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Duvida sobre OnTriggerEnter

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DÚVIDA Duvida sobre OnTriggerEnter

Mensagem por Érick D.S.S em Ter 7 Abr 2020 - 16:19

Estou assistindo as video-aulas do schultz sobre C# no unity (Já assisti os 3 primeiros),estou treinando oque vi no vídeo dele fazendo um mini-jogo muito simples onde voce controla um cubo iluminado com as setas do teclado com o objetivo de tocar em plataformas coloridas para colocar o nome da cor desta plataforma na variavel publica string do script do jogador,quando tocasse nas 4 plataformas coloridas de uma area iria ganhar 10 pontos,apos isso trocaria de area para uma nova area com plataformas coloridas e apos passar o jogo fecha! (Simbolizando que venceu).

Mas emfim,o meu problema é que não entendi direito como utiliza-se a void ontriggerenter!,vou postar o script do controle do jogador onde estou fazendo tudo para explicar melhor: 

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class ControleDoJogador : MonoBehaviour
{

    public float Velocidade;
    public string TocandoEm;

    void Start()
    {

        TocandoEm = "Plataforma";
        Velocidade = 0.5f;
    }

 
    void Update()
    {
        if (Input.GetKey(KeyCode.UpArrow))
        {
            transform.Translate (0, 0, Velocidade);
        }
        if (Input.GetKey(KeyCode.DownArrow))
        {
            transform.Translate(0, 0, -Velocidade);

        }
        if (Input.GetKey(KeyCode.LeftArrow))
        {
            transform.Translate(-Velocidade, 0, 0);

        }
        if (Input.GetKey(KeyCode.RightArrow))
        {
            transform.Translate(Velocidade, 0, 0);
        }
    }
    void OnTriggerEnter(Collider other)
    {
        if (transform.gameObject.tag == "caixote")
        {

            TocandoEm = "Caixote";
        }


    }

}


Meu problema e esta ultima void de baixo.

Quando o jogador (que é um cubo branco) entrar em um caixote (é um cubo amarelo grande) é para o string que esta "plataforma" (plataforma é o terreno que o jogador esta pisando) se tornar "caixote",entendeu?

não sei se esta escrita corretamente (Não da erro algum na unity,aqueles aviso sabe)mas não funciona como eu queria.
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DÚVIDA Re: Duvida sobre OnTriggerEnter

Mensagem por Érick D.S.S em Ter 7 Abr 2020 - 16:28

Não coloquei o codigo de ganhar pontos e trocar de area ainda,ainda to fazendo isso dai
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DÚVIDA Re: Duvida sobre OnTriggerEnter

Mensagem por Fagner em Ter 7 Abr 2020 - 16:40

Provavelmente você esqueceu de marcar um dos objetos como "isTrigger", ou nenhum dos dois possui um rigidBody;
se depois de checar isso não funcionar, dê uma conferida nas tags, pra ver se não tem nada digitado errado ou se o objeto realmente possui a tag
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DÚVIDA Re: Duvida sobre OnTriggerEnter

Mensagem por Érick D.S.S em Ter 7 Abr 2020 - 17:58

As tags eu verifiquei,estão corretas.

O jogador esta com rigdybody e box collider com seu in trigger desativado.
O caixote esta com rigdybody e box collider com seu in trigger ativado.

Não deu certo,fiz invertido e também não deu certo.

Tem outro meio de escrever essa void?
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DÚVIDA Re: Duvida sobre OnTriggerEnter

Mensagem por FelipeSouza11 em Ter 7 Abr 2020 - 18:09

Código:
//dispara ao entrar em um object trigger- isTrigger precisa esta ativado, other=outro objeto/trigger
void OnTriggerEnter(Collider other){
     if (transform.gameObject.tag == "caixote")
     {   
TocandoEm = "Caixote";
     }
   }


segundo o que eu lembro transform.gameObject.tag se refere ao proprio player ,nao ao caixote, usa other.gameObject.tag=="caixote" pra identificar os caixotes

Código:
void OnTriggerEnter(Collider other){
if (other.gameObject.tag == "caixote"){
//açao
  TocandoEm = "Caixote";   
}
 }

nao sei se é isso que voce ta fazendo, más é uma correçao,qualquer erro é pq fiquei muito tempo sem pc kkk


Última edição por FelipeSouza11 em Ter 7 Abr 2020 - 18:12, editado 1 vez(es) (Razão : correçao de script)
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DÚVIDA Re: Duvida sobre OnTriggerEnter

Mensagem por Érick D.S.S em Ter 7 Abr 2020 - 18:18

Deu certinho!Muito obrigado :D

Mas,sem querer gastar seu tempo...poderia me explicar o significado do "(Collider other)" da void ontriggerenter?e a diferença entre "==" e "="?
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DÚVIDA Re: Duvida sobre OnTriggerEnter

Mensagem por FelipeSouza11 em Ter 7 Abr 2020 - 19:03

Código:
//ocorre quando o objeto que contem o script entrar no objeto trigger, ocorre 1 chamada
void OnTriggerEnter(Collider other){
if(other.gameObject.tag=="chao"){
//se eu entra
}
}

//ocorre quando o objeto que contem o script entrar e continuar no objeto trigger chamado enquanto continuar no objeto trigger
void OnTriggerStay(Collider other){
}

//ocorre quando o objeto que contem o script sair do objeto trigger
void OnTriggerExit(Collider other){
}

other se refere a um objeto/objetos marcado como  "isTrigger"  e para identificar quando o nosso player entrar ou ficar em um trigger/sensor

other.gameObjecct=refere se aquele objeto na cena marcado como is Trigger

Código:
"==" //variavel bool checar se duas ou mais variaveis sao iguais

ex:

int a=2;
int b=5;

if(a==b)  //seria if(2==5) -> false   (2 não é igual a 5)!


"="  serve para atribuir um valor a qualquer variavel,
ex:

int a=5;  //atribui 5 a variavel "a",

"=" //atribuir variaveis
"=="  comparar variaveis se são iguais ou não. (se retorna true, se nao retorna false)




fiquei um longo tempo sem pc então tou meio destreinado

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DÚVIDA Re: Duvida sobre OnTriggerEnter

Mensagem por Érick D.S.S em Ter 7 Abr 2020 - 19:07

Entendi,não é tão dificil!,mas vou anotar isso dai,se não vou esquecer kkkk

vlw !!!,muito obrigado :D
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