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[RESOLVIDO] Sistema de vida (corações)

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Resolvido [RESOLVIDO] Sistema de vida (corações)

Mensagem por Shidote em Sab Set 26, 2020 1:20 pm

Queria uma ajuda pra transforma  um sistema visual de vida em um sistema visual (os outros script já interagem com o contador de vida e so a parte visual mesmo)
O Sistema se baseia em mostrar corações vermelho vivo pra vidas que ainda tem e vermelho escuro pra vidas perdidas, estou usando 2 sprite 1 com 5 corações vermelho vivo e outro com 5 corações vemelho escuro.
Nesse tutorial é feito uma barra de vida com on gui e tentei me basear nele pra fazer esse sistema porem não consegui - https://www.schultzgames.com/t111-tutorial-barra-de-vida-hp-continua#235
Quando reduzo a parte que deveria ser a largura do sprite com corações "cheio" ao invés dele reduzir o tamanho do sprite e "corta" o coração mostrando o coração "vazio" do sprite que esta atrás ele redimensiona todo o sprite do corações cheio.
 [RESOLVIDO] Sistema de vida (corações) P0nWWUBv4HCy2EJvWdpFMAAAAASUVORK5CYII=  <--- fica assim
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.SceneManagement;
using UnityEngine.UI;

public class GameController : MonoBehaviour
{

    public int Score;
    public Text scoreText;
    public Text gOverText;
    public Text lifeText;
    public int lifeLose = 5; // contador de vida
    public GameObject GamerOver;
    public GameObject Chefe; // spawn do chefe
    public GameObject inimigos; // spawn dos inimigos
    public chefeUm chefe; // chefe propriamente dito
    public Texture vidaCheia,vidaVazia;
    
    
    
    void Start(){
        Time.timeScale = 1;
        chefe = FindObjectOfType<chefeUm>();
    }

    void Update(){

        if (lifeLose < 1){ //se zerar as vida termina o jogo
            GamerOver.SetActive(true);
            gOverText.text = ("Eles dominaram tudo sem você perceber");
            Time.timeScale = 0;
        }

        if(( Score != 0 && Score % 50 == 0)){  //diferente de 0 e divisivel por 50
            Chefe.SetActive(true); // ativa spawn do mestre
            inimigos.SetActive(false); // desativa spawn dos outro inimigos
        }

    }
    
    void OnGUI (){
        GUI.DrawTexture (new Rect (-150, -210, 500, 500), vidaVazia);
        GUI.DrawTexture (new Rect (-150, -210, 100 * lifeLose, 500), vidaCheia);
    }

    
    

    public void RestartGame(){
        SceneManager.LoadScene(0);
        lifeLose = 5;
    }
}


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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Sistema de vida (corações)

Mensagem por KurotamaXIII em Sab Set 26, 2020 3:22 pm

É o seguinte ai você esta escalonado a imagem, dai acontece isso. 
para o jeito que vc quer, você tem separar todos os corações, desativar os vermelhos e mostrar os cinzas, ou você só separa os vermelhos e troca a tonalidade da cor
Código:

    public int tirarVidas;//se o valor for +1 tira um de vida
    public GameObject[] vidas;//quando for adicionar o objeto pular o primeiro
    public GameObject[] vidasNegras;

    // Start is called before the first frame update
    void Start()
    {
        
    }

    // Update is called once per frame
    void Update()
    {
        TirarVidas();
    }
    void TirarVidas()
    {
        for (int i = 1; i <= tirarVidas; i++)
        {
            vidas[i].gameObject.SetActive(false);
            vidasNegras[i].gameObject.SetActive(true);
          
        }

    }

No outro caso, basta você mudar a cor de acordo com o dano, use esse comando:

Código:
 SpriteRenderer render;

    void Start()
    {
      render = GetComponent<SpriteRenderer>();
    }

    void Dano()
    {
        render.color = Color.red;

    }
O básico tá ai, só adaptar para seu jogo
KurotamaXIII
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Sistema de vida (corações)

Mensagem por Shidote em Sab Set 26, 2020 4:16 pm

Consegui colocando 1 Sprite pra cada quantidade de vida, obrigado

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