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[TUTORIAL] Fazer um elevador

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TUTORIAL [TUTORIAL] Fazer um elevador

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Dez 18, 2014 6:52 pm

Tutorial explicando como funciona:




Adicione este script no seu Elevador

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class ELEVADOR : MonoBehaviour {
 public bool EstaSubindo,EstaDescendo,EstaParado,EstaPerto;
 public Transform paradaBaixo,paradaAlta;
 public float speed = 3;
 public GameObject Botao;
 void OnTriggerEnter (){
 EstaPerto = true;
 }
 void OnTriggerExit (){
 EstaPerto = false;
 }
 void FixedUpdate (){
 if(EstaSubindo == true){
 transform.position = Vector3.MoveTowards(transform.position,paradaAlta.transform.position,speed*Time.deltaTime);
 }
 if(EstaDescendo == true){
 transform.position = Vector3.MoveTowards(transform.position,paradaBaixo.transform.position,speed*Time.deltaTime);
 }
 if(transform.position == paradaBaixo.transform.position || transform.position == paradaAlta.transform.position){
 Botao.renderer.material.color = Color.red;
 EstaParado = true;
 }else{
 Botao.renderer.material.color = Color.green;
 EstaParado = false;
 }
 if(Input.GetKeyDown("e") && EstaPerto == true && EstaParado == true){
 if(transform.position == paradaBaixo.transform.position){
 EstaSubindo = true;
 EstaDescendo = false;
 }else if(transform.position == paradaAlta.transform.position){
 EstaSubindo = false;
 EstaDescendo = true;
 }
 }
 }
}

De preferencia deixe seu elevador em posições exatas nos eixos X,Y,Z, isto irá facilitar um pouco.

Crie um botão para ser o botão do elevador e linke na variavel botão.

ajeite a velocidade do elevador a gosto...

Linke 2 objetos nas variaveis ParadaBaixa e ParadaAlta, eles devem estar nas mesmas posiçães do elevador no eixo X e Z, o que muda é apenas o eixo Y




OBS: SE ESTIVER UTILIZANDO A UNITY 5, USE O SCRIPT ABAIXO:


Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Elevador : MonoBehaviour {
 public bool EstaSubindo,EstaDescendo,EstaParado,EstaPerto;
 public Transform paradaBaixo,paradaAlta;
 public float speed = 3;
 public GameObject Botao;
 void OnTriggerEnter (){
 EstaPerto = true;
 }
 void OnTriggerExit (){
 EstaPerto = false;
 }
 void FixedUpdate (){
 if(EstaSubindo == true){
 transform.position = Vector3.MoveTowards(transform.position,paradaAlta.transform.position,speed*Time.deltaTime);
 }
 if(EstaDescendo == true){
 transform.position = Vector3.MoveTowards(transform.position,paradaBaixo.transform.position,speed*Time.deltaTime);
 }
 if(transform.position == paradaBaixo.transform.position || transform.position == paradaAlta.transform.position){
 Botao.GetComponent<Renderer>().material.color = Color.red;
 EstaParado = true;
 }else{
 Botao.GetComponent<Renderer>().material.color = Color.green;
 EstaParado = false;
 }
 if(Input.GetKeyDown("e") && EstaPerto == true && EstaParado == true){
 if(transform.position == paradaBaixo.transform.position){
 EstaSubindo = true;
 EstaDescendo = false;
 }else if(transform.position == paradaAlta.transform.position){
 EstaSubindo = false;
 EstaDescendo = true;
 }
 }
 }
}


Última edição por MarcosSchultz em Ter Jun 07, 2016 8:45 pm, editado 1 vez(es)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um elevador

Mensagem por baldemar360 em Ter Maio 12, 2015 3:21 pm

gracias :P What a Face

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um elevador

Mensagem por Elinfe em Qui Out 29, 2015 9:20 am

Bom dia!
Muito boa a sua didática, veja estou tendo um probleminha, o elevador quando desce e sobe fica quicando....

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um elevador

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Out 29, 2015 1:28 pm

Refiz o script...

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Elevador : MonoBehaviour {
   private bool EstaSubindo,EstaDescendo,EstaParado,EstaPerto;
   public int paradaBaixo,paradaAlta;
   public float velocidade = 3;
   public GameObject Botao;
   void OnTriggerEnter (){
      EstaPerto = true;
   }
   void OnTriggerExit (){
      EstaPerto = false;
   }
   void FixedUpdate (){
      if(EstaSubindo == true){
         Vector3 destino = new Vector3(transform.position.x,paradaAlta,transform.position.z);
         transform.position = Vector3.Slerp(transform.position,destino,(velocidade/10)*Time.deltaTime);
      }
      if(EstaDescendo == true){
         Vector3 destino2 = new Vector3(transform.position.x,paradaBaixo,transform.position.z);
         transform.position = Vector3.Slerp(transform.position,destino2,(velocidade/10)*Time.deltaTime);
      }
      if(transform.position.y <= paradaBaixo+0.1f || transform.position.y >= paradaAlta-0.1f){
         Botao.GetComponent<Renderer>().material.color = Color.red;
         EstaParado = true;
      }else{
         Botao.GetComponent<Renderer>().material.color = Color.green;
         EstaParado = false;
      }
      if(Input.GetKeyDown("e") && EstaPerto == true && EstaParado == true){
         if(transform.position.y <= paradaBaixo+0.1f){
            EstaSubindo = true;
            EstaDescendo = false;
         }else if(transform.position.y >= paradaAlta-0.1f){
            EstaSubindo = false;
            EstaDescendo = true;
         }
      }
   }
}

Ta mais facil. basta jogar o botão e configurar a altura inicial e a final.

Más se você está utilizando o FPSController da Unity 5, precisará desativa-lo enquanto sobe o elevador, por que ele tem uma física diferente, e fica trepidando
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um elevador

Mensagem por Elinfe em Qua Nov 04, 2015 8:38 am

Anexei no topo
using UnityStandardAssets.Characters.FirstPerson;

e tentei usar o comando
FPSController.GetComponent<FirstPersonController>().enabled = false;

mas não funcionou

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um elevador

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Nov 04, 2015 5:31 pm

você tem que trabalhar com o componente character

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Desativar : MonoBehaviour {

   private CharacterController controlador;
   void Start () {
      controlador = GetComponent<CharacterController> ();
   }

}

Más mesmo assim não iria funcionar pois daria algumas mensagens de alerta pela desativação do Character Controller e teria que adicionar outro colisor, ou desativar o rigidbody
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um elevador

Mensagem por Gray_14 em Seg Nov 30, 2015 5:23 pm

Cara, eu fiz isso dai ai mas o botão fica verde mesmo com o elevador parado. sabe qual pode ser o problema?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um elevador

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Dez 01, 2015 12:48 pm

Gray, tem como criar um tópico e postar prints e tdo mais?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um elevador

Mensagem por augustobrito em Seg Dez 21, 2015 2:58 am

Marcos, tem como resolver a questãod e trepidar de uma forma bem fácil.

1. Criei um GameObject em branco e coloque um Box Collider como filho da mesh do chão do elevador ( importante ativar o trigger )
2. Coloque o nome dele de Character Holder
3. Coloque este script no CharacterHolder

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class CharacterHolder : MonoBehaviour {

    void OnTriggerEnter(Collider col)
    {
        col.transform.parent = gameObject.transform;
    }

    void OnTriggerExit(Collider col)
    {
        col.transform.parent = null;
    }
}
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um elevador

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Dez 21, 2015 11:38 am

A questão da trepidação deve-se ao uso do novo FPSController e da nova física da Unity. O sistema meio que tem que ser totalmente refeito...

Teria que desativar as colisões do Player e deixa-lo totalmente parado durante a subida do elevador, para evitar a trepidação
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um elevador

Mensagem por jonatan oliveira rocha em Sex Jun 03, 2016 3:02 am

eu uso no meu projeto o Input.GetKey o Input.GetKeyDown esta dando umas falhadas quando aciona o elevador

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um elevador

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Jun 03, 2016 2:23 pm

@jonatan oliveira rocha escreveu:eu uso no meu projeto o Input.GetKey o Input.GetKeyDown esta dando umas falhadas quando aciona o elevador

tem que ser o GetKeyDown, o GetKey é apenas para manter pressonado, mas o GetKeyDown é para pressionar apenas 1 vez
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um elevador

Mensagem por jonatan oliveira rocha em Sab Jun 04, 2016 1:05 am

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um elevador

Mensagem por ssamuel.braga em Sex Jun 24, 2016 12:48 am

Cara, show de bola teus tutoriais.
Fiz esse do elevador e tive o mesmo problema relatado acima. O botão fica sempre verde, desde o inicio do jogo e com isso o elevador não funciona.
Não sei se tem a ver, mas ao inves de box collider em tudo, coloquei mesh collider(assim como o tutorial do cenario do jogo de terror), não sei o que pode ser. Já tentei várias vezes e não funcionou. Não sei se é por causa daquele box collider perto do botão, que fica sempre ativo, dai evita de ficar vermelhor o botao.
Já teve esse mesmo problema?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Fazer um elevador

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Jun 25, 2016 5:03 pm

É por causa do boxCollider... tem que ter pelo menos 1 com trigger marcado para saber se está no elevador ou não.
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