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Como otimizar minha criação de labirintos?

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DÚVIDA Como otimizar minha criação de labirintos?

Mensagem por TassoCervi em Qua Ago 29, 2018 9:31 pm

Seguinte, comecei a fazer um jogo de labirintos na unity, para celular e em 2D, diversas fases, cada uma sendo um labirinto diferente. No começo fiz as primeiras 10 fases simplesmente adicionando colliders em retangulos onde seriam as paredes do labirinto, para que o player não pudesse simplesmente caminhar como se não houvessem paredes. Mas acabei abandonando o projeto pela preguiça de continuar montando as fases, que cada vez seriam labirintos maiores, tendo que colocar as paredes uma a uma.

Minha dúvida é a seguinte: Como otimizar essa "colocação" de paredes? 

Eu até tive uma idéia, mas não sei bem como aplica-la:

- Criar uma imagem (no photoshop ou qualquer outro programa desses) preta e branca do labirinto, onde as partes pretas fossem o labirinto e as partes brancas fossem o "caminho" e fazer a unity reconhecer isso e adicionar os colliders automaticamente nas partes pretas.

Grato desde já.
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DÚVIDA Re: Como otimizar minha criação de labirintos?

Mensagem por JohnRambo em Qui Ago 30, 2018 11:33 pm

Saudações!

Pra ser sincero amigo, eu também tenho esta dúvida. Dependendo do labirinto que fosse criado levaria horas pra ir posicionando cada colisor um por um. 

Mas como o caso é 2D, tem um tutorial aqui, não é bem o que você procura, mas talvez de uma luz. http://www.schultzgames.com/t1044-tutorial-como-desenhar-no-unity?highlight=desenhar

No primeiro post o amigo ensina a fazer o desenho 2D, e adiante ele ensina a gerar os colisores automaticamente... Espero que dê alguma luz!
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DÚVIDA Re: Como otimizar minha criação de labirintos?

Mensagem por SteveRogers em Sab Set 01, 2018 1:01 pm

Tenta criar um padrão de medida para as peças, então você modela uma de cada, adiciona os colisores e salva o o prefab, depois é só usar as peças ou conjuntos de peças.
ex: olha como as peças aqui são padronizadas.
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DÚVIDA Re: Como otimizar minha criação de labirintos?

Mensagem por TassoCervi em Sab Set 01, 2018 1:52 pm

@SteveRogers escreveu:Tenta criar um padrão de medida para as peças, então você modela uma de cada, adiciona os colisores e salva o o prefab, depois é só usar as peças ou conjuntos de peças.
ex: olha como as peças aqui são padronizadas.
Como otimizar minha criação de labirintos? 77083067-maze-made-up-from-wooden-blocks-shape-toy-on-wooden-board-background
O que estou fazendo é mais ou menos isso atualmente, queria saber se tem como fazer de um jeito mais automatizado... Enquanto não descubro sigo nessa maneira, obrigado pela dica!
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DÚVIDA Re: Como otimizar minha criação de labirintos?

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Set 02, 2018 11:09 pm

https://catlikecoding.com/unity/tutorials/maze/
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DÚVIDA Re: Como otimizar minha criação de labirintos?

Mensagem por BRGC em Seg Set 03, 2018 3:33 pm

Existem alguns scripts free q fazem exatamente oq vc quer, vou achar aq e mando o link.
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DÚVIDA Re: Como otimizar minha criação de labirintos?

Mensagem por TassoCervi em Seg Set 03, 2018 4:27 pm

@MarcosSchultz escreveu:https://catlikecoding.com/unity/tutorials/maze/

Um pouco diferente do que eu preciso, mas talvez de para adaptar. Valeu!!!   Laughing
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DÚVIDA Re: Como otimizar minha criação de labirintos?

Mensagem por TassoCervi em Seg Set 03, 2018 4:28 pm

@BRGC escreveu:Existem alguns scripts free q fazem exatamente oq vc quer, vou achar aq e mando o link.

Opa. Se conseguir achar me ajuda muito.  Smile
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DÚVIDA Re: Como otimizar minha criação de labirintos?

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Set 03, 2018 6:01 pm

Da pra fazer um algoritmo que diferencia as cores de uma textura e gera o labirinto, do mesmo modo que se cria um terreno com HeightMap, mas ai é mais difícil para pintar as paredes e talz. 


Eu sou do tipo que é detalhista com o cenário e faz tudo na mão mesmo, e se pa, ainda bota um LOD nas paredes, heueheueheuhe
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DÚVIDA Re: Como otimizar minha criação de labirintos?

Mensagem por TassoCervi em Seg Set 03, 2018 6:12 pm

@MarcosSchultz escreveu:Da pra fazer um algoritmo que diferencia as cores de uma textura e gera o labirinto, do mesmo modo que se cria um terreno com HeightMap, mas ai é mais difícil para pintar as paredes e talz. 


Eu sou do tipo que é detalhista com o cenário e faz tudo na mão mesmo, e se pa, ainda bota um LOD nas paredes, heueheueheuhe
Hahaha. Poisé eu tava querendo só um script que botasse o Collider2D nas paredes mesmo, ai eu podia investir mais tempo montando o mapa no photoshop  Laughing. Vou ver o que consigo descobrir ai pela internet, e se nada der certo sigo fazendo o mapa no photshop e jogando os colliders 1 por 1 nas paredes.
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