SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida :D
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
Como resolver problema da mesh não renderizar após fazer a build
RANDOMIZAR ATAQUES
[TUTORIAL] Escolher a quantos FPS (fixos) o seu jogo deverá rodar.
Pontuação na tela de Game Over
Personagem dentro da agua
[Resolvido]Sript de pegar itens no cenario
[TUTORIAL] Campo de visão dos inimigos (Enemy FOV) com Raycast ou OverlapSphere
Fazer o Player colar em uma base redonda
tem como altera o nome no forum
Como detectar se teclado ou controle foi conectado???
erro NO MONOBEHAVIOUR SCRIPTS IN THE FILE
Seleção de Personagem
[ASSET PACKAGE] Game Check Update
Adicionar mais um ataque ao inimigo.
Como faço para Camera ignorar um objeto?
Segundo Teaser do meu novo jogo galera, Sanatório Macabro. Em breve
[RESOLVIDO] VSCode não mostra erros nem identa o Código
Funcionalidades Unity
Baixem meu jogo O Labirinto v1.25 completo e gratuito
Player girando e animação não executa
[RESOLVIDO] Problema com C# e Rigidbody
[RESOLVIDO] Recarregar arma.
Como acessar o Smoothness das texturas do terrain
Sistema de Tiro com Raycast
Velocidade com Button UI.
ERRO AO UPAR NA GOOGLE PLAY STORE
me ajuda por favor
Animaçoes não executa, nem a IDLE
Mini-Map
[TUTORIAL] Como o C# funciona
A Imagem do Objeto não muda
Animaçoes nao executa mais, nem a Idle
[RESOLVIDO] Como usar um Botao(GameObject) igual a um Botao(UI) no Mobile
Sistema de Tiro com Raycast
Algum modelador bom? Compro Modelagem
[RESOLVIDO] Rotação invertida, como resolvo isso??
carregamento de dados entre cenas
Blender bugado ????
AUDIO EM UM DETERMINADO MOMENTO
Dúvida sobre modificação do Event Trigger por scritpt
Carro dá spawn no ar
U2019 - Animações e efeitos após jogador levar hit? por outro jogador?
Não consigo Desabilitar um efeito especifico no pós processamento...
Como Desativar e mudar qualidade de sombra por código???
[TUTORIAL] Primeiro programa "complexo" em C# para iniciantes
Eu estou com dúvida de como instalar a unity com Unity Hub
Pulo "muito Alto"
rotação e aceleração.
Movimentação mobile.
Ativar botão
De Blender pra Unity - Cell Fracture não funciona!
sugestões de otimização?
Carregamento com porcentagem...
[RESOLVIDO] Blender Cell Fracture não aparece no Add-ons - Ajuda!
Movimentação - rotação
Erro Codigo de movimentação.
Cronometro 3,2,1 fica bugado ajuda aee...
[Problema] Ativo o Animator e o boneco não sai do lugar
Morre pausa e aparece botao pra reiniciar mas reinicia o jogo pausado
Script de movimentação e câmera não executa corretamente
FBX não gera sombra
[TUTORIAL] Mostrar Data e Hora atual do Computador em um texto
Sketchup pede para aumentar o projeto
Mudar cor da faixa de texto.
Mexer em variavel de objeto instanciado
Como utilizar o design pattern MVC na Unity?
[RESOLVIDO] RIGIDYBODY tá pulando sozinho pra longe. O que pode ser?
[RESOLVIDO] Compatibilidade e travamentos - unity android
Alguem sabe um meio pra fazer um habitat com criaturas?
[RESOLVIDO] Ajuda com script simples
[RESOLVIDO] Como trocar uma imagem ao clicar num botão em unity c#
[RESOLVIDO] Ponto A ao Ponto B em um determinado tempo
[RESOLVIDO] Duvida Unity (C#)
[RESOLVIDO] Bug no tittle screen
[RESOLVIDO] Erro CS0122
Projeto em desenvolvimento Yoda Runner.
[RESOLVIDO] Duvida Unity (C#)
Duvida com inimigo
Problemas com a colisão do unity
Carros não ficam no chão
Troca de Nivel
[TUTORIAL] Wheel Collider - como configurar corretamente.
Movimentação em SQM Unity 2D
Movimentaçao por SQM / UNITY 2D
[ FIND ME ] Game em Desenvolvimento
Como fazer um sistema de waypoints com espera.
Duvida de como usar varias imagens para cria um obj em 3d
Como usar botao voltar do celular?
Erro no SketchUP
Unity - Ludo usando Grafos, mas sem sucesso
Limite de rotação...
Impedir o toque em uma região da tela
Modelo Singletoon no Unity 2019
steamworks bundle com outros desenvolvedores
[TUTORIAL] Unity 3D - Dependências de compilação
JOGO "CHALLENGE" BETA
[RESOLVIDO] Teclas não funciona
[RESOLVIDO] Incluir a pasta e demais arquivos na finalização do projeto
Unity - Jogo LUDO usando apenas Triggers
Hoje à(s) 11:12 am
Hoje à(s) 10:37 am
Hoje à(s) 1:20 am
Ontem à(s) 1:31 pm
Dom Jul 25, 2021 11:12 pm
Dom Jul 25, 2021 10:51 pm
Dom Jul 25, 2021 6:16 pm
Dom Jul 25, 2021 4:03 pm
Dom Jul 25, 2021 12:39 pm
Sab Jul 24, 2021 11:02 pm
Sab Jul 24, 2021 9:35 pm
Sab Jul 24, 2021 12:11 pm
Sab Jul 24, 2021 3:55 am
Sex Jul 23, 2021 4:02 pm
Sex Jul 23, 2021 2:26 pm
Sex Jul 23, 2021 11:50 am
Qui Jul 22, 2021 8:08 pm
Qui Jul 22, 2021 6:06 pm
Qui Jul 22, 2021 3:38 pm
Qui Jul 22, 2021 3:00 pm
Qui Jul 22, 2021 10:47 am
Qua Jul 21, 2021 6:09 pm
Qua Jul 21, 2021 6:07 pm
Qua Jul 21, 2021 3:41 pm
Qua Jul 21, 2021 5:00 am
Qua Jul 21, 2021 12:30 am
Ter Jul 20, 2021 7:17 pm
Ter Jul 20, 2021 1:21 pm
Ter Jul 20, 2021 10:24 am
Ter Jul 20, 2021 8:27 am
Ter Jul 20, 2021 6:23 am
Ter Jul 20, 2021 6:09 am
Seg Jul 19, 2021 9:06 pm
Seg Jul 19, 2021 9:09 am
Seg Jul 19, 2021 12:22 am
Dom Jul 18, 2021 11:20 pm
Dom Jul 18, 2021 9:10 pm
Dom Jul 18, 2021 2:55 pm
Dom Jul 18, 2021 11:17 am
Sab Jul 17, 2021 11:10 pm
Sab Jul 17, 2021 11:00 pm
Sab Jul 17, 2021 10:49 pm
Sab Jul 17, 2021 10:38 pm
Sab Jul 17, 2021 7:53 pm
Sab Jul 17, 2021 11:20 am
Sab Jul 17, 2021 11:12 am
Sab Jul 17, 2021 6:52 am
Sab Jul 17, 2021 6:39 am
Sab Jul 17, 2021 6:32 am
Sab Jul 17, 2021 6:28 am
Sab Jul 17, 2021 1:16 am
Sex Jul 16, 2021 7:29 pm
Sex Jul 16, 2021 5:40 pm
Sex Jul 16, 2021 5:02 pm
Sex Jul 16, 2021 12:49 pm
Sex Jul 16, 2021 9:25 am
Sex Jul 16, 2021 12:20 am
Qui Jul 15, 2021 6:16 pm
Qui Jul 15, 2021 5:06 pm
Qua Jul 14, 2021 5:59 pm
Qua Jul 14, 2021 5:35 pm
Qua Jul 14, 2021 11:02 am
Seg Jul 12, 2021 9:27 pm
Seg Jul 12, 2021 12:13 pm
Dom Jul 11, 2021 11:08 pm
Dom Jul 11, 2021 10:30 pm
Dom Jul 11, 2021 7:13 pm
Sab Jul 10, 2021 7:05 pm
Sab Jul 10, 2021 10:05 am
Sex Jul 09, 2021 2:51 pm
Qui Jul 08, 2021 7:36 pm
Qui Jul 08, 2021 7:13 pm
Qui Jul 08, 2021 1:53 pm
Qui Jul 08, 2021 1:14 pm
Qui Jul 08, 2021 12:59 pm
Qua Jul 07, 2021 11:48 pm
Qua Jul 07, 2021 10:13 pm
Qua Jul 07, 2021 2:14 pm
Ter Jul 06, 2021 7:51 pm
Ter Jul 06, 2021 1:30 pm
Ter Jul 06, 2021 8:38 am
Seg Jul 05, 2021 1:17 am
Sab Jul 03, 2021 12:36 pm
Sab Jul 03, 2021 2:29 am
Sex Jul 02, 2021 11:12 pm
Sex Jul 02, 2021 1:56 pm
Sex Jul 02, 2021 10:29 am
Qui Jul 01, 2021 12:59 am
Ter Jun 29, 2021 9:30 pm
Ter Jun 29, 2021 1:38 am
Seg Jun 28, 2021 6:55 pm
Seg Jun 28, 2021 6:13 pm
Seg Jun 28, 2021 4:27 pm
Seg Jun 28, 2021 9:39 am
Dom Jun 27, 2021 4:49 pm
Sab Jun 26, 2021 3:49 pm
Sab Jun 26, 2021 12:57 pm
Sab Jun 26, 2021 10:47 am
Sex Jun 25, 2021 8:03 pm
Crash Psycho
stratengine
danilojpbr212
Charlesoff
Pokedlg
kaiquecachoeira1
VitinRuas
Lester202123
bruno92
Fagner
aikow
Pokedlg
FelipeSouza11
ViniciusTKH
Charlesoff
Patrick
WLCS22
Vinicius.Oliveira
jeancvo3
MarcosSchultz
amanda.ilg
LucasBR
jeancvo3
SauloeArthur
PauloFR
JoelMJunior
cleitinhoRasta
jhonih00010
PauloFR
PauloFR
PauloFR
PauloFR
crazylagg
Valério
jhonih00010
jhonih00010
PauloFR
Crash Psycho
edu63
PauloFR
PauloFR
PauloFR
PauloFR
Fagner
PauloFR
Franttyck
PauloFR
PauloFR
PauloFR
PauloFR
WLCS22
Morpheus
jhonih00010
WLCS22
Fagner
NKKF
jhonih00010
MatheusTD
MarcosSchultz
Magnatah
Magnatah
Fagner
Charlesoff
MayLeone
MayLeone
MayLeone
RodrigoPrivilegium
Fagner
ProBrStalker
ronigleydson
a32515
RobsonRAS
VittorTGame23
brunera
patriicia
ffabim
VittorTGame23
jeancvo3
Fagner
Fagner
Pokedlg
Fagner
Shiimo
Valmi
Crash Psycho
Fagner
crazylagg
Fagner
Edivandro2706
WLCS22
Magnatah
acefogo
Fagner
diegopds
MarcosSchultz
lauderson
Esteban
Moura
WLCS22

Alguem poderia me explicar um pouco sobre GetAxisRaw?

Ir para baixo

DÚVIDA Alguem poderia me explicar um pouco sobre GetAxisRaw?

Mensagem por nvndx Seg Abr 13, 2020 6:09 pm

Boa noite a todos, queria saber como funciona esse metodo de player controller? Estou acostumado com if(Input.Getkey(keyCode.W)) 

Código:
void Update()
    {
        float xAxis = Input.GetAxisRaw("Horizontal");
        float yAxis = Input.GetAxisRaw("Vertical");

        Vector3 movimento = new Vector3(xAxis, 0, yAxis) * moveSpeed * Time.deltaTime;

        rb.MovePosition(transform.position + movimento);
   
   
    }
}
nvndx
nvndx
Membro
Membro

PONTOS : 756
REPUTAÇÃO : 2
Idade : 19
Respeito as regras : Alguem poderia me explicar um pouco sobre GetAxisRaw? WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Alguem poderia me explicar um pouco sobre GetAxisRaw?

Mensagem por MayLeone Seg Abr 13, 2020 9:37 pm

Vamos lá... Primeiro o nome em inglês da função já entrega o que ela faz: Get = obter/pegar, Axis = eixo, raw = é algo como "puro/diretamente".
Então seria algo como "Obter o eixo diretamente".

Como assim o eixo? Você passa como argumento da função qual eixo quer obter de acordo com o input do usuário, se for "horizontal" será o eixo correspondente as teclas esquerda e direita e o a e d. Se for "vertical" serão  as teclas baixo e cima, w e s. Mas você pode configurar outras teclas para cada eixo nas configurações do Unity.

Quando a pessoa pressiona para a direita ou "D" o GetAxisRaw retorna imediatamente o valor 1. Caso pressione para a esquerda ou "A", retorna -1. Não pressionando nada, retorna 0. O mesmo vale pro vertical e suas respectivas teclas.

Então ao fazer:

Código:
var movement = new Vector3(Input.GetAxisRaw(
"Horizontal", 0, Input.GetAxisRaw("Vertical");

Você está criando um Vector3 com três valores.
Supondo que a pessoa pressione pra direita, o Vector3 teria os valores: 1,0,0. Agora segurando as teclas direta e pra baixo, seria: 1, 0, -1.

Se você coloca esse Vector "movement" dentro de um comando de movimentação do objeto, como o rigidbody.velocity ou igual o exemplo rigidbody.MovePosition, você vai atualizar o movimento do objeto conforme esses valores, aí ele se move, ou rotaciona, depende do que você faça com isso.

Mas o GetAxisRaw lhe retorna esses valores diretamente (1, 0 e -1), como diz o nome da função "Raw" era de "diretamente", lembra?
Se você não quiser que seu personagem se mova tão abruptamente a cada uma unidade por segundo, precisa multiplicar ele por alguma velocidade, normalmente um float.
Se essa velocidade vale 0.6F, por exemplo, significa que o personagem vai se mover/rotacionar 0.6F frames por segundo, deixando o movimento com uma certa "suavização", o que chamamos de smooth.

 Então se fizer Input.GetAxisRaw("Horizontal") * 0.6F;

E a pessoa pressiona para a direita, o valor de retorno desse GetAxisRaw será de 0.6 (ou seja, 1*0.6), ou para a esquerda -0.6 (-1*0.6)

Claro que, se quiser fixar esse valor de 0.6 dentro do Update que possui chamadas inconstantes, precisará ainda multiplicar toda essa coisa por Time.deltaTime, por isso eu digo, se tá trabalhando com física, coloca no FixedUpdate e poupe-se deste e outros trabalhos.

Então por isso que seu código fica:

Código:
void FixedUpdate (){

var axisX = Input.GetAxisRaw("Horizontal");
var axisZ = Input.GetAxisRaw("Vertical");

var movement = new Vector3 (axisX, 0, axisZ) * speed;

rigidbody.MovePosition(transform.position + movement);
}

Na última linha o MovePosition atualiza a posição atual do objeto, pegando a posição que ele se encontra no momento (transform.position) e soma com a nova posição associada à tecla que o usuário apertou.

É basicamente isso, espero ter ajudado.
MayLeone
MayLeone
Instrutor

Feminino PONTOS : 2386
REPUTAÇÃO : 522
Áreas de atuação : Unity & C#
Respeito as regras : Alguem poderia me explicar um pouco sobre GetAxisRaw? Aad8pUi

http://compilemosfacil.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos