SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida :D
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
Collider (mesh?)
ShapeKeys do Blender para a Unity altera áreas próximas
Player travando na colisão com o chão Unity 2D
COMO EVITAR QUE UM OBJETO (PLAYER,ITEM ETC...) ATRAVESSE UMA PAREDE.
Ajuda em Script de Verificação de Ação e Reação
unity Failed to load PlayerSettings (internal index #0). Most likely data f
modelar avatar e skins para um jogo web
PRECISO FAZER QUE MEU GAME FIQUE ONLINE
Materiais do Blander não aparecem no MeshRendere do Objeto na Unity
Repetiçoes de Textura no Terreno
SERVER IS DOWN - UNITY+MSQL
Procuro programadores - Novo jogo
Problema com o MS VEHICLES
Preciso de ajuda com a Unity
Problema com vídeo em 360° na Unity
Problemas no MS Vehicles
unity- eventos na Animação com Armature/Bones vinda do blender não funciona
ajuda exibir resultados simulados em uma liga Game Unity
Unity - ParticleSystem não é redirecionado no rawimage no canvas
Como resolver o problema de "face orientation" no Blender.
[DÚVIDA] Tive um problema com meu Canvas
erro na Directional Light
Problemas com o Directional Light da Unity 3D
210 Linhas de código para inimigo é muito grande?
Novo jogo da franquia Sphere game em desenvolvimento
malha da roda não girando com wheel collider unity
Problemas com ambiguidade
Touch mobile
INVALID TOKEN
Como acessar o "HD Render Pipeline" do HDRP por script?
CHAT GPT PRA JOGO DE TIRO? comentem
Tutorial script inimigo segue e foge do player
Ainda vale a pena lançar Asset na Asset Store?
Ajuda com tabela de historico de pontuaçao.
[TUTORIAL] Entrar no carro estilo GTA
Como derrapar um Whell Collider
Como altertar o valor do "Asymptote Value" do Whell Collider via Script
Preciso de ajuda para substituir valor de variavel em outro script
Ajuda com Top Down Shooter utilizando Photon
Duvida com Netcode
[RESOLVIDO] Unity - Movendo a Câmera na Horizontal/Vertical com Touch
Alguém me ajuda com os anúncios pfv
Segundo Trailer do jogo Dark Age, Feliz Natal a todos!
Unity - ScrollRect, Viewport, Content - O Conteúdo ñ inicia no topo
Coleta de itens
Unity - Cadastro do email do jogador
[GRATIS] PACK DE MODELOS 3D PARA JOGO DE TERROR
Onde Conseguir músicas para meu Jogo?
error CS0246 em Script
Alguem teve ja esse problema?
[Projeto em Andamento] Draug, um jogo de hordas
DISPONIVEL PARA FAZER MODELOS 3D
Unity-Loja.Como os Jogadores terão acesso aos ítens comprados na PlayStore?
Bugando depois do Build.
Primeiro Trailer do jogo Dark Age
Problema com sombra
Mesh e Material do objeto trocando para uma instancia no inicio do jogo
[RESOLVIDO] Unity - RawImages_Layer_Camera
INVESTIMENTO EM JOGOS E BANCO DE TALENTO
Teaser do meu novo projeto pessoal, Dark Age
Preciso de ajuda com mudança para mobile androide.
[RESOLVIDO] Posição final do objeto em jogo 2D
Input.GetAxis() obedercer a orientação de um objeto.
Interação com elementos UI
Meu primeiro jogo na steam
Minimap/Radar/GPS Estilo GTA V
[RESOLVIDO] Erro no console depois que formatei o pc
PACK GRÁTIS de Músicas ELETRÔNICAS para ajudar vocês em seus Jogos Indies!
[TUTORIAL] Entenda como funciona: ENUM, SWITCH, BREAK, CASE no C#
O Labirinto II - Baixe o Jogo
Qual e o codigo de Botões na unity para saber seus estados?
Como carregar itens pequenos dentro do carro sem que atravesse os colliders
[Duvida] Script pegar itens
Travamento ao trocar de cena
Colisão zoada e movimentação
Salvar objetos que foram destruidos entre cenas na unity
Quero começa a desenvolver um jogo de luta porem eu queria aprender a faze
Pegar qual objeto colidiu com o Linecast.
movimentação e camera?
[RESOLVIDO] Unity - SceneManager.LoadScene abre scene com objeto "vazio"
[RESOLVIDO] ajuda sobre skybox
MEU SIMULADOR DE CARRO
[_____IMPORTANTE_____] ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE COBRANÇA DA UNITY
[RESOLVIDO] Ausencia da funçao NavMesh na Unity 2022.2.12
[_____IMPORTANTE_____] ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE COBRANÇA DA UNITY - 2
Roll Up Um jogo de aventura e desáfios
Terminologia da Unity em outras engines
Como criar a iluminação do Sol no Sistema Solar?
Conexão de lobby pelo OnConnectedToMaster
Problema na exportção de projeto unity
[RESOLVIDO] Unity - Áudios estão emitindo som só Depois do Botão ser solto
Unity - Banco de Dados Online junto ao Jogo
Player virar para o inimigo(Prefab)
[TUTORIAL] Sistema De Save Game Ao Sair Da Fase
Problema de Sincronização de um objeto de um jogo multiplayer usa q Photon
Unity - Compartilhar meu Jogo
Alguém que manja do Google ADmob?
Unity - Avaliar meu Jogo
[RESOLVIDO] Destruir inimigo com o player.
Ontem à(s) 10:47 pm
Sex Mar 22, 2024 2:41 pm
Sex Mar 22, 2024 11:38 am
Dom Mar 10, 2024 2:30 pm
Sex Mar 01, 2024 1:27 pm
Qui Fev 22, 2024 9:57 pm
Qua Fev 21, 2024 10:39 am
Ter Fev 20, 2024 9:28 am
Ter Fev 20, 2024 12:15 am
Seg Fev 19, 2024 1:06 pm
Seg Fev 12, 2024 1:56 pm
Seg Fev 12, 2024 1:17 pm
Dom Fev 11, 2024 8:55 pm
Dom Fev 11, 2024 11:16 am
Seg Fev 05, 2024 4:18 pm
Dom Fev 04, 2024 9:39 pm
Qua Jan 31, 2024 11:59 pm
Ter Jan 30, 2024 7:37 pm
Ter Jan 23, 2024 6:33 pm
Dom Jan 21, 2024 6:03 pm
Sáb Jan 20, 2024 7:03 pm
Sáb Jan 20, 2024 6:58 pm
Sáb Jan 20, 2024 6:39 pm
Sex Jan 19, 2024 1:29 pm
Sex Jan 19, 2024 8:40 am
Dom Jan 14, 2024 5:30 pm
Qua Jan 10, 2024 10:29 pm
Qua Jan 10, 2024 8:55 pm
Qua Jan 10, 2024 7:14 pm
Ter Jan 09, 2024 3:55 pm
Ter Jan 09, 2024 8:04 am
Sáb Jan 06, 2024 8:02 pm
Sex Jan 05, 2024 7:01 am
Sex Jan 05, 2024 12:12 am
Qui Jan 04, 2024 6:55 pm
Qui Jan 04, 2024 12:52 pm
Qui Jan 04, 2024 4:34 am
Ter Jan 02, 2024 11:48 pm
Dom Dez 31, 2023 7:25 pm
Qua Dez 27, 2023 5:44 pm
Qua Dez 27, 2023 3:08 pm
Sáb Dez 23, 2023 7:27 pm
Sáb Dez 23, 2023 5:06 pm
Qui Dez 21, 2023 8:10 pm
Seg Dez 18, 2023 2:04 pm
Sex Dez 15, 2023 5:11 pm
Qui Dez 14, 2023 9:13 pm
Qui Dez 14, 2023 2:47 pm
Qui Dez 14, 2023 1:48 pm
Qua Dez 13, 2023 8:58 pm
Ter Dez 12, 2023 2:32 pm
Seg Dez 11, 2023 1:53 pm
Qua Dez 06, 2023 8:13 pm
Sáb Dez 02, 2023 8:06 pm
Qui Nov 30, 2023 7:49 am
Seg Nov 27, 2023 1:35 am
Qua Nov 22, 2023 7:37 am
Qui Nov 09, 2023 1:22 pm
Seg Nov 06, 2023 11:59 am
Ter Out 31, 2023 9:53 am
Dom Out 29, 2023 8:05 pm
Dom Out 29, 2023 3:03 am
Sex Out 27, 2023 3:43 pm
Sex Out 27, 2023 3:28 pm
Qua Out 25, 2023 1:20 pm
Seg Out 23, 2023 10:34 am
Dom Out 22, 2023 6:55 pm
Qui Out 19, 2023 11:57 pm
Qui Out 19, 2023 6:39 pm
Ter Out 17, 2023 6:37 pm
Ter Out 17, 2023 6:18 pm
Seg Out 16, 2023 1:59 pm
Sáb Out 14, 2023 12:15 pm
Qua Out 11, 2023 6:07 pm
Seg Out 09, 2023 4:19 pm
Qua Out 04, 2023 12:12 pm
Qua Out 04, 2023 12:11 pm
Ter Out 03, 2023 9:18 pm
Ter Out 03, 2023 9:08 pm
Ter Out 03, 2023 6:05 pm
Ter Set 26, 2023 12:45 pm
Seg Set 25, 2023 9:02 pm
Seg Set 25, 2023 9:47 am
Sáb Set 23, 2023 2:10 pm
Sex Set 22, 2023 9:01 pm
Qui Set 21, 2023 11:04 am
Qua Set 20, 2023 4:40 pm
Qua Set 20, 2023 9:15 am
Dom Set 17, 2023 12:17 pm
Sex Set 15, 2023 7:24 pm
Sex Set 15, 2023 5:41 pm
Sex Set 15, 2023 4:28 pm
Sex Set 15, 2023 10:56 am
Sex Set 15, 2023 10:15 am
Seg Set 11, 2023 11:43 am
Seg Set 11, 2023 11:31 am
Sáb Set 09, 2023 4:53 pm
Sáb Set 09, 2023 1:44 pm
Ter Set 05, 2023 11:12 pm



































































































[TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

+31
SauloeArthur
francisco barroso
ninjagamergabriel
FuncaoFF
DGDark
NKKF
BrazaTattoo
ixgames
Callyde Jr
Unidade3d5
bsoll4
Diego Felix
GetulioGamerbr
arnaldojunior
AndyShow
alemaopessoa
artplayer
dinho
Guisao666
JohnnyKills
iahGod
gagasilva
cosmoplay
Orixinals
Chilinger
Jhonny_Ayllet
Lucas Garcia Frade
Rafael Pirani
Alan Porfirio
Dionilson
MarcosSchultz
35 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

TUTORIAL [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por MarcosSchultz Ter Jan 06, 2015 8:45 pm

Inteligencia artificial - [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints Sem%2Bt%C3%ADtulo

Estive trabalhando neste script, e finalmente está pronto. trata-se de uma inteligência artificial simples, usando AIPoints

O inimigo se move randomicamente entre os AIPoints e se ve o player, começa a persegui-lo e s conseguir, ataca-lo também

se perder o player de vista, volta para a rotina de andar aleatoriamente pelos AIpoints.



Como usar? Primeiramente coloque a tag " Player " no seu player

agora jogue este script no seu inimigo ( o nome do script deve ser " AIPOINTS " ) :: 

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
[RequireComponent(typeof(CharacterController))]
public class AIPOINTS : MonoBehaviour {
 public Transform[] AIPoints; // PONTOS POR ONDE O INIMIGO PODE TRANSITAR
 private List<Transform> ListaDeAiPoints = new List<Transform>(); // LISTA QUE IRA GUARDAR OS AIPoints DISPONIVEIS PARA O INIMIGO ANDAR NO MOMENTO
 public float velocidadeDeMovimento = 5,DistanciaDeObservacao = 30,DistanciaDeSeguir = 20,DistanciaDeAtaque = 2; // VARIAVEIS A SEREM CONFIGURADAS
 private float distanciaDoJogador,cronometroTempoNoLocal;
 private int AIpoitAtual; // AIPoint ATUAL PARA ONDE O INIMIGO ESTA SE MOVENDDO
 private GameObject Player;
 private bool VendoOPlayer,EsperandoNoLocal,SeguindoOPlayer;
 public float TempoNoLocal = 0.001f; // TEMPO QUE O INIMIGO AGUARDA NO AIPoint ATE COMEÇAR A IR PARA O PROXIMO
 void Start (){  
 Player = GameObject.FindWithTag ("Player"); // PLAYER = OBJETO QUE CONTEM A TAG PLAYER
 for (int x=0; x<AIPoints.Length; x++) { // AQUI EU FAÇO UM FOR EM TODOS OS OBJETOS DA VARIAVEL AIPoints
 Vector3 de = transform.position; // A VARIAVEL " de " RECEBE A POSIÇAO ATUAL DO INIMIGO
 Vector3 para = AIPoints [x].transform.position; // A VARIAVEL " para " RECEBE A POSIÇAO DO AIpointAtual
 if (!Physics.Linecast (de, para)) { // AQUI EU CHEGO SE O CAMINHO ENTRE O INIMIGO E O AIPOINT ESTA LIVRE, SE ESTIVER:
 if(!ListaDeAiPoints.Contains( AIPoints [x] )){ // AQUI EU CHECO SE O ELEMENTO JA ESTA NA LISTA, SE NAO ESTA, FAZ ISSO ABAIXO:
 ListaDeAiPoints.Add(AIPoints [x]); //ADICIONA O AIPoint[X] NA LISTA
 }
 }
 else if (Physics.Linecast (de, para)) { // SEM TEM ALGUMA COISA ENTRE O AIPoint ATUAL E O INIMIGO
 ListaDeAiPoints.Remove(AIPoints [x]) ; // REMOVE O ITEM AIPoint[X] ATUAL DA LISTA, PARA TORNA-LO INDISPONIVEL
 }
 }
 }
 void Update () {
 //================================================RAYCAST ( INIMIGO ESTA VENDO O PLAYER? )=========================================================//
 RaycastHit hit; // DECLARO UM RAYCAST
 Vector3 deOnde = transform.position; //A VARIAVEL deOnde RECEBE A POSIÇAO ATUAL DO INIMIGO
 Vector3 paraOnde = Player.transform.position;//A VARIAVEL paraOnde RECEBE A POSIÇAO ATUAL DO INIMIGO
 Vector3 direction = paraOnde - deOnde; // O VETOR direction RECEBE A POSIÇAO CORRESPONDENTE A B-A, OU SEJA, O VETOR paraOnde - o vetor deOnde
 if (Physics.Raycast (transform.position, direction, out hit, 1000) && distanciaDoJogador < DistanciaDeObservacao) { // SE RAYCAST, E SE A DISTANCIA DO PLAYER FOR MENOR DO QUE A MAXDISTANCIA
 if (hit.collider.gameObject.CompareTag ("Player")) { // SE A TAG DO OBJETO QUE O RAYCAST COLIDIU FOR "PLAYER"
 VendoOPlayer = true; // VARIAVEL VendoOPlayer FICA VERDADEIRA
 } else { // SE NAO
 VendoOPlayer = false;// VARIAVEL VendoOPlayer FICA FALSA
 }
 }
 //===========================================LINECAST ( DEIXAR ACESSIVEL APENAS OS AIPOINTS VISIVEIS)=========================================//
 if (EsperandoNoLocal == true) { // SE A VARIAVEL EsperandoNoLocal ESTIVER VERDADEIRA
 for (int x=0; x<AIPoints.Length; x++) { // AQUI EU FAÇO UM FOR EM TODOS OS OBJETOS DA VARIAVEL AIPoints
 Vector3 de = transform.position; // A VARIAVEL " de " RECEBE A POSIÇAO ATUAL DO INIMIGO
 Vector3 para = AIPoints [x].transform.position; // A VARIAVEL " para " RECEBE A POSIÇAO DO AIpointAtual
 if (!Physics.Linecast (de, para)) { // AQUI EU CHEGO SE O CAMINHO ENTRE O INIMIGO E O AIPOINT ESTA LIVRE, SE ESTIVER:
 Debug.DrawLine(de,para); // APENAS FAÇO UM DEBUG ( OPCIONAL ) PARA VER A TRAJETORIA DAS LINHAS
 if(!ListaDeAiPoints.Contains( AIPoints [x] )){ // AQUI EU CHECO SE O ELEMENTO JA ESTA NA LISTA, SE NAO ESTA, FAZ ISSO ABAIXO:
 ListaDeAiPoints.Add(AIPoints [x]); //ADICIONA O AIPoint[X] NA LISTA
 }
 }
 else if (Physics.Linecast (de, para)) { // SEM TEM ALGUMA COISA ENTRE O AIPoint ATUAL E O INIMIGO
 Debug.DrawLine(de,para);// APENAS FAÇO UM DEBUG ( OPCIONAL ) PARA VER A TRAJETORIA DAS LINHAS
 ListaDeAiPoints.Remove(AIPoints [x]) ; // REMOVE O ITEM AIPoint[X] ATUAL DA LISTA, PARA TORNA-LO INDISPONIVEL
 }
 }
 EsperandoNoLocal = false; // A VARIAVEL EsperandoNoLocal FICA FALSA
 }
 //==================================================== COMANDO PARA FAZER O INIMIGO ANDAR PELOS AIPOINTS======================================//
 distanciaDoJogador = Vector3.Distance (Player.transform.position, transform.position); // MEDE A DISTANCIA ENTRE O INIMIGO E O PLAYER
 if (distanciaDoJogador >= DistanciaDeObservacao || VendoOPlayer == false && EsperandoNoLocal == false) { // SE A DISTANCIA ENTRE INIMIGO E PLAYER FOR MENOR DO QUE A DISTANCIA DE OBSERVAÇAO E VAR'S....
 if (AIpoitAtual < ListaDeAiPoints.Count) { // CHECAGEM PRA NAO DAR ERRO DE ARRAY
 Vector3 target = ListaDeAiPoints [AIpoitAtual].transform.position;//A VARIAVEL target RECEBE A POSIÇAO DO AIpointAtual
 transform.LookAt (target);//O INIMIGO OLHA NA DIREÇAO DO AIPOINT SELECIONADO ( O AIpointAtual )
 transform.position = Vector3.MoveTowards (transform.position, target, velocidadeDeMovimento * Time.deltaTime); // MOVE O PALYER EM DIREÇAO AO AIpointAtual
 if (transform.position == ListaDeAiPoints [AIpoitAtual].transform.position) { // SE A POSIÇAO DO PLAYER FOR IGUAL A POSIÇAO DO AIpointAtual, OU SEJA, CHEGOU NO DESTINO
 cronometroTempoNoLocal+=Time.deltaTime; // COMEÇA A CONTAR O CRONOMETRO DE ESPERA NO LOCAL
 EsperandoNoLocal = true; // A VARIAVEL EsperandoNoLocal FICA VERDADEIRA PARA INDICAR QUE ESTA ESPERANDO
 }
 if(cronometroTempoNoLocal >= TempoNoLocal){ // SE JA ESPEROU O TEMPO QUE DEVERIA ESPERAR NO LOCAL
 cronometroTempoNoLocal = 0; // ZERA O CRONOMETRO PARA PODER REUTILIZAR ELE
 int NumeroDeElementosDaLista2 = ListaDeAiPoints.Count; // UMA INT COM NOME NumeroDeElementosDaLista2 RECEBE O NUMERO DE ITENS QUE TEM NA LISTA
 AIpoitAtual = Random.Range (0, NumeroDeElementosDaLista2); // A VARIAVEL AIpoitAtual RECEBE UM VALOR ALEATORIO ENTRE 0 E O O NUMERO DE ITENS QUE TEM NA LISTA
 }
 }
 }
 //================================================= COMANDOS PARA CHECAR DISTANCIA, OLHAR E SEGUIR================================================//
 else if (distanciaDoJogador >= DistanciaDeSeguir && distanciaDoJogador < DistanciaDeObservacao && VendoOPlayer == true) { // SE ESTA PERTO PARA OLHAR MAS AINDA E LONGE PARA SEGUIR:
 Olhar (); // VOID PARA O INIMIGO FICAR OLHANDO PARA O PLAYER
 }else if (distanciaDoJogador <= DistanciaDeSeguir && VendoOPlayer == true) {  //SE JA ESTA PERTO O SUFICIENTE PARA SEGUIR E ESTA VENDO O PLAYER
 Seguir ();  // VOID PARA O INIMIGO SEGUIR O PLAYER
 }
 //=======================================================CORRIGIR BUGS DE INDEX RANGE=============================================================//
 if (AIpoitAtual >= ListaDeAiPoints.Count) { // SE O AIpoitAtual TIVER UM VALOR MAIOR DO QUE O MAXIMO DE ELEMENTOS QUE EXISTEM NA LISTA
 AIpoitAtual = ListaDeAiPoints.Count -1; // A VARIAVEL AIpoitAtual RECEBE O NUMERO DE ELEMENTOS DA LISTA -1, ISSO EVITARA BUGS
 }else if (AIpoitAtual <= 0) { //SE O AIpoitAtual TIVER UM VALOR MENOR DO QUE ZERO:
 AIpoitAtual = 0;//AIpoitAtual RECEBERA O VALOR ZERO, ISSO EVITARA BUGS
 }
 //==========================================FAZER O PLAYER RECEBER DANO AO CHEGAR PERTO DO INIMIGO================================================//
 if (distanciaDoJogador <= DistanciaDeAtaque) { // SE A DISTANCIA ENTRE O INIMIGO E O PLAYER FOR MENOR DO QUE A DISTANCIA DE ATAQUE
 VidaPlayer.RecebendoDano = true; // A VARIAVEL RecebendoDano DO SCRIPT VidaPlayer FICA VERDADEIRA
 } else if (distanciaDoJogador > DistanciaDeAtaque) { // SE A DISTANCIA ENTRE O INIMIGO E O PLAYER FOR MAIOR DO QUE A DISTANCIA DE ATAQUE
 VidaPlayer.RecebendoDano = false; // A VARIAVEL RecebendoDano DO SCRIPT VidaPlayer FICA FALSA
 }
 //===============================================ESTAVA SEGUINDO MAS PAROU DE VER O PLAYER========================================================//
 if (SeguindoOPlayer == true && VendoOPlayer == false) { // SE ESTA SEGUINDO O PLAYER MAS NAO ESTA VENDO ELE
 for (int x=0; x<AIPoints.Length; x++) { // AQUI EU FAÇO UM FOR EM TODOS OS OBJETOS DA VARIAVEL AIPoints
 Vector3 de = transform.position;  // A VARIAVEL " de " RECEBE A POSIÇAO ATUAL DO INIMIGO
 Vector3 para = AIPoints [x].transform.position;  // A VARIAVEL " para " RECEBE A POSIÇAO DO AIpointAtual
 if (!Physics.Linecast (de, para)) { // AQUI EU CHEGO SE O CAMINHO ENTRE O INIMIGO E O AIPOINT ESTA LIVRE, SE ESTIVER:
 Debug.DrawLine(de,para); // APENAS FAÇO UM DEBUG ( OPCIONAL ) PARA VER A TRAJETORIA DAS LINHAS
 if(!ListaDeAiPoints.Contains( AIPoints [x] )){ // AQUI EU CHECO SE O ELEMENTO JA ESTA NA LISTA, SE NAO ESTA, FAZ ISSO ABAIXO:
 ListaDeAiPoints.Add(AIPoints [x]); //ADICIONA O AIPoint[X] NA LISTA
 }
 }
 else if (Physics.Linecast (de, para)) { // SEM TEM ALGUMA COISA ENTRE O AIPoint ATUAL E O INIMIGO
 Debug.DrawLine(de,para);// APENAS FAÇO UM DEBUG ( OPCIONAL ) PARA VER A TRAJETORIA DAS LINHAS
 ListaDeAiPoints.Remove(AIPoints [x]) ; // REMOVE O ITEM AIPoint[X] ATUAL DA LISTA, PARA TORNA-LO INDISPONIVEL
 }
 }
 int NumeroDeElementosDaLista2 = ListaDeAiPoints.Count; // A VARIAVEL NumeroDeElementosDaLista2 RECEBE O NUMERO DE ELEMENTOS CONTIDOS NA LISTA
 AIpoitAtual = Random.Range (0, NumeroDeElementosDaLista2); // A VARIAVEL AIpoitAtual RECEBE UM VALOR ALEATORIO ENTRE 0 E O O NUMERO DE ITENS QUE TEM NA LISTA
 SeguindoOPlayer = false; // A VARIAVEL SeguindoOPlayer RECEBE FALSE
 }
 }
 //================================================================= OUTRAS VOIDS=======================================================================//
 void Olhar (){ // VOID QUE FAZ O INIMIGO OLHAR PARA O PLAYER
 Vector3 OlharPlayer = Player.transform.position; // O VETOR OlharPlayer RECEBE A POSIÇAO DO PLAYER
 transform.LookAt (OlharPlayer); // O INIMIGO PLHA EM DIREÇAO AO PLAYER
 }
 void Seguir (){
 SeguindoOPlayer = true; // A VARIAVEL SeguindoOPlayer FICA VERDADEIRA
 Vector3 SeguirPlayer = Player.transform.position; // O VETOR SeguirPlayer RECEBE A POSIÇAO DO PLAYER
 transform.position = Vector3.MoveTowards (transform.position, SeguirPlayer, velocidadeDeMovimento * Time.deltaTime); // O INIMIGO SE MOVE EM DIREÇAO AO PLAYER
 }
}

Depois disso, jogue este script no seu player( o nome do script deve ser " VidaPlayer " ) :

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class VidaPlayer : MonoBehaviour {
 public static bool RecebendoDano; //VARIAVEL ESTATICA QUE INDICA SE ESTA RECEBENDO DANO OU NAO
 public float tempoPorAtaque = 1.5f; // TEMPO MINIMO ENTRE CADA ATAQUE QUE O INIMIGO PODE DAR
 private float cronometroDeAtaque; // CRONOMETRO QUE CONTROLA O TEMPO DOS ATAQUES
 public int VidaDoPlayer = 100; // VIDA DO PERSONAGEM
 public int DanoPorAtaque = 40;
 void Start (){
 RecebendoDano = false; // A VARIAVEL RecebendoDano RECEBE FALSO
 }
 void Update (){
 if (RecebendoDano == true) { // SE RecebendoDano ESTA VERDADEIRO
 cronometroDeAtaque += Time.deltaTime; // O CRONOMETRO COMEÇA A CONTAR
 } else { // SE NAO, OU SEJA, SE RecebendoDano ESTA FALSO
 cronometroDeAtaque = 0; // O CRONOMETRO RECEBE 0
 }
 if (cronometroDeAtaque >= tempoPorAtaque) { // SE O CRONOMETRO ULTRAPASSOU O TEMPO POR ATAQUE
 cronometroDeAtaque = 0; // CRONOMETRO RECEBE 0
 VidaDoPlayer = VidaDoPlayer - DanoPorAtaque; // A VIDA DO PLAYER RECEBE O VALOR DELA MESMA MENOS O DANO DO ATAQUE
 }
 if (VidaDoPlayer <= 0) { // SE A VIDA FOR MENOR OU IGUAL A 0
 Application.Quit (); // SAI DO JOGO
 }
 }
}

Os dois scripts extão COMPLETAMENTE comentados para um melhor entendimento.


Agora basta configurar as variáveis dos dois scripts e jogar AIpoints( pontos por onde o inimigo irá se mover ) na variavel  " AIPoints " do script do seu inimigo

Dúvidas postem ae


Última edição por MarcosSchultz em Ter Jun 07, 2016 9:15 pm, editado 1 vez(es)
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 64736
REPUTAÇÃO : 2650
Idade : 27
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : Inteligencia artificial - [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por Dionilson Qua Jan 07, 2015 3:16 pm

Quando ele persegue o player ele ignora os aipoints e fica travado em objetos do cenário. Como fazer o inimigo evitar esses objetos, e perseguir o player através de um caminho específico pelos aipoints assim n travando em objetos ou "paredes"?

Dionilson
Iniciante
Iniciante

Masculino PONTOS : 3394
REPUTAÇÃO : 2
Idade : 32
Respeito as regras : Inteligencia artificial - [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por MarcosSchultz Qua Jan 07, 2015 4:34 pm

Isto é possivel apenas com A*pathfinding, más é algo extremamente complexo... eu precisaria de 4 vídeoAulas para explicar como funciona...


Uma solução boa para isto é usar o NaveMesh da propria Unity
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 64736
REPUTAÇÃO : 2650
Idade : 27
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : Inteligencia artificial - [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por Dionilson Qua Jan 07, 2015 5:00 pm

Você pode explicar ou mostrar como usar o NaveMesh da unity para essa situação?

Dionilson
Iniciante
Iniciante

Masculino PONTOS : 3394
REPUTAÇÃO : 2
Idade : 32
Respeito as regras : Inteligencia artificial - [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por MarcosSchultz Qua Jan 07, 2015 5:42 pm

Este aqui :D

MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 64736
REPUTAÇÃO : 2650
Idade : 27
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : Inteligencia artificial - [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por Dionilson Qua Jan 07, 2015 9:14 pm

Mano Brigado cara, me ajudo pakas mano vlws mesmo.

Dionilson
Iniciante
Iniciante

Masculino PONTOS : 3394
REPUTAÇÃO : 2
Idade : 32
Respeito as regras : Inteligencia artificial - [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por Alan Porfirio Ter Abr 21, 2015 6:08 pm

Marcos eu coloquei o script no inimigo mas não funcionou.
Era pra colocar objetos vazio no transform?Ou era pra fazer de outro jeito.

Alan Porfirio
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 3305
REPUTAÇÃO : 0

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por MarcosSchultz Ter Abr 21, 2015 7:37 pm

tem que seguir passo a passo como eu citei...

nenhuma variavel pode ficar vazia, você deve linkar os AIPoints e tudo mais, senão vai dar erro
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 64736
REPUTAÇÃO : 2650
Idade : 27
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : Inteligencia artificial - [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por Rafael Pirani Dom Abr 26, 2015 1:56 am

Da dando erro de index!

Rafael Pirani
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 3260
REPUTAÇÃO : 0

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por MarcosSchultz Dom Abr 26, 2015 12:53 pm

Tem que anexar os AIPoints na array deles
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 64736
REPUTAÇÃO : 2650
Idade : 27
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : Inteligencia artificial - [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por Lucas Garcia Frade Dom Abr 26, 2015 6:48 pm

Inteligencia artificial - [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints 2lkfg1z
Ta dando erro de Index como pode ver, mas linkei tudo nas variaveis certas, o que esta errado?

Lucas Garcia Frade
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 3541
REPUTAÇÃO : 9
Idade : 22
Respeito as regras : Inteligencia artificial - [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por MarcosSchultz Dom Abr 26, 2015 11:12 pm

Por favor, copie o código inteiro que você está utilizando e cole aqui para eu analiza-lo ?
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 64736
REPUTAÇÃO : 2650
Idade : 27
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : Inteligencia artificial - [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por Lucas Garcia Frade Seg Abr 27, 2015 9:37 am

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
[RequireComponent(typeof(CharacterController))]
public class AIPOINTS : MonoBehaviour {
   public static bool Inimigo;
   public Transform[] AIPoints; // PONTOS POR ONDE O INIMIGO PODE TRANSITAR
   private List<Transform> ListaDeAiPoints = new List<Transform>(); // LISTA QUE IRA GUARDAR OS AIPoints DISPONIVEIS PARA O INIMIGO ANDAR NO MOMENTO
   public float velocidadeDeMovimento = 5,DistanciaDeObservacao = 30,DistanciaDeSeguir = 20,DistanciaDeAtaque = 2; // VARIAVEIS A SEREM CONFIGURADAS
   private float distanciaDoJogador,cronometroTempoNoLocal;
   private int AIpoitAtual; // AIPoint ATUAL PARA ONDE O INIMIGO ESTA SE MOVENDDO
   private GameObject Player;
   private bool VendoOPlayer,EsperandoNoLocal,SeguindoOPlayer;
   public float TempoNoLocal = 0.001f; // TEMPO QUE O INIMIGO AGUARDA NO AIPoint ATE COMEÇAR A IR PARA O PROXIMO
   void Start (){ 
      Inimigo = true;
      Screen.lockCursor = true;
      Player = GameObject.FindWithTag ("Player"); // PLAYER = OBJETO QUE CONTEM A TAG PLAYER
      for (int x=0; x<AIPoints.Length; x++) { // AQUI EU FAÇO UM FOR EM TODOS OS OBJETOS DA VARIAVEL AIPoints
         Vector3 de = transform.position; // A VARIAVEL " de " RECEBE A POSIÇAO ATUAL DO INIMIGO
         Vector3 para = AIPoints [x].transform.position; // A VARIAVEL " para " RECEBE A POSIÇAO DO AIpointAtual
         if (!Physics.Linecast (de, para)) { // AQUI EU CHEGO SE O CAMINHO ENTRE O INIMIGO E O AIPOINT ESTA LIVRE, SE ESTIVER:
            if(!ListaDeAiPoints.Contains( AIPoints [x] )){ // AQUI EU CHECO SE O ELEMENTO JA ESTA NA LISTA, SE NAO ESTA, FAZ ISSO ABAIXO:
               ListaDeAiPoints.Add(AIPoints [x]); //ADICIONA O AIPoint[X] NA LISTA
            }
         }
         else if (Physics.Linecast (de, para)) { // SEM TEM ALGUMA COISA ENTRE O AIPoint ATUAL E O INIMIGO
            ListaDeAiPoints.Remove(AIPoints [x]) ; // REMOVE O ITEM AIPoint[X] ATUAL DA LISTA, PARA TORNA-LO INDISPONIVEL
         }
      }
   }
   void Update () {
      if (Inimigo){
      //================================================RAYCAST ( INIMIGO ESTA VENDO O PLAYER? )=========================================================//
      RaycastHit hit; // DECLARO UM RAYCAST
      Vector3 deOnde = transform.position; //A VARIAVEL deOnde RECEBE A POSIÇAO ATUAL DO INIMIGO
      Vector3 paraOnde = Player.transform.position;//A VARIAVEL paraOnde RECEBE A POSIÇAO ATUAL DO INIMIGO
      Vector3 direction = paraOnde - deOnde; // O VETOR direction RECEBE A POSIÇAO CORRESPONDENTE A B-A, OU SEJA, O VETOR paraOnde - o vetor deOnde
      if (Physics.Raycast (transform.position, direction, out hit, 1000) && distanciaDoJogador < DistanciaDeObservacao) { // SE RAYCAST, E SE A DISTANCIA DO PLAYER FOR MENOR DO QUE A MAXDISTANCIA
         if (hit.collider.gameObject.CompareTag ("Player")) { // SE A TAG DO OBJETO QUE O RAYCAST COLIDIU FOR "PLAYER"
            VendoOPlayer = true; // VARIAVEL VendoOPlayer FICA VERDADEIRA
         } else { // SE NAO
            VendoOPlayer = false;// VARIAVEL VendoOPlayer FICA FALSA
         }
      }
      //===========================================LINECAST ( DEIXAR ACESSIVEL APENAS OS AIPOINTS VISIVEIS)=========================================//
      if (EsperandoNoLocal == true) { // SE A VARIAVEL EsperandoNoLocal ESTIVER VERDADEIRA
         for (int x=0; x<AIPoints.Length; x++) { // AQUI EU FAÇO UM FOR EM TODOS OS OBJETOS DA VARIAVEL AIPoints
            Vector3 de = transform.position; // A VARIAVEL " de " RECEBE A POSIÇAO ATUAL DO INIMIGO
            Vector3 para = AIPoints [x].transform.position; // A VARIAVEL " para " RECEBE A POSIÇAO DO AIpointAtual
            if (!Physics.Linecast (de, para)) { // AQUI EU CHEGO SE O CAMINHO ENTRE O INIMIGO E O AIPOINT ESTA LIVRE, SE ESTIVER:
               Debug.DrawLine(de,para); // APENAS FAÇO UM DEBUG ( OPCIONAL ) PARA VER A TRAJETORIA DAS LINHAS
               if(!ListaDeAiPoints.Contains( AIPoints [x] )){ // AQUI EU CHECO SE O ELEMENTO JA ESTA NA LISTA, SE NAO ESTA, FAZ ISSO ABAIXO:
                  ListaDeAiPoints.Add(AIPoints [x]); //ADICIONA O AIPoint[X] NA LISTA
               }
            }
            else if (Physics.Linecast (de, para)) { // SEM TEM ALGUMA COISA ENTRE O AIPoint ATUAL E O INIMIGO
               Debug.DrawLine(de,para);// APENAS FAÇO UM DEBUG ( OPCIONAL ) PARA VER A TRAJETORIA DAS LINHAS
               ListaDeAiPoints.Remove(AIPoints [x]) ; // REMOVE O ITEM AIPoint[X] ATUAL DA LISTA, PARA TORNA-LO INDISPONIVEL
            }
         }
         EsperandoNoLocal = false; // A VARIAVEL EsperandoNoLocal FICA FALSA
      }
      //==================================================== COMANDO PARA FAZER O INIMIGO ANDAR PELOS AIPOINTS======================================//
      distanciaDoJogador = Vector3.Distance (Player.transform.position, transform.position); // MEDE A DISTANCIA ENTRE O INIMIGO E O PLAYER
      if (distanciaDoJogador >= DistanciaDeObservacao || VendoOPlayer == false && EsperandoNoLocal == false) { // SE A DISTANCIA ENTRE INIMIGO E PLAYER FOR MENOR DO QUE A DISTANCIA DE OBSERVAÇAO E VAR'S....
         if (AIpoitAtual < ListaDeAiPoints.Count) { // CHECAGEM PRA NAO DAR ERRO DE ARRAY
            Vector3 target = ListaDeAiPoints [AIpoitAtual].transform.position;//A VARIAVEL target RECEBE A POSIÇAO DO AIpointAtual
            transform.LookAt (target);//O INIMIGO OLHA NA DIREÇAO DO AIPOINT SELECIONADO ( O AIpointAtual )
            transform.position = Vector3.MoveTowards (transform.position, target, velocidadeDeMovimento * Time.deltaTime); // MOVE O PALYER EM DIREÇAO AO AIpointAtual
            if (transform.position == ListaDeAiPoints [AIpoitAtual].transform.position) { // SE A POSIÇAO DO PLAYER FOR IGUAL A POSIÇAO DO AIpointAtual, OU SEJA, CHEGOU NO DESTINO
               cronometroTempoNoLocal+=Time.deltaTime; // COMEÇA A CONTAR O CRONOMETRO DE ESPERA NO LOCAL
               EsperandoNoLocal = true; // A VARIAVEL EsperandoNoLocal FICA VERDADEIRA PARA INDICAR QUE ESTA ESPERANDO
            }
            if(cronometroTempoNoLocal >= TempoNoLocal){ // SE JA ESPEROU O TEMPO QUE DEVERIA ESPERAR NO LOCAL
               cronometroTempoNoLocal = 0; // ZERA O CRONOMETRO PARA PODER REUTILIZAR ELE
               int NumeroDeElementosDaLista2 = ListaDeAiPoints.Count; // UMA INT COM NOME NumeroDeElementosDaLista2 RECEBE O NUMERO DE ITENS QUE TEM NA LISTA
               AIpoitAtual = Random.Range (0, NumeroDeElementosDaLista2); // A VARIAVEL AIpoitAtual RECEBE UM VALOR ALEATORIO ENTRE 0 E O O NUMERO DE ITENS QUE TEM NA LISTA
            }
         }
      }
      //================================================= COMANDOS PARA CHECAR DISTANCIA, OLHAR E SEGUIR================================================//
      else if (distanciaDoJogador >= DistanciaDeSeguir && distanciaDoJogador < DistanciaDeObservacao && VendoOPlayer == true) { // SE ESTA PERTO PARA OLHAR MAS AINDA E LONGE PARA SEGUIR:
         Olhar (); // VOID PARA O INIMIGO FICAR OLHANDO PARA O PLAYER
      }else if (distanciaDoJogador <= DistanciaDeSeguir && VendoOPlayer == true) {  //SE JA ESTA PERTO O SUFICIENTE PARA SEGUIR E ESTA VENDO O PLAYER
         Seguir ();  // VOID PARA O INIMIGO SEGUIR O PLAYER
      }
      //=======================================================CORRIGIR BUGS DE INDEX RANGE=============================================================//
      if (AIpoitAtual >= ListaDeAiPoints.Count) { // SE O AIpoitAtual TIVER UM VALOR MAIOR DO QUE O MAXIMO DE ELEMENTOS QUE EXISTEM NA LISTA
         AIpoitAtual = ListaDeAiPoints.Count -1; // A VARIAVEL AIpoitAtual RECEBE O NUMERO DE ELEMENTOS DA LISTA -1, ISSO EVITARA BUGS
      }else if (AIpoitAtual <= 0) { //SE O AIpoitAtual TIVER UM VALOR MENOR DO QUE ZERO:
         AIpoitAtual = 0;//AIpoitAtual RECEBERA O VALOR ZERO, ISSO EVITARA BUGS
      }
      //==========================================FAZER O PLAYER RECEBER DANO AO CHEGAR PERTO DO INIMIGO================================================//
      if (distanciaDoJogador <= DistanciaDeAtaque) { // SE A DISTANCIA ENTRE O INIMIGO E O PLAYER FOR MENOR DO QUE A DISTANCIA DE ATAQUE
         PlayerVida.RecebendoDano = true; // A VARIAVEL RecebendoDano DO SCRIPT VidaPlayer FICA VERDADEIRA
      } else if (distanciaDoJogador > DistanciaDeAtaque) { // SE A DISTANCIA ENTRE O INIMIGO E O PLAYER FOR MAIOR DO QUE A DISTANCIA DE ATAQUE
         PlayerVida.RecebendoDano = false; // A VARIAVEL RecebendoDano DO SCRIPT VidaPlayer FICA FALSA
      }
      //===============================================ESTAVA SEGUINDO MAS PAROU DE VER O PLAYER========================================================//
      if (SeguindoOPlayer == true && VendoOPlayer == false) { // SE ESTA SEGUINDO O PLAYER MAS NAO ESTA VENDO ELE
         for (int x=0; x<AIPoints.Length; x++) { // AQUI EU FAÇO UM FOR EM TODOS OS OBJETOS DA VARIAVEL AIPoints
            Vector3 de = transform.position;  // A VARIAVEL " de " RECEBE A POSIÇAO ATUAL DO INIMIGO
            Vector3 para = AIPoints [x].transform.position;  // A VARIAVEL " para " RECEBE A POSIÇAO DO AIpointAtual
            if (!Physics.Linecast (de, para)) { // AQUI EU CHEGO SE O CAMINHO ENTRE O INIMIGO E O AIPOINT ESTA LIVRE, SE ESTIVER:
               Debug.DrawLine(de,para); // APENAS FAÇO UM DEBUG ( OPCIONAL ) PARA VER A TRAJETORIA DAS LINHAS
               if(!ListaDeAiPoints.Contains( AIPoints [x] )){ // AQUI EU CHECO SE O ELEMENTO JA ESTA NA LISTA, SE NAO ESTA, FAZ ISSO ABAIXO:
                  ListaDeAiPoints.Add(AIPoints [x]); //ADICIONA O AIPoint[X] NA LISTA
               }
            }
            else if (Physics.Linecast (de, para)) { // SEM TEM ALGUMA COISA ENTRE O AIPoint ATUAL E O INIMIGO
               Debug.DrawLine(de,para);// APENAS FAÇO UM DEBUG ( OPCIONAL ) PARA VER A TRAJETORIA DAS LINHAS
               ListaDeAiPoints.Remove(AIPoints [x]) ; // REMOVE O ITEM AIPoint[X] ATUAL DA LISTA, PARA TORNA-LO INDISPONIVEL
            }
         }
         int NumeroDeElementosDaLista2 = ListaDeAiPoints.Count; // A VARIAVEL NumeroDeElementosDaLista2 RECEBE O NUMERO DE ELEMENTOS CONTIDOS NA LISTA
         AIpoitAtual = Random.Range (0, NumeroDeElementosDaLista2); // A VARIAVEL AIpoitAtual RECEBE UM VALOR ALEATORIO ENTRE 0 E O O NUMERO DE ITENS QUE TEM NA LISTA
         SeguindoOPlayer = false; // A VARIAVEL SeguindoOPlayer RECEBE FALSE
      }
     }
   }
   //================================================================= OUTRAS VOIDS=======================================================================//
   void Olhar (){ // VOID QUE FAZ O INIMIGO OLHAR PARA O PLAYER
      Vector3 OlharPlayer = Player.transform.position; // O VETOR OlharPlayer RECEBE A POSIÇAO DO PLAYER
      transform.LookAt (OlharPlayer); // O INIMIGO PLHA EM DIREÇAO AO PLAYER
   }
   void Seguir (){
      SeguindoOPlayer = true; // A VARIAVEL SeguindoOPlayer FICA VERDADEIRA
      Vector3 SeguirPlayer = Player.transform.position; // O VETOR SeguirPlayer RECEBE A POSIÇAO DO PLAYER
      transform.position = Vector3.MoveTowards (transform.position, SeguirPlayer, velocidadeDeMovimento * Time.deltaTime); // O INIMIGO SE MOVE EM DIREÇAO AO PLAYER
   }
}

Lucas Garcia Frade
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 3541
REPUTAÇÃO : 9
Idade : 22
Respeito as regras : Inteligencia artificial - [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por Lucas Garcia Frade Seg Abr 27, 2015 9:37 am

É o mesmo

Lucas Garcia Frade
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 3541
REPUTAÇÃO : 9
Idade : 22
Respeito as regras : Inteligencia artificial - [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por MarcosSchultz Seg Abr 27, 2015 12:33 pm

Testei novamente com os 2 scripts originais do tutorial e funcionou perfeitamente. basta seguir passo a passo tudo que escrevi
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 64736
REPUTAÇÃO : 2650
Idade : 27
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : Inteligencia artificial - [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por Jhonny_Ayllet Dom maio 24, 2015 12:17 pm

eu tipo to fazendo um jogo onde o player é uma "nave" q atira e tudo mais.. queria fazer dos meus inimigos naves semelhantes q atirassem ao me ver e tudo mais.. esta AI vai funcionar para eles ? outra coisa como o cenário se passa no espaço, os obstáculos podem ser asteroides, e pontos de transição por onde ele viaja podem ser gameobjects vazios msm certo ?

Jhonny_Ayllet
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 3232
REPUTAÇÃO : 0

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por MarcosSchultz Dom maio 24, 2015 1:35 pm

Um jogo assim requer uma AI mais especifica, vai ser meio dificil adaptar essa no seu jogo
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 64736
REPUTAÇÃO : 2650
Idade : 27
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : Inteligencia artificial - [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por Chilinger Sáb Jul 11, 2015 7:24 am

Marcos se eu pegar waypoints e colocar varios na tela para carros ele andaram normalmente como trafego de rua

Chilinger
MembroAvançado

Masculino PONTOS : 3853
REPUTAÇÃO : 42
Idade : 29
Respeito as regras : Inteligencia artificial - [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por MarcosSchultz Sáb Jul 11, 2015 12:38 pm

Sim, más funcionará somente se as quadras tiverem predios ou coisas que barrem a visão da diagonal oposta e se so tiver 1 carro, pois se o linecast for em direção a um AIPoint e tiver um veiculo na frente ele vai eliminar o AIPoint...

esta AI é especificamente desenvolvida para inimigos... para carros precisaria de algo mais elaborado
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 64736
REPUTAÇÃO : 2650
Idade : 27
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : Inteligencia artificial - [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por Chilinger Sáb Jul 11, 2015 1:10 pm

Poderia me ajudar com ela entao por que assim se eu colocar colisao em td vai dar certo por que eu queria fazer uma linha com wayponts indo e outra vindo com varios carros

Chilinger
MembroAvançado

Masculino PONTOS : 3853
REPUTAÇÃO : 42
Idade : 29
Respeito as regras : Inteligencia artificial - [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por Orixinals Sáb Set 05, 2015 1:15 pm

Como eu configuro , onde o inimigo vai andar , no caso quais pontos ele vai transitar , pois analisei o comando que você postou , mas não encontrei um lugar especifico que eu possa alterar valores, no caso os pontos de transição, no caso eu quero fazer com que o inimigo transite pelo meu mapa todo ,e caso eu esteja perto dele , ele saia de sua transição , para me seguir.

==EDITADO==
DESCULPE !
Estava procurando no script e achei onde colocar os waypoints , achava que onde era colocado os waypoints , era diretamente no código, mas na verdade é no script do inimigo (interface), sou iniciante e estou começando no unity a pouco tempo, vlw pessoal !.

Orixinals
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 3139
REPUTAÇÃO : 2
Respeito as regras : Inteligencia artificial - [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por cosmoplay Seg Nov 23, 2015 8:54 pm

Marcos tenho um problema que so fui perceber agora,
tentei fazer do meu jeito mais tive um problema.
o inimigo so me persegue se eu olho para ele com um angulo um pouco aberto, quase que olhando para a cara dele,
se eu olho apenas para suas pernas ou para o chão ele não me persegue, ai voltei a usar o seu e o problema continua, os scripts estão idênticos ao seu. acho que pode ser outra coisa sem ser o script mais não tenho minima ideia
se puder me ajudar ...
cosmoplay
cosmoplay
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 3556
REPUTAÇÃO : 45
Idade : 26
Respeito as regras : Inteligencia artificial - [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por MarcosSchultz Seg Nov 23, 2015 11:08 pm

cosmoplay escreveu:Marcos tenho um problema que so fui perceber agora,
tentei fazer do meu jeito mais tive um problema.
o inimigo so me persegue se eu olho para ele com um angulo um pouco aberto, quase que olhando para a cara dele,
se eu olho apenas para suas pernas ou para o chão ele não me persegue, ai voltei a usar o seu e o problema continua, os scripts estão idênticos ao seu. acho que pode ser outra coisa sem ser o script mais não tenho minima ideia
se puder me ajudar ...

Cara, não tem muito sentido estar acontecendo isto, pois nem tem função de OnBecameVisible ou Invisible...

O script está no seu player ou na sua camera?
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 64736
REPUTAÇÃO : 2650
Idade : 27
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : Inteligencia artificial - [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por cosmoplay Qua Dez 02, 2015 6:20 pm

no player
cosmoplay
cosmoplay
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 3556
REPUTAÇÃO : 45
Idade : 26
Respeito as regras : Inteligencia artificial - [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por MarcosSchultz Qui Dez 03, 2015 12:37 am

cosmoplay escreveu:no player
Crie um tópico específico para este problema, relatando especificamente o que ocorre, postando prints e os scripts que você utiliza...

Não tem muito sentido estar acontecendo isto ai...
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 64736
REPUTAÇÃO : 2650
Idade : 27
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : Inteligencia artificial - [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por gagasilva Dom Dez 06, 2015 3:58 pm

http://prntscr.com/9b1p6w <----- Link do erro, coloquei tudo certo, e espalhei 30 aipoints e os coloquei no script do nimigo e AIPOINTS e da esse erro

gagasilva
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 3041
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras : Inteligencia artificial - [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por MarcosSchultz Seg Dez 07, 2015 12:11 am

gagasilva escreveu:http://prntscr.com/9b1p6w <----- Link do erro, coloquei tudo certo, e espalhei 30 aipoints e os coloquei no script do nimigo e AIPOINTS e da esse erro

Preciso de prints do seu Player, do inimigo, das configs do script no inimigo
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 64736
REPUTAÇÃO : 2650
Idade : 27
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : Inteligencia artificial - [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por iahGod Qua Jan 20, 2016 7:29 pm

Oi, funcionou quase tudo aqui, mas meu inimigo ele não fica andando para os UiPoints, ele fica parado no lugar que eu coloquei... Em vermelhos são os pontos e amarelo o inimigo, que é um esfera. Não fiz nenhuma alterações nos scripts em coloquei todos os transforms dos pontos no script, sabe o que pode ser?

Inteligencia artificial - [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints Screenshot_2
iahGod
iahGod
Programador

Masculino PONTOS : 3380
REPUTAÇÃO : 78
Idade : 25
Áreas de atuação : Programação C# e Designer


Respeito as regras : Inteligencia artificial - [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints WvDYdlf

https://muranoinc.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por MarcosSchultz Qui Jan 21, 2016 2:16 am

iagokennedyy escreveu:Oi, funcionou quase tudo aqui, mas meu inimigo ele não fica andando para os UiPoints, ele fica parado no lugar que eu coloquei... Em vermelhos são os pontos e amarelo o inimigo, que é um esfera. Não fiz nenhuma alterações nos scripts em coloquei todos os transforms dos pontos no script, sabe o que pode ser?

Inteligencia artificial - [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints Screenshot_2

O player tem tag "Player" ???
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 64736
REPUTAÇÃO : 2650
Idade : 27
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : Inteligencia artificial - [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por iahGod Qui Jan 21, 2016 6:33 am

Sim, tem... eu paguei tudo e refiz, funcionou, alguma coisa devo ter esquecido :p
iahGod
iahGod
Programador

Masculino PONTOS : 3380
REPUTAÇÃO : 78
Idade : 25
Áreas de atuação : Programação C# e Designer


Respeito as regras : Inteligencia artificial - [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints WvDYdlf

https://muranoinc.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por JohnnyKills Qui Jan 21, 2016 12:40 pm

Vejo esse script, "simples", então realmente tenho a certeza que eu gosto é de trabalhar com gráficos kkkkkk Marcos, a quanto tempo você trabalha com programação? Você manja de muita coisa kkk

JohnnyKills
Membro
Membro

PONTOS : 3143
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras : Inteligencia artificial - [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por MarcosSchultz Qui Jan 21, 2016 1:36 pm

JohnnyKills escreveu:Vejo esse script, "simples", então realmente tenho a certeza que eu gosto é de trabalhar com gráficos kkkkkk Marcos, a quanto tempo você trabalha com programação? Você manja de muita coisa kkk

Acho que vai completar uns 3 anos logo logo
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 64736
REPUTAÇÃO : 2650
Idade : 27
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : Inteligencia artificial - [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por Guisao666 Seg Jul 25, 2016 6:34 pm

Muito obrigado cara.

Guisao666
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 3002
REPUTAÇÃO : 0
Áreas de atuação : Iniciante em programação da linguagem C#.
Iniciante em Level Designer.
Respeito as regras : Inteligencia artificial - [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por dinho Sáb Ago 13, 2016 12:39 pm

Olá Galera adaptei um Script ( java para C#) de  uma IA para meu jogo de luta, que é dentro de um ringue , e não seria necessário AIPonints , mas esta dando "Erro"  gostaria de ajuda para esse meu problema ou uma idéia melhor para melhorar a jogabilidade. Talvez o Script do Marcos sem Aipoints, não sei como adaptar.
 Esse é o meu Script:
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class InimigoSegue : MonoBehaviour {


 private int animI;//numeros de comportamentos
 public GameObject Player ;  // Player
 private Vector3 DistV; //Distancia em x,y e z
 public Quaternion rotQ;
 public float rmaxF;
 public float rmedF;
 public float rminF;
 public bool atacB;
 private Animator Animator_Oponente;
 // Use this for initialization
 void Start () {

 animI = 1;
 rmaxF =10;
 rmedF =5;
 rminF =3;
 atacB = false;
 Animator_Oponente = GetComponent<Animator> ();
 }
 
 // Update is called once per frame
 void Update () {


 if(animI==1){Animator_Oponente.Play("Idlle");}
 if(animI==2){Animator_Oponente.GetBool("Running");transform.Translate(0,0,3*Time.deltaTime);}
 if(animI==3){Animator_Oponente.SetTrigger("TriggerKick");}
 if(animI==4){Animator_Oponente.SetTrigger("TriggerCross");}


 
 //Variaveis
 
 DistV = transform.position - Player.transform.position; //distancia
 rotQ = Quaternion.LookRotation (DistV); // local de rotação
 
 
 //Função
 if (atacB==true)
 {transform.rotation.eulerAngles.y = rotQ.eulerAngles.y +180 ;}
 
 if(DistV.x<= rminF && DistV.x >= rminF && DistV.z >= -rminF && DistV.z <= rminF)
 {animI=2;} else
 
 if(DistV.x<= rmedF && DistV.x >= -rmedF && DistV.z <= rmedF && DistV.z >= -rmedF)
 {animI=3; atacB = true;}else

 if (atacB == true) {
 if(DistV.x<= rmaxF && DistV.x >= -rmaxF && DistV.z <= rmaxF && DistV.z >= -rmaxF)
 {animI = 2 ;}
 else
 { animI=1 ; atacB = false;}
 }
 }
}

O erro esta no "Quaternion"
Assets/Scripts/InimigoSegue.cs(46,37): error CS1612: Cannot modify a value type return value of `UnityEngine.Quaternion.eulerAngles'. Consider storing the value in a temporary variable

e esse:
Assets/Scripts/InimigoSegue.cs(46,28): error CS1612: Cannot modify a value type return value of `UnityEngine.Transform.rotation'. Consider storing the value in a temporary variable
  Não estou conseguindo solucionar.
dinho
dinho
Membro
Membro

Masculino PONTOS : 3173
REPUTAÇÃO : 5
Áreas de atuação : Desenhista e Modelador 3D.
Modelagem em Blender.
Respeito as regras : Inteligencia artificial - [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints WvDYdlf

http://www.andersondesigner.com

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por artplayer Sáb Ago 13, 2016 2:26 pm

Você vai ter que criar um novo vector3 pra passar o valor.

Tipo ...

Código:
transform.rotation.eulerAngles = new Vector3 (ValorX, ValorY, ValorZ);
artplayer
artplayer
Instrutor

Masculino PONTOS : 3881
REPUTAÇÃO : 412
Idade : 39
Respeito as regras : Inteligencia artificial - [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints Aad8pUi

https://artplayergames.com

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por dinho Sáb Ago 13, 2016 7:03 pm

Cara não deu certo... Será q tem algum erro nesse Script que eu não estou enxergando.
dinho
dinho
Membro
Membro

Masculino PONTOS : 3173
REPUTAÇÃO : 5
Áreas de atuação : Desenhista e Modelador 3D.
Modelagem em Blender.
Respeito as regras : Inteligencia artificial - [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints WvDYdlf

http://www.andersondesigner.com

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por MarcosSchultz Dom Ago 14, 2016 11:21 pm

Cria um tópico e posta o seu script, que podemos ver.
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 64736
REPUTAÇÃO : 2650
Idade : 27
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : Inteligencia artificial - [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por alemaopessoa Seg Ago 29, 2016 1:32 pm

MarcosSchultz escreveu:Tem que anexar os AIPoints na array deles

como posso fazer isso? sou iniciante e não sei como fazer isso. alguém poderia me ajudar?

alemaopessoa
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 2791
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras : Inteligencia artificial - [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por AndyShow Seg Ago 29, 2016 1:39 pm

alemaopessoa escreveu:
MarcosSchultz escreveu:Tem que anexar os AIPoints na array deles

como posso fazer isso? sou iniciante e não sei como fazer isso. alguém poderia me ajudar?

Assistiu o Video Tutorial ?

AndyShow
AndyShow
Profissional
Profissional

Masculino PONTOS : 4708
REPUTAÇÃO : 580
Idade : 41
Áreas de atuação : Blender e Unity
Respeito as regras : Inteligencia artificial - [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints WvDYdlf

http://mundounity3d.forumbom.com/

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por alemaopessoa Seg Ago 29, 2016 2:02 pm

kara, eu ja coloquei a nav mesh agent no meu inimigo. primeiro eu copiei e colei o script "AIPOINTS" no inimigo, depois copiei e colei o script "VIDA PLAYER" no player, e agora por ultimo eu coloquei a nav mesh agent no inimigo e ainda ta dando erro de index. oque há de eraado? sou iniciante. ainda to apredendo. alguem poderia me explicar oque fazer detalhadamente?

alemaopessoa
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 2791
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras : Inteligencia artificial - [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por AndyShow Seg Ago 29, 2016 2:04 pm

Faz o "Bake" do Terreno ou Plano no Windows/Navigation ?
AndyShow
AndyShow
Profissional
Profissional

Masculino PONTOS : 4708
REPUTAÇÃO : 580
Idade : 41
Áreas de atuação : Blender e Unity
Respeito as regras : Inteligencia artificial - [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints WvDYdlf

http://mundounity3d.forumbom.com/

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por alemaopessoa Seg Ago 29, 2016 2:45 pm

eu fiz o "bake" e ainda ta com o erro de index.

alemaopessoa
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 2791
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras : Inteligencia artificial - [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por alemaopessoa Seg Ago 29, 2016 7:52 pm

eu preciso criar os "waypoints"? se sim, como faço pra criar?

alemaopessoa
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 2791
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras : Inteligencia artificial - [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por AndyShow Seg Ago 29, 2016 8:50 pm

Sim, vc Cria GameObjects Vazios ou Esferas,Cubos (Sem Colisao) etc... oque vc quiser e quantos quiser,Coloca no Lugar que vc quiser que o AI vá,e Linka no Script na Variável AIPoints
AndyShow
AndyShow
Profissional
Profissional

Masculino PONTOS : 4708
REPUTAÇÃO : 580
Idade : 41
Áreas de atuação : Blender e Unity
Respeito as regras : Inteligencia artificial - [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints WvDYdlf

http://mundounity3d.forumbom.com/

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por alemaopessoa Seg Ago 29, 2016 9:25 pm

AndyShow escreveu:Sim, vc Cria GameObjects Vazios ou Esferas,Cubos (Sem Colisao) etc... oque vc quiser e quantos quiser,Coloca no Lugar que vc quiser que o AI vá,e Linka no Script na Variável AIPoints

então mano, ja criei varios gameobjects vazios. o meu problema agora é saber como linkar. nao sei onde eu posso fazer isso no script.

alemaopessoa
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 2791
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras : Inteligencia artificial - [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por MarcosSchultz Ter Ago 30, 2016 11:33 pm

alemaopessoa escreveu:
AndyShow escreveu:Sim, vc Cria GameObjects Vazios ou Esferas,Cubos (Sem Colisao) etc... oque vc quiser e quantos quiser,Coloca no Lugar que vc quiser que o AI vá,e Linka no Script na Variável AIPoints

então mano, ja criei varios gameobjects vazios. o meu problema agora é saber como linkar. nao sei onde eu posso fazer isso no script.

Quando você joga o script no objeto, uma array é criada na aba Inspector. basta digitar o número de componentes da array e dar um enter... vários slots vão se abrir, para você linkar os objetos.
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 64736
REPUTAÇÃO : 2650
Idade : 27
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : Inteligencia artificial - [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por arnaldojunior Seg Mar 13, 2017 1:34 am

Olá, sou novo aqui no fórum, mas adorei os tópicos e estou aprendendo muito com eles, mas estou encontrando dificuldade para fazer este script funcionar. O erro que esta apresentando é este:

NullReferenceException: Object reference not set to an instance of an object
AIPOINTS.Update () (at Assets/AIPOINTS.cs:40)

Se puderem me ajudar serei muito grato.

PS: É um jogo de labirinto onde o guardião deve perambular pelo labirinto e só perseguir o player quando o vir. Configurei o navmesh com os aipoints como statics e tudo que acontece é que o guardião apenas persegue o player, graças a meu outro script.

arnaldojunior
Membro
Membro

PONTOS : 2813
REPUTAÇÃO : 2
Respeito as regras : Inteligencia artificial - [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por AndyShow Seg Mar 13, 2017 2:49 am

A Linha do Erro é essa:   if (hit.collider.gameObject.CompareTag ("Player")) { // SE A TAG DO OBJETO QUE O RAYCAST COLIDIU FOR "PLAYER"


Veja se seu player esta coma TAG "Player"
AndyShow
AndyShow
Profissional
Profissional

Masculino PONTOS : 4708
REPUTAÇÃO : 580
Idade : 41
Áreas de atuação : Blender e Unity
Respeito as regras : Inteligencia artificial - [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints WvDYdlf

http://mundounity3d.forumbom.com/

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por arnaldojunior Seg Mar 13, 2017 11:35 am

Obrigado pela ajuda, agora descobri como funciona esse sistema de tag, mas estou com um novo problema: Meu guardião fica se movendo do primeiro aipoint para o segundo, o terceiro esta visível para ele, mas por algum motivo ele o ignora.
Não sei se ele não esta incrementando no "for" ou se ele não visualiza o aipoint(3).

arnaldojunior
Membro
Membro

PONTOS : 2813
REPUTAÇÃO : 2
Respeito as regras : Inteligencia artificial - [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por arnaldojunior Seg Mar 13, 2017 11:46 am

Percebi que o guardião só se encaminha pro "gameobject" para o qual "esta virado", ou seja preciso de um comando que o direcione para o próximo "aipoint". Se puderem me ajudar com isto sei muito grato.

arnaldojunior
Membro
Membro

PONTOS : 2813
REPUTAÇÃO : 2
Respeito as regras : Inteligencia artificial - [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos