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Movimentação automatica do objeto com acompanhamento da câmera

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DÚVIDA Movimentação automatica do objeto com acompanhamento da câmera

Mensagem por Maria Costa em Qua Maio 06, 2020 10:09 pm

Olá! Preciso fazer que esse objeto se mova automaticamente no eixo "y" e que a câmera acompanhe ele, como estou fazendo pra mobile, qual o melhor jeito de fazer isso? Sad
Codigo do objeto:
Código:
public class balao : MonoBehaviour
{
    Rigidbody rb;
    float dirx;
    float velocidade = 10f;
    void Start()
    {
        rb = GetComponent<Rigidbody>();
    }

    void Update()
    {
        dirx = Input.acceleration.x * velocidade;
        transform.position = new Vector3(Mathf.Clamp(transform.position.x, -7.5f, 7.5f), transform.position.y);
    }
    void FixedUpdate()
    {
        rb.velocity = new Vector3(dirx, 0f);
    }
    void OnCollisionEnter(Collision coll)
    {
        if (coll.gameObject.tag == "obstaculo")
        {
            SceneManager.LoadScene(SceneManager.GetActiveScene().name);
        }
      
    }
}
Codigo da camera:
Código:
public class Camera : MonoBehaviour
{
    public float vel = 1;

    void Update()
    {
        transform.Translate(Vector3.down * vel * Time.deltaTime);
    }
}
Maria Costa
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DÚVIDA Re: Movimentação automatica do objeto com acompanhamento da câmera

Mensagem por Fagner em Qua Maio 06, 2020 11:00 pm

Se entendi bem, você está fazendo um jogo similar a aquele que você controla o balão e desvia de obstáculos, nesse caso seria mais correto mover os obstáculos ao invés de mover o balão, pois caso o balão fique muito longe da origem do mundo (0,0,0), você pode encontrar problemas relacionados a imprecisão dos números floats (floating point).

Respondendo a pergunta, você cria um Vector3 que recebe a posição do balão, soma a ele um outro Vector3 pra poder definir onde exatamente a câmera vai ficar, depois é só dar um Vector3.Lerp entre a posição atual da câmera, para esse Vector3 que você criou.
O código fica assim:
Código:
using UnityEngine;

public class CameraBalao : MonoBehaviour
{
    public Vector3 offsetCamera = new Vector3(0, 0, -5f);
    public Transform balao;
    public float suavidadeCamera = 5;

    private void LateUpdate()
    {
        Vector3 posicaoIdeal = balao.position + offsetCamera;
        transform.position = Vector3.Lerp(transform.position, posicaoIdeal, suavidadeCamera * Time.deltaTime);
        transform.LookAt(balao, Vector3.up);
    }
}

Sobre a movimentação do balão, não me parece legal misturar movimentação via Transform com o velocity do Rigidbody, dê uma olhada no MovePosition, é a função própria pra se mover um rigidBody (Tem mesmo necessidade de ser um RigidBody?)
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Rigidbody.MovePosition.html

Código:
using UnityEngine;

public class MoverObjetoRB : MonoBehaviour
{
    private Rigidbody rb;

    private void Start()
    {
        rb = GetComponent<Rigidbody>();
    }

    private void Update()
    {
        rb.MovePosition(transform.position + transform.up * 1 * Time.deltaTime);
    }
}

Nesse caso, seu rigidbody precisa ter o  "Is Kinematic" ligado.
Fagner
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Respeito as regras : Movimentação automatica do objeto com acompanhamento da câmera Aad8pUi

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DÚVIDA Re: Movimentação automatica do objeto com acompanhamento da câmera

Mensagem por Maria Costa em Qua Maio 06, 2020 11:16 pm

Oi Fagner, então, eu pensei em fazer a movimentação do objeto porque como tenho que utilizar um acelerômetro pra controlar ele, ai me complica um pouquinho kk. Mas agradeço pelas dúvidas esclarecidas!!
Maria Costa
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