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Criação de um Bingo de Perguntas

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DÚVIDA Criação de um Bingo de Perguntas

Mensagem por maralvo em Qui Ago 23, 2018 12:59 pm

Estou iniciando meu projeto no Unity e gostaria de uma ajuda para criar um bingo de perguntas, já criei um script aleatório porém não sei nem como começar na criação de uma tabela de perguntas para ligar a estes números e sortear na tela estas. Alguém pode me ajudar?

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DÚVIDA Re: Criação de um Bingo de Perguntas

Mensagem por NotoriousDev em Qui Ago 23, 2018 2:28 pm

Bingo de perguntas? Como seria isso? O.o
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DÚVIDA Re: Criação de um Bingo de Perguntas

Mensagem por maralvo em Qui Ago 23, 2018 3:15 pm

É a mesma lógica de um bingo convencional, só que cada número sorteado refere-se a uma pergunta e as cartelas dos jogadores constará de 5 imagens relacionadas as perguntas, ganhará o bingo aquele que tiver respondido corretamente todas as perguntas referente a imagem em sua cartela. 
Eu já consegui criar um script que sorteia a numeração, agora me falta inserir o banco de perguntas e linkar estas com a numeração sorteada e também criar o layout do jogo, coisa que estou engatinhando no Unity. 
Você teria como me ajudar?

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DÚVIDA Re: Criação de um Bingo de Perguntas

Mensagem por Tiago95 em Sex Ago 24, 2018 2:18 pm

as perguntas vc pode armazenar em uma array ou um array List;
supondo que vc tenha 25 perguntas e vai armazenar em um array.
public string[] perguntas=new string[25];   //aqui vc criou um arrey e instanciou 25 posiçoes.
para digitar as perguntas vc pode na aba do Unity e digitar. caso seja via scripit vai ser assim

perguntas[0]="Primeira pergunta";
perguntas[1]="Segunda pergunta";
//...
perguntas[24]="Vigesima quinta pergunta";

lembrando que array de 25 posiçoes sao enumeradas de posição 0 até a posição 24
totalizando 25 ja que a posição zero tbm é válida.

quando vc sortear a pergunta, vai ser assim
o numero sorteado vai ser de 0 a 25, sendo q o 25 nao pode ser sorteado, ja q tem até a posiçao 24

int i= Random.Range(0,25);
agora para aparecer a pergunta sorteada vai ser

string perguntaSorteada= perguntas[i];
print(perguntaSorteada);

para as resposta vc pode criar assim

public string[] resposta_0=new string[5]; no caso sao 5 respostas para uma certa
public string[] resposta_1=new string[5];
public string[] resposta_2=new string[5];
...
public string[] resposta_24=new string[5];

resposta_0[0]="alternativa A";
resposta_0[1]="alternativa B";
resposta_0[2]="alternativa C";
resposta_0[3]="alternativa D";
resposta_0[4]="alternativa E";
//...
resposta_1[0]="alternativa A";
//...
E ASSIM POR DIANTE NAS OUTRAS QUESTOES

agora, caso seja escolhido a questao 20; no caso o i que recebeu o sorteio do random foi 0 e vc queira q a alternativa certa seja a resposta D, no caso com indice 3

int escolha=...; // numero de escolha da pessoa de 0 a 4
switch(i){
  case 0: //para a questao 0
  if(escolha==3){
     print("resposta correta");
    pontos++;//tem que criar a variavel ponto para adicionar ponto para a pessoa;
   }else{
print("resposta errada");}
break;
 case 1: //para questao 1

  if(escolha==2){  //suponto que o indice da alternativa certa seja 2
     print("resposta correta");
    pontos++;//tem que criar a variavel ponto para adicionar ponto para a pessoa;
   }else{
   print("resposta errada");}
   break;
default:
break;
}


Existem formas muito mais melhoradas, com orientaçao a objeto. mas como vc esta iniciando agora, seria uma boa dica para vc começar a desenvolver

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DÚVIDA Re: Criação de um Bingo de Perguntas

Mensagem por Tiago95 em Sex Ago 24, 2018 2:20 pm

@Tiago95 escreveu:as perguntas vc pode armazenar em uma array ou um array List;
supondo que vc tenha 25 perguntas e vai armazenar em um array.
public string[] perguntas=new string[25];   //aqui vc criou um arrey e instanciou 25 posiçoes.
para digitar as perguntas vc pode na aba do Unity e digitar. caso seja via scripit vai ser assim

perguntas[0]="Primeira pergunta";
perguntas[1]="Segunda pergunta";
//...
perguntas[24]="Vigesima quinta pergunta";

lembrando que array de 25 posiçoes sao enumeradas de posição 0 até a posição 24
totalizando 25 ja que a posição zero tbm é válida.

quando vc sortear a pergunta, vai ser assim
o numero sorteado vai ser de 0 a 25, sendo q o 25 nao pode ser sorteado, ja q tem até a posiçao 24

int i= Random.Range(0,25);
agora para aparecer a pergunta sorteada vai ser

string perguntaSorteada= perguntas[i];
print(perguntaSorteada);

para as resposta vc pode criar assim

public string[] resposta_0=new string[5]; no caso sao 5 respostas para uma certa
public string[] resposta_1=new string[5];
public string[] resposta_2=new string[5];
...
public string[] resposta_24=new string[5];

resposta_0[0]="alternativa A";
resposta_0[1]="alternativa B";
resposta_0[2]="alternativa C";
resposta_0[3]="alternativa D";
resposta_0[4]="alternativa E";
//...
resposta_1[0]="alternativa A";
//...
E ASSIM POR DIANTE NAS OUTRAS QUESTOES

agora, caso seja escolhido a questao 20; no caso o i que recebeu o sorteio do random foi 0 e vc queira q a alternativa certa seja a resposta D, no caso com indice 3

int escolha=...; // numero de escolha da pessoa de 0 a 4
switch(i){
  case 0: //para a questao 0
  if(escolha==3){
     print("resposta correta");
    pontos++;//tem que criar a variavel ponto para adicionar ponto para a pessoa;
   }else{
print("resposta errada");}
break;
 case 1: //para questao 1

  if(escolha==2){  //suponto que o indice da alternativa certa seja 2
     print("resposta correta");
    pontos++;//tem que criar a variavel ponto para adicionar ponto para a pessoa;
   }else{
   print("resposta errada");}
   break;
default:
break;
}


Existem formas muito mais melhoradas, com orientaçao a objeto. mas como vc esta iniciando agora, seria uma boa dica para vc começar a desenvolver
vai ficar com um codigo gigantesco, mas tem uma logica simples e mais facil de iniciar. Qndo estiver mais avançado, vai ver que existem logicas mais complexas mas que reduzem bastante o trabalho e o tamanho do codigo

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DÚVIDA Re: Criação de um Bingo de Perguntas

Mensagem por maralvo em Sex Ago 24, 2018 6:49 pm

Tiago, este código eu crio separadamente em outro script ou juntamente com o script que gera os números aleatórios?

public string[] perguntas=new string[25];   //aqui vc criou um arrey e instanciou 25 posiçoes.
para digitar as perguntas vc pode na aba do Unity e digitar. caso seja via scripit vai ser assim

perguntas[0]="Primeira pergunta";
perguntas[1]="Segunda pergunta";
//...
perguntas[24]="Vigesima quinta pergunta";

lembrando que array de 25 posiçoes sao enumeradas de posição 0 até a posição 24
totalizando 25 ja que a posição zero tbm é válida.

quando vc sortear a pergunta, vai ser assim
o numero sorteado vai ser de 0 a 25, sendo q o 25 nao pode ser sorteado, ja q tem até a posiçao 24

int i= Random.Range(0,25);
agora para aparecer a pergunta sorteada vai ser

string perguntaSorteada= perguntas[i];
print(perguntaSorteada);

para as resposta vc pode criar assim

public string[] resposta_0=new string[5]; no caso sao 5 respostas para uma certa
public string[] resposta_1=new string[5];
public string[] resposta_2=new string[5];
...
public string[] resposta_24=new string[5];

resposta_0[0]="alternativa A";
resposta_0[1]="alternativa B";
resposta_0[2]="alternativa C";
resposta_0[3]="alternativa D";
resposta_0[4]="alternativa E";
//...
resposta_1[0]="alternativa A";
//...
E ASSIM POR DIANTE NAS OUTRAS QUESTOES

agora, caso seja escolhido a questao 20; no caso o i que recebeu o sorteio do random foi 0 e vc queira q a alternativa certa seja a resposta D, no caso com indice 3

int escolha=...; // numero de escolha da pessoa de 0 a 4
switch(i){
  case 0: //para a questao 0
  if(escolha==3){
     print("resposta correta");
    pontos++;//tem que criar a variavel ponto para adicionar ponto para a pessoa;
   }else{
print("resposta errada");}
break;
 case 1: //para questao 1

  if(escolha==2){  //suponto que o indice da alternativa certa seja 2
     print("resposta correta");
    pontos++;//tem que criar a variavel ponto para adicionar ponto para a pessoa;
   }else{
   print("resposta errada");}
   break;
default:
break;
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DÚVIDA Re: Criação de um Bingo de Perguntas

Mensagem por Tiago95 em Sex Ago 24, 2018 7:28 pm

Pode criar junto. No mesmo script vc cria um método de sorteio que deve ser chamado no momento q vc determinar, como ao apertar alguma tecla por exemplo.

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DÚVIDA Re: Criação de um Bingo de Perguntas

Mensagem por maralvo em Sex Ago 24, 2018 9:04 pm

Tiago, uma dúvida. No caso cada pergunta não terá 4 ou 5 respostas, a resposta de cada pergunta será uma imagem. Como representar isso no código?

ex: Pergunta 1: Qual a tecla de atalho que serve para copiar algo?
Resposta: CTRL + C (terá uma imagem na cartela desta combinação)

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DÚVIDA Re: Criação de um Bingo de Perguntas

Mensagem por Tiago95 em Sex Ago 24, 2018 9:19 pm

Aí ao invés de criar um array do tipo string, vai criar um array do tipo imagem. Pesquise sobre Sprite 2d. Aí na hora de criar as posições coloca 4 ao invés de 5.para referenciar a imagem dentro do array, faz pela aba dá unity. Lembra q seu script tem q estar inserido em algum objeto dá cena. Como vc criou array pública, vai aparecer as listas, e vc arrasta cada imagem para dentro do local correto da resposta

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DÚVIDA Re: Criação de um Bingo de Perguntas

Mensagem por maralvo em Sex Ago 24, 2018 9:30 pm

Entendi, grato. Vc é fera!!!

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DÚVIDA Re: Criação de um Bingo de Perguntas

Mensagem por MayLeone em Sab Ago 25, 2018 12:28 pm

Vê esse tutorial, eu explico exatamente isso que você tá querendo:

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