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Câmera estar limitada ao tamanho da tela

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DÚVIDA Câmera estar limitada ao tamanho da tela

Mensagem por joffersoju em Dom Ago 04, 2019 12:02 am

Seguinte,

Estou fazendo um joguinho e me deparei com uma situação...

Tenho que usar zoom e planning em uma tela e encontrei na internet um script e dei umas arrumadinhas para adequar ao jogo, mas houve um problema...

Ele faz zoom e planning de boa... tela 1 - https://www.dropbox.com/s/l9vxz6g57b80rat/Tela2.png?dl=0

Mas, a câmera vai além das bordas da tela inicial... tela inicial - https://www.dropbox.com/s/4adiwlvynpw2wm5/Tela1.png?dl=0

A imagem da câmera indo além da tela inicial... câmera além da tela inicial - https://www.dropbox.com/s/a85xis4b3hkskcz/Tela3.png?dl=0

Gostaria de saber se alguém pode me ajudar a arrumar o script para que a câmera fazendo o zoom e o planning, não ultrapassagem a tela inicial proposta.

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;

public class ZoomInZoomOut : MonoBehaviour
{
    Vector3 touchStart;
    public float zoomOutMin = 1;
    public float zoomOutMax = 8;

    // Update is called once per frame
    void Update()
    {
        if (Input.GetMouseButtonDown(0))
        {
            touchStart = Camera.main.ScreenToWorldPoint(Input.mousePosition);
        }
        if (Input.touchCount == 2)
        {
            Touch touchZero = Input.GetTouch(0);
            Touch touchOne = Input.GetTouch(1);

            Vector2 touchZeroPrevPos = touchZero.position - touchZero.deltaPosition;
            Vector2 touchOnePrevPos = touchOne.position - touchOne.deltaPosition;

            float prevMagnitude = (touchZeroPrevPos - touchOnePrevPos).magnitude;
            float currentMagnitude = (touchZero.position - touchOne.position).magnitude;

            float difference = currentMagnitude - prevMagnitude;

            zoom(difference * 0.01f);
        }
        else if (Input.GetMouseButton(0))
        {
            Vector3 direction = touchStart - Camera.main.ScreenToWorldPoint(Input.mousePosition);
            Camera.main.transform.position += direction;
        }
        zoom(Input.GetAxis("Mouse ScrollWheel"));
    }

    void zoom(float increment)
    {
        Camera.main.orthographicSize = Mathf.Clamp(Camera.main.orthographicSize - increment, zoomOutMin, zoomOutMax);
    }
}

Desde já, agradeço...

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DÚVIDA Re: Câmera estar limitada ao tamanho da tela

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Ago 04, 2019 4:54 am

Da pra fazer um "Clamp" na posição com limites dinâmios baseados na aproximação atual da tela, mas para isso, preciso saber melhor como este sistema está configurado, tipo, como foi construída a cena...

Se puder disponibilizar um package para que a gente possa alterar, seria o ideal.
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DÚVIDA Re: Câmera estar limitada ao tamanho da tela

Mensagem por joffersoju em Dom Ago 04, 2019 10:42 am

Oi Marcos,

O link para acesso ao package da cena é esse https://www.dropbox.com/s/xthk90xyt00z9vh/PackageSchutz.unitypackage?dl=0

Obg...

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DÚVIDA Re: Câmera estar limitada ao tamanho da tela

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Ago 05, 2019 2:21 am

@joffersoju escreveu:Oi Marcos,

O link para acesso ao package da cena é esse https://www.dropbox.com/s/xthk90xyt00z9vh/PackageSchutz.unitypackage?dl=0

Obg...

Possui outro meio de armazenamento? Ou talvez um arquivo menor? Não consigo baixar por que "o arquivo é muito grande" segundo o dropbox
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DÚVIDA Re: Câmera estar limitada ao tamanho da tela

Mensagem por joffersoju em Seg Ago 05, 2019 2:07 pm

Oi...

Vou mandar esse do drive... https://drive.google.com/open?id=18VOpeu6_40opDKnnNRN-vH0Whn1N1Rys

Att

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DÚVIDA Re: Câmera estar limitada ao tamanho da tela

Mensagem por SteveRogers em Seg Ago 05, 2019 2:59 pm

Você definiu um limite estático para a movimentação da câmera, mas como seu zoom é baseado na alteração da escala ortográfica da mesma, o limite da movimentação pro zoom minimo é uma, e pro zoom máximo é outra, o que você pode fazer é usar uma regra de três para pegar o valor correto dos limites tendo como base o zoom minimo e o máximo. Dessa forma a movimentação máxima permitida será de acordo com o nível do zoom.
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DÚVIDA Re: Câmera estar limitada ao tamanho da tela

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Ago 05, 2019 5:25 pm

Com certeza não é o melhor código que já fiz, mas tem algum princípio de funcionamento já:

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;

public class ZoomInZoomOut : MonoBehaviour{
    Vector3 touchStart;
    public float zoomOutMin = 1;
    public float zoomOutMax = 8;
   public float bordLimit = 5;

    public int speed = 10;

   void Start(){
      transform.position = new Vector3 (0, 0, -10);
      Camera.main.orthographicSize = zoomOutMax;
   }

    // Update is called once per frame
    void Update(){
        if (Input.GetMouseButtonDown(0)){
            touchStart = Camera.main.ScreenToWorldPoint(Input.mousePosition);
        }
        if (Input.touchCount == 2){
            Touch touchZero = Input.GetTouch(0);
            Touch touchOne = Input.GetTouch(1);

            Vector2 touchZeroPrevPos = touchZero.position - touchZero.deltaPosition;
            Vector2 touchOnePrevPos = touchOne.position - touchOne.deltaPosition;

            float prevMagnitude = (touchZeroPrevPos - touchOnePrevPos).magnitude;
            float currentMagnitude = (touchZero.position - touchOne.position).magnitude;

            float difference = currentMagnitude - prevMagnitude;

            zoom(difference * 0.01f);
        }
        else if (Input.GetMouseButton(0)){
            Vector3 direction = touchStart - Camera.main.ScreenToWorldPoint(Input.mousePosition);
            Camera.main.transform.position += direction;
        }
        zoom(Input.GetAxis("Mouse ScrollWheel"));
    }

    void zoom(float increment){
        Camera.main.orthographicSize = Mathf.Clamp(Camera.main.orthographicSize - increment, zoomOutMin, zoomOutMax);

        float horizontal = Input.GetAxis("Horizontal") * speed * Time.deltaTime; // Eixo - X
        transform.Translate(horizontal, 0, 0);// Aplicando as mudanças
                             
      //Restringir o movimento entre dois valores
      float ortographicLimit = Camera.main.orthographicSize - 1;
      float absLimit = 1 + Mathf.Abs (ortographicLimit);
      float limitX = (1/absLimit)*bordLimit;
      if (transform.position.x <= -limitX || transform.position.x >= limitX){
         float xPos = Mathf.Clamp(transform.position.x, -limitX, limitX);
            transform.position = new Vector3(xPos, transform.position.y, transform.position.z);
        }
      //
      float limitY = (1/Camera.main.orthographicSize)*bordLimit*1.5f;
      if (transform.position.y <= -limitY || transform.position.y >= limitY){
         float yPos = Mathf.Clamp(transform.position.y, -limitY, limitY);
         transform.position = new Vector3(transform.position.x, yPos, transform.position.z);
      }
    }
}



@@ remova a filiação da sua câmera de quaquer objeto, ou, se ela precisa estar filiada a algum objeto, este objeto deve estar na posição (0, 0, 0)
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DÚVIDA Re: Câmera estar limitada ao tamanho da tela

Mensagem por joffersoju em Seg Ago 05, 2019 11:24 pm

Ficou bom demais!!!

Valew Marcos...

Você é fera!!!

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