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[TUTORIAL] Atirar objeto para a posição do MOUSE

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TUTORIAL [TUTORIAL] Atirar objeto para a posição do MOUSE

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Jan 04, 2015 5:15 pm

Crie um script em C# com o nome " mira " e jogue este codigo nele, e jogue o script na camera do seu personagem

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class mira : MonoBehaviour {
 public GameObject bala;
 public GameObject CanoArma;
 public static Vector3 alvo;
 void Update () {
 Ray ray = Camera.main.ScreenPointToRay(Input.mousePosition);
 RaycastHit hit;
 bool colisao = Physics.Raycast (ray, out hit);
 if(colisao){
 if(Input.GetMouseButtonDown(0)){
 Vector3 screenPos = Input.mousePosition;
 screenPos.z = Vector3.Distance(transform.position,hit.transform.position);
    Vector3 worldPos = camera.ScreenToWorldPoint(screenPos);
 Instantiate (bala,CanoArma.transform.position,Quaternion.identity);
 alvo = worldPos;
 }
 }
 }
}

Agora crie uma nova share ou objeto que deva servir como bala e jogue este script nela ( o nome do script deve ser " BALA " e deve ser em C# )

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class BALA : MonoBehaviour {
 public float velocidade = 10;
 private Vector3 velocity = Vector3.zero;
 private Vector3 posicaoDestino;
 void Start (){
 posicaoDestino = mira.alvo;
 }
 void Update () {
 transform.position = Vector3.SmoothDamp(transform.position, posicaoDestino, ref velocity, 1/velocidade);
 }
}


Após isto, configure a velocidade de movimento da bala e transforme ela em um Prefab


Linke o prefab na variavel " Bala " que tem no script que você colocou na camera.

crie um objeto para servir de cano da arma, filie ele a sua camera e tire o colisor dele...

após isto, linke o objeto na variavel canoArma do script da sua camera, e pronto o/



OBS: SE ESTIVER UTILIZANDO A UNITY 5, TROQUE O PRIMEIRO SCRIPT POR ESTE ABAIXO...


Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class mira : MonoBehaviour {
 public GameObject bala;
 public GameObject CanoArma;
 public static Vector3 alvo;
 void Update () {
 Ray ray = Camera.main.ScreenPointToRay(Input.mousePosition);
 RaycastHit hit;
 bool colisao = Physics.Raycast (ray, out hit);
 if(colisao){
 if(Input.GetMouseButtonDown(0)){
 Vector3 screenPos = Input.mousePosition;
 screenPos.z = Vector3.Distance(transform.position,hit.transform.position);
 Vector3 worldPos = GetComponent<Camera>().ScreenToWorldPoint(screenPos);
 Instantiate (bala,CanoArma.transform.position,Quaternion.identity);
 alvo = worldPos;
 }
 }
 }
}


Última edição por MarcosSchultz em Ter Jun 07, 2016 9:28 pm, editado 1 vez(es)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Atirar objeto para a posição do MOUSE

Mensagem por fernando15014 em Qui Abr 09, 2015 11:02 pm

não deu certo !

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Atirar objeto para a posição do MOUSE

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Abr 10, 2015 12:41 pm

O que exatamemte não deu certo? teria como especificar o problema ou mandar prints?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Atirar objeto para a posição do MOUSE

Mensagem por WalterYong em Qua Ago 26, 2015 5:01 pm

Marcos no meu caso tenho uma nave em terceira pessoa, com um canhão como filho. A camera é travada na nave e anda apenas no eixo z. Eu queria que o canhão atirasse e seguisse o mouse independente do movimento da nave. Como eu deveria fazer ?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Atirar objeto para a posição do MOUSE

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Ago 28, 2015 2:23 pm

terá que utilizar um comando como Input.MousePosition para saber a posição do mouse e dar um lookAt com o canhão neste Input.

é bastante diferente deste script que está ai.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Atirar objeto para a posição do MOUSE

Mensagem por WalterYong em Sex Ago 28, 2015 3:45 pm

Eu não sei fazer isso hehe, vou começar vendo os seus tutoriais de C#, tem alguma outra dica de video que eu posso ver para ter mais noção sobre isso ?

Obrigado e parabéns pelo site.

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