SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida :D
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
Nitro para Carro
Firebase (Login com facebook)
[____TÓPICO LIVRE____] FALE O QUE QUISER (Parte 2)
Duvida com API Vulkan Vs OpenGL -- Unity !!!!
Procura-se equipe para jogo de puzzle em 3º Pessoa
Ajuda jogo
duvida player quicando ao descer desnivel
cliente/servidor
Animação de abrir/fechar porta mais complexa
duvida sobre essa Ui e raycast
Duvida Tamanho do Mapa unity
[Formação de Equipe] - City Driving
Graficos bugados no android Unity 5
[ASSET] Script Arma Completo Incluso Recuo. Incluso outros Scripts
Clicar em um Sprite e realizar uma ação
[TUTORIAL] FPSController nadar e mergulhar, junto com efeito submerso
Ajuda com Colisões
mudar objeto ao clicar nele
Ajuda com um script(SmoothCamera)
Duvida em Desenhar UI -- HELP
Finalização Calculadora, fazer com que o jogador tente novamente
Como colocar musicas em um app?
[Duvida] Sobre Reference Resolution -> (Canvas)
Como criar navegador próprio em app?
[RESOLVIDO] Duvida sobre Edição de texto em imagem
Da pra criar Apps na Unity?
BUG MT CHATO. USANDO O PlayerPrefs. ME AJUDAAAAAAA PF
[RESOLVIDO] Camera não colide com parede
Há algum segredo em criações de I.A?
[RESOLVIDO] salvar as configurações para aparecer no game certo que o jogador configurou
Dica de estudos
[RESOLVIDO] Duvida Sobre C#
Script parando de funcionar quando maximizo a tela do game
Fazer uma seleção de personagens e seguir para o jogo com o personagem escolhido
Como faço para colocar unity em rede
personagem
Criar animações
Detectar movimento Joystick
tem como abrir arquivos de jogos já compilado?
Como criar rede neural para AI
[____ADMINISTRAÇÃO____] Gostaria da opinião de vocês...
[____ADMINISTRAÇÃO____] Alterações IMPORTANTES no fórum.
Navegador reiniciando no mobile dos IOS [WEBGL]
[RESOLVIDO] Dúvida Script OnTriggerEnter
Gerar APK
[TUTORIAL] Salvar dados com playerprefs facilmente.
É possível reproduzir som durante logo de abertura do jogo?
[TUTORIAL] Criação de Skins Realistas em 3D!
Command 888
Sistema de Yu-Gi-Oh - C O M P L E T O - Download 13/08
[RESOLVIDO] Como fazer uma calculadora recebendo o resultado do jogador? UNITY
Construção de um save das configurações e ir pro jogo com as config certas
Podem me ajudar com esse problema
Contagem de tempo em classes abstratas
[TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)
[RESOLVIDO] Como mostrar o valor atual de uma variável do tipo Int em um text
Como se faz um dash?
Como permitir que o usuário escolha uma imagem para ser usada em um jogo?
[Projeto em Andamento] Favela Combat - Multiplayer online (Android & iOS)
[TUTORIAL] Sistema Pdv, Mercado, Padaria, Conveniência, Lojas Em Geral - C# VISUAL STUDIO
Diferenciar execução (mobile / desktop) WEBGL
Como mudar de camera assim que o player entrar no Trigger
WEBGL
Como faço para mover um objeto?
[TUTORIAL] Unity 5 - Sistema Completo de PORTAS E CHAVES
Ajuda em bug da Unity!
como mudar o material de um mesh que tem mas de 1 material por Script ?
[Duvida] Como funciona a coleta de dados e como é feito?
Teclado na Unity
Formação de equipe -- ASSALTO A BANCO--
Câmera estar limitada ao tamanho da tela
ESCOLA DE DESENVOLVIMENTO DE GAMES.
Mudar uma animação já existente com o clique em um botão UI
Cam
[RESOLVIDO] Minha imagem só aparece na scene
COMO EXPORTAR PARA IOS COM WINDOWS
Criei uma Grama com Shader Graph
[TUTORIAL] Mover personagem com Touch, no estilo SUBWAY SURFERS
Joystick
Limite Máximo de tamanho de mapa na Unity?
Jogo Mobile (Leia)
Entender um script
[RESOLVIDO] Como Ativar Objeto Apenas na Frente Dele?
POR QUE O TOUCH MOBILE TRAVA COM ADMOB?
Qual o Tempo Máximo que vocês Jogaram um Jogo ?
Tocar audio
Todos os veiculos mudando de cor no multplayer, como resolver ?
[Projeto em Andamento] Brazil Combat
Background com bug
[Projeto] Omega Racers
[RESOLVIDO] Clones morrendo ao mesmo tempo?
Alguém pode me dizer o que esse script está fazendo?
HELP inimigo perseguir personagens
Html 5
1 exception was raised by workers: see the console for detail HELP
Acessar teclado nativo dispositivo, para inputFiled [WEBGL]
Como fazer uma animação parar em determinado frame?
Meu Jogo inspirado em resident evil 2 remake
Posso limitar o "Instantiate" para instanciar até uma quantidade X?
Hoje à(s) 6:32 pm
Hoje à(s) 6:22 pm
Hoje à(s) 6:06 pm
Hoje à(s) 5:02 pm
Hoje à(s) 4:48 pm
Hoje à(s) 2:25 pm
Hoje à(s) 1:29 pm
Hoje à(s) 11:47 am
Hoje à(s) 9:51 am
Hoje à(s) 3:47 am
Ontem à(s) 11:29 pm
Ontem à(s) 9:40 pm
Ontem à(s) 7:08 pm
Ontem à(s) 5:33 pm
Ontem à(s) 3:16 pm
Sab Ago 17, 2019 11:23 pm
Sab Ago 17, 2019 3:16 am
Sex Ago 16, 2019 11:27 pm
Sex Ago 16, 2019 8:50 pm
Sex Ago 16, 2019 12:19 pm
Sex Ago 16, 2019 12:07 pm
Sex Ago 16, 2019 10:58 am
Sex Ago 16, 2019 6:33 am
Qui Ago 15, 2019 6:42 pm
Qui Ago 15, 2019 4:02 pm
Qui Ago 15, 2019 12:10 pm
Qui Ago 15, 2019 11:57 am
Qua Ago 14, 2019 7:13 pm
Qua Ago 14, 2019 6:07 pm
Qua Ago 14, 2019 5:48 pm
Qua Ago 14, 2019 5:18 pm
Qua Ago 14, 2019 5:05 pm
Qua Ago 14, 2019 5:00 pm
Qua Ago 14, 2019 4:56 pm
Qua Ago 14, 2019 4:53 pm
Qua Ago 14, 2019 4:52 pm
Qua Ago 14, 2019 4:49 pm
Qua Ago 14, 2019 4:47 pm
Qua Ago 14, 2019 4:45 pm
Qua Ago 14, 2019 4:44 pm
Qua Ago 14, 2019 4:35 pm
Qua Ago 14, 2019 4:32 pm
Qua Ago 14, 2019 4:31 pm
Qua Ago 14, 2019 4:10 pm
Qua Ago 14, 2019 12:39 am
Ter Ago 13, 2019 10:23 pm
Ter Ago 13, 2019 10:03 pm
Ter Ago 13, 2019 7:53 pm
Ter Ago 13, 2019 6:33 pm
Ter Ago 13, 2019 4:26 pm
Ter Ago 13, 2019 4:10 pm
Seg Ago 12, 2019 11:25 pm
Seg Ago 12, 2019 8:31 pm
Seg Ago 12, 2019 6:17 pm
Seg Ago 12, 2019 12:51 pm
Dom Ago 11, 2019 7:54 pm
Dom Ago 11, 2019 10:17 am
Sab Ago 10, 2019 10:32 pm
Sab Ago 10, 2019 2:34 pm
Sex Ago 09, 2019 10:43 pm
Sex Ago 09, 2019 5:56 pm
Qui Ago 08, 2019 7:48 pm
Qui Ago 08, 2019 5:21 pm
Qui Ago 08, 2019 12:32 pm
Qui Ago 08, 2019 2:53 am
Qua Ago 07, 2019 10:57 pm
Qua Ago 07, 2019 8:10 pm
Qua Ago 07, 2019 7:16 pm
Qua Ago 07, 2019 4:29 pm
Qua Ago 07, 2019 2:51 pm
Seg Ago 05, 2019 11:24 pm
Seg Ago 05, 2019 9:51 pm
Seg Ago 05, 2019 8:48 pm
Seg Ago 05, 2019 8:33 pm
Seg Ago 05, 2019 7:36 pm
Seg Ago 05, 2019 6:23 pm
Seg Ago 05, 2019 5:31 pm
Seg Ago 05, 2019 5:27 pm
Seg Ago 05, 2019 2:35 am
Seg Ago 05, 2019 2:27 am
Dom Ago 04, 2019 7:37 pm
Dom Ago 04, 2019 4:25 pm
Dom Ago 04, 2019 3:58 pm
Dom Ago 04, 2019 3:44 pm
Dom Ago 04, 2019 4:50 am
Dom Ago 04, 2019 4:39 am
Dom Ago 04, 2019 4:37 am
Sab Ago 03, 2019 9:43 pm
Sab Ago 03, 2019 9:13 pm
Sex Ago 02, 2019 8:47 pm
Sex Ago 02, 2019 11:55 am
Sex Ago 02, 2019 2:48 am
Sex Ago 02, 2019 2:41 am
Sex Ago 02, 2019 2:36 am
Qui Ago 01, 2019 11:00 pm
Qui Ago 01, 2019 10:50 pm
Qui Ago 01, 2019 10:47 pm
Qui Ago 01, 2019 8:23 pm
Qua Jul 31, 2019 11:00 pm
HeroSword
Zack2
Tegh
SteveRogers
merike11
richerd
Édipo
Valakinhas
ovoPentelho
clarckquente
MarcosSchultz
artplayer
MarcosSchultz
Jhonyzin
MayLeone
Callyde Jr
MarcosSchultz
MayLeone
rafaelllsd
SteveRogers
lucaspoiob
Daniel Dória
nibirou
Daniel Dória
nibirou
Daniel Dória
daniel123163
SergioDB
Projeto Residentes Evil
lucaspoiob
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Dionilson
guimaraf
rafaelllsd
artplayer
Diguinho
Callyde Jr
MayLeone
lucaspoiob
Unidade3d5
MayLeone
MayLeone
dstaroski
RodriGO3477
SteveRogers
artplayer
dkrazor
Chilinger
numb123
Matrirxp
MarcosSchultz
Lonx SpellArtsStudio
MarcosSchultz
SteveRogers
ffabim
poyser
artplayer
artplayer
joffersoju
rafaelllsd
RodriGO3477
MarcosSchultz
Hamassfall
gtcmcsgo
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
iToddy
MayLeone
LardosJogos
artplayer
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
dkrazor
abraao36
zZAndersonZz
speedluk
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Magnatah
Magnatah
Magnatah
iToddy
RodriGO3477

Câmera estar limitada ao tamanho da tela

Ir em baixo

DÚVIDA Câmera estar limitada ao tamanho da tela

Mensagem por joffersoju em Dom Ago 04, 2019 12:02 am

Seguinte,

Estou fazendo um joguinho e me deparei com uma situação...

Tenho que usar zoom e planning em uma tela e encontrei na internet um script e dei umas arrumadinhas para adequar ao jogo, mas houve um problema...

Ele faz zoom e planning de boa... tela 1 - https://www.dropbox.com/s/l9vxz6g57b80rat/Tela2.png?dl=0

Mas, a câmera vai além das bordas da tela inicial... tela inicial - https://www.dropbox.com/s/4adiwlvynpw2wm5/Tela1.png?dl=0

A imagem da câmera indo além da tela inicial... câmera além da tela inicial - https://www.dropbox.com/s/a85xis4b3hkskcz/Tela3.png?dl=0

Gostaria de saber se alguém pode me ajudar a arrumar o script para que a câmera fazendo o zoom e o planning, não ultrapassagem a tela inicial proposta.

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;

public class ZoomInZoomOut : MonoBehaviour
{
    Vector3 touchStart;
    public float zoomOutMin = 1;
    public float zoomOutMax = 8;

    // Update is called once per frame
    void Update()
    {
        if (Input.GetMouseButtonDown(0))
        {
            touchStart = Camera.main.ScreenToWorldPoint(Input.mousePosition);
        }
        if (Input.touchCount == 2)
        {
            Touch touchZero = Input.GetTouch(0);
            Touch touchOne = Input.GetTouch(1);

            Vector2 touchZeroPrevPos = touchZero.position - touchZero.deltaPosition;
            Vector2 touchOnePrevPos = touchOne.position - touchOne.deltaPosition;

            float prevMagnitude = (touchZeroPrevPos - touchOnePrevPos).magnitude;
            float currentMagnitude = (touchZero.position - touchOne.position).magnitude;

            float difference = currentMagnitude - prevMagnitude;

            zoom(difference * 0.01f);
        }
        else if (Input.GetMouseButton(0))
        {
            Vector3 direction = touchStart - Camera.main.ScreenToWorldPoint(Input.mousePosition);
            Camera.main.transform.position += direction;
        }
        zoom(Input.GetAxis("Mouse ScrollWheel"));
    }

    void zoom(float increment)
    {
        Camera.main.orthographicSize = Mathf.Clamp(Camera.main.orthographicSize - increment, zoomOutMin, zoomOutMax);
    }
}

Desde já, agradeço...

joffersoju
Membro
Membro

PONTOS : 495
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras : Câmera estar limitada ao tamanho da tela WvDYdlf

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Câmera estar limitada ao tamanho da tela

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Ago 04, 2019 4:54 am

Da pra fazer um "Clamp" na posição com limites dinâmios baseados na aproximação atual da tela, mas para isso, preciso saber melhor como este sistema está configurado, tipo, como foi construída a cena...

Se puder disponibilizar um package para que a gente possa alterar, seria o ideal.
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 62217
REPUTAÇÃO : 2328
Idade : 22
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : Câmera estar limitada ao tamanho da tela Aad8pUi

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Câmera estar limitada ao tamanho da tela

Mensagem por joffersoju em Dom Ago 04, 2019 10:42 am

Oi Marcos,

O link para acesso ao package da cena é esse https://www.dropbox.com/s/xthk90xyt00z9vh/PackageSchutz.unitypackage?dl=0

Obg...

joffersoju
Membro
Membro

PONTOS : 495
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras : Câmera estar limitada ao tamanho da tela WvDYdlf

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Câmera estar limitada ao tamanho da tela

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Ago 05, 2019 2:21 am

@joffersoju escreveu:Oi Marcos,

O link para acesso ao package da cena é esse https://www.dropbox.com/s/xthk90xyt00z9vh/PackageSchutz.unitypackage?dl=0

Obg...

Possui outro meio de armazenamento? Ou talvez um arquivo menor? Não consigo baixar por que "o arquivo é muito grande" segundo o dropbox
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 62217
REPUTAÇÃO : 2328
Idade : 22
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : Câmera estar limitada ao tamanho da tela Aad8pUi

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Câmera estar limitada ao tamanho da tela

Mensagem por joffersoju em Seg Ago 05, 2019 2:07 pm

Oi...

Vou mandar esse do drive... https://drive.google.com/open?id=18VOpeu6_40opDKnnNRN-vH0Whn1N1Rys

Att

joffersoju
Membro
Membro

PONTOS : 495
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras : Câmera estar limitada ao tamanho da tela WvDYdlf

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Câmera estar limitada ao tamanho da tela

Mensagem por SteveRogers em Seg Ago 05, 2019 2:59 pm

Você definiu um limite estático para a movimentação da câmera, mas como seu zoom é baseado na alteração da escala ortográfica da mesma, o limite da movimentação pro zoom minimo é uma, e pro zoom máximo é outra, o que você pode fazer é usar uma regra de três para pegar o valor correto dos limites tendo como base o zoom minimo e o máximo. Dessa forma a movimentação máxima permitida será de acordo com o nível do zoom.
SteveRogers
SteveRogers
ProgramadorMaster

Masculino PONTOS : 495
REPUTAÇÃO : 44
Respeito as regras : Câmera estar limitada ao tamanho da tela Aad8pUi

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Câmera estar limitada ao tamanho da tela

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Ago 05, 2019 5:25 pm

Com certeza não é o melhor código que já fiz, mas tem algum princípio de funcionamento já:

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;

public class ZoomInZoomOut : MonoBehaviour{
    Vector3 touchStart;
    public float zoomOutMin = 1;
    public float zoomOutMax = 8;
   public float bordLimit = 5;

    public int speed = 10;

   void Start(){
      transform.position = new Vector3 (0, 0, -10);
      Camera.main.orthographicSize = zoomOutMax;
   }

    // Update is called once per frame
    void Update(){
        if (Input.GetMouseButtonDown(0)){
            touchStart = Camera.main.ScreenToWorldPoint(Input.mousePosition);
        }
        if (Input.touchCount == 2){
            Touch touchZero = Input.GetTouch(0);
            Touch touchOne = Input.GetTouch(1);

            Vector2 touchZeroPrevPos = touchZero.position - touchZero.deltaPosition;
            Vector2 touchOnePrevPos = touchOne.position - touchOne.deltaPosition;

            float prevMagnitude = (touchZeroPrevPos - touchOnePrevPos).magnitude;
            float currentMagnitude = (touchZero.position - touchOne.position).magnitude;

            float difference = currentMagnitude - prevMagnitude;

            zoom(difference * 0.01f);
        }
        else if (Input.GetMouseButton(0)){
            Vector3 direction = touchStart - Camera.main.ScreenToWorldPoint(Input.mousePosition);
            Camera.main.transform.position += direction;
        }
        zoom(Input.GetAxis("Mouse ScrollWheel"));
    }

    void zoom(float increment){
        Camera.main.orthographicSize = Mathf.Clamp(Camera.main.orthographicSize - increment, zoomOutMin, zoomOutMax);

        float horizontal = Input.GetAxis("Horizontal") * speed * Time.deltaTime; // Eixo - X
        transform.Translate(horizontal, 0, 0);// Aplicando as mudanças
                             
      //Restringir o movimento entre dois valores
      float ortographicLimit = Camera.main.orthographicSize - 1;
      float absLimit = 1 + Mathf.Abs (ortographicLimit);
      float limitX = (1/absLimit)*bordLimit;
      if (transform.position.x <= -limitX || transform.position.x >= limitX){
         float xPos = Mathf.Clamp(transform.position.x, -limitX, limitX);
            transform.position = new Vector3(xPos, transform.position.y, transform.position.z);
        }
      //
      float limitY = (1/Camera.main.orthographicSize)*bordLimit*1.5f;
      if (transform.position.y <= -limitY || transform.position.y >= limitY){
         float yPos = Mathf.Clamp(transform.position.y, -limitY, limitY);
         transform.position = new Vector3(transform.position.x, yPos, transform.position.z);
      }
    }
}



@@ remova a filiação da sua câmera de quaquer objeto, ou, se ela precisa estar filiada a algum objeto, este objeto deve estar na posição (0, 0, 0)
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 62217
REPUTAÇÃO : 2328
Idade : 22
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : Câmera estar limitada ao tamanho da tela Aad8pUi

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Câmera estar limitada ao tamanho da tela

Mensagem por joffersoju em Seg Ago 05, 2019 11:24 pm

Ficou bom demais!!!

Valew Marcos...

Você é fera!!!

joffersoju
Membro
Membro

PONTOS : 495
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras : Câmera estar limitada ao tamanho da tela WvDYdlf

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum