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saber se os objetos colidiram

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DÚVIDA saber se os objetos colidiram

Mensagem por rafaelholanda em Sex Maio 03, 2019 6:01 pm

Estou fazendo os objetos aparecerem randomicamente no cenário, delimitei os eixos para o qual eles podem nascer, mas o problema é que as vezes(a maioria) eles surgem dentro de objetos do cenário(casa, carro, prédios, etc), estou tentando resolver esse problema da seguinte forma, 
Código:
for(int i = 0; i < qtdColete; i++)
        {
            int numX = Random.Range(numXMax, numXMin);
            int numZ = Random.Range(numZMax, numZMin);
            Vector3 itemNasce = new Vector3(numX, 0, numZ);
            Instantiate(itemColete, itemNasce, Quaternion.identity);

           
            void OnTriggerEnter(Collider other)
            {
                if (other.gameObject.tag == "ObjetoCenario")
                {
                    Destroy(this.gameObject);
                }
            }
        }
mas não esta dando certo, ele continua nascendo dentro de outros objetos.
Se puderem me ajudar a corrigir ou me mostrarem um método melhor para fazer isso agradeceria muito. Outra coisa, na hora de instanciar o prefab ele não vem com a orientação ja pré definida nele ele vem com valores diferentes(valores nos eixos).

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DÚVIDA Re: saber se os objetos colidiram

Mensagem por rafaelholanda em Sex Maio 03, 2019 6:10 pm

Eu esqueci de dizer que se ele gerar uma posição que já esteja ocupada por um objeto do cenário eu quero que ele volte a ser colocado no cenário em outra posição, para manter a quantidade de objetos gerados, mas isso acho que consigo fazer só alguém me ajudando com a colisão.

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DÚVIDA Re: saber se os objetos colidiram

Mensagem por Phph09 em Dom Maio 05, 2019 12:20 pm

a void ela não pode ficar dentro de um ( for )

coloque o ontriggerenter em um script de colisão no objeto a ser spawnado

coloque um colisor
um rigidbody
e ative o ontriggerenter do colisor
se não quiser gravidade ative o iskinematic do rigidbody


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DÚVIDA Re: saber se os objetos colidiram

Mensagem por rafaelholanda em Seg Maio 06, 2019 11:01 am

Fiz como você indicou de colocar um código para fazer a detecção da colisão e destruir o objeto mas ele não funcionou, continua sendo gerado dentro de objetos do cenário.

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DÚVIDA Re: saber se os objetos colidiram

Mensagem por NKKF em Seg Maio 06, 2019 2:53 pm

Será que não é bom você fazer uma array de spawns? Assim não tem risco de aparecer dentro do objeto..
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DÚVIDA Re: saber se os objetos colidiram

Mensagem por rafaelholanda em Seg Maio 06, 2019 5:20 pm

Foi o que tive que fazer, deu mais trabalho mais rápido, pois isso é para o meu TCC e tenho que entregar até o final do mês, estou fazendo as ultimas coisas nele. Agradeço a ajuda, e vou continuar abrindo post, pois ainda tenho umas dúvidas a sanar.

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DÚVIDA Re: saber se os objetos colidiram

Mensagem por artplayer em Ter Maio 07, 2019 10:13 am

Eu sempre utilizo um array pros pontos de spawn, mas no meu caso, também preciso saber se existe outro jogador na mesma posição, então antes de fazer o spawn, disparo um raycast ou um OverlapSphere e se houver colisão naquele ponto, simplesmente sorteio outro item do array ou vou testando com distâncias dentro de um limite definido.
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DÚVIDA Re: saber se os objetos colidiram

Mensagem por rafaelholanda em Qua Maio 08, 2019 12:55 pm

@artplayer escreveu:Eu sempre utilizo um array pros pontos de spawn, mas no meu caso, também preciso saber se existe outro jogador na mesma posição, então antes de fazer o spawn, disparo um raycast ou um OverlapSphere e se houver colisão naquele ponto, simplesmente sorteio outro item do array ou vou testando com distâncias dentro de um limite definido.
É isso que eu quero fazer no meu,só que no caso eu coloquei o limite total do mapa, para mim ficaria mais fácil do que colocar várias posições pré setadas, pois tenho 4 tipos de itens a serem gerados e para não haver sobreposições entre eles teria que ter um numero muito grande de spawns, mas vou deixar assim por enquanto, e vou procurando mais opções para fazer de um jeito mais "limpo". Vou dar uma pesquisada no que você falou, obrigado.

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