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Precisando de ajuda em um script

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DÚVIDA Precisando de ajuda em um script

Mensagem por Astolfokun em Qua Jun 03, 2020 1:38 pm

Ei gente, estou criando um jogo e tenho tido problemas ao tentar desenvolver um script para um elevador (chequei o tutorial do Marcus sobre criar um elevador na Unity e usei de base pro que eu precisava criar). O Script, mesmo sem "erros aparentes" acaba não funcionando. Se alguém puder me dar um help agradeço mt, segue o script abaixo.
Código:
using System;
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using System.Runtime.Remoting.Messaging;
using UnityEngine;

public class Teste : MonoBehaviour
{
    public bool EstaSubindo, EstaDescendo, EstaParado, EstaPerto;
    public Transform primeiroAndar, segundoAndar, terceiroAndar;
    public Transform baseElevador;
    public float speed = 3;
    public GameObject botaoPrimeiro, botaoSegundo, botaoTerceiro;
    public int botaoApertado;
    void OnTriggerEnter()
    {
        EstaPerto = true;
    }
    void OnTriggerExit()
    {
        EstaPerto = false;
    }


    public void Movimenta(Transform destino, GameObject Botao)
    {
        transform.position = Vector3.MoveTowards(transform.position, destino.transform.position, speed * Time.deltaTime);
        if (transform.position == destino.transform.position)
        {
            Botao.GetComponent<Renderer>().material.color = Color.red;
            EstaParado = true;
        }
        else
        {
            Botao.GetComponent<Renderer>().material.color = Color.green;
            EstaParado = false;
        }
        if (Input.GetKeyDown("e") && EstaPerto == true && EstaParado == true)
        {
            if (transform.position == destino.transform.position)
            {
                EstaSubindo = true;
                EstaDescendo = false;
            }
            else if (transform.position == destino.transform.position)
            {
                EstaSubindo = false;
                EstaDescendo = true;
            }
        }
    }

    public void Muda(Transform andarAtual)
    {
        

        if (botaoPrimeiro.GetComponent<Renderer>().material.color == Color.red)
        {
            botaoApertado = 1;
        }
        else if (botaoSegundo.GetComponent<Renderer>().material.color == Color.red)
        {
            botaoApertado = 2;

        }
        else if (botaoTerceiro.GetComponent<Renderer>().material.color == Color.red)
        {
            botaoApertado = 3;

        }

        switch (botaoApertado)
        {

            case 1:
                Movimenta(primeiroAndar, botaoPrimeiro);
                break;
            case 2:
                Movimenta(segundoAndar, botaoSegundo);
                break;
            case 3:
                Movimenta(terceiroAndar, botaoTerceiro);
                break;
        }
    }
}






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DÚVIDA Re: Precisando de ajuda em um script

Mensagem por vini024 em Sex Jun 05, 2020 11:14 am

Código:
using System;[size=14][/size]using System.Collections;[size=14][/size]using System.Collections.Generic;[size=14][/size]using System.Runtime.Remoting.Messaging;[size=14][/size]using UnityEngine;[size=14][/size][size=14][/size]public class Teste : MonoBehaviour[size=14][/size]{[size=14][/size]    public bool EstaSubindo, EstaDescendo, EstaParado, EstaPerto;[size=14][/size]    public Transform primeiroAndar, segundoAndar, terceiroAndar;[size=14][/size]    public Transform baseElevador;[size=14][/size]    public float speed = 3;[size=14][/size]    public GameObject botaoPrimeiro, botaoSegundo, botaoTerceiro;[size=14][/size]    public int botaoApertado;

[size=14][/size]    void OnTriggerEnter(Collider other)[size=14][/size]    {
              if(other.tag -- "Player")       {        EstaPerto = true;
        }    }[size=14][/size]    void OnTriggerExit(Collider other)[size=14][/size]    {
        if(other.tag -- "Player")        {
        EstaPerto = false;
        }    }[size=14][/size][size=14][/size][size=14][/size]    public void Movimenta(Transform destino, GameObject Botao)[size=14][/size]    {[size=14][/size]        transform.position = Vector3.MoveTowards(transform.position, destino.transform.position, speed * Time.deltaTime);[size=14][/size]        if (transform.position == destino.transform.position)[size=14][/size]        {[size=14][/size]            Botao.GetComponent<Renderer>().material.color = Color.red;[size=14][/size]            EstaParado = true;[size=14][/size]        }[size=14][/size]        else[size=14][/size]        {[size=14][/size]            Botao.GetComponent<Renderer>().material.color = Color.green;[size=14][/size]            EstaParado = false;[size=14][/size]        }[size=14][/size]        if (Input.GetKeyDown("e") && EstaPerto == true && EstaParado == true)[size=14][/size]        {[size=14][/size]            if (transform.position == destino.transform.position)[size=14][/size]            {[size=14][/size]                EstaSubindo = true;[size=14][/size]                EstaDescendo = false;[size=14][/size]            }[size=14][/size]            else if (transform.position == destino.transform.position)[size=14][/size]            {[size=14][/size]                EstaSubindo = false;[size=14][/size]                EstaDescendo = true;[size=14][/size]            }[size=14][/size]        }[size=14][/size]    }[size=14][/size][size=14][/size]    public void Muda(Transform andarAtual)[size=14][/size]    {[size=14][/size]        [size=14][/size][size=14][/size]        if (botaoPrimeiro.GetComponent<Renderer>().material.color == Color.red)[size=14][/size]        {[size=14][/size]            botaoApertado = 1;[size=14][/size]        }[size=14][/size]        else if (botaoSegundo.GetComponent<Renderer>().material.color == Color.red)[size=14][/size]        {[size=14][/size]            botaoApertado = 2;[size=14][/size][size=14][/size]        }[size=14][/size]        else if (botaoTerceiro.GetComponent<Renderer>().material.color == Color.red)[size=14][/size]        {[size=14][/size]            botaoApertado = 3;[size=14][/size][size=14][/size]        }[size=14][/size][size=14][/size]        switch (botaoApertado)[size=14][/size]        {[size=14][/size][size=14][/size]            case 1:[size=14][/size]                Movimenta(primeiroAndar, botaoPrimeiro);[size=14][/size]                break;[size=14][/size]            case 2:[size=14][/size]                Movimenta(segundoAndar, botaoSegundo);[size=14][/size]                break;[size=14][/size]            case 3:[size=14][/size]                Movimenta(terceiroAndar, botaoTerceiro);[size=14][/size]                break;[size=14][/size]        }[size=14][/size]    }[size=14][/size]}[size=14][/size][size=14][/size][size=14][/size][size=14][/size][size=14][/size]
 

tenta esse, e tenta estudar mais o OnTrigger



https://docs.unity3d.com/ScriptReference/30_search.html?q=OnTrigger

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DÚVIDA Re: Precisando de ajuda em um script

Mensagem por vini024 em Sex Jun 05, 2020 11:16 am

@vini024 escreveu:
Código:
using System;[size=14][/size]using System.Collections;[size=14][/size]using System.Collections.Generic;[size=14][/size]using System.Runtime.Remoting.Messaging;[size=14][/size]using UnityEngine;[size=14][/size][size=14][/size]public class Teste : MonoBehaviour[size=14][/size]{[size=14][/size]    public bool EstaSubindo, EstaDescendo, EstaParado, EstaPerto;[size=14][/size]    public Transform primeiroAndar, segundoAndar, terceiroAndar;[size=14][/size]    public Transform baseElevador;[size=14][/size]    public float speed = 3;[size=14][/size]    public GameObject botaoPrimeiro, botaoSegundo, botaoTerceiro;[size=14][/size]    public int botaoApertado;

[size=14][/size]    void OnTriggerEnter(Collider other)[size=14][/size]    {
               if(other.tag -- "Player")       {        EstaPerto = true;
        }    }[size=14][/size]    void OnTriggerExit(Collider other)[size=14][/size]    {
         if(other.tag -- "Player")        {
         EstaPerto = false;
         }    }[size=14][/size][size=14][/size][size=14][/size]    public void Movimenta(Transform destino, GameObject Botao)[size=14][/size]    {[size=14][/size]        transform.position = Vector3.MoveTowards(transform.position, destino.transform.position, speed * Time.deltaTime);[size=14][/size]        if (transform.position == destino.transform.position)[size=14][/size]        {[size=14][/size]            Botao.GetComponent<Renderer>().material.color = Color.red;[size=14][/size]            EstaParado = true;[size=14][/size]        }[size=14][/size]        else[size=14][/size]        {[size=14][/size]            Botao.GetComponent<Renderer>().material.color = Color.green;[size=14][/size]            EstaParado = false;[size=14][/size]        }[size=14][/size]        if (Input.GetKeyDown("e") && EstaPerto == true && EstaParado == true)[size=14][/size]        {[size=14][/size]            if (transform.position == destino.transform.position)[size=14][/size]            {[size=14][/size]                EstaSubindo = true;[size=14][/size]                EstaDescendo = false;[size=14][/size]            }[size=14][/size]            else if (transform.position == destino.transform.position)[size=14][/size]            {[size=14][/size]                EstaSubindo = false;[size=14][/size]                EstaDescendo = true;[size=14][/size]            }[size=14][/size]        }[size=14][/size]    }[size=14][/size][size=14][/size]    public void Muda(Transform andarAtual)[size=14][/size]    {[size=14][/size]        [size=14][/size][size=14][/size]        if (botaoPrimeiro.GetComponent<Renderer>().material.color == Color.red)[size=14][/size]        {[size=14][/size]            botaoApertado = 1;[size=14][/size]        }[size=14][/size]        else if (botaoSegundo.GetComponent<Renderer>().material.color == Color.red)[size=14][/size]        {[size=14][/size]            botaoApertado = 2;[size=14][/size][size=14][/size]        }[size=14][/size]        else if (botaoTerceiro.GetComponent<Renderer>().material.color == Color.red)[size=14][/size]        {[size=14][/size]            botaoApertado = 3;[size=14][/size][size=14][/size]        }[size=14][/size][size=14][/size]        switch (botaoApertado)[size=14][/size]        {[size=14][/size][size=14][/size]            case 1:[size=14][/size]                Movimenta(primeiroAndar, botaoPrimeiro);[size=14][/size]                break;[size=14][/size]            case 2:[size=14][/size]                Movimenta(segundoAndar, botaoSegundo);[size=14][/size]                break;[size=14][/size]            case 3:[size=14][/size]                Movimenta(terceiroAndar, botaoTerceiro);[size=14][/size]                break;[size=14][/size]        }[size=14][/size]    }[size=14][/size]}[size=14][/size][size=14][/size][size=14][/size][size=14][/size][size=14][/size]
 

tenta esse, e tenta estudar mais o OnTrigger



https://docs.unity3d.com/ScriptReference/30_search.html?q=OnTrigger


o codigo ficou bugado, ja te mando o certo

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DÚVIDA Re: Precisando de ajuda em um script

Mensagem por vini024 em Sex Jun 05, 2020 11:20 am

@vini024 escreveu:
@vini024 escreveu:
Código:
using System;[size=14][/size]using System.Collections;[size=14][/size]using System.Collections.Generic;[size=14][/size]using System.Runtime.Remoting.Messaging;[size=14][/size]using UnityEngine;[size=14][/size][size=14][/size]public class Teste : MonoBehaviour[size=14][/size]{[size=14][/size]    public bool EstaSubindo, EstaDescendo, EstaParado, EstaPerto;[size=14][/size]    public Transform primeiroAndar, segundoAndar, terceiroAndar;[size=14][/size]    public Transform baseElevador;[size=14][/size]    public float speed = 3;[size=14][/size]    public GameObject botaoPrimeiro, botaoSegundo, botaoTerceiro;[size=14][/size]    public int botaoApertado;

[size=14][/size]    void OnTriggerEnter(Collider other)[size=14][/size]    {
               if(other.tag -- "Player")       {        EstaPerto = true;
        }    }[size=14][/size]    void OnTriggerExit(Collider other)[size=14][/size]    {
         if(other.tag -- "Player")        {
         EstaPerto = false;
         }    }[size=14][/size][size=14][/size][size=14][/size]    public void Movimenta(Transform destino, GameObject Botao)[size=14][/size]    {[size=14][/size]        transform.position = Vector3.MoveTowards(transform.position, destino.transform.position, speed * Time.deltaTime);[size=14][/size]        if (transform.position == destino.transform.position)[size=14][/size]        {[size=14][/size]            Botao.GetComponent<Renderer>().material.color = Color.red;[size=14][/size]            EstaParado = true;[size=14][/size]        }[size=14][/size]        else[size=14][/size]        {[size=14][/size]            Botao.GetComponent<Renderer>().material.color = Color.green;[size=14][/size]            EstaParado = false;[size=14][/size]        }[size=14][/size]        if (Input.GetKeyDown("e") && EstaPerto == true && EstaParado == true)[size=14][/size]        {[size=14][/size]            if (transform.position == destino.transform.position)[size=14][/size]            {[size=14][/size]                EstaSubindo = true;[size=14][/size]                EstaDescendo = false;[size=14][/size]            }[size=14][/size]            else if (transform.position == destino.transform.position)[size=14][/size]            {[size=14][/size]                EstaSubindo = false;[size=14][/size]                EstaDescendo = true;[size=14][/size]            }[size=14][/size]        }[size=14][/size]    }[size=14][/size][size=14][/size]    public void Muda(Transform andarAtual)[size=14][/size]    {[size=14][/size]        [size=14][/size][size=14][/size]        if (botaoPrimeiro.GetComponent<Renderer>().material.color == Color.red)[size=14][/size]        {[size=14][/size]            botaoApertado = 1;[size=14][/size]        }[size=14][/size]        else if (botaoSegundo.GetComponent<Renderer>().material.color == Color.red)[size=14][/size]        {[size=14][/size]            botaoApertado = 2;[size=14][/size][size=14][/size]        }[size=14][/size]        else if (botaoTerceiro.GetComponent<Renderer>().material.color == Color.red)[size=14][/size]        {[size=14][/size]            botaoApertado = 3;[size=14][/size][size=14][/size]        }[size=14][/size][size=14][/size]        switch (botaoApertado)[size=14][/size]        {[size=14][/size][size=14][/size]            case 1:[size=14][/size]                Movimenta(primeiroAndar, botaoPrimeiro);[size=14][/size]                break;[size=14][/size]            case 2:[size=14][/size]                Movimenta(segundoAndar, botaoSegundo);[size=14][/size]                break;[size=14][/size]            case 3:[size=14][/size]                Movimenta(terceiroAndar, botaoTerceiro);[size=14][/size]                break;[size=14][/size]        }[size=14][/size]    }[size=14][/size]}[size=14][/size][size=14][/size][size=14][/size][size=14][/size][size=14][/size]
 

tenta esse, e tenta estudar mais o OnTrigger



https://docs.unity3d.com/ScriptReference/30_search.html?q=OnTrigger


o codigo ficou bugado, ja te mando o certo
Código:
using System;
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using System.Runtime.Remoting.Messaging;
using UnityEngine;

public class Teste : MonoBehaviour
{
    public bool EstaSubindo, EstaDescendo, EstaParado, EstaPerto;
    public Transform primeiroAndar, segundoAndar, terceiroAndar;
    public Transform baseElevador;
    public float speed = 3;
    public GameObject botaoPrimeiro, botaoSegundo, botaoTerceiro;
    public int botaoApertado;


    void OnTriggerEnter(Collider other)
    {
        if(other.tag == "Player")
        {
            EstaPerto = true;
        }
    }
    void OnTriggerExit(Collider other)
    {
        if (other.tag == "Player")
        {
            EstaPerto = false;
        }
    }


    public void Movimenta(Transform destino, GameObject Botao)
    {
        transform.position = Vector3.MoveTowards(transform.position, destino.transform.position, speed * Time.deltaTime);
        if (transform.position == destino.transform.position)
        {
            Botao.GetComponent<Renderer>().material.color = Color.red;
            EstaParado = true;
        }
        else
        {
            Botao.GetComponent<Renderer>().material.color = Color.green;
            EstaParado = false;
        }
        if (Input.GetKeyDown("e") && EstaPerto == true && EstaParado == true)
        {
            if (transform.position == destino.transform.position)
            {
                EstaSubindo = true;
                EstaDescendo = false;
            }
            else if (transform.position == destino.transform.position)
            {
                EstaSubindo = false;
                EstaDescendo = true;
            }
        }
    }

    public void Muda(Transform andarAtual)
    {


        if (botaoPrimeiro.GetComponent<Renderer>().material.color == Color.red)
        {
            botaoApertado = 1;
        }
        else if (botaoSegundo.GetComponent<Renderer>().material.color == Color.red)
        {
            botaoApertado = 2;

        }
        else if (botaoTerceiro.GetComponent<Renderer>().material.color == Color.red)
        {
            botaoApertado = 3;

        }

        switch (botaoApertado)
        {

            case 1:
                Movimenta(primeiroAndar, botaoPrimeiro);
                break;
            case 2:
                Movimenta(segundoAndar, botaoSegundo);
                break;
            case 3:
                Movimenta(terceiroAndar, botaoTerceiro);
                break;
        }
    }
}





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DÚVIDA Re: Precisando de ajuda em um script

Mensagem por Astolfokun em Sab Jun 06, 2020 8:57 pm

Valeu gente, vou testar aqui e dar uma estudada a mais no Trigger, qualquer coisa eu mando aqui

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DÚVIDA Re: Precisando de ajuda em um script

Mensagem por Astolfokun em Seg Jun 08, 2020 3:59 pm

Opa, tava testando o que o vini024 me mandou e bom, acaba que o unity não está reconhecendo a key "e", responsável por selecionar os botões, alguma dica do que eu posso acabar usando pra resolver isso?

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DÚVIDA Re: Precisando de ajuda em um script

Mensagem por Micco em Qui Jun 11, 2020 3:50 pm

@Astolfokun escreveu:Opa, tava testando o que o vini024 me mandou e bom, acaba que o unity não está reconhecendo a key "e", responsável por selecionar os botões, alguma dica do que eu posso acabar usando pra resolver isso?
Não reconheceu porque você colocou "e" no lugar de KeyCode.E :D
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DÚVIDA Re: Precisando de ajuda em um script

Mensagem por Astolfokun em Ter Jun 16, 2020 8:10 pm

@Micco escreveu:
@Astolfokun escreveu:Opa, tava testando o que o vini024 me mandou e bom, acaba que o unity não está reconhecendo a key "e", responsável por selecionar os botões, alguma dica do que eu posso acabar usando pra resolver isso?
Não reconheceu porque você colocou "e" no lugar de KeyCode.E :D
Então, fiz isso e mesmo assim os botões acabam não sendo reconhecidos. Pensei em modificar como o script funciona, colocando ao invés de botões uma especie de Hud, pro jogador selecionar pra qual andar ele vai, aí a ideia seria que o script do Hud modificasse a variável botaoApertado que é uma variável do script Elevador, assim o jogador consegue ir pra qualquer andar. O problema é que eu não sei como fazer com que um script modifique o outro. Se alguém conhecer um vídeo que explique sobre isso ou um link de um artigo, ajudaria muito.

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DÚVIDA Re: Precisando de ajuda em um script

Mensagem por Weslley em Ter Jun 16, 2020 9:38 pm

Onde você esta chamando o método "Movimenta"?
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DÚVIDA Re: Precisando de ajuda em um script

Mensagem por Astolfokun em Qua Jun 17, 2020 2:14 pm

@Weslley escreveu:Onde você esta chamando o método "Movimenta"?
Estou chamando ele no switch, linhas 84, 87 e 90, case 1, 2 e 3, respectivamente.

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DÚVIDA Re: Precisando de ajuda em um script

Mensagem por Weslley em Qua Jun 17, 2020 2:28 pm

E onde você esta chama o método "Muda" em qual script? notei que não tem nenhum método Update, porque se "Input.GetKeyDown("e")" ou "Input.GetKeyDown(KeyCode.E)" não esta funcionando ou seu botão do teclado não esta funcionado ou você não ta chamando o métodos em uma rotina de repetição
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DÚVIDA Re: Precisando de ajuda em um script

Mensagem por Astolfokun em Qua Jun 17, 2020 2:59 pm

Código:
using System;
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using System.Diagnostics;
using System.Runtime.InteropServices;
using System.Runtime.Remoting.Messaging;
using UnityEngine;

public class Teste3 : MonoBehaviour
{
    public bool EstaSubindo, EstaDescendo, EstaParado, EstaPerto;
    public Transform primeiroAndar, segundoAndar, terceiroAndar;
    public float speed = 3;
    public GameObject botaoPrimeiro, botaoSegundo, botaoTerceiro;
    public int botaoApertado;

    void OnTriggerEnter(Collider other)
    {
        if (other.tag == "Player")
        {
            EstaPerto = true;
        }
    }
    void OnTriggerExit(Collider other)
    {
        if (other.tag == "Player")
        {
            EstaPerto = false;
        }
    }

    public void Movimenta(Transform destino, GameObject Botao)
    {
        print("Funcionou");
        transform.position = Vector3.MoveTowards(transform.position, destino.transform.position, speed * Time.deltaTime);
        if (transform.position == destino.transform.position)
        {
            Botao.GetComponent<Renderer>().material.color = Color.red;
            EstaParado = true;
        }
        else
        {
            Botao.GetComponent<Renderer>().material.color = Color.green;
            EstaParado = false;
        }
        if (Input.GetKeyDown(KeyCode.E) && EstaPerto == true && EstaParado == true)
        {
            if (transform.position == destino.transform.position)
            {
                EstaSubindo = true;
                EstaDescendo = false;
            }
            else if (transform.position == destino.transform.position)
            {
                EstaSubindo = false;
                EstaDescendo = true;
            }
        }
    }

    void Update()
    {


        if (botaoPrimeiro.GetComponent<Renderer>().material.color == Color.red)
        {
            botaoApertado = 1;
        }
        else if (botaoSegundo.GetComponent<Renderer>().material.color == Color.red)
        {
          
            botaoApertado = 2;

        }
        else if (botaoTerceiro.GetComponent<Renderer>().material.color == Color.red)
        {
            botaoApertado = 3;

        }

        print("Funcionou 2");
        switch (botaoApertado)
        {


            case 1:
                Movimenta(primeiroAndar, botaoPrimeiro);

                break;
            case 2:
                print("Funcionou case");
                Movimenta(segundoAndar, botaoSegundo);
                break;
            case 3:
                Movimenta(terceiroAndar, botaoTerceiro);
                break;
        }
    }
}



Mandando o script que eu tô usando atualmente, acabei trocando o "Muda" por um Update. Fui fazendo alguns testes de mesa e o que acontece é que ele não entra no if else. Testei sem ele, só chamando pra um andar e funcionou a movimentação, logo eu acredito que o problema esteja no if.

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