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[TUTORIAL] Joystick vistual para mobile

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TUTORIAL [TUTORIAL] Joystick vistual para mobile

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Dez 18, 2018 4:31 pm

Olá galera, elaborei este tutorial simples baseado no meu sistema de Inputs Mobile. É um Joystick que funciona em mobile e pode ser acessado facilmente, conforme o vídeo:

IMPORTANTÍSSIMO: Assistam o vídeo para saber o que fazer com os códigos

Vídeo: 


Script MSJoystickController
Código:
using System.Collections;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;

public class MSJoystickController : MonoBehaviour {

 public MSJoystick joystick;
 public static Vector2 joystickInput;//é possível acessar através de MSJoystickController.joystickInput

 void Update () {
 if(joystick){
 joystickInput = new Vector2 (joystick.joystickX, joystick.joystickY);
 }
 }
}



O script do próprio Joystick
Código:
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
using UnityEngine.Events;
using UnityEngine.EventSystems;
using System.Collections;

#if UNITY_EDITOR
using UnityEditor;
#endif

[RequireComponent(typeof(RectTransform))]
public class MSJoystick : UIBehaviour, IBeginDragHandler, IEndDragHandler, IDragHandler {

 [SerializeField]
 RectTransform _joystickGraphic;
 Vector2 _axis;
 bool _isDragging;
 [HideInInspector]
 public float joystickY;
 [HideInInspector]
 public float joystickX;

 RectTransform _rectTransform;
 public RectTransform rectTransform {
 get {
 if (!_rectTransform) {
 _rectTransform = transform as RectTransform;
 }
 return _rectTransform;
 }
 }

 public void OnBeginDrag(PointerEventData eventData) {
 if (!IsActive ()) {
 return;
 }
 EventSystem.current.SetSelectedGameObject(gameObject, eventData);
 Vector2 newAxis = transform.InverseTransformPoint(eventData.position);
 newAxis.x /= rectTransform.sizeDelta.x * 0.5f;
 newAxis.y /= rectTransform.sizeDelta.y * 0.5f;
 SetAxisMS(newAxis);
 _isDragging = true;
 }

 public void OnEndDrag(PointerEventData eventData) {
 _isDragging = false;
 }

 public void OnDrag(PointerEventData eventData) {
 RectTransformUtility.ScreenPointToLocalPointInRectangle(rectTransform, eventData.position, eventData.pressEventCamera, out _axis);
 _axis.x /= rectTransform.sizeDelta.x * 0.5f;
 _axis.y /= rectTransform.sizeDelta.y * 0.5f;
 SetAxisMS(_axis);
 }

 void OnDeselect() {
 _isDragging = false;
 }

 void LateUpdate() {
 if (!_isDragging) {
 if (_axis != Vector2.zero) {
 Vector2 newAxis = _axis - (_axis * Time.deltaTime * 25.0f);
 if (newAxis.sqrMagnitude <= 0.1f) {
 newAxis = Vector2.zero;
 }
 SetAxisMS (newAxis);
 }
 }
 }

 public void SetAxisMS(Vector2 axis) {
 _axis = Vector2.ClampMagnitude(axis, 1);
 UpdateJoystickGraphicMS();
 joystickY = _axis.y;
 joystickX = _axis.x;
 }

 void UpdateJoystickGraphicMS() {
 if (_joystickGraphic) {
 _joystickGraphic.localPosition = _axis * Mathf.Max (rectTransform.sizeDelta.x, rectTransform.sizeDelta.y) * 0.5f;
 }
 }

 #if UNITY_EDITOR
 protected override void OnValidate() {
 base.OnValidate();
 UpdateJoystickGraphicMS();
 }
 #endif
}


Imagem Background:

[TUTORIAL] Joystick vistual para mobile JPs8hJi



Imagem Graphic:

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Joystick vistual para mobile

Mensagem por francisco barroso em Qua Dez 19, 2018 12:11 am

quando coloca pra esquerda vai direita ou pra tras acho q a unity ta bugada pra controle.m

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Joystick vistual para mobile

Mensagem por NKKF em Qua Dez 19, 2018 12:52 pm

Francisco, depende da posição/rotação de sua câmera.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Joystick vistual para mobile

Mensagem por francisco barroso em Qua Dez 19, 2018 3:28 pm

@NKKF escreveu:Francisco, depende da posição/rotação de sua câmera.

Uso o fps controller e a camera fica nela é filha dela na hierarquia

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Joystick vistual para mobile

Mensagem por NKKF em Qua Dez 19, 2018 5:14 pm

Então é provável que você a tenha rotacionado, deixe-a em 0,0,0. E mude o Vector3 para transform.TransformDirection.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Joystick vistual para mobile

Mensagem por Daniel Dória em Qua Jul 17, 2019 12:13 pm

ele funciona em jogo 2d?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Joystick vistual para mobile

Mensagem por NKKF em Qua Jul 17, 2019 3:16 pm

Funciona sim, é só você editar algumas coisas do script.. Converter, apenas.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Joystick vistual para mobile

Mensagem por Johnatasdasilva em Ter Jul 23, 2019 2:08 pm

Fala Galera, o que posso estar fazendo errao, meu personagem ele anda parado ele nao se desloca quando uso o joystick, só faz a animação de andar mais ele nao se move.

Código:
using System;
using UnityEngine;
using UnityEngine.EventSystems;

namespace UnityStandardAssets.CrossPlatformInput
{
   public class Joystick : MonoBehaviour, IPointerDownHandler, IPointerUpHandler, IDragHandler
   {
      public enum AxisOption
      {
         // Options for which axes to use
         Both, // Use both
         OnlyHorizontal, // Only horizontal
         OnlyVertical // Only vertical
      }

      public int MovementRange = 100;
      public AxisOption axesToUse = AxisOption.Both; // The options for the axes that the still will use
      public string horizontalAxisName = "Horizontal"; // The name given to the horizontal axis for the cross platform input
      public string verticalAxisName = "Vertical"; // The name given to the vertical axis for the cross platform input

      Vector3 m_StartPos;
      bool m_UseX; // Toggle for using the x axis
      bool m_UseY; // Toggle for using the Y axis
      CrossPlatformInputManager.VirtualAxis m_HorizontalVirtualAxis; // Reference to the joystick in the cross platform input
      CrossPlatformInputManager.VirtualAxis m_VerticalVirtualAxis; // Reference to the joystick in the cross platform input

      void OnEnable()
      {
         CreateVirtualAxes();
      }

        void Start()
        {
            m_StartPos = transform.position;
        }

      void UpdateVirtualAxes(Vector3 value)
      {
         var delta = m_StartPos - value;
         delta.y = -delta.y;
         delta /= MovementRange;
         if (m_UseX)
         {
            m_HorizontalVirtualAxis.Update(-delta.x);
         }

         if (m_UseY)
         {
            m_VerticalVirtualAxis.Update(delta.y);
         }
      }

      void CreateVirtualAxes()
      {
         // set axes to use
         m_UseX = (axesToUse == AxisOption.Both || axesToUse == AxisOption.OnlyHorizontal);
         m_UseY = (axesToUse == AxisOption.Both || axesToUse == AxisOption.OnlyVertical);

         // create new axes based on axes to use
         if (m_UseX)
         {
            m_HorizontalVirtualAxis = new CrossPlatformInputManager.VirtualAxis(horizontalAxisName);
            CrossPlatformInputManager.RegisterVirtualAxis(m_HorizontalVirtualAxis);
         }
         if (m_UseY)
         {
            m_VerticalVirtualAxis = new CrossPlatformInputManager.VirtualAxis(verticalAxisName);
            CrossPlatformInputManager.RegisterVirtualAxis(m_VerticalVirtualAxis);
         }
      }


      public void OnDrag(PointerEventData data)
      {
         Vector3 newPos = Vector3.zero;

         if (m_UseX)
         {
            int delta = (int)(data.position.x - m_StartPos.x);
            delta = Mathf.Clamp(delta, - MovementRange, MovementRange);
            newPos.x = delta;
         }

         if (m_UseY)
         {
            int delta = (int)(data.position.y - m_StartPos.y);
            delta = Mathf.Clamp(delta, -MovementRange, MovementRange);
            newPos.y = delta;
         }
         transform.position = new Vector3(m_StartPos.x + newPos.x, m_StartPos.y + newPos.y, m_StartPos.z + newPos.z);
         UpdateVirtualAxes(transform.position);
      }


      public void OnPointerUp(PointerEventData data)
      {
         transform.position = m_StartPos;
         UpdateVirtualAxes(m_StartPos);
      }


      public void OnPointerDown(PointerEventData data) { }

      void OnDisable()
      {
         // remove the joysticks from the cross platform input
         if (m_UseX)
         {
            m_HorizontalVirtualAxis.Remove();
         }
         if (m_UseY)
         {
            m_VerticalVirtualAxis.Remove();
         }
      }
   }
}
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Joystick vistual para mobile

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Jul 23, 2019 3:04 pm

@Johnatasdasilva escreveu:Fala Galera, o que posso estar fazendo errao, meu personagem ele anda parado ele nao se desloca quando uso o joystick, só faz a animação de andar mais ele nao se move.

Código:
using System;
using UnityEngine;
using UnityEngine.EventSystems;

namespace UnityStandardAssets.CrossPlatformInput
{
   public class Joystick : MonoBehaviour, IPointerDownHandler, IPointerUpHandler, IDragHandler
   {
      public enum AxisOption
      {
         // Options for which axes to use
         Both, // Use both
         OnlyHorizontal, // Only horizontal
         OnlyVertical // Only vertical
      }

      public int MovementRange = 100;
      public AxisOption axesToUse = AxisOption.Both; // The options for the axes that the still will use
      public string horizontalAxisName = "Horizontal"; // The name given to the horizontal axis for the cross platform input
      public string verticalAxisName = "Vertical"; // The name given to the vertical axis for the cross platform input

      Vector3 m_StartPos;
      bool m_UseX; // Toggle for using the x axis
      bool m_UseY; // Toggle for using the Y axis
      CrossPlatformInputManager.VirtualAxis m_HorizontalVirtualAxis; // Reference to the joystick in the cross platform input
      CrossPlatformInputManager.VirtualAxis m_VerticalVirtualAxis; // Reference to the joystick in the cross platform input

      void OnEnable()
      {
         CreateVirtualAxes();
      }

        void Start()
        {
            m_StartPos = transform.position;
        }

      void UpdateVirtualAxes(Vector3 value)
      {
         var delta = m_StartPos - value;
         delta.y = -delta.y;
         delta /= MovementRange;
         if (m_UseX)
         {
            m_HorizontalVirtualAxis.Update(-delta.x);
         }

         if (m_UseY)
         {
            m_VerticalVirtualAxis.Update(delta.y);
         }
      }

      void CreateVirtualAxes()
      {
         // set axes to use
         m_UseX = (axesToUse == AxisOption.Both || axesToUse == AxisOption.OnlyHorizontal);
         m_UseY = (axesToUse == AxisOption.Both || axesToUse == AxisOption.OnlyVertical);

         // create new axes based on axes to use
         if (m_UseX)
         {
            m_HorizontalVirtualAxis = new CrossPlatformInputManager.VirtualAxis(horizontalAxisName);
            CrossPlatformInputManager.RegisterVirtualAxis(m_HorizontalVirtualAxis);
         }
         if (m_UseY)
         {
            m_VerticalVirtualAxis = new CrossPlatformInputManager.VirtualAxis(verticalAxisName);
            CrossPlatformInputManager.RegisterVirtualAxis(m_VerticalVirtualAxis);
         }
      }


      public void OnDrag(PointerEventData data)
      {
         Vector3 newPos = Vector3.zero;

         if (m_UseX)
         {
            int delta = (int)(data.position.x - m_StartPos.x);
            delta = Mathf.Clamp(delta, - MovementRange, MovementRange);
            newPos.x = delta;
         }

         if (m_UseY)
         {
            int delta = (int)(data.position.y - m_StartPos.y);
            delta = Mathf.Clamp(delta, -MovementRange, MovementRange);
            newPos.y = delta;
         }
         transform.position = new Vector3(m_StartPos.x + newPos.x, m_StartPos.y + newPos.y, m_StartPos.z + newPos.z);
         UpdateVirtualAxes(transform.position);
      }


      public void OnPointerUp(PointerEventData data)
      {
         transform.position = m_StartPos;
         UpdateVirtualAxes(m_StartPos);
      }


      public void OnPointerDown(PointerEventData data) { }

      void OnDisable()
      {
         // remove the joysticks from the cross platform input
         if (m_UseX)
         {
            m_HorizontalVirtualAxis.Remove();
         }
         if (m_UseY)
         {
            m_VerticalVirtualAxis.Remove();
         }
      }
   }
}

Ta, am, mas isso não tem a ver com o tutorial... Você está usando o joyostick do CrossPlataformInput.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Joystick vistual para mobile

Mensagem por JohnVitor em Ter Set 10, 2019 8:05 am

Meu joystick ta funcionando, mas quando eu solto o dedo do joystick e a bolinha vai voltar pro meio ela fica se movendo sozinha, fazendo o personagem se movimentar sozinho.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Joystick vistual para mobile

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Set 13, 2019 8:08 pm

@JohnVitor escreveu:Meu joystick ta funcionando, mas quando eu solto o dedo do joystick e a bolinha vai voltar pro meio ela fica se movendo sozinha, fazendo o personagem se movimentar sozinho.

no jogo compilado ou no computador somente?
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