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Como salvar alterações de SetActive em GameObjects (UNITY)

3 participantes

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DÚVIDA Como salvar alterações de SetActive em GameObjects (UNITY)

Mensagem por Alexlucas Ter Ago 04, 2020 9:34 pm

O problema é o seguinte:
Em meu jogo tem uma lojinha onde se pode desbloquear personagens (cenas) utilizando moedas do jogo, e ao desbloquear o personagem é liberado na cena de start.
Ao clicar no botão de desbloquear o personagem, se tem moedas suficientes, um GameObject de "Play" é ativado em cima desse botão e na cena de start um GameObject que bloqueia o botão que leva a cena do personagem é desativado.

Esse processo está funcionando, o problema é que esse função não esta sendo salva, ao abrir novamente o jogo os game object voltam ao estado inicial


como posso resolver isso?

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DÚVIDA Re: Como salvar alterações de SetActive em GameObjects (UNITY)

Mensagem por kalielson Ter Ago 04, 2020 10:56 pm

@Alexlucas escreveu:O problema é o seguinte:
Em meu jogo tem uma lojinha onde se pode desbloquear personagens (cenas) utilizando moedas do jogo, e ao desbloquear o personagem é liberado na cena de start.
Ao clicar no botão de desbloquear o personagem, se tem moedas suficientes, um GameObject de "Play" é ativado em cima desse botão e na cena de start um GameObject que bloqueia o botão que leva a cena do personagem é desativado.

Esse processo está funcionando, o problema é que esse função não esta sendo salva, ao abrir novamente o jogo os game object voltam ao estado inicial


como posso resolver isso?

Você pode armazenar esta informação no PlayerPrefs tipo uma variável "personagemDesbloquedo = false" ao compra o personagem a variável passa a ser "true" carrega essa informação no Awake e verifica ela...

 Se personagemDesbloquedo == false então o personagem continua desbloqueado
 
Se  personagemDesbloquedo == true libera o personagem.
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DÚVIDA Re: Como salvar alterações de SetActive em GameObjects (UNITY)

Mensagem por Alexlucas Qua Ago 05, 2020 4:24 pm

Obrigado, a parte da variável acho que entendi, mas pode me dizer como eu insiro o player prefs nesses scripts?

Script da loja:

Código:
[size=14]public class Unlock : MonoBehaviour
{
    public ScenesUnlocked2 Scene2; 
    public static coletarMoedas rings;
    public Animator NoCoinsAnim;
    public GameObject play;

    void Update()
    {
        coletarMoedas.save = true;

        if(ScenesUnlocked2.Scene2==false)
        {
            play.SetActive(false);
        }
        else if(ScenesUnlocked2.Scene2==true)
        {
            play.SetActive(true);
        }
    }
    
    public void Unlock2 ()
    {
        if(coletarMoedas.rings >= 100)
        {
            coletarMoedas.rings -= 100;
            Debug.Log ("comprou");
            GetComponent <Button> ().interactable = false;
            play.SetActive(true);
            ScenesUnlocked2.Scene2 = true;
            coletarMoedas.save = true;
        }
        else if (coletarMoedas.rings < 100)
        {
            NoCoinsAnim.SetTrigger ("NoCoins");
            Debug.Log ("insuficiente");
        }
    }
}[/size]

Script da cena de start onde seleciona o personagem:

Código:
[size=14]public class ScenesUnlocked2 : MonoBehaviour
{
    
    public static bool Scene2;
    public string nomeDaCena;
    public string shop;
    public GameObject Panel2;
    void Update()
    {
        if(Scene2==false)
        {
            Panel2.SetActive(true);
        }
        else if(Scene2==true)
        {
            Panel2.SetActive(false);
        }
    }

    public void Unlock2 ()
    {
        if(Scene2==false)
        {
            SceneManager.LoadScene(shop);
            //não comprou a cena ainda, direciona para a loja;
            
        }
        else if(Scene2==true)
        {
            SceneManager.LoadScene(nomeDaCena);
            //comprou, cena do jogo liberada!
        }
    }
}[/size]

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DÚVIDA Re: Como salvar alterações de SetActive em GameObjects (UNITY)

Mensagem por JoelMJunior Seg Ago 10, 2020 4:43 pm

Dá uma pesquisada no canal do Marcos sobre como usar as PlayerPrefs.
https://www.youtube.com/watch?v=qpYmpRM6y3U

Eu recomendo usar 1 ou 0 em vez de true e false.

Depois você pode criar uma void Awake para passar os valores salvos para as variáveis.

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