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ajuda em inimigos aleatorios

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DÚVIDA ajuda em inimigos aleatorios

Mensagem por Sting em Qui Jan 24, 2019 12:30 pm

Bom dia gente sou novo na area unity e conhecimento bem basico em tudo

gostaria de saber como posso fazer para criar um spawner de varios inimigos..

estou iniciante a tentativa de um game clicker estilo clicker heroes porem em 3D que quando mato um inimigo ele e destruido assim aparecendo outro aleatorio

me disseram que usaria array so que não to conseguindo chamar aleatoriamente cada um dessa array quando um morre =/

quem puder dar um help ai fico extremamente grato, a proposito gostaria de agradecer principalmente o marcos minha escola tem sido o canal dele e aos tutoriais do site vlw =D

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DÚVIDA Re: ajuda em inimigos aleatorios

Mensagem por Callyde Jr em Qui Jan 24, 2019 12:56 pm

Uso assim
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class RandomSpawner : MonoBehaviour
{
    public int level = 1;
    bool isSpawning = false;
    public float minTime = 5.0f;
    public float maxTime = 15.0f;
    public GameObject[] enemies;  // Array of enemy prefabs.
    
 public int quantidade;
 public int kills;
 public static RandomSpawner rs;
 private int quantMax = 2;
 
 void Start(){
 rs = this;
 quantidade = quantMax;
 }
 
 
 
    IEnumerator SpawnObject(int index, float seconds)
    {
        Debug.Log ("Waiting for " + seconds + " seconds");

        yield return new WaitForSeconds(seconds);
        Instantiate(enemies[index], transform.position, transform.rotation);
        quantidade -= 1;
        //We've spawned, so now we could start another spawn    
        isSpawning = false;
    }

    void Update ()
    {
 if(quantidade > 0){//for maior que zero spawn
        //We only want to spawn one at a time, so make sure we're not already making that call
        if(! isSpawning)
        {
            isSpawning = true; //Yep, we're going to spawn
            int enemyIndex = Random.Range(0, enemies.Length);
            StartCoroutine(SpawnObject(enemyIndex, Random.Range(minTime, maxTime)));
        }
 }
            UpLevel();
    }
 
 void UpLevel(){
 if(kills >= quantMax){
 level++;
 quantMax = * level;
 quantidade = quantMax;
 kills = 0;
 }
 
 
 }
}
Quando o inimigo morrer chame essa funcao
Código:
RandomSpawner.rs.kills += 1;
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DÚVIDA Re: ajuda em inimigos aleatorios

Mensagem por Sting em Sex Jan 25, 2019 6:19 am

vish não sei que q rolou mas deu monte de erro 0_0

o inimigo no meu caso vai ficar parado maximo que vai fazer e so entrar em animação quando eu clicar nele

porem oque ta me agarando é a parte q ele morre

quero tipo...
1 spawner que vai ter no array 10 inimigos diferentes
quando um morrer aleatoriamente apareça um entre esses 10 pra quando o limite de 10 morrerem  entrar outra cena
ja to nessa a um tempo quebrando a cabeça ^^ todos tutoriais que cacei no youtube so ensina fazer jogos clicker em 2D ^^

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DÚVIDA Re: ajuda em inimigos aleatorios

Mensagem por marcos4503 em Sex Jan 25, 2019 8:59 am

Oi Sting!

Olha, não vou postar um código pronto pra aguçar a sua curiosidade e você aprender (e também porque to no trabalho hehe). Porém, vou te dar uma luz e uma lógica pra você seguir!

Basta fazer assim (explicando de uma maneira simples e uma lógica também simples)

- Crie um GameObject e um script para gerenciar os spawns.
- Crie o script de cada inimigo. No script do inimigo, assim que a vida zerar, você acessa o GameObject gerenciador (criado acima) e executa a função "SpawnarNovoInimigo()"por exemplo. Fazendo isso, você já tem como spawnar novos inimigos sempre que 1 morrer.
- No script gerenciador, simplesmente crie a array de inimigos e use a função Random.Range do C# no Vector3 de posição do Instantiate para ter uma posição aleatória de spawn.

Tome cuidado com o uso do Instantiate, prefira usar um sistema de Pool, pois é mais leve e você não gasta muita memória RAM do dispositivo. Pool nada mais é do que você deixar por exemplo, 10 inimigos na cena (porém desativados) então quando eles forem spawnar, você move o inimigo pra posição aleatória desejada e então o ativa! Esse é o método mais rápido e leve!
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DÚVIDA Re: ajuda em inimigos aleatorios

Mensagem por Callyde Jr em Sex Jan 25, 2019 11:16 pm

Nao entedi muito o que voce disse
Código:
quando um morrer aleatoriamente apareça um entre esses 10 pra quando o limite de 10 morrerem  entrar outra cena
No script que coloquei eu indico a quantidade de inimigos e quando todos morrerem o spawns ativa de novo so que aumentando a quantidade de inimigos
A quela variavel kills sao a quantidade de mortos
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