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Limite Máximo de tamanho de mapa na Unity?

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DÚVIDA Limite Máximo de tamanho de mapa na Unity?

Mensagem por nibirou em Dom Ago 04, 2019 7:14 am

Galera qual o tamanho maximo de mapa para a unity? por exemplo: o gta 5 tem 31.39milhas/ ou 50.5 quilómetros quadrados
sendo 12.55 em água e 18.84 de terra

Perguntas:

1° - é possivel fazer um mapa desse tamanho na unity ou maior?

2° - se for possivel fazer do mesmo tamanho ou maior, como que faria pra não pesar ja que é pesado demais criação de terreno na unity
nibirou
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DÚVIDA Re: Limite Máximo de tamanho de mapa na Unity?

Mensagem por NKKF em Dom Ago 04, 2019 2:36 pm

1°- Dá sim, pelo que eu sei a Unity não limita o tamanho do mapa..
(Assim como é citado neste tópico oficial da Unity: https://forum.unity.com/threads/maximum-map-size.119983/)

2°- Dá para você usar Occlusion Culling (http://www.schultzgames.com/t1819-tutorial-unity-5-occlusion-culling) e fazer o mapa com vários "Nodes" (Tipo Chunks do Minecraft) e ir habilitando de acordo com a posição do jogador.. Enfim, há várias formas de otimizar isso aí, só citei uma delas..
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DÚVIDA Re: Limite Máximo de tamanho de mapa na Unity?

Mensagem por artplayer em Dom Ago 04, 2019 3:50 pm

A unity não limita o tamnho do mapa. Mas em mapas grandes você vai ter problemas por conta do Float Point. Vai começar a ter problemas com sombras , posicionamento, etc...
É um problema antigo que ainda não foi resolvido e aparentemente não está nos planos da unity. (Coisa que já foi resolvida na Unreal há algum tempo).

Lembro que passamos um sufoco com o HPRZ em um mapa de 64x64 Km2 e só resolvemos na base da gambiarra.

Existem vaaaarios tópicos nos fóruns da Unity sobre o asunto.
artplayer
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Instrutor

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DÚVIDA Re: Limite Máximo de tamanho de mapa na Unity?

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Ago 05, 2019 2:27 am

É possível? Com certeza é, mas como o @artplayer disse, você vai ter MUITOS problemas com Float Point.

Basta acompanhar o desenvolvimento do 'Proton Bus Simulator' pra você ver o inferno que é trabalhar com mapas GG...

Se você se deslocar muito longe da origem (tipo, mais do que 10000), a Unity vai bugar toda, sombras, precisão nos corpos rigidos, etc, etc... e a única solução é deslocar o ponto de origem para a sua posição atual, mas esse "deslocamento" causa um baita de um gargalo para acontecer.

Enfim, mapas grandes na Unity são possíveis, mas são uma grande dor de cabeça.
MarcosSchultz
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