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Array de prefabs

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DÚVIDA Array de prefabs

Mensagem por gurgelg752 em Qui Nov 01, 2018 11:11 pm

Eae galera, faz tempo que não posto nem um tópico aqui. Bom, é o seguinte, Eu estou desenvolvendo um jogo estilo o aquele do dinossauro do Google. Minha dívida é, tenho um script que uso para cada cactus da sena, quando ele ultrapassa uma certa distancia o script deve destruir o cactus e instanciar um abjeto aleatório de Array que possui todos os meus diferentes prefabs de cactus, mas o problema é o seguinte, como faço para não precisar definir a mão todos os objetos na minha array para cada cactus que tem o script ?
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DÚVIDA Re: Array de prefabs

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Nov 02, 2018 3:44 am

Poderia ser um pouco mais específico na sua dúvida? Não consegui entender direito?

Você não quer precisar linkar os objetos na Array, isso?
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DÚVIDA Re: Array de prefabs

Mensagem por gurgelg752 em Sex Nov 02, 2018 12:04 pm

@MarcosSchultz escreveu:Poderia ser um pouco mais específico na sua dúvida? Não consegui entender direito?

Você não quer precisar linkar os objetos na Array, isso?
Basicamente eu queria uma variável que fosse publica, mas que quando eu linkase um objeto nela essa variável apareceria para todos os outro abjetos que tem essa variável. tipo uma variável global.
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DÚVIDA Re: Array de prefabs

Mensagem por MayLeone em Sex Nov 02, 2018 12:54 pm

Para não precisar linkar os objetos no array no braço, vc pode fazer uma ''varredura'' dentro da pasta que contém os prefabs e pegar o nome desses arquivos e colocar dentro de um list.
Para fazer isso, basta referenciar essas bibliotecas:

Código:
using System.Collections.Generic; // Para poder usar Lists
using System.IO; // Para poder usar a classe de Diretorios

Agora crie uma list do tipo string para armazenar os nomes dos prefabs na pasta.
Depois, dentro do método Start, por exemplo, vc vai criar uma instância do tipo "DirectoryInfo" e no construtor vc vai colocar o caminho do seu diretório (partindo do pressuposto que os cactus estão dentro da pasta de Resources chamada "Prefabs"):
Código:
DirectoryInfo directory = new DirectoryInfo("Assets/Resources/Prefabs");

Agora crie um array do tipo "FileInfo" para que vc possa pegar todos os arquivos no diretório referenciado, que contém a extensão ".prefab":
Código:
FileInfo[] info = directory.GetFiles ("*.prefab");

E agora vc pode fazer um foreach para adicionar na list chamada "arr" os nomes de todos os arquivos prefabs da pasta:

Código:
foreach (FileInfo file in info) {
 var name = file.Name.ToString ();
 name = name.Replace (".prefab", "");
 arr.Add (name);
 }


Lembrando que a parte que contém o "Replace" é para tirar a extensão ".prefab" do nome do arquivo e deixar apenas o nome do prefab.
Para instanciar um prefab direto da pasta sem precisar linkar eles num array, basta fazer o seguinte:
Código:
var gb = Resources.Load ("Prefabs/"+arr[Random.Range(0,arr.Count)], typeof(GameObject)) as GameObject;
 Instantiate (gb, Vector3.zero, Quaternion.identity);

"gb" vai receber o arquivo que vai ser carregado do Resources.Load, de acordo com o nome de algum prefab na pasta aleatoriamente (por isso usei Random.Range como índice da lista de nomes), daí basta mandar instanciar 'gb' e você vai instanciar um prefab aleatório direto da pasta de prefabs, sem precisar linkar eles num array e depois randomizar.

O código completo é esse:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using System.IO;

public class GetTheFiles : MonoBehaviour {

 List<string> arr = new List<string> ();

 void Start () {
 DirectoryInfo directory = new DirectoryInfo("Assets/Resources/Prefabs");
 FileInfo[] info = directory.GetFiles ("*.prefab");
 foreach (FileInfo file in info) {
 var name = file.Name.ToString ();
 name = name.Replace (".prefab", "");
 arr.Add (name);
 }
 
 var gb = Resources.Load ("Prefabs/"+arr[Random.Range(0,arr.Count)], typeof(GameObject)) as GameObject;
 Instantiate (gb, Vector3.zero, Quaternion.identity);
 }

}


Espero que esse seja a sua dúvida.
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DÚVIDA Re: Array de prefabs

Mensagem por MayLeone em Sex Nov 02, 2018 12:57 pm

@gurgelg752 escreveu:
@MarcosSchultz escreveu:Poderia ser um pouco mais específico na sua dúvida? Não consegui entender direito?

Você não quer precisar linkar os objetos na Array, isso?
Basicamente eu queria uma variável que fosse publica, mas que quando eu linkase um objeto nela essa variável apareceria para todos os outro abjetos que tem essa variável. tipo uma variável global.

Hm, então não deve ser a minha resposta anterior.
Se eu entendi direito, vc quer um array que contém todos os cactus e q esse array seja público para todas as classes?
Se for isso, basta colocar esse array como público e estático:

Código:
public static GameObject[] myArray;

Para acessar esse array externamente basta fazer:

Código:
NomeDaClasseQueTemOArray.myArray;
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DÚVIDA Re: Array de prefabs

Mensagem por gurgelg752 em Sex Nov 02, 2018 2:41 pm

@MayLeone escreveu:
@gurgelg752 escreveu:
@MarcosSchultz escreveu:Poderia ser um pouco mais específico na sua dúvida? Não consegui entender direito?

Você não quer precisar linkar os objetos na Array, isso?
Basicamente eu queria uma variável que fosse publica, mas que quando eu linkase um objeto nela essa variável apareceria para todos os outro abjetos que tem essa variável. tipo uma variável global.

Hm, então não deve ser a minha resposta anterior.
Se eu entendi direito, vc quer um array que contém todos os cactus e q esse array seja público para todas as classes?
Se for isso, basta colocar esse array como público e estático:

Código:
public static GameObject[] myArray;

Para acessar esse array externamente basta fazer:

Código:
NomeDaClasseQueTemOArray.myArray;
Pois é, tinha tentado fazer isso, mas tive outra dúvida, como faço para colocar os prefabs nessa variável estática ?
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DÚVIDA Re: Array de prefabs

Mensagem por MayLeone em Sex Nov 02, 2018 3:09 pm

Do jeito que eu mostrei acima funciona.
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DÚVIDA Re: Array de prefabs

Mensagem por gurgelg752 em Sex Nov 02, 2018 4:06 pm

@MayLeone escreveu:Do jeito que eu mostrei acima funciona.
ok
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DÚVIDA Re: Array de prefabs

Mensagem por Nalfam em Sab Nov 03, 2018 12:52 am

MayLeone vc é um monstro??? kkkkkk brincadeira

Pelo que entendi: Você tem vários prefabs (tipos de cactus) e quer instanciá-los aleatóriamente na posição que vc determinar.
Talvez sei tanto quanto vc, mas eu tentaria da seguinte maneira:

public GameObject[] cactusPrefab; //Na unity vc define o tamanho da array e vai arrastando os prefabs para o script do gameObject.

já dentro do script, na função pra chamar o prefab vc faz o seguinte(exemplo de 3 prefabs):
Instantiate (cactusPrefab [Mathf.FloorToInt(Random.value*3)], local1.transform.position, local1.transform.rotation);


a parte "(Random.value*3)" será para gerar um número aleatório (irá definir qual prefab será instanciado),
a parte "Mathf.FloorToInt" será para converter esse número quebrado em um inteiro, arredondando pra baixo,
esse "local1" é onde tá o gameObject no cenário do seu jogo onde irá surgir o prefab,

Boa sorte!
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DÚVIDA Re: Array de prefabs

Mensagem por gurgelg752 em Seg Nov 05, 2018 11:54 am

@Nalfam escreveu:MayLeone vc é um monstro??? kkkkkk brincadeira

Pelo que entendi: Você tem vários prefabs (tipos de cactus) e quer instanciá-los aleatóriamente na posição que vc determinar.
Talvez sei tanto quanto vc, mas eu tentaria da seguinte maneira:

public GameObject[] cactusPrefab; //Na unity vc define o tamanho da array e vai arrastando os prefabs para o script do gameObject.

já dentro do script, na função pra chamar o prefab vc faz o seguinte(exemplo de 3 prefabs):
Instantiate (cactusPrefab [Mathf.FloorToInt(Random.value*3)], local1.transform.position, local1.transform.rotation);


a parte "(Random.value*3)" será para gerar um número aleatório (irá definir qual prefab será instanciado),
a parte "Mathf.FloorToInt" será para converter esse número quebrado em um inteiro, arredondando pra baixo,
esse "local1" é onde tá o gameObject no cenário do seu jogo onde irá surgir o prefab,

Boa sorte!

Eu acho mais fácil usar a penas o Random.Range(0,Array.length), dai nem precisa do Mathf.FloorToInt
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DÚVIDA Re: Array de prefabs

Mensagem por Nalfam em Seg Nov 05, 2018 6:57 pm

Spoiler:

gurgelg752
@Nalfam escreveu:MayLeone vc é um monstro??? kkkkkk brincadeira

Pelo que entendi: Você tem vários prefabs (tipos de cactus) e quer instanciá-los aleatóriamente na posição que vc determinar.
Talvez sei tanto quanto vc, mas eu tentaria da seguinte maneira:

public GameObject[] cactusPrefab; //Na unity vc define o tamanho da array e vai arrastando os prefabs para o script do gameObject.

já dentro do script, na função pra chamar o prefab vc faz o seguinte(exemplo de 3 prefabs):
Instantiate (cactusPrefab [Mathf.FloorToInt(Random.value*3)], local1.transform.position, local1.transform.rotation);


a parte "(Random.value*3)" será para gerar um número aleatório (irá definir qual prefab será instanciado),
a parte "Mathf.FloorToInt" será para converter esse número quebrado em um inteiro, arredondando pra baixo,
esse "local1" é onde tá o gameObject no cenário do seu jogo onde irá surgir o prefab,

Boa sorte!

Eu acho mais fácil usar a penas o Random.Range(0,Array.length), dai nem precisa do Mathf.FloorToInt

Agora q vc falou... tbm acho mais fácil srsrsr
mas a MayLeone fkou inspirada e criou um tópico ensinando muitas coisas por causa dessa sua dúvida! Tbm tenho q te agradecer.
Pq além desse "Mathf.FloorToInt", uso várias linhas de comandos relacionados a prefab que agora podem ser melhoradas
vlw
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