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Movimento com Botões Unity 3D

3 participantes

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DÚVIDA Movimento com Botões Unity 3D

Mensagem por KauanGP Qui Jun 18, 2020 5:30 pm

Olá, estou iniciando no unity e estou começando a aprender agora, criei um jogo para android mas o movimento do personagem só funciona com as teclas W A S D ou as setas do computador, gostaria de saber como ao apertar um botão, o jogador vire a direita ou a esquerda.

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DÚVIDA Re: Movimento com Botões Unity 3D

Mensagem por KurotamaXIII Sex Jun 19, 2020 3:19 pm

Bom, é só você criar uns botões na ui, e substituir os input por metodos assim:
Código:
public void Frente()
    {

        transform.Translate(Vector3.forward * velocidade );
    }public void Direita()
    {

        transform.Translate(Vector3.right * velocidade );
        // ou
        transform.Rotate(0, 5, 0);
    }

Depois, vá em on click em inspector e arraste o objeto que está com o script, depois é só selecionar o metodo "Direita()" ainda no on click, faça isso para cada botão.
KurotamaXIII
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DÚVIDA Re: Movimento com Botões Unity 3D

Mensagem por KurotamaXIII Sex Jun 19, 2020 3:20 pm

@KurotamaXIII escreveu:Bom, é só você criar uns botões na ui, e substituir os input por metodos assim:
Código:
public void Frente()
    {

        transform.Translate(Vector3.forward * velocidade );
    }public void Direita()
    {

        transform.Translate(Vector3.right * velocidade );
        // ou
        transform.Rotate(0, 5, 0);
    }

Depois, vá em on click em inspector e arraste o objeto que está com o script, depois é só selecionar o metodo "Direita()" ainda no on click, faça isso para cada botão.
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DÚVIDA Re: Movimento com Botões Unity 3D

Mensagem por KauanGP Sex Jun 19, 2020 5:00 pm

Funcionou aqui, muito obrigado!

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DÚVIDA Re: Movimento com Botões Unity 3D

Mensagem por rauljeremias Sab Jun 20, 2020 12:57 pm

@KurotamaXIII escreveu:
@KurotamaXIII escreveu:Bom, é só você criar uns botões na ui, e substituir os input por metodos assim:
Código:
public void Frente()
    {

        transform.Translate(Vector3.forward * velocidade );
    }public void Direita()
    {

        transform.Translate(Vector3.right * velocidade );
        // ou
        transform.Rotate(0, 5, 0);
    }

Depois, vá em on click em inspector e arraste o objeto que está com o script, depois é só selecionar o metodo "Direita()" ainda no on click, faça isso para cada botão.
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Olá e como faz pra movimentar a camera?

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DÚVIDA Re: Movimento com Botões Unity 3D

Mensagem por KurotamaXIII Dom Jun 21, 2020 1:09 pm

@rauljeremias escreveu:
@KurotamaXIII escreveu:
@KurotamaXIII escreveu:Bom, é só você criar uns botões na ui, e substituir os input por metodos assim:
Código:
public void Frente()
    {

        transform.Translate(Vector3.forward * velocidade );
    }public void Direita()
    {

        transform.Translate(Vector3.right * velocidade );
        // ou
        transform.Rotate(0, 5, 0);
    }

Depois, vá em on click em inspector e arraste o objeto que está com o script, depois é só selecionar o metodo "Direita()" ainda no on click, faça isso para cada botão.
Movimento com Botões Unity 3D H1up0qLzkSyEAAAAAElFTkSuQmCC
Olá e como faz pra movimentar a camera?

Nesse cod to ususando um joystick, mas você pode adaptar para botões na tela(Você pode fazer o seguinte, criar metodos, que nem você fez para movimento, e colocar dentro do metodo por explo h2++, para realizar o movimento, você pode colocar um if para limitar tb o tanto que ele pode se movimentar, ah, não esqueça de apagar o  "h2 = joystick2.Horizontal;
v2 = joystick2.Vertical").
Código:
void Update()
    {
        Movimenta();
    }
    void Movimenta() {
        h2 = joystick2.Horizontal;
        v2 = joystick2.Vertical;

        transform.RotateAround(alvo.position, transform.up, h2 * veloM);
        http://transform.RotateAround(alvo.position, transform.right, v2 * veloM);

     
        transform.position = alvo.position - transform.forward * disCam;
       
    }

Se você quiser fazer com joystick tem no assetstore varios modelos free, é so você arrastar o joystick para dentro do canvas, e indicar no script.(Vou deixar o script inteiro caso você queria)

Código:
public Transform alvo;
    RaycastHit hit = new RaycastHit();
    public float disCam;
    public Joystick joystick2; // você vai arrastar o joystick que ta no canvas aqui
    private float h2;
    private float v2;
    public float veloM=0f;
    // Start is called before the first frame update
    void Start()
    {
       
    }

    // Update is called once per frame
    void Update()
    {
        Movimenta();
    }
    void Movimenta() {
        h2 = joystick2.Horizontal;
        v2 = joystick2.Vertical;

        transform.RotateAround(alvo.position, transform.up, h2 * veloM);
        http://transform.RotateAround(alvo.position, transform.right, v2 * veloM);

        Vector3 rotacao = transform.eulerAngles;
        rotacao.z = 0;
        transform.eulerAngles = rotacao;
     
        transform.position = alvo.position - transform.forward * disCam;
        if (Physics.Linecast(alvo.position, transform.position, out hit))// to usando isso para evitar que a camera atravesse a parede,
        {// ele vai ver se tem um parede e se tiver vai posicionara camera para frente
            transform.position = hit.point + transform.forward * 0.2f;
        }
    }
}
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DÚVIDA Re: Movimento com Botões Unity 3D

Mensagem por KurotamaXIII Dom Jun 21, 2020 1:13 pm

@KurotamaXIII escreveu:
@rauljeremias escreveu:
@KurotamaXIII escreveu:
@KurotamaXIII escreveu:Bom, é só você criar uns botões na ui, e substituir os input por metodos assim:
Código:
public void Frente()
    {

        transform.Translate(Vector3.forward * velocidade );
    }public void Direita()
    {

        transform.Translate(Vector3.right * velocidade );
        // ou
        transform.Rotate(0, 5, 0);
    }

Depois, vá em on click em inspector e arraste o objeto que está com o script, depois é só selecionar o metodo "Direita()" ainda no on click, faça isso para cada botão.
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Olá e como faz pra movimentar a camera?

Nesse cod to ususando um joystick, mas você pode adaptar para botões na tela(Você pode fazer o seguinte, criar metodos, que nem você fez para movimento, e colocar dentro do metodo por explo h2++, para realizar o movimento, você pode colocar um if para limitar tb o tanto que ele pode se movimentar, ah, não esqueça de apagar o  "h2 = joystick2.Horizontal;
v2 = joystick2.Vertical").
Código:
void Update()
    {
        Movimenta();
    }
    void Movimenta() {
        h2 = joystick2.Horizontal;
        v2 = joystick2.Vertical;

        transform.RotateAround(alvo.position, transform.up, h2 * veloM);
        //transform.RotateAround(alvo.position, transform.right, v2 * veloM);

      
        transform.position = alvo.position - transform.forward * disCam;
        
    }

Se você quiser fazer com joystick tem no assetstore varios modelos free, é so você arrastar o joystick para dentro do canvas, e indicar no script.(Vou deixar o script inteiro caso você queria)

Código:
public Transform alvo;
    RaycastHit hit = new RaycastHit();
    public float disCam;
    public Joystick joystick2; // você vai arrastar o joystick que ta no canvas aqui
    private float h2;
    private float v2;
    public float veloM=0f;
    // Start is called before the first frame update
    void Start()
    {
        
    }

    // Update is called once per frame
    void Update()
    {
        Movimenta();
    }
    void Movimenta() {
        h2 = joystick2.Horizontal;
        v2 = joystick2.Vertical;

        transform.RotateAround(alvo.position, transform.up, h2 * veloM);
        //transform.RotateAround(alvo.position, transform.right, v2 * veloM);

        Vector3 rotacao = transform.eulerAngles;
        rotacao.z = 0;
        transform.eulerAngles = rotacao;
      
        transform.position = alvo.position - transform.forward * disCam;
        if (Physics.Linecast(alvo.position, transform.position, out hit))// to usando isso para evitar que a camera atravesse a parede,
        {// ele vai ver se tem um parede e se tiver vai posicionara camera para frente
            transform.position = hit.point + transform.forward * 0.2f;
        }
    }
}
O site colocou um http: na frente de transform, o que ta comentado, ele não existe não
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DÚVIDA Re: Movimento com Botões Unity 3D

Mensagem por rauljeremias Dom Jun 21, 2020 1:33 pm

@KurotamaXIII escreveu:
@KurotamaXIII escreveu:
@rauljeremias escreveu:
@KurotamaXIII escreveu:
@KurotamaXIII escreveu:Bom, é só você criar uns botões na ui, e substituir os input por metodos assim:
Código:
public void Frente()
    {

        transform.Translate(Vector3.forward * velocidade );
    }public void Direita()
    {

        transform.Translate(Vector3.right * velocidade );
        // ou
        transform.Rotate(0, 5, 0);
    }

Depois, vá em on click em inspector e arraste o objeto que está com o script, depois é só selecionar o metodo "Direita()" ainda no on click, faça isso para cada botão.
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Olá e como faz pra movimentar a camera?

Nesse cod to ususando um joystick, mas você pode adaptar para botões na tela(Você pode fazer o seguinte, criar metodos, que nem você fez para movimento, e colocar dentro do metodo por explo h2++, para realizar o movimento, você pode colocar um if para limitar tb o tanto que ele pode se movimentar, ah, não esqueça de apagar o  "h2 = joystick2.Horizontal;
v2 = joystick2.Vertical").
Código:
void Update()
    {
        Movimenta();
    }
    void Movimenta() {
        h2 = joystick2.Horizontal;
        v2 = joystick2.Vertical;

        transform.RotateAround(alvo.position, transform.up, h2 * veloM);
        //transform.RotateAround(alvo.position, transform.right, v2 * veloM);

      
        transform.position = alvo.position - transform.forward * disCam;
        
    }

Se você quiser fazer com joystick tem no assetstore varios modelos free, é so você arrastar o joystick para dentro do canvas, e indicar no script.(Vou deixar o script inteiro caso você queria)

Código:
public Transform alvo;
    RaycastHit hit = new RaycastHit();
    public float disCam;
    public Joystick joystick2; // você vai arrastar o joystick que ta no canvas aqui
    private float h2;
    private float v2;
    public float veloM=0f;
    // Start is called before the first frame update
    void Start()
    {
        
    }

    // Update is called once per frame
    void Update()
    {
        Movimenta();
    }
    void Movimenta() {
        h2 = joystick2.Horizontal;
        v2 = joystick2.Vertical;

        transform.RotateAround(alvo.position, transform.up, h2 * veloM);
        //transform.RotateAround(alvo.position, transform.right, v2 * veloM);

        Vector3 rotacao = transform.eulerAngles;
        rotacao.z = 0;
        transform.eulerAngles = rotacao;
      
        transform.position = alvo.position - transform.forward * disCam;
        if (Physics.Linecast(alvo.position, transform.position, out hit))// to usando isso para evitar que a camera atravesse a parede,
        {// ele vai ver se tem um parede e se tiver vai posicionara camera para frente
            transform.position = hit.point + transform.forward * 0.2f;
        }
    }
}
O site colocou um http: na frente de transform, o que ta comentado, ele não existe não
Vou tentar aqui obg

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DÚVIDA Re: Movimento com Botões Unity 3D

Mensagem por rauljeremias Dom Jun 21, 2020 2:50 pm

@KurotamaXIII escreveu:
@KurotamaXIII escreveu:
@rauljeremias escreveu:
@KurotamaXIII escreveu:
@KurotamaXIII escreveu:Bom, é só você criar uns botões na ui, e substituir os input por metodos assim:
Código:
public void Frente()
    {

        transform.Translate(Vector3.forward * velocidade );
    }public void Direita()
    {

        transform.Translate(Vector3.right * velocidade );
        // ou
        transform.Rotate(0, 5, 0);
    }

Depois, vá em on click em inspector e arraste o objeto que está com o script, depois é só selecionar o metodo "Direita()" ainda no on click, faça isso para cada botão.
Movimento com Botões Unity 3D H1up0qLzkSyEAAAAAElFTkSuQmCC
Olá e como faz pra movimentar a camera?

Nesse cod to ususando um joystick, mas você pode adaptar para botões na tela(Você pode fazer o seguinte, criar metodos, que nem você fez para movimento, e colocar dentro do metodo por explo h2++, para realizar o movimento, você pode colocar um if para limitar tb o tanto que ele pode se movimentar, ah, não esqueça de apagar o  "h2 = joystick2.Horizontal;
v2 = joystick2.Vertical").
Código:
void Update()
    {
        Movimenta();
    }
    void Movimenta() {
        h2 = joystick2.Horizontal;
        v2 = joystick2.Vertical;

        transform.RotateAround(alvo.position, transform.up, h2 * veloM);
        //transform.RotateAround(alvo.position, transform.right, v2 * veloM);

      
        transform.position = alvo.position - transform.forward * disCam;
        
    }

Se você quiser fazer com joystick tem no assetstore varios modelos free, é so você arrastar o joystick para dentro do canvas, e indicar no script.(Vou deixar o script inteiro caso você queria)

Código:
public Transform alvo;
    RaycastHit hit = new RaycastHit();
    public float disCam;
    public Joystick joystick2; // você vai arrastar o joystick que ta no canvas aqui
    private float h2;
    private float v2;
    public float veloM=0f;
    // Start is called before the first frame update
    void Start()
    {
        
    }

    // Update is called once per frame
    void Update()
    {
        Movimenta();
    }
    void Movimenta() {
        h2 = joystick2.Horizontal;
        v2 = joystick2.Vertical;

        transform.RotateAround(alvo.position, transform.up, h2 * veloM);
        //transform.RotateAround(alvo.position, transform.right, v2 * veloM);

        Vector3 rotacao = transform.eulerAngles;
        rotacao.z = 0;
        transform.eulerAngles = rotacao;
      
        transform.position = alvo.position - transform.forward * disCam;
        if (Physics.Linecast(alvo.position, transform.position, out hit))// to usando isso para evitar que a camera atravesse a parede,
        {// ele vai ver se tem um parede e se tiver vai posicionara camera para frente
            transform.position = hit.point + transform.forward * 0.2f;
        }
    }
}
O site colocou um http: na frente de transform, o que ta comentado, ele não existe não
Mas esse código é pra colocar no personagem ou na câmera?

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DÚVIDA Re: Movimento com Botões Unity 3D

Mensagem por KurotamaXIII Qua Jun 24, 2020 3:23 pm

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