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[TUTORIAL] Menu de pause

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TUTORIAL [TUTORIAL] Menu de pause

Mensagem por iagokennedyy em Ter Jan 19, 2016 10:44 pm

Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.SceneManagement;

public class MenuInGame : MonoBehaviour
{
    
    public Font Fonte;
    private bool MenuON;
    private Rect windowRect = new Rect(100, 50, 400, 300);
    public string CenaDoJogo;
    public string CenaRecarregar;
    public Texture texturaFundo;
    public Texture texturaFundoMenu;
    private bool MenuOnTwo;
    private bool MenuIniciar;
    private bool Sair;
    void Start()
    {
        Time.timeScale = 1;
    }


    void Update()
    {
        if (Input.GetKey(KeyCode.Escape))
        {
            MenuON = true;
            MenuOnTwo = false;
            Time.timeScale = 0;
        }

    }
    void OnGUI()
    {
        if (MenuON == true)
        {
            windowRect = GUI.Window(0, windowRect, DoMyWindow, "Jogo Pausado");
            GUI.DrawTexture(new Rect(0, 0, Screen.width, Screen.height), texturaFundo);
            GUI.DrawTexture(new Rect(100, 50, 400, 300), texturaFundoMenu);
            if (MenuOnTwo == true) // IF DO REINICIAR.
            {
                GUI.skin.font = Fonte;
                GUI.skin.label.fontSize = 14;
                GUI.Label(new Rect(130, 3, 500, 500), "Tem certeza? Tudo será perdido");
                if (GUI.Button(new Rect(130, 20, 100, 20), "Sim"))
                {
                    SceneManager.LoadScene(CenaDoJogo);
                }
                else
                {
                    if (GUI.Button(new Rect(250, 20, 100, 20), "Não"))
                    {
                        Sair = false;
                        MenuOnTwo = false;
                        Time.timeScale = 1;
                    }
                }
            }
            if (MenuIniciar == true)//IF DO MENU INICIAR.
            {
                GUI.skin.font = Fonte;
                GUI.skin.label.fontSize = 14;
                GUI.Label(new Rect(130, 3, 500, 500), "Tem certeza? Tudo será perdido");
                if (GUI.Button(new Rect(130, 20, 100, 20), "Sim"))
                {
                    SceneManager.LoadScene(CenaRecarregar);
                }
                else
                {
                    if (GUI.Button(new Rect(250, 20, 100, 20), "Não"))
                    {
                        MenuON = false;
                        MenuOnTwo = false;
                        Time.timeScale = 1;
                    }
                }
            }
            if (Sair == true)//IF DO SAIR.
            {
                GUI.skin.font = Fonte;
                GUI.skin.label.fontSize = 14;
                GUI.Label(new Rect(130, 3, 500, 500), "Já vai sair? Já? Sério? Fique mais umas horas  .");
                if (GUI.Button(new Rect(130, 20, 100, 20), "Sim"))
                {
                    Application.Quit();
                }
                else
                {
                    if (GUI.Button(new Rect(250, 20, 100, 20), "Não"))
                    {
                        MenuON = false;
                        MenuOnTwo = false;
                        Sair = false;
                        Time.timeScale = 1;
                    }
                }
            }
        }
    }
    void DoMyWindow(int windowID)
    {
        if (MenuON == true)
        {
            if (GUI.Button(new Rect(10, 20, 100, 20), "Recomeçar"))
            {
                MenuOnTwo = true;
            }
        }
        if (GUI.Button(new Rect(130, 20, 100, 20), "Menu principal"))
        {
            MenuIniciar = true;
        }
        if (GUI.Button(new Rect(250, 20, 100, 20), "Sair"))
        {
            Sair = true;
        }
            
        else
        {
            if (GUI.Button(new Rect(250, 260, 100, 20), "Voltar ao jogo"))
            {
                MenuON = false;
                Time.timeScale = 1;
                MenuOnTwo = false;
            }
        }
    }
}
    


Um script para quem quiser um menu de pause. Como ele é o meu primeiro que consigo fazer sem ver tutorias ou coisas assim não ta tudo aquilo Laughing
Da pra jogar ele onde quiser.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Menu de pause

Mensagem por dfop02 em Qui Fev 25, 2016 5:22 pm

iagokennedyy escreveu:
Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.SceneManagement;

public class MenuInGame : MonoBehaviour
{
    
    public Font Fonte;
    private bool MenuON;
    private Rect windowRect = new Rect(100, 50, 400, 300);
    public string CenaDoJogo;
    public string CenaRecarregar;
    public Texture texturaFundo;
    public Texture texturaFundoMenu;
    private bool MenuOnTwo;
    private bool MenuIniciar;
    private bool Sair;
    void Start()
    {
        Time.timeScale = 1;
    }


    void Update()
    {
        if (Input.GetKey(KeyCode.Escape))
        {
            MenuON = true;
            MenuOnTwo = false;
            Time.timeScale = 0;
        }

    }
    void OnGUI()
    {
        if (MenuON == true)
        {
            windowRect = GUI.Window(0, windowRect, DoMyWindow, "Jogo Pausado");
            GUI.DrawTexture(new Rect(0, 0, Screen.width, Screen.height), texturaFundo);
            GUI.DrawTexture(new Rect(100, 50, 400, 300), texturaFundoMenu);
            if (MenuOnTwo == true) // IF DO REINICIAR.
            {
                GUI.skin.font = Fonte;
                GUI.skin.label.fontSize = 14;
                GUI.Label(new Rect(130, 3, 500, 500), "Tem certeza? Tudo será perdido");
                if (GUI.Button(new Rect(130, 20, 100, 20), "Sim"))
                {
                    SceneManager.LoadScene(CenaDoJogo);
                }
                else
                {
                    if (GUI.Button(new Rect(250, 20, 100, 20), "Não"))
                    {
                        Sair = false;
                        MenuOnTwo = false;
                        Time.timeScale = 1;
                    }
                }
            }
            if (MenuIniciar == true)//IF DO MENU INICIAR.
            {
                GUI.skin.font = Fonte;
                GUI.skin.label.fontSize = 14;
                GUI.Label(new Rect(130, 3, 500, 500), "Tem certeza? Tudo será perdido");
                if (GUI.Button(new Rect(130, 20, 100, 20), "Sim"))
                {
                    SceneManager.LoadScene(CenaRecarregar);
                }
                else
                {
                    if (GUI.Button(new Rect(250, 20, 100, 20), "Não"))
                    {
                        MenuON = false;
                        MenuOnTwo = false;
                        Time.timeScale = 1;
                    }
                }
            }
            if (Sair == true)//IF DO SAIR.
            {
                GUI.skin.font = Fonte;
                GUI.skin.label.fontSize = 14;
                GUI.Label(new Rect(130, 3, 500, 500), "Já vai sair? Já? Sério? Fique mais umas horas  .");
                if (GUI.Button(new Rect(130, 20, 100, 20), "Sim"))
                {
                    Application.Quit();
                }
                else
                {
                    if (GUI.Button(new Rect(250, 20, 100, 20), "Não"))
                    {
                        MenuON = false;
                        MenuOnTwo = false;
                        Sair = false;
                        Time.timeScale = 1;
                    }
                }
            }
        }
    }
    void DoMyWindow(int windowID)
    {
        if (MenuON == true)
        {
            if (GUI.Button(new Rect(10, 20, 100, 20), "Recomeçar"))
            {
                MenuOnTwo = true;
            }
        }
        if (GUI.Button(new Rect(130, 20, 100, 20), "Menu principal"))
        {
            MenuIniciar = true;
        }
        if (GUI.Button(new Rect(250, 20, 100, 20), "Sair"))
        {
            Sair = true;
        }
            
        else
        {
            if (GUI.Button(new Rect(250, 260, 100, 20), "Voltar ao jogo"))
            {
                MenuON = false;
                Time.timeScale = 1;
                MenuOnTwo = false;
            }
        }
    }
}
    


Um script para quem quiser um menu de pause. Como ele é o meu primeiro que consigo fazer sem ver tutorias ou coisas assim não ta tudo aquilo Laughing
Da pra jogar ele onde quiser.

Você acha interessante criar um script apenas para o menu pause ou joga junto com o player? Queria saber as vantagens e desvantagens, pode me dizer?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Menu de pause

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Fev 26, 2016 1:47 am

O ideal seria um script para gerenciar toda a pausa do jogo, com um Enum. Más se não manja muito de scripts, algumas booleanas já resolvem também. Más o ideal é criar sim um script separado, mesmo que cause uma confusãozinha com variáveis públicas e privadas, eh mais adequado.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Menu de pause

Mensagem por iagokennedyy em Sex Fev 26, 2016 2:46 am

Pois é, como o Marcos disse... O script tá bem simples, a câmera ainda mexe, não consegui fazer que ela parasse quando eu programei o script, eu realmente não sabia, agora já tenho uma ideia...

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Menu de pause

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Fev 26, 2016 1:05 pm


MarcosSchultz
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