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por MRX em Ter Set 22, 2020 9:41 pm
Olá, possuo um projeto onde o mapa se consiste em muitos detalhes e um tamanho considerável. Em mobile, no quesito de otimização, possuo uma duvida, oque seria melhor em quesito de desempenho para dispositivos mobile em uma cena com diversos objetos, dividir eles em grupos colocando 3 texturas em apenas uma imagem em uma resolução mediana e utilizando o mesmo material para os objetos referentes as mesmas ou cada objeto com seu material e sua textura em baixa resolução ?

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por Fagner em Ter Set 22, 2020 9:55 pm
Quanto menos texturas, melhor.
Se você tiver muitos objetos com materiais únicos e texturas 512, vai parecer leve pela textura ser pequena, mas cada troca de textura/material é feito no CPU e submetida pra GPU, isso é um processo lento (drawcall), tenha muitas trocas dessa ocorrendo todo frame e logo vai ver seu frametime aumentar, fps cair, processador esquentar...
Se puder agrupar objetos numa mesma textura é ótimo pois aumenta as chances deles serem combinados num drawcall só, note que falei "aumentar as chances", ainda assim não é certo pois tem que levar em conta também a ordem que cada coisa é renderizada, se você agrupou alguns objetos distantes numa textura só, os que estão longe serão renderizados primeiro, provavelmente algo no meio será depois, e por ultimo a outra parte do grupo próximo a câmera. Pra isso não acontecer planeje seu mapa, escolha objetos próximos que é quase certo que sejam renderizados num pass só e combine as texturas, assim você tem menos trocas de materiais e mesmo com texturas maiores, o desempenho fica melhor.

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por MRX em Qua Set 23, 2020 1:25 am
@Fagner escreveu:Quanto menos texturas, melhor.
Se você tiver muitos objetos com materiais únicos e texturas 512, vai parecer leve pela textura ser pequena, mas cada troca de textura/material é feito no CPU e submetida pra GPU, isso é um processo lento (drawcall), tenha muitas trocas dessa ocorrendo todo frame e logo vai ver seu frametime aumentar, fps cair, processador esquentar...
Se puder agrupar objetos numa mesma textura é ótimo pois aumenta as chances deles serem combinados num drawcall só, note que falei "aumentar as chances", ainda assim não é certo pois tem que levar em conta também a ordem que cada coisa é renderizada, se você agrupou alguns objetos distantes numa textura só, os que estão longe serão renderizados primeiro, provavelmente algo no meio será depois, e por ultimo a outra parte do grupo próximo a câmera. Pra isso não acontecer planeje seu mapa, escolha objetos próximos que é quase certo que sejam renderizados num pass só e combine as texturas, assim você tem menos trocas de materiais e mesmo com texturas maiores, o desempenho fica melhor.
Show amigo, sempre com respostas bem elaboradas e muita informação, obrigado

Porém em questão aos últimos serem os primeiros a ser renderizado, isso se aplica apenas para os visíveis pelo occlusion ou na cena em geral mesmo ocultos

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por Fagner em Qua Set 23, 2020 1:44 am
Apenas para quem está visível na cena. Caso o mesh renderer tenha sido desabilitado pelo sistema de occlusion, ele não gera custo extra pra GPU.

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