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Personagem invisivel

4 participantes

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DÚVIDA Personagem invisivel

Mensagem por maxwarnava Seg maio 11, 2020 10:42 am

Bom dia, estou fazendo um jogo 2D e até então tudo tem dado certo, porem assim que terminei o script do inimigo (Que nasce no canto direito da tela, voa até o esquerdo e some) ele simplesmente ficou invisível.
Na tela do jogo ele não aparece porem na tela "Scene" sim, vou deixar o script caso alguem possa ajudar.
Grato desde já!

Esse spawna ele:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class spawninimigo : MonoBehaviour
{
    public GameObject inimigo;
    void Start()
    {
      StartCoroutine(spawnmonstro());
   }
   private void spawnar ()
   {
      GameObject a = Instantiate (inimigo) as GameObject;
      inimigo.transform.position = transform.position + new Vector3 (25, Random.Range (-3.5f, 3.5f), 0);
   }
   IEnumerator spawnmonstro ()
   {
      while (true)
      {
         yield return new WaitForSeconds(Random.Range(5,10));
         spawnar ();
      }
   }
   
    void Update()
    {
       
    }
}

Esse da o movimento a ele:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class scriptinimigo : MonoBehaviour
{
   public float velocidade = -0.90f;
    // Start is called before the first frame update
    void Start()
    {
    }

    // Update is called once per frame
    void Update()
    {
      transform.position = transform.position + new Vector3 (velocidade,0,0);

      if (transform.position.x < -25)
         Destroy (gameObject);
    }
}

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DÚVIDA Re: Personagem invisivel

Mensagem por Weverton Borges da Silva Seg maio 11, 2020 3:49 pm

Posso estar enganado, e talvez isso não tenha nada a ver com o problema, mas não sei se o Vector3 é usado em jogos 2D. Alguém com mais experiência pode esclarecer mais tarde.
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DÚVIDA Re: Personagem invisivel

Mensagem por Fagner Seg maio 11, 2020 9:48 pm

De fato, não há problema em usar um Vector3, ele vai pegar apenas o X e o Y, mas é chato pois alguma coisa pode alterar o Z desse objeto causando problema. 
O que eu percebi é que ele está tratando o inimigo como um objeto, mexendo no Transform e tal... O correto seria instanciar, definir o objeto como filho do canvas e alterar a posição via Rect Transform.
Não ficou muito claro pra mim como está organizado o jogo, se está sendo tudo 2d no canvas, ou se está usando uma câmera no mundo e colocando objetos comuns pra parecer 2D (pseudo 2d)
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DÚVIDA Re: Personagem invisivel

Mensagem por maxwarnava Sex maio 15, 2020 4:08 pm

Entendi, consegui fazer oq tu falou mas agora eu estou tentando entender como faço pra ele instanciar uns 5 prefabs e só instanciar outro caso um seja atingido pelo disparo

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DÚVIDA Re: Personagem invisivel

Mensagem por maxwarnava Sex maio 15, 2020 5:00 pm

Por exemplo, existe esse script:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class scriptinimigo : MonoBehaviour
{
   public float velocidade = 0.090f;
    // Start is called before the first frame update
    void Start()
    {
    }

    // Update is called once per frame
    void Update()
    {
      transform.position = transform.position + new Vector3 (velocidade,0,0);

      if (transform.position.x < -35)
         transform.position = new Vector3(25, Random.Range (-3.5f, 3.5f), 0);


      StartCoroutine(reespawnar());
   
   IEnumerator reespawnar ()
   {
      
      if (Input.GetMouseButtonDown(0))
      {
         transform.position = new Vector3(25, Random.Range (-3.5f, 3.5f), 0);
         yield return new WaitForSeconds(Random.Range(5,10));
         transform.position = transform.position + new Vector3 (velocidade,0,0);
      }
    }
}
}
 
Queria que quando eu clicasse (Vai ser alterado dps) ele voltasse ao ponto de partida, esperasse de 5 a 10 segundo e só então voasse pra frente, porem toda vez que ele volta pro ponto de partida ele pega o transform.position da void update e ignora o transform.position do if

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DÚVIDA Re: Personagem invisivel

Mensagem por MarcosSchultz Dom maio 17, 2020 5:48 pm

Tente isso:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class scriptinimigo : MonoBehaviour {

    public float velocidade = 0.090f;
    bool podeMover = true;

    void Start() {
        podeMover = true;
    }

    void Update() {
        if (podeMover) {
            transform.position = transform.position + new Vector3(velocidade, 0, 0);
        }

        if (transform.position.x < -35) {
            transform.position = new Vector3(25, Random.Range(-3.5f, 3.5f), 0);
        }

        if (Input.GetMouseButtonDown(0)) {
            StartCoroutine("reespawnar");
        }
    }

    IEnumerator reespawnar() {
        podeMover = false;
        transform.position = new Vector3(25, Random.Range(-3.5f, 3.5f), 0);
        yield return new WaitForSeconds(Random.Range(5, 10));
        transform.position = transform.position + new Vector3(velocidade, 0, 0);
        podeMover = true;
    }
}
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DÚVIDA Re: Personagem invisivel

Mensagem por maxwarnava Seg maio 18, 2020 12:56 pm

Funcionou, muito obrigado!

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