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[RESOLVIDO] Analogico Virtual (Mobile input)

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Resolvido [RESOLVIDO] Analogico Virtual (Mobile input)

Mensagem por alefe c oliveira em Seg Mar 16, 2020 5:33 pm

Galera, neste video (https://www.youtube.com/watch?v=1J_DhaHrHS8), o marcos ensina a fazer o analogico, mas a minha duvida é: como posso usar dois deles (um para andar em varias direções e outro para rotacionar)???

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Analogico Virtual (Mobile input)

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Mar 16, 2020 10:20 pm

Em vez de deixar a variável 'joystickInput'estática,  você deixa ela apenas pública, e acessa ela por meio de GetComponent mesmo, ai você pode fazer joysticks separados tranquilamente.
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Analogico Virtual (Mobile input)

Mensagem por alefe c oliveira em Seg Mar 16, 2020 10:47 pm

Código:
using System.Collections;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;

public class MSJoystickController : MonoBehaviour
{

    public MSJoystick joystick1, joystick2;
    public static Vector2 joystickInput1, joystickInput2;//é possível acessar através de MSJoystickController.joystickInput

    void Update()
    {
        //if (joystick1)
        //{
        joystickInput1 = new Vector2(joystick1.joystickX, joystick1.joystickY);
        // ----------------------------------------------------------------------
        joystickInput2 = new Vector2(joystick2.joystickX, joystick2.joystickY);
        //}
    }
}

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Analogico Virtual (Mobile input)

Mensagem por alefe c oliveira em Seg Mar 16, 2020 10:48 pm

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class PlayerController : MonoBehaviour
{
    public float speedT, speedR;

    // Update is called once per frame
    void Update()
    {
        // translate
        Vector2 inputTranslate = new Vector2(MSJoystickController.joystickInput1.x, MSJoystickController.joystickInput1.y);
        transform.Translate(inputTranslate.x * Time.deltaTime * speedT, 0, inputTranslate.y * Time.deltaTime * speedT);

        // rotate
        Vector2 inputRotate = new Vector2(MSJoystickController.joystickInput2.x, MSJoystickController.joystickInput2.y);
        transform.Rotate(0, inputRotate.x * Time.deltaTime * speedR, 0);
    }
}

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Analogico Virtual (Mobile input)

Mensagem por alefe c oliveira em Seg Mar 16, 2020 10:48 pm

eu havia feito dessa forma... bem na gambiarra mesmo

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Analogico Virtual (Mobile input)

Mensagem por alefe c oliveira em Seg Mar 16, 2020 10:51 pm

Como seria da forma que você propôs ??

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Analogico Virtual (Mobile input)

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Mar 17, 2020 4:32 pm

@alefe c oliveira escreveu:Como seria da forma que você propôs ??

Essa sua forma é a correta e serve bem...

Código:
using System.Collections;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;

public class MSJoystickController : MonoBehaviour {

    public MSJoystick joystick1;
    public MSJoystick joystick2;
    public static Vector2 joystickInput1;//é possível acessar através de MSJoystickController.joystickInput1
    public static Vector2 joystickInput2;//é possível acessar através de MSJoystickController.joystickInput2

    void Update() {
        if (joystick1) {
            joystickInput1 = new Vector2(joystick1.joystickX, joystick1.joystickY);
        }
        if (joystick2) {
            joystickInput2 = new Vector2(joystick2.joystickX, joystick2.joystickY);
        }
    }
}


É só clonar os joysticks e associar quantos quiser.

Da pra fazer de outro jeito, sem variáveies estáticas, mas da praticamente na mesma.
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Analogico Virtual (Mobile input)

Mensagem por alefe c oliveira em Ter Mar 17, 2020 8:16 pm

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class PlayerController : MonoBehaviour
{
    public Joystick joystick1, joystick2;
    Vector2 joystickInput1, joystickInput2;

    public float speedMove, speedRotate;
   
    // Update is called once per frame
    void Update()
    {
        //joystick input
        joystickInput1 = new Vector2(joystick1.joystickX, joystick1.joystickY);
        joystickInput2 = new Vector2(joystick2.joystickX, joystick2.joystickY);

        // translate
        Vector2 inputTranslate = new Vector2(joystickInput1.x, joystickInput1.y);
        transform.Translate(inputTranslate.x * Time.deltaTime * speedMove, 0, inputTranslate.y * Time.deltaTime * speedMove);

        // rotate
        Vector2 inputRotate = new Vector2(joystickInput2.x, joystickInput2.y);
        transform.Rotate(0, inputRotate.x * Time.deltaTime * speedRotate, 0);
    }
}

eu acabei por fazer assim depois. basicamente mesclei os dois scripts em um só, pra poupar criar objetos na cena e tbm poupar quantidade de arquivos. mas muito obrigado marcos, ta funcionando perfeitamente.

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Analogico Virtual (Mobile input)

Mensagem por alefe c oliveira em Ter Mar 17, 2020 8:18 pm

eu ate havia pensado na possibilidade de adicionar um laço for, porém achei desnecessário apenas para 2 joysticks. ai fiz assim.  Laughing

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