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[TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas

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TUTORIAL [TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Dez 10, 2014 10:49 am

ATENÇÃO, A PRIMEIRA PARTE DO TUTORIAL SERVE NA UNITY 3 OU UNITY 4... SE VOCÊ JÁ ESTIVER USANDO A UNITY 5, UTILIZE OS SCRIPTS DA SEGUNDA PARTE DO TUTORIAL, QUE SÃO ESPECIFICAMENTE DIRECIONADOS A UNITY 5, PARA EVITAR ERROS 




Tutorial explicando como o sistema foi criado:




Adicione este script na luz da sua lanterna:

Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Lanterna : MonoBehaviour {
 public Texture[] TexturaBateria;
 public int numero;
 public AudioClip click;
 public static float tempoTotal = 250; // ESTE VALOR DEVE SER ALTERADO PELO SCRIPT
 public float tempoMinimo = 20;
 public int pilhaASerTexturizada;
 public float anguloDaLuz = 35;
 public float distanciaDaLuz = 5;
 public float intensidade = 5;
 public float reducaoForcaLuz = 50;
 public bool podeLigar;
 public static float TempoTotalInicial;
 public float anguloMaximo,anguloMinimo,intensidadeMaxima,intensidadeMinima,distanciaMax,distanciaMin;
 void Start (){
 light.enabled = true;
 TempoTotalInicial = tempoTotal;
 podeLigar = true;
 numero = Mathf.RoundToInt (tempoTotal) / TexturaBateria.Length;
 }
 void Update (){
 if (light.enabled == true && podeLigar == true) {
 tempoTotal -= Time.deltaTime;
 }
 if (Input.GetKeyDown ("f")) {
 if (light.enabled == true){
 light.enabled = false;
 audio.PlayOneShot(click);
 }else{
 light.enabled = true;
 audio.PlayOneShot(click);
 }
 }
 if(tempoTotal <= tempoMinimo){
 light.enabled = false;
 podeLigar = false;
 }
 if(tempoTotal >= tempoMinimo){
 podeLigar = true;
 }
 if(tempoTotal >= TempoTotalInicial){
 tempoTotal = TempoTotalInicial;
 }
 light.spotAngle = anguloDaLuz*tempoTotal/reducaoForcaLuz;
 light.range = distanciaDaLuz*tempoTotal/reducaoForcaLuz;
 light.intensity = intensidade*tempoTotal/reducaoForcaLuz/2;
 pilhaASerTexturizada = Mathf.FloorToInt (tempoTotal/numero);
 //==========================VALORES MAXIMOS E MINIMOS=============================
 if(light.spotAngle >=anguloMaximo){
 light.spotAngle = anguloMaximo;
 }
 if(light.spotAngle <=anguloMinimo){
 light.spotAngle = anguloMinimo;
 }
 //========================================
 if(light.range>=distanciaMax){
 light.range = distanciaMax;
 }
 if(light.range<=distanciaMin){
 light.range = distanciaMin;
 }
 //========================================
 if(light.intensity>=intensidadeMaxima){
 light.intensity = intensidadeMaxima;
 }
 if(light.intensity<=intensidadeMinima){
 light.intensity = intensidadeMinima;
 }
 }
 void OnGUI (){
 GUI.DrawTexture (new Rect (Screen.width / 2 + Screen.width / 2.3f, Screen.height / 2 - Screen.height / 4, Screen.width / 25, Screen.height / 10), TexturaBateria [pilhaASerTexturizada]);
 }
}

Configure as variaveis antes de começar a usar o script


Crie uma Pilha, adicione um box collider a ela e marque a opção trigger deste box collider, e coloque este script nela:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Pilha : MonoBehaviour {
 public float CargaDaBateria;
 public bool estaNoLocal;
 void OnTriggerEnter (){
 estaNoLocal = true;
 }
 void OnTriggerExit (){
 estaNoLocal = false;
 }
 void Update (){
 if(Input.GetKeyDown ("e") && estaNoLocal == true){
 if(Lanterna.tempoTotal+CargaDaBateria <= Lanterna.TempoTotalInicial){
 Lanterna.tempoTotal = Lanterna.tempoTotal+CargaDaBateria-1;
 Destroy(gameObject);
 }else if(Lanterna.tempoTotal+CargaDaBateria >= Lanterna.TempoTotalInicial){
 Lanterna.tempoTotal = Lanterna.TempoTotalInicial-1;
 Destroy(gameObject);
 }
}
 }
}



SE VOCÊ ESTIVER USANDO A UNITY 5:



Apenas altere o script da lanterna

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Lanterna : MonoBehaviour {
 public Texture[] TexturaBateria;
 public int numero;
 public AudioClip click;
 public static float tempoTotal = 250; // ESTE VALOR DEVE SER ALTERADO PELO SCRIPT
 public float tempoMinimo = 20;
 public int pilhaASerTexturizada;
 public float anguloDaLuz = 35;
 public float distanciaDaLuz = 5;
 public float intensidade = 5;
 public float reducaoForcaLuz = 50;
 public bool podeLigar;
 public static float TempoTotalInicial;
 public float anguloMaximo,anguloMinimo,intensidadeMaxima,intensidadeMinima,distanciaMax,distanciaMin;
 void Start (){
 GetComponent<Light>().enabled = true;
 TempoTotalInicial = tempoTotal;
 podeLigar = true;
 numero = Mathf.RoundToInt (tempoTotal) / TexturaBateria.Length;
 }
 void Update (){
 if (GetComponent<Light>().enabled == true && podeLigar == true) {
 tempoTotal -= Time.deltaTime;
 }
 if (Input.GetKeyDown ("f")) {
 if (GetComponent<Light>().enabled == true){
 GetComponent<Light>().enabled = false;
 GetComponent<AudioSource>().PlayOneShot(click);
 }else{
 GetComponent<Light>().enabled = true;
 GetComponent<AudioSource>().PlayOneShot(click);
 }
 }
 if(tempoTotal <= tempoMinimo){
 GetComponent<Light>().enabled = false;
 podeLigar = false;
 }
 if(tempoTotal >= tempoMinimo){
 podeLigar = true;
 }
 if(tempoTotal >= TempoTotalInicial){
 tempoTotal = TempoTotalInicial;
 }
 GetComponent<Light>().spotAngle = anguloDaLuz*tempoTotal/reducaoForcaLuz;
 GetComponent<Light>().range = distanciaDaLuz*tempoTotal/reducaoForcaLuz;
 GetComponent<Light>().intensity = intensidade*tempoTotal/reducaoForcaLuz/2;
 pilhaASerTexturizada = Mathf.FloorToInt (tempoTotal/numero);
 //==========================VALORES MAXIMOS E MINIMOS=============================
 if(GetComponent<Light>().spotAngle >=anguloMaximo){
 GetComponent<Light>().spotAngle = anguloMaximo;
 }
 if(GetComponent<Light>().spotAngle <=anguloMinimo){
 GetComponent<Light>().spotAngle = anguloMinimo;
 }
 //========================================
 if(GetComponent<Light>().range>=distanciaMax){
 GetComponent<Light>().range = distanciaMax;
 }
 if(GetComponent<Light>().range<=distanciaMin){
 GetComponent<Light>().range = distanciaMin;
 }
 //========================================
 if(GetComponent<Light>().intensity>=intensidadeMaxima){
 GetComponent<Light>().intensity = intensidadeMaxima;
 }
 if(GetComponent<Light>().intensity<=intensidadeMinima){
 GetComponent<Light>().intensity = intensidadeMinima;
 }
 }
 void OnGUI (){
 GUI.DrawTexture (new Rect (Screen.width / 2 + Screen.width / 2.3f, Screen.height / 2 - Screen.height / 4, Screen.width / 25, Screen.height / 10), TexturaBateria [pilhaASerTexturizada]);
 }
}


Última edição por MarcosSchultz em Ter Jun 07, 2016 9:17 pm, editado 1 vez(es)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas

Mensagem por Octos em Ter Abr 07, 2015 4:59 pm

Marcos, olhei seu tutorial várias vezes e não achei nenhum erro, quando eu ligo a lanterna a GUITexture não aparece na minha tela...

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Abr 08, 2015 12:34 pm

Qual versão da Unity você está usando?


Esta dando algum tipo de erro?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas

Mensagem por eduardo9715 em Seg Abr 27, 2015 10:10 pm

vou ter que criar a minha textura ?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Abr 27, 2015 11:21 pm

De preferência sim... :D

Más o google ta cheio de texturas gratuitas... um pouco de photoshop e pronto
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas

Mensagem por eduardo9715 em Dom Maio 03, 2015 6:23 pm

meu sistema de pilha não esta aparecendo na tela

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Maio 03, 2015 10:53 pm

Está dando algum erro? linkou as texturas nas variaveis?


teria como mandar uma print ou especificar o que poderia estar acontecendo?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas

Mensagem por eduardo9715 em Seg Maio 04, 2015 3:33 pm

eae está não aparece na tela a bateria http://oi59.tinypic.com/20i9vex.jpg

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Maio 04, 2015 4:05 pm

print não carrega
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas

Mensagem por eduardo9715 em Seg Maio 04, 2015 10:36 pm

o sistema eae [url=]

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Maio 05, 2015 1:02 pm

Você não está configurando as variaveis...

o angulo minimo e maximo e outros parametros estão como " 0 "... não pode ficar assim


também a variavel de áudio não pode ficar fazia... é necessário ter um áudio nela.


no vídeo está explicado passo a passo
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas

Mensagem por eduardo9715 em Ter Maio 05, 2015 2:12 pm

consegui aqui vlw falta de atenção minha

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas

Mensagem por eduardo9715 em Ter Maio 05, 2015 9:35 pm

olá então cara eu esta tentando criar um script que quando voce colidi-se toca um som
então criei esse porém não sei pq deu erro olha ae
var Sound:AudioClip;

function OnTriggerEnter() {
// toca o som quando o player colidir com o objeto
audio.PlayOneShot(Sound); // o som toca uma só vez
}

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Maio 05, 2015 10:15 pm

primeira coisa, o objeto em questão precisa ter um AudioSource para poder emitir o som

outra coisa, talvez precise desativar os colisores apos ter entrado no colisor
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas

Mensagem por eduardo9715 em Qua Maio 06, 2015 2:01 pm

cara eu não saquei como desativar os colisores ajuda uma ajudinha
var Sound:AudioClip;

function OnTriggerEnter() {

GetComponent.<AudioSource>().PlayOneShot(Sound);


}

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Maio 06, 2015 2:51 pm

javaScript não é omeu forte, más ta ai o script:

Código:
var Sound : AudioClip;
function OnTriggerEnter() {
   GetComponent(BoxCollider).enabled = false;
   GetComponent(AudioSource).PlayOneShot(Sound);
}
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas

Mensagem por Alvaro Iankoski em Sex Maio 15, 2015 8:50 pm

como eu faço pra ter um limite de pilhas coletadas???
eu queria fazer algo tipo "4/10"
tenho 4 pilhas e posso carregar no máximo 10
e fazer apertas "R" para recarregar a lanterna???

muito obg!!!

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Maio 15, 2015 11:22 pm

cara, você praticamente teria que refazer o script para adicionar um sistema de contabilização das pilhas, uma GUI para aparecer a quantidade na tela, etc, etc...

em vez de você apertar "e" e pegar uma pilha e o efeito já acontecer na lanterna, você teria que fazer um número ser adicionado a 1 lista ( que é a lista de quantidade de pilhas ) e baseado nesta lista você pode recarregar a lanterna

é meio dificil explicar e um pouco confuso também de se fazer... más já esta anotado. Talvez eu faça para a série de terror, com inventário e tudo
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas

Mensagem por IgorUnity em Sab Maio 16, 2015 1:29 pm

Olá, sou iniciante na unity (muito noob msm ) e ao salvar o script , aparece o seguinte erro '' UCE001 :  ';' expected. insert a semicolon at the end . '' queria saber como resolver.

IgorUnity
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Maio 16, 2015 1:36 pm

você esqueceu algum " ; " em alguma parte do script ou colocou algum a mais onde éra desnecessário.

manda o seu script ai
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas

Mensagem por IgorUnity em Sab Maio 16, 2015 1:43 pm

using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Lanterna : MonoBehaviour {
public Texture[] TexturaBateria;
public int numero;
public AudioClip click;
public static float tempoTotal = 250; // ESTE VALOR DEVE SER ALTERADO PELO SCRIPT
public float tempoMinimo = 20;
public int pilhaASerTexturizada;
public float anguloDaLuz = 35;
public float distanciaDaLuz = 5;
public float intensidade = 5;
public float reducaoForcaLuz = 50;
public bool podeLigar;
public static float TempoTotalInicial;
public float anguloMaximo,anguloMinimo,intensidadeMaxima,intensidadeMinima,distanciaMax,distanciaMin;
void Start (){
light.enabled = true;
TempoTotalInicial = tempoTotal;
podeLigar = true;
numero = Mathf.RoundToInt (tempoTotal) / TexturaBateria.Length;
}
void Update (){
if (light.enabled == true && podeLigar == true) {
tempoTotal -= Time.deltaTime;
}
if (Input.GetKeyDown ("f")) {
if (light.enabled == true){
light.enabled = false;
audio.PlayOneShot(click);
}else{
light.enabled = true;
audio.PlayOneShot(click);
}
}
if(tempoTotal <= tempoMinimo){
light.enabled = false;
podeLigar = false;
}
if(tempoTotal >= tempoMinimo){
podeLigar = true;
}
if(tempoTotal >= TempoTotalInicial){
tempoTotal = TempoTotalInicial;
}
light.spotAngle = anguloDaLuz*tempoTotal/reducaoForcaLuz;
light.range = distanciaDaLuz*tempoTotal/reducaoForcaLuz;
light.intensity = intensidade*tempoTotal/reducaoForcaLuz/2;
pilhaASerTexturizada = Mathf.FloorToInt (tempoTotal/numero);
//==========================VALORES MAXIMOS E MINIMOS=============================
if(light.spotAngle >=anguloMaximo){
light.spotAngle = anguloMaximo;
}
if(light.spotAngle <=anguloMinimo){
light.spotAngle = anguloMinimo;
}
//========================================
if(light.range>=distanciaMax){
light.range = distanciaMax;
}
if(light.range<=distanciaMin){
light.range = distanciaMin;
}
//========================================
if(light.intensity>=intensidadeMaxima){
light.intensity = intensidadeMaxima;
}
if(light.intensity<=intensidadeMinima){
light.intensity = intensidadeMinima;
}
}
void OnGUI (){
GUI.DrawTexture (new Rect (Screen.width / 2 + Screen.width / 2.3f, Screen.height / 2 - Screen.height / 4, Screen.width / 25, Screen.height / 10), TexturaBateria [pilhaASerTexturizada]);
}
}



Ta Ai

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Maio 16, 2015 3:35 pm

O erro não é neste script então

esta é a versão do script para a UNITY 5:

Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Lanterna : MonoBehaviour {
   public Texture[] TexturaBateria;
   public int numero;
   public AudioClip click;
   public static float tempoTotal = 250; // ESTE VALOR DEVE SER ALTERADO PELO SCRIPT
   public float tempoMinimo = 20;
   public int pilhaASerTexturizada;
   public float anguloDaLuz = 35;
   public float distanciaDaLuz = 5;
   public float intensidade = 5;
   public float reducaoForcaLuz = 50;
   public bool podeLigar;
   public static float TempoTotalInicial;
   public float anguloMaximo,anguloMinimo,intensidadeMaxima,intensidadeMinima,distanciaMax,distanciaMin;
   void Start (){
      GetComponent<Light>().enabled = true;
      TempoTotalInicial = tempoTotal;
      podeLigar = true;
      numero = Mathf.RoundToInt (tempoTotal) / TexturaBateria.Length;
   }
   void Update (){
      if (GetComponent<Light>().enabled == true && podeLigar == true) {
         tempoTotal -= Time.deltaTime;
      }
      if (Input.GetKeyDown ("f")) {
         if (GetComponent<Light>().enabled == true){
            GetComponent<Light>().enabled = false;
            GetComponent<AudioSource>().PlayOneShot(click);
         }else{
            GetComponent<Light>().enabled = true;
            GetComponent<AudioSource>().PlayOneShot(click);
         }
      }
      if(tempoTotal <= tempoMinimo){
         GetComponent<Light>().enabled = false;
         podeLigar = false;
      }
      if(tempoTotal >= tempoMinimo){
         podeLigar = true;
      }
      if(tempoTotal >= TempoTotalInicial){
         tempoTotal = TempoTotalInicial;
      }
      GetComponent<Light>().spotAngle = anguloDaLuz*tempoTotal/reducaoForcaLuz;
      GetComponent<Light>().range = distanciaDaLuz*tempoTotal/reducaoForcaLuz;
      GetComponent<Light>().intensity = intensidade*tempoTotal/reducaoForcaLuz/2;
      pilhaASerTexturizada = Mathf.FloorToInt (tempoTotal/numero);
      //==========================VALORES MAXIMOS E MINIMOS=============================
      if(GetComponent<Light>().spotAngle >=anguloMaximo){
         GetComponent<Light>().spotAngle = anguloMaximo;
      }
      if(GetComponent<Light>().spotAngle <=anguloMinimo){
         GetComponent<Light>().spotAngle = anguloMinimo;
      }
      //========================================
      if(GetComponent<Light>().range>=distanciaMax){
         GetComponent<Light>().range = distanciaMax;
      }
      if(GetComponent<Light>().range<=distanciaMin){
         GetComponent<Light>().range = distanciaMin;
      }
      //========================================
      if(GetComponent<Light>().intensity>=intensidadeMaxima){
         GetComponent<Light>().intensity = intensidadeMaxima;
      }
      if(GetComponent<Light>().intensity<=intensidadeMinima){
         GetComponent<Light>().intensity = intensidadeMinima;
      }
   }
   void OnGUI (){
      GUI.DrawTexture (new Rect (Screen.width / 2 + Screen.width / 2.3f, Screen.height / 2 - Screen.height / 4, Screen.width / 25, Screen.height / 10), TexturaBateria [pilhaASerTexturizada]);
   }
}

más ambos os scripts nao possuem erros, o erro deve estar em outro lugar
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas

Mensagem por Milly em Qui Jun 25, 2015 8:36 pm


apareceu um erro: IndexOutOfRangeException: Array index is out of range.
Lanterna.OnGUI () (at Assets/3Dmodels/Scripts/Lanterna.cs:73)

Estou tentando aprender a usar o Unity mas não sei programar nada.

Milly
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Jun 26, 2015 1:06 pm

Provavelmente você não preencheu a array conforme o vídeo... tem como mandar prints do inspector?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas

Mensagem por martiin93 em Sex Ago 14, 2015 3:03 am

Cara espalhei pilhas pelo cenário só que quando pego 1 some todas o que faço pra corrigir isso?


Acho que já consegui arrumar desativei a função "está no local" está funcionando normalmente porem se isso for afetar alguem me avisa
obrigado

martiin93
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas

Mensagem por Yists em Dom Set 13, 2015 1:49 am

eae cara blz consegui fazer tudo certo só queria te pergurtar onde posso achar sons de lanterna ligando? :D

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Set 13, 2015 10:03 pm

sons eu mesmo faço geralmente, e edito com o Audacity... más se quiser, pode pegar alguns nesse site:

http://freesound.org/
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas

Mensagem por mito-gamer em Ter Set 15, 2015 4:27 pm

no meu nao esta funcionando quando tento colocar o script na lanterna aparece essa mensagem can t add script Sad

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Set 15, 2015 4:47 pm

O nome deve estar errado
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas

Mensagem por mito-gamer em Ter Set 15, 2015 4:59 pm

obg

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas

Mensagem por mito-gamer em Qua Set 16, 2015 4:39 pm

a minha quando eu pego uma pilha nao volta a textura

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Set 16, 2015 5:16 pm

Poste prints por favor
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas

Mensagem por Radagast0 em Qui Set 17, 2015 4:51 pm

Quando coleto uma pilha as outras somem, como posso resolver?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Set 17, 2015 10:36 pm

O colisor de todas está no mesmo lugar? senão não tem como isto acontecer
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas

Mensagem por Lordefenix em Seg Set 21, 2015 8:34 pm

Gente estou com vários problemas tipo...Cara eu vo no seu canal vejo o video depois vo la baixo os códigos do script depois jogo la no meu gameobject tipo sei la meu player lanterna sei la...
Ai eu jogo o script e fala que o nome é inválido tipo algo assim "check the name file"
sei la...E OUTRA COISA IMPORTANTE SOBRE OS SONS DOS PASSOS E TALS EU COLOCO O SCRIPT E ELE APARECE A MENSAGEM DE ERRO LA QUE O SISTEMA TA TENTANDO ACESSAR OS SONS PRO PLAYER MAS N TEM PERMISSAO E TA TENTANDO DAR UM ATTACH PLAYER SEI LA....
a UNICA COISA QUE DEU certo foi o SRCRIPT DE LIGAR E DESLIGAR LANTERNA

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas

Mensagem por Lordefenix em Seg Set 21, 2015 8:35 pm

ME AJUDEM POR FAVOR!

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Set 21, 2015 9:01 pm

Por que você apenas copia e cola sem assistir as aulas

O nome que você colocar nos scripts tem que ser os mesmos que tem nos scripts, é o mesmo nome da classe

e quanto aos erros, provavelmente é por que você não jogou nenhum áudio nas variáveis
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas

Mensagem por Lordefenix em Ter Set 22, 2015 4:32 pm

Sim eu assisti as aulas.Aliás cara bom trabalho viu você grava bem os vídeos, explica direitinho e tudo :D .Mas quanto aos erros eu tipo joguei os áudios direitinho de tals mas dava um erro de atach the player the file tryng to acess it... Algo assim.Queria por o som dos passos no player quando ele corre e tudo.Ou e detalhe seu mapa que você criou ta muito foda mano parabéns.Mas sobre o erro eu não entendi :/

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas

Mensagem por Lordefenix em Ter Set 22, 2015 4:33 pm

Mas cara se não fosse seu canal taria perdido! kkkk Ja sou inscrito do seu .

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas

Mensagem por Lordefenix em Ter Set 22, 2015 4:35 pm

zoeira kkk

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas

Mensagem por Handow em Ter Nov 03, 2015 6:46 pm

Ei pode me ajudar ?? Eu coloquei o script e deu certo mas a intensidade da lanterna n abaixa ta assim " />

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas

Mensagem por Handow em Ter Nov 03, 2015 6:46 pm

Acima

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Nov 03, 2015 11:36 pm

Não consigo ver a imagem Handow
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas

Mensagem por gagasilva em Dom Dez 06, 2015 8:22 pm

cara que botão aperto para pegar a pilha

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas

Mensagem por Renan Arruda em Dom Dez 06, 2015 9:04 pm

O "e"
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas

Mensagem por AlvaroWalker em Qua Nov 23, 2016 1:31 pm

Tem como editar a posição do icone da bateria pelo canvas e nao pelo script?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas

Mensagem por NandoDine em Qua Nov 23, 2016 3:46 pm

@Milly escreveu:
apareceu um erro: IndexOutOfRangeException: Array index is out of range.
Lanterna.OnGUI () (at Assets/3Dmodels/Scripts/Lanterna.cs:73)

Estou tentando aprender a usar o Unity mas não sei programar nada.
Estou com este mesmo erro

se eu mudo para

Código:
GUI.DrawTexture (new Rect (Screen.width / 2 + Screen.width / 2.3f, Screen.height / 2 - Screen.height / 4, Screen.width / 25, Screen.height / 10), TexturaBateria [pilhaASerTexturizada-1]);



Resolve o problema e o GUI aparece na tela, porem a ultima bateria descarregada totalmente não aparece e continua dando o erro!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas

Mensagem por NandoDine em Qua Nov 23, 2016 4:53 pm

@NandoDine escreveu:
@Milly escreveu:
apareceu um erro: IndexOutOfRangeException: Array index is out of range.
Lanterna.OnGUI () (at Assets/3Dmodels/Scripts/Lanterna.cs:73)

Estou tentando aprender a usar o Unity mas não sei programar nada.
Estou com este mesmo erro

se eu mudo para

Código:
GUI.DrawTexture (new Rect (Screen.width / 2 + Screen.width / 2.3f, Screen.height / 2 - Screen.height / 4, Screen.width / 25, Screen.height / 10), TexturaBateria [pilhaASerTexturizada-1]);



Resolve o problema e o GUI aparece na tela, porem a ultima bateria descarregada totalmente não aparece e continua dando o erro!


Opa,  ja arrumei.. eu fiz uma array errada , mas agora ta de boa.

PS: é que fui seguindo o video não copiei a script colado aqui, hehe, tentei fazer seguindo o video manualmente :D
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas

Mensagem por NandoDine em Qua Nov 23, 2016 5:29 pm

é possível fazer o OnGUI ();  aparecer somente quando ligar a lanterna?

Tentei fazer assim

Código:
Quando Desligar Lanterna
OnGUI().enabled = false;

Quando ligar Lanterna
OnGUI().enabled = True;

mais sem sucesso ainda, dei umas olhada nos docs da unity, porem não consegui ainda.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas

Mensagem por Weslley em Qua Nov 23, 2016 6:23 pm

não entendi o que você esta tentado fazer com esse código
se você que ativar algo dentro do método onGUI quando uma variável for verdadeira você teria que utilizar um if

Código:
public bool ativar;

void OnGUI(){
  if(ativar){
    //comandos
  }
}
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