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Script de Tempo

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DÚVIDA Script de Tempo

Mensagem por Edivandro2706 em Qui Fev 13, 2020 5:50 pm

Como posso fazer um script que vai controlar o tempo, aonde depois de 2 min se o jogador não fizer o que é pedido ele morre!!

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DÚVIDA Re: Script de Tempo

Mensagem por joffersoju em Qui Fev 13, 2020 9:31 pm

[quote="Edivandro2706"]Como posso fazer um script que vai controlar o tempo, aonde depois de 2 min se o jogador não fizer o que é pedido ele morre!![/quote]

Tu põe uma variável private de tempo... e então no update, incrementa nessa variável o Time.deltaTime, que o tempo corre... e então, faz um if pra comparar o tempo decorrido e o que tu quer... aí faz no if o que tu quiser...

tipo...

[code]float tempo;
public float tempoParaMorrer; ou float tempoParaMorrer;

void Start(){
tempoParaMorrer = ???; //põe aí o tempo que tu quer que ele morra...
}

void update(){
tempo += Time.deltaTime;

if(tempo > tempoParaMorrer){
//faz o que quiser...
}

}[/code]

Acho que seria nesse sentido...

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DÚVIDA Re: Script de Tempo

Mensagem por Edivandro2706 em Qui Fev 13, 2020 10:00 pm

Seria muito complicado colocar o tempo na tela? Tipo, que fica marcando esses minutos!!

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DÚVIDA Re: Script de Tempo

Mensagem por joffersoju em Sex Fev 14, 2020 3:05 am

não... seria tipo assim...
Código:
public Text textoTela; //tem que inserir engineUI --- aqui tu vai inserir o gameobject tipo Text para aparecer na tela
public float tempo, tempoMax; //é os tempos que tu quer
public string stringVoltaScene; //aqui pode por o nome da scene, ou usar um IDscene ou escreve o nome dela mesmo


void Update(){
tempo += Time.deltaTime;

textoTela.GetComponent<Text>().text = "" + tempo.ToString();

if(tempo > tempoMax && <aqui insere a condição que ele tem que fazer pra não morrer>){
SceneManager.LoadScene(stringVoltaScene); //aqui a scene volta...

<pode por um som ou mostrar um texto, faz de acordo com o que tu quer fazer>

}


pode por isso em um objeto vazio... e insere os dados que tu quer no inspector e insere também o gameobjectText...


testei não, mas é nesse sentido aí...

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DÚVIDA Re: Script de Tempo

Mensagem por Edivandro2706 em Sex Fev 14, 2020 10:54 am

Meu script ficou assim, porem ele está dando esses erros!!!

Assets\Scripts\TempoDeJogo.cs(10,15): error CS0102: The type 'TempoDeJogo' already contains a definition for 'tempo'


Assets\Scripts\TempoDeJogo.cs(9,9): error CS0246: The type or namespace name 'Text' could not be found (are you missing a using directive or an assembly reference?)


Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class TempoDeJogo : MonoBehaviour
{
   float tempo;
   public float tempoParaMorrer;
   public Text textoTela; //tem que inserir engineUI --- aqui tu vai inserir o gameobject tipo Text para aparecer na tela
   public float tempo, tempoMax; //é os tempos que tu quer
   public string Primeira; //aqui pode por o nome da scene, ou usar um IDscene ou escreve o nome dela mesmo
   public PassarDeFase Passar;


    void Start()
    {
      
      tempoParaMorrer = 2; //põe aí o tempo que tu quer que ele morra...

    }
      
    void Update()
    {
      
      tempo += Time.deltaTime;
      if (tempo >tempoParaMorrer){
         SceneManager.LoadScene (Menu);
   }
      textoTela.GetComponent<Text>().text = "" + tempo.ToString();
      if(tempo > tempoMax && (Passar.Texto >=2))
         SceneManager.LoadScene (Primeira);
    }
}

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DÚVIDA Re: Script de Tempo

Mensagem por joffersoju em Sex Fev 14, 2020 11:52 am

Tenta esse aqui...

Código:
using UnityEngine;
using UnityEngine.SceneManagement;
using UnityEngine.UI;

public class TempoDeJogo : MonoBehaviour
{
    public Text textoNaTela; //aqui tu vai inserir o gameobject tipo TextUI para aparecer na tela
    public float tempoNaTela; //deixa em branco no Inspector, é só pra visualizar o tempo rolando
    public float tempoParaMorrer; //escreve o valor no Inspector
    public string nomeCenaQueVolta; //escreve no Inspector o nome da scene

    void Update()
    {
        tempoNaTela += Time.deltaTime;
        textoNaTela.GetComponent<Text>().text = "" + tempoNaTela.ToString();

        if (tempoNaTela > tempoParaMorrer)
        {
            SceneManager.LoadScene(nomeCenaQueVolta);
        }
    }
}


Vê aí... ele abre a scene que tu inseriu o nome no inspector depois do tempo... só falta a outra condição do "que o jogador tem que fazer, que é algo particular de cada jogo"...

eu só não entendi o que tu queria com o trecho do teu código:
[list=linenums]
[*]      if(tempo > tempoMax && (Passar.Texto >=2))

[*]         SceneManager.LoadScene (Primeira);

[*]    }

[/list]

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DÚVIDA Re: Script de Tempo

Mensagem por Edivandro2706 em Sex Fev 14, 2020 2:23 pm

Agora deu certo, mas tem como aparecer apenas os min e seg? Tentei trocar o "float" para "int" mas dá erro!!!

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DÚVIDA Re: Script de Tempo

Mensagem por joffersoju em Sex Fev 14, 2020 7:41 pm

Código:
using UnityEngine;
using UnityEngine.SceneManagement;
using UnityEngine.UI;

public class TempoDeJogo : MonoBehaviour
{
    public Text textoNaTela; //aqui tu vai inserir o gameobject tipo TextUI para aparecer na tela
    public float tempoNaTela, tempoParaMorrer; //escreve os valores no Inspector
    public string nomeCenaQueVolta; //escreve no Inspector o nome da scene

    public float contaMinutos; //contagem dos minutos

    void Update()
    {
        tempoNaTela += Time.deltaTime;
        textoNaTela.GetComponent<Text>().text = contaMinutos.ToString("0") + "m: " + tempoNaTela.ToString("0") + "s";

        if (tempoNaTela > tempoParaMorrer)
        {
            SceneManager.LoadScene(nomeCenaQueVolta);
        }

        TempoNaCenaMinutosSegundos();
    }

    void TempoNaCenaMinutosSegundos()
    {
        if (tempoNaTela >= 60)
        {
            contaMinutos++;
            tempoNaTela = 0;
        }
    }
}

acho que assim funfa...

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