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[RESOLVIDO] Problema na hora de retirar vida do inimgo, tb remove a vida do player.

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Resolvido [RESOLVIDO] Problema na hora de retirar vida do inimgo, tb remove a vida do player.

Mensagem por daniel123163 em Qua Abr 24, 2019 3:37 pm

Estou Usando um script de vida para o player e para o inimigo, e coloquei uma checagem q quando a bala colidisse com o inimigo ele remove a vida dele porem a bala tb esta removendo a vida do player.
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class BulletBehaviour : MonoBehaviour
{
    public float speed;
    public int damageBullet;

    // Start is called before the first frame update
    void Start()
    {
      
    }

    // Update is called once per frame
    void Update()
    {

        transform.Translate(Vector3.forward * speed * Time.deltaTime);

        Destroy(this.gameObject, 5f);
    }

    void OnCollisionEnter(Collision other)
    {
        if (other.gameObject.tag == "Enemy" /*|| other.gameObject.tag == "Enemy"*/)
        {
            other.gameObject.GetComponent<LifeBehaviour>().AddDamage(damageBullet);
            Debug.Log(other.gameObject.name);
            Destroy(this.gameObject);
        }
    }

    
}



Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;

public class LifeBehaviour : MonoBehaviour
{
    public int life = 100;
    public static int currentLife;

    public Text lifeText;

    // Start is called before the first frame update
    void Start()
    {
        currentLife = life;
    }

    // Update is called once per frame
    void Update()
    {
        lifeText.text = "Vida: " + currentLife.ToString();
        if (currentLife >= 100)
        {
            currentLife = 100;
        }else if(currentLife <= 0)
        {
            currentLife = 0;
            Destroy(this.gameObject);
        }
    }

    public void AddDamage(int damage)
    {
        currentLife -= damage;
    }
}

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Problema na hora de retirar vida do inimgo, tb remove a vida do player.

Mensagem por Tegh em Qua Abr 24, 2019 4:15 pm

No momento não estou podendo testar seu script, mas pelo que vejo é intrigante a questão da variável currentLife ser estática.
Já tentou usar uma variável não estática:

Código:
public int currentLife;
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Problema na hora de retirar vida do inimgo, tb remove a vida do player.

Mensagem por daniel123163 em Qua Abr 24, 2019 4:26 pm

@Tegh escreveu:No momento não estou podendo testar seu script, mas pelo que vejo é intrigante a questão da variável currentLife ser estática.
Já tentou usar uma variável não estática:

Código:
public int currentLife;
isso e um teste q eu estava fazendo, para tentar arrumar, ai eu esqueci de tirar ela de static.

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Problema na hora de retirar vida do inimgo, tb remove a vida do player.

Mensagem por Magnatah em Qua Abr 24, 2019 4:35 pm

Porque Não Cria 2 Objetos Com o Mesmo Script?

Exemplo:


Script Bullet:
Código:
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;


public class BulletBehaviour : MonoBehaviour
{
    //=============== ATRIBUTOS ===============//
    public float speed;
    public int damageBullet;
    public Text lifeText;
    public static BulletBehaviour bullet;
    public LifeBehaviour Player = new LifeBehaviour();
    public LifeBehaviour Monstro = new LifeBehaviour();



    //=============== METODOS ===============//
    void Start()
    {
        if (bullet == null)
        {
            bullet = this;
        }
        else
        {
            Destroy(gameObject);
        }

        //Player
        Player.life = 100;
        Player.Nome = "Player";
        Player.currentLife = Player.life;

        //Mostro
        Monstro.life = 200;
        Monstro.Nome = "Mostro";
        Monstro.currentLife = Monstro.life;
    }



    void Update()
    {

        transform.Translate(Vector3.forward * speed * Time.deltaTime);
        Destroy(this.gameObject, 5f);

        lifeText.text = "Vida: " + Player.currentLife.ToString();
        if (Player.currentLife >= 100)
        {
            Player.currentLife = 100;
        }
        else if (Player.currentLife <= 0)
        {
            Player.currentLife = 0;
            Destroy(this.gameObject);
        }
    }



    void OnCollisionEnter(Collision other)
    {
        if (other.gameObject.tag == "Enemy" /*|| other.gameObject.tag == "Enemy"*/)
        {
            other.gameObject.GetComponent<LifeBehaviour>().AddDamage(damageBullet, Monstro.Nome);
            Debug.Log(other.gameObject.name);
            Destroy(this.gameObject);
        }
    }

}


Script Life:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;


public class LifeBehaviour : MonoBehaviour
{
    public int life;
    public int currentLife;
    public string Nome;


    public void AddDamage(int damage, string name)
    {
        if (name == "Player")
        {
            BulletBehaviour.bullet.Player.currentLife -= damage;
        }
        else if (name == "Mostro")
        {
            BulletBehaviour.bullet.Monstro.currentLife -= damage;
        }//End_If       
    }//END
}//End_Class
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Problema na hora de retirar vida do inimgo, tb remove a vida do player.

Mensagem por daniel123163 em Qua Abr 24, 2019 4:40 pm

@Magnatah escreveu:Porque Não Cria 2 Objetos Com o Mesmo Script?

Exemplo:


Script Bullet:
Código:
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;


public class BulletBehaviour : MonoBehaviour
{
    //=============== ATRIBUTOS ===============//
    public float speed;
    public int damageBullet;
    public Text lifeText;
    public static BulletBehaviour bullet;
    public LifeBehaviour Player = new LifeBehaviour();
    public LifeBehaviour Monstro = new LifeBehaviour();



    //=============== METODOS ===============//
    void Start()
    {
        if (bullet == null)
        {
            bullet = this;
        }
        else
        {
            Destroy(gameObject);
        }

        //Player
        Player.life = 100;
        Player.Nome = "Player";
        Player.currentLife = Player.life;

        //Mostro
        Monstro.life = 200;
        Monstro.Nome = "Mostro";
        Monstro.currentLife = Monstro.life;
    }



    void Update()
    {

        transform.Translate(Vector3.forward * speed * Time.deltaTime);
        Destroy(this.gameObject, 5f);

        lifeText.text = "Vida: " + Player.currentLife.ToString();
        if (Player.currentLife >= 100)
        {
            Player.currentLife = 100;
        }
        else if (Player.currentLife <= 0)
        {
            Player.currentLife = 0;
            Destroy(this.gameObject);
        }
    }



    void OnCollisionEnter(Collision other)
    {
        if (other.gameObject.tag == "Enemy" /*|| other.gameObject.tag == "Enemy"*/)
        {
            other.gameObject.GetComponent<LifeBehaviour>().AddDamage(damageBullet, Monstro.Nome);
            Debug.Log(other.gameObject.name);
            Destroy(this.gameObject);
        }
    }

}


Script Life:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;


public class LifeBehaviour : MonoBehaviour
{
    public int life;
    public int currentLife;
    public string Nome;


    public void AddDamage(int damage, string name)
    {
        if (name == "Player")
        {
            BulletBehaviour.bullet.Player.currentLife -= damage;
        }
        else if (name == "Mostro")
        {
            BulletBehaviour.bullet.Monstro.currentLife -= damage;
        }//End_If        
    }//END
}//End_Class
acredito q funcionaria de boa, porem eu quero usar esse script para multiplayer mais para frente, eu n vo usar esses "Enemy" que eu deixei na cena, ele so ta ali para eu checar se o script esta funcionando.

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Problema na hora de retirar vida do inimgo, tb remove a vida do player.

Mensagem por daniel123163 em Qua Abr 24, 2019 4:42 pm

@Magnatah escreveu:Porque Não Cria 2 Objetos Com o Mesmo Script?

Exemplo:


Script Bullet:
Código:
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;


public class BulletBehaviour : MonoBehaviour
{
    //=============== ATRIBUTOS ===============//
    public float speed;
    public int damageBullet;
    public Text lifeText;
    public static BulletBehaviour bullet;
    public LifeBehaviour Player = new LifeBehaviour();
    public LifeBehaviour Monstro = new LifeBehaviour();



    //=============== METODOS ===============//
    void Start()
    {
        if (bullet == null)
        {
            bullet = this;
        }
        else
        {
            Destroy(gameObject);
        }

        //Player
        Player.life = 100;
        Player.Nome = "Player";
        Player.currentLife = Player.life;

        //Mostro
        Monstro.life = 200;
        Monstro.Nome = "Mostro";
        Monstro.currentLife = Monstro.life;
    }



    void Update()
    {

        transform.Translate(Vector3.forward * speed * Time.deltaTime);
        Destroy(this.gameObject, 5f);

        lifeText.text = "Vida: " + Player.currentLife.ToString();
        if (Player.currentLife >= 100)
        {
            Player.currentLife = 100;
        }
        else if (Player.currentLife <= 0)
        {
            Player.currentLife = 0;
            Destroy(this.gameObject);
        }
    }



    void OnCollisionEnter(Collision other)
    {
        if (other.gameObject.tag == "Enemy" /*|| other.gameObject.tag == "Enemy"*/)
        {
            other.gameObject.GetComponent<LifeBehaviour>().AddDamage(damageBullet, Monstro.Nome);
            Debug.Log(other.gameObject.name);
            Destroy(this.gameObject);
        }
    }

}


Script Life:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;


public class LifeBehaviour : MonoBehaviour
{
    public int life;
    public int currentLife;
    public string Nome;


    public void AddDamage(int damage, string name)
    {
        if (name == "Player")
        {
            BulletBehaviour.bullet.Player.currentLife -= damage;
        }
        else if (name == "Mostro")
        {
            BulletBehaviour.bullet.Monstro.currentLife -= damage;
        }//End_If        
    }//END
}//End_Class
cara acabei de me ligar q talvez funcione normal no multiplayer, ja q ele vai instanciar vários player (máximo de players = 5 ou 10), então sera q vai funcionar no multiplayer si eu deixar do jeito q já esta ?

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Problema na hora de retirar vida do inimgo, tb remove a vida do player.

Mensagem por Magnatah em Qua Abr 24, 2019 4:49 pm

E Esse Erro:  "quando a bala colidisse com o inimigo ele remove a vida dele porem a bala tb esta removendo a vida do player."
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Problema na hora de retirar vida do inimgo, tb remove a vida do player.

Mensagem por daniel123163 em Qua Abr 24, 2019 4:51 pm

@Tegh escreveu:No momento não estou podendo testar seu script, mas pelo que vejo é intrigante a questão da variável currentLife ser estática.
Já tentou usar uma variável não estática:

Código:
public int currentLife;
mano removi o static e funciono mds kkkkkkkkkk, vou ficar mais esperto com essas variáveis estáticas de agr pra frente, vlw todo mundo pela ajuda.

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Problema na hora de retirar vida do inimgo, tb remove a vida do player.

Mensagem por daniel123163 em Qua Abr 24, 2019 4:52 pm

@Magnatah escreveu:E Esse Erro:  "quando a bala colidisse com o inimigo ele remove a vida dele porem a bala tb esta removendo a vida do player."
mano consegui arrumar, pelo jeito era a variável currentLife q estava dando esse erro, ela estava em static.

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Problema na hora de retirar vida do inimgo, tb remove a vida do player.

Mensagem por Tegh em Qua Abr 24, 2019 5:04 pm

Disponha, veja alguns conceitos e exemplos sobre classes, métodos e variáveis estáticas para reter um maior conhecimento.
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Problema na hora de retirar vida do inimgo, tb remove a vida do player.

Mensagem por daniel123163 em Qua Abr 24, 2019 5:07 pm

@Tegh escreveu:Disponha, veja alguns conceitos e exemplos sobre classes, métodos e variáveis estáticas para reter um maior conhecimento.
pode deixar  Curti isso , vlw pela ajuda Smiling Eyes Curti isso

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