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[TUTORIAL] Texto Legenda Character Por Character Para Uso Básico

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TUTORIAL [TUTORIAL] Texto Legenda Character Por Character Para Uso Básico

Mensagem por FelipeSouza11 em Sex Out 05, 2018 6:35 pm

Edit:
boa tarde ,boa noite ,bom dia , fiz um scriptzinho só de bobeira ,como descrevia,talvez uma pequena legenda,como se escrevesse o inicio de um game em uma historia de quadrinhos que demorasse sei lá uns 5/10,20 segundos

depois d milhoes de erros encontrei o jeito;
o script pode ser um pouco complicado, mais para aqueles que entendem a lógica do "if", nao sera tao dificil de entender,

quem quiser testar é só criar uma Ui Text e uma imagem de fundo da legenda e crie e cole o script

Imagem Teste:
[TUTORIAL] Texto Legenda Character Por Character Para Uso Básico JJ27t1J


é tipo uma silaba a cada 2 segundos

Script:

Código:
using System.Collections;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;

[System.Serializable]

public class ScrollLeg : MonoBehaviour
{
   [SerializeField] string[] LegendaArray;    //array de legendas
    public int index = 0;    //indice caracteres
    public int indexlegenda = 0;    //indice da legenda
    public Text textoUI;    //linkar text no inpector aqui
    private float tempo= 0.2f;    //tempo de cada silaba, etc
    private string stringlegenda;    //esta é a saida da legenda na ordem
    bool startLegend;    //ativar,desativar repeticao da legenda


    //inicia-se quando dá o play
    void Start()
    {
     //legenda de array foi declarada aqui pq o inspector não atualiza né q loko,aqui voce pode apagar e colocar suas legendas/palavras
      LegendaArray = new string[]{ "ola, seja bem vindo ao tutorial de texto legenda,", "se voce esta lendo essas palavras isso chamamos de legenda scroll gostou?","vou advinhar voce pegou esse tutorial do forum schutlzgames acertei hehe..","obrigado por ler nosso tutorial volte sempre."};
      startLegend = true;
      StartCoroutine(ScrollLegend(LegendaArray,tempo));
        
    }

    private IEnumerator ScrollLegend(string[] leg,float time)
    {
       yield return new WaitForSeconds(time);
       if (index < leg[indexlegenda].Length)
          {
             stringlegenda += leg[indexlegenda][index].ToString();
                textoUI.text = stringlegenda;
                    index++;
          }else
          if (index > leg[indexlegenda].Length-1 && indexlegenda<LegendaArray.Length-1)
            {
                indexlegenda++;
                    index = 0;
                        stringlegenda = null;
          
            }
              if(index>=leg[indexlegenda].Length-1 && indexlegenda >= LegendaArray.Length - 1)
                {
                  StopCoroutine(ScrollLegend(LegendaArray,time)); //parar o coroutine
          
                        indexlegenda = 0;// resetar indexlegenda
                              index = 0; //resetar o index de caracteres
                        stringlegenda = null; //zera a string
                  startLegend = false;
              Debug.Log("fim!");  //ao ler todas as legendas printa um mensagem!
              //alguma açao;
        }
            if (startLegend)
            {
            StartCoroutine(ScrollLegend(LegendaArray, time));
            }
    }

}

Outra opçao eu fiz usando um botao para avançar para a proxima legenda, basta criar o botao com o nome button_next e o Text deste button para "next" se for outro altere o nome da da busca alem do texto  e linkar a void a este botao, a primeira legenda aparece assim automaticamente assim q dar o play, o resto vai passando quando clicar o botao, assim q a legenda acabar o text do botao muda,e assim q vc pressionar, o botao é desativado.


obs: ficar pressionando o botao enquanto a legenda esta em andamento podera bugar o texto,e a legenda ira pausar,
Código:
using System.Collections;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;

[System.Serializable]

public class Teste : MonoBehaviour
{
    [SerializeField] string[] LegendaArray; //array de legendas
    public int index = 0; //indice caracteres
    public int indexlegenda = 0; //indice da legenda
    public Text textoUI; //linkar text no inpector aqui
    private float tempo= 0.2f; //velocidade da legenda/character
    string stringlegenda; //esta é a saida da legenda na ordem
    public bool startLegend;  //ativar,desativar repeticao da legenda


    // Use this for initialization
    void Start()
      {
          LegendaArray = new string[]{ "ola, seja bem vindo ao tutorial de texto legenda,", "se voce esta lendo essas palavras isso chamamos de legenda scroll gostou?","vou advinhar voce pegou esse tutorial do forum schutlzgames acertei hehe..","obrigado por ler nosso tutorial volte sempre."};
            startLegend = true;
                  StartCoroutine(ScrollLegend(LegendaArray, tempo));
       
      }

    //esse void  vc adiciona no OnClick no seu botao na cena ,clica no sinal de + e seleciona o objeto que contem este script e add a void
    public void bton_legend()
     {
        //se o nome do botao for outro troque "button_next" por ele ,a mesma coisa com o text desse botao
        if (GameObject.Find("button_next").transform.GetChild(0).GetComponent<Text>().text == "next" && !startLegend)
        {
            startLegend = true;
                StartCoroutine(ScrollLegend(LegendaArray, tempo));
        }
          else
            {
                GameObject.Find("button_next").GetComponent<Button>().enabled = false;
                    //uma acao qualquer
                            Debug.Log("texto do button is Ok");
            }
    }

    private IEnumerator ScrollLegend(string[] leg,float time)
    {
      
        yield return new WaitForSeconds(time);
            if (index < leg[indexlegenda].Length)
              {
                stringlegenda += leg[indexlegenda][index].ToString();
                     textoUI.text = stringlegenda;
                          index++;
          
            
              }else
                    if (index > leg[indexlegenda].Length-1 && indexlegenda<LegendaArray.Length-1)
                    {
                        indexlegenda++;
                            index = 0;
                                  stringlegenda = null;
                            StopCoroutine(ScrollLegend(LegendaArray,time)); //parar o coroutine
                        startLegend = false;
                    }
        if(index>=leg[indexlegenda].Length-1 && indexlegenda >= LegendaArray.Length - 1)
        {
             indexlegenda = 0;// resetar indexlegenda
                index = 0; //resetar o index de caracteres
                      stringlegenda = null; //zera a string
                          startLegend = false; //bloqueia/parar o andamento da legenda
                      Debug.Log("fim!");   //print quando termina a ultima legendas/text
                //alguma açao;
                GameObject.Find("button_next").transform.GetChild(0).GetComponent<Text>().text = "Ok";
        }
            if (startLegend)
              {
                  StartCoroutine(ScrollLegend(LegendaArray, time)); //enquanto o startlegend estiver true isso sera chamado
              }
            else
                {
                    StopCoroutine(StartCoroutine(ScrollLegend(LegendaArray, time))); //para o coroutine
                }
    }

}



o script é mais tipo pra uma abertura rapida,tanks for assistation se escreveshion no caneshion, hehe flw


Última edição por FelipeSouza11 em Sab Out 06, 2018 10:07 am, editado 4 vez(es) (Razão : Atualizaçao de conteúdo)
FelipeSouza11
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Texto Legenda Character Por Character Para Uso Básico

Mensagem por vitorhugo em Sab Jul 20, 2019 2:43 am

@FelipeSouza11 escreveu:Edit:
boa tarde ,boa noite ,bom dia , fiz um scriptzinho só de bobeira ,como descrevia,talvez uma pequena legenda,como se escrevesse o inicio de um game em uma historia de quadrinhos que demorasse sei lá uns 5/10,20 segundos

depois d milhoes de erros encontrei o jeito;
o script pode ser um pouco complicado, mais para aqueles que entendem a lógica do "if", nao sera tao dificil de entender,

quem quiser testar é só criar uma Ui Text e uma imagem de fundo da legenda e crie e cole o script

Imagem Teste:
[TUTORIAL] Texto Legenda Character Por Character Para Uso Básico JJ27t1J


é tipo uma silaba a cada 2 segundos

Script:

Código:
using System.Collections;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;

[System.Serializable]

public class ScrollLeg : MonoBehaviour
{
   [SerializeField] string[] LegendaArray;     //array de legendas
    public int index = 0;     //indice caracteres
    public int indexlegenda = 0;    //indice da legenda
    public Text textoUI;    //linkar text no inpector aqui
    private float tempo= 0.2f;    //tempo de cada silaba, etc
    private string stringlegenda;    //esta é a saida da legenda na ordem
    bool startLegend;     //ativar,desativar repeticao da legenda


    //inicia-se quando dá o play
    void Start()
    {
     //legenda de array foi declarada aqui pq o inspector não atualiza né q loko,aqui voce pode apagar e colocar suas legendas/palavras
      LegendaArray = new string[]{ "ola, seja bem vindo ao tutorial de texto legenda,", "se voce esta lendo essas palavras isso chamamos de legenda scroll gostou?","vou advinhar voce pegou esse tutorial do forum schutlzgames acertei hehe..","obrigado por ler nosso tutorial volte sempre."};
      startLegend = true;
      StartCoroutine(ScrollLegend(LegendaArray,tempo));
        
    }

    private IEnumerator ScrollLegend(string[] leg,float time)
    {
       yield return new WaitForSeconds(time);
       if (index < leg[indexlegenda].Length)
          {
             stringlegenda += leg[indexlegenda][index].ToString();
                 textoUI.text = stringlegenda;
                     index++;
          }else
           if (index > leg[indexlegenda].Length-1 && indexlegenda<LegendaArray.Length-1)
            {
                indexlegenda++;
                    index = 0;
                        stringlegenda = null;
          
            }
               if(index>=leg[indexlegenda].Length-1 && indexlegenda >= LegendaArray.Length - 1)
                {
                   StopCoroutine(ScrollLegend(LegendaArray,time)); //parar o coroutine
          
                         indexlegenda = 0;// resetar indexlegenda
                              index = 0; //resetar o index de caracteres
                         stringlegenda = null; //zera a string
                   startLegend = false;
               Debug.Log("fim!");  //ao ler todas as legendas printa um mensagem!
               //alguma açao;
        }
            if (startLegend)
             {
            StartCoroutine(ScrollLegend(LegendaArray, time));
             }
    }

}

Outra opçao eu fiz usando um botao para avançar para a proxima legenda, basta criar o botao com o nome button_next e o Text deste button para "next" se for outro altere o nome da da busca alem do texto  e linkar a void a este botao, a primeira legenda aparece assim automaticamente assim q dar o play, o resto vai passando quando clicar o botao, assim q a legenda acabar o text do botao muda,e assim q vc pressionar, o botao é desativado.


obs: ficar pressionando o botao enquanto a legenda esta em andamento podera bugar o texto,e a legenda ira pausar,
Código:
using System.Collections;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;

[System.Serializable]

public class Teste : MonoBehaviour
{
    [SerializeField] string[] LegendaArray; //array de legendas
    public int index = 0; //indice caracteres
    public int indexlegenda = 0; //indice da legenda
    public Text textoUI; //linkar text no inpector aqui
    private float tempo= 0.2f; //velocidade da legenda/character
    string stringlegenda; //esta é a saida da legenda na ordem
    public bool startLegend;  //ativar,desativar repeticao da legenda


    // Use this for initialization
    void Start()
       {
          LegendaArray = new string[]{ "ola, seja bem vindo ao tutorial de texto legenda,", "se voce esta lendo essas palavras isso chamamos de legenda scroll gostou?","vou advinhar voce pegou esse tutorial do forum schutlzgames acertei hehe..","obrigado por ler nosso tutorial volte sempre."};
             startLegend = true;
                  StartCoroutine(ScrollLegend(LegendaArray, tempo));
        
       }

    //esse void  vc adiciona no OnClick no seu botao na cena ,clica no sinal de + e seleciona o objeto que contem este script e add a void
    public void bton_legend()
     {
        //se o nome do botao for outro troque "button_next" por ele ,a mesma coisa com o text desse botao
        if (GameObject.Find("button_next").transform.GetChild(0).GetComponent<Text>().text == "next" && !startLegend)
        {
            startLegend = true;
                StartCoroutine(ScrollLegend(LegendaArray, tempo));
        }
           else
             {
                GameObject.Find("button_next").GetComponent<Button>().enabled = false;
                     //uma acao qualquer
                            Debug.Log("texto do button is Ok");
             }
    }

    private IEnumerator ScrollLegend(string[] leg,float time)
    {
      
        yield return new WaitForSeconds(time);
             if (index < leg[indexlegenda].Length)
               {
                 stringlegenda += leg[indexlegenda][index].ToString();
                      textoUI.text = stringlegenda;
                           index++;
          
            
               }else
                     if (index > leg[indexlegenda].Length-1 && indexlegenda<LegendaArray.Length-1)
                     {
                         indexlegenda++;
                             index = 0;
                                   stringlegenda = null;
                             StopCoroutine(ScrollLegend(LegendaArray,time)); //parar o coroutine
                         startLegend = false;
                     }
        if(index>=leg[indexlegenda].Length-1 && indexlegenda >= LegendaArray.Length - 1)
        {
             indexlegenda = 0;// resetar indexlegenda
                 index = 0; //resetar o index de caracteres
                      stringlegenda = null; //zera a string
                           startLegend = false; //bloqueia/parar o andamento da legenda
                      Debug.Log("fim!");   //print quando termina a ultima legendas/text
                 //alguma açao;
                 GameObject.Find("button_next").transform.GetChild(0).GetComponent<Text>().text = "Ok";
        }
            if (startLegend)
               {
                   StartCoroutine(ScrollLegend(LegendaArray, time)); //enquanto o startlegend estiver true isso sera chamado
               }
            else
                {
                    StopCoroutine(StartCoroutine(ScrollLegend(LegendaArray, time))); //para o coroutine
                }
    }

}



o script é mais tipo pra uma abertura rapida,tanks for assistation se escreveshion no caneshion, hehe flw
valeu cara,tava procurando um sistema assim pra colocar no meu jogo .
vitorhugo
vitorhugo
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