
}


Acessando e passando um objeto pra ele:

Código:
using UnityEngine;

public class MudarObjeto : MonoBehaviour
{
    public GameObject outroObjeto;

    private void AlterarObjeto()
    {
        LookAtDinamico.objetoLookAt = outroObjeto;
        //ou caso queira passar esse objeto
        LookAtDinamico.objetoLookAt = this.gameObject;
    }
}
meu deus, cara, valeu, salvou minha vida, mto obrigado
giowde
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DÚVIDA Re: alterar Transform via script

Mensagem por giowde Sex Out 02, 2020 5:04 pm

@Fagner escreveu:É feio usar um campo estático perdido num script qualquer? é, mas, é menos feio que sair procurando objeto com GameObject.FindWithTag("tag") kkk.

Esse campo static permite que você acesse-o de qualquer outro script.
Código:
using UnityEngine;

public class LookAtDinamico : MonoBehaviour
{
    public static GameObject objetoLookAt;

    private void Update()
    {
        transform.LookAt(objetoLookAt.transform);
    }
}


Acessando e passando um objeto pra ele:

Código:
using UnityEngine;

public class MudarObjeto : MonoBehaviour
{
    public GameObject outroObjeto;

    private void AlterarObjeto()
    {
        LookAtDinamico.objetoLookAt = outroObjeto;
        //ou caso queira passar esse objeto
        LookAtDinamico.objetoLookAt = this.gameObject;
    }
}
vc pode me explicar ql o problema de usar findwithtag?
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DÚVIDA Re: alterar Transform via script

Mensagem por Fagner Sex Out 02, 2020 5:33 pm

Normalmente os "find" são operações de pesquisa, ele vai percorrer cada objeto de uma determinada lista, realizar uma comparação, até achar o que você está procurando. Seu computador é rápido pra fazer operações de cálculos ou pegar um valor específico num lugar específico, mas, a partir do momento que você faz uma pesquisa, esse tempo pra achar o objeto cresce conforme a quantidade de itens que ele vai ter que percorrer.
 A mudança que fiz pode não apresentar um resultado significativo no desempenho do teu jogo, mas imagine um jogo maior com milhares de objetos pra procurar todo frame...
Com a criação de um campo static, podemos fazer a analogia a um endereço, seu campo de gameobject agora é um lugar fixo com endereço público que qualquer um consegue achar, então você não precisa mais percorrer uma lista, basta acessar o endereço e pegar o valor que está lá, ou atribuir um novo.
Isso também tem suas desvantagens, e definitivamente você não vai querer usar em todo canto, por exemplo se você tivesse duas setas com esse script, você teria dois campos que deveriam ser únicos mas estão duplicados, isso gera erro.
Se as duas setas precisassem de uma referencia do mesmo objeto, você poderia ter esse script num GameManager(Singleton), as duas acessariam a partir de um único campo estático.
Se cada seta precisasse de um alvo específico, você já teria que usar dois campos com nomes diferentes.
Fagner
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