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[TUTORIAL] Como utilizar "Application.LoadLevel" na Unity 5 (SceneManager.LoadScene)

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TUTORIAL [TUTORIAL] Como utilizar "Application.LoadLevel" na Unity 5 (SceneManager.LoadScene)

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Jan 02, 2016 8:06 pm

Olá pessoal, estou trazendo o novo método que a Unity utiliza para fazer o LoadLevel...

Antigamente bastava utilizar "Application.LoadLevel("nomeDaCena")", más agora este método ficou obsoleto... Então estou trazendo a vocês o novo método que foi implementado: 

Para fazer o Loading agora, é necessário utilizar uma nova biblioteca, esta aqui abaixo:

Código:
using UnityEngine.SceneManagement;

E para fazer o load, usa-se este comando abaixo:

Código:
SceneManager.LoadScene ("nomeDaCena");

E claro, sempre lembrando de jogar as cenas na aba "Build>BuildSettings"


Um script simples de loading na void Start ficaria assim:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.SceneManagement;

public class MENU : MonoBehaviour {

 void Start () {
 SceneManager.LoadScene (nomeCenaJogo);
 }
}


Última edição por MarcosSchultz em Ter Jun 07, 2016 8:48 pm, editado 1 vez(es)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como utilizar "Application.LoadLevel" na Unity 5 (SceneManager.LoadScene)

Mensagem por ismarspn em Sab Jan 02, 2016 8:19 pm

Muito bom Marcos, mas como faço pra carregar uma cena já carregada, tipo, antes fazia


Código:
Application.LoadLevel(Application.loadedLevel);

como posso fazer isso com o SceneManagement?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como utilizar "Application.LoadLevel" na Unity 5 (SceneManager.LoadScene)

Mensagem por RenanMSV em Sab Jan 02, 2016 8:50 pm

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como utilizar "Application.LoadLevel" na Unity 5 (SceneManager.LoadScene)

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Jan 02, 2016 8:56 pm

tipo assim:

Código:
string nomeDaCenaJaCarregada = SceneManager.GetActiveScene ().name;

Usa-se o Get
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como utilizar "Application.LoadLevel" na Unity 5 (SceneManager.LoadScene)

Mensagem por ismarspn em Sab Jan 02, 2016 8:58 pm

MarcosSchultz escreveu:tipo assim:

Código:
string nomeDaCenaJaCarregada = SceneManager.GetActiveScene ().name;

Usa-se o Get

Mas se for um script para várias cenas para serem carregadas, tipo um botão de retry, eu teria que nomear o nome de todas as cenas?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como utilizar "Application.LoadLevel" na Unity 5 (SceneManager.LoadScene)

Mensagem por RenanMSV em Sab Jan 02, 2016 9:05 pm

Nao. SceneManager.LoadScene(SceneManager.GetActiveScene().name);
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como utilizar "Application.LoadLevel" na Unity 5 (SceneManager.LoadScene)

Mensagem por ismarspn em Sab Jan 02, 2016 9:08 pm

RenanMSV escreveu:Nao. SceneManager.LoadScene(SceneManager.GetActiveScene().name);

Deu certo aqui, amigo... Muito obrigado Smile
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como utilizar "Application.LoadLevel" na Unity 5 (SceneManager.LoadScene)

Mensagem por RenanMSV em Sab Jan 02, 2016 9:12 pm

Nao estou com o unity aberto. O loadscene só aceita strings ?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como utilizar "Application.LoadLevel" na Unity 5 (SceneManager.LoadScene)

Mensagem por ismarspn em Sab Jan 02, 2016 9:17 pm

RenanMSV escreveu:Nao estou com o unity aberto. O loadscene só aceita strings ?

Aceita int também
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como utilizar "Application.LoadLevel" na Unity 5 (SceneManager.LoadScene)

Mensagem por RenanMSV em Sab Jan 02, 2016 9:41 pm

Esse novo sistema é otimo para criar aqueles jogos que as cenas se carregam sem precisar de "Loading Scene" ja que da pra adicionar a cena nova na atual e a qualquer momento apagar a antiga. Todos gameobjects da cena 2 vao parar na 1 e dps tudo da 1 some.. Muito bom!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como utilizar "Application.LoadLevel" na Unity 5 (SceneManager.LoadScene)

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Jan 02, 2016 10:47 pm

RenanMSV escreveu:Esse novo sistema é otimo para criar aqueles jogos que as cenas se carregam sem precisar de "Loading Scene" ja que da pra adicionar a cena nova na atual e a qualquer momento apagar a antiga. Todos gameobjects da cena 2 vao parar na 1 e dps tudo da 1 some.. Muito bom!

Verdade, para alguns estilos de jogos é um recurso incrível
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como utilizar "Application.LoadLevel" na Unity 5 (SceneManager.LoadScene)

Mensagem por victormoaco em Dom Abr 24, 2016 5:56 pm

MarcosSchultz escreveu:Olá pessoal, estou trazendo o novo método que a Unity utiliza para fazer o LoadLevel...

Antigamente bastava utilizar "Application.LoadLevel("nomeDaCena")", más agora este método ficou obsoleto... Então estou trazendo a vocês o novo método que foi implementado: 

Para fazer o Loading agora, é necessário utilizar uma nova biblioteca, esta aqui abaixo:

Código:
using UnityEngine.SceneManagement;

E para fazer o load, usa-se este comando abaixo:

Código:
SceneManager.LoadScene ("nomeDaCena");

E claro, sempre lembrando de jogar as cenas na aba "Build>BuildSettings"


Um script simples de loading na void Start ficaria assim:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.SceneManagement;

public class MENU : MonoBehaviour {

   void Start () {
      SceneManager.LoadScene (nomeCenaJogo);
   }
}

E aí pessoal, estou com um erro, o script aparece um erro solicitando um ponto virgula no final da linha:
Código:
using UnityEngine.SceneManagement;
Sendo que o ponto e virgula está lá. O que poderia ser?

Já descobri =) . TInha que colocar import ao invés de using.


Última edição por victormoaco em Dom Abr 24, 2016 6:03 pm, editado 1 vez(es)

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como utilizar "Application.LoadLevel" na Unity 5 (SceneManager.LoadScene)

Mensagem por Mauricio Maggot em Dom Abr 24, 2016 5:59 pm

Tem certeza de que o ";" referido é dessa linha?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como utilizar "Application.LoadLevel" na Unity 5 (SceneManager.LoadScene)

Mensagem por victormoaco em Dom Abr 24, 2016 6:05 pm

Era sim Mauricio, mas quando eu mudei de :
using UnityEngine.SceneManagement;
para:
import UnityEngine.SceneManagement;

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como utilizar "Application.LoadLevel" na Unity 5 (SceneManager.LoadScene)

Mensagem por Mauricio Maggot em Dom Abr 24, 2016 6:07 pm

Poste o script por favor... Quero só ver ele mesmo...
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como utilizar "Application.LoadLevel" na Unity 5 (SceneManager.LoadScene)

Mensagem por victormoaco em Dom Abr 24, 2016 6:08 pm

Mauricio Maggot escreveu:Poste o script por favor... Quero só ver ele mesmo...

#pragma strict

import UnityEngine.SceneManagement;


function Start () {

}

function Update () {

}

function clicaBotao ()
{
SceneManager.LoadScene("teste3");
}

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como utilizar "Application.LoadLevel" na Unity 5 (SceneManager.LoadScene)

Mensagem por Mauricio Maggot em Dom Abr 24, 2016 6:22 pm

Nossa.... De JavaScript eu não entendo... Programo com C# por isso eu achei estrannho o tal "import"...
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como utilizar "Application.LoadLevel" na Unity 5 (SceneManager.LoadScene)

Mensagem por victormoaco em Dom Abr 24, 2016 6:23 pm

Mauricio Maggot escreveu:Nossa.... De JavaScript eu não entendo... Programo com C# por isso eu achei estrannho o tal "import"...

hehe, já eu n sei bulhufas de C#, mas vlw irmão.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como utilizar "Application.LoadLevel" na Unity 5 (SceneManager.LoadScene)

Mensagem por Mauricio Maggot em Dom Abr 24, 2016 6:30 pm

KKKJJJ Não são linguagens tão diferentes (Eu acho) mas tem uma diferença ou outra que buga a cabeça de quem só sabe uma linguagem
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TUTORIAL ainda estou tendo problema

Mensagem por mu_007 em Dom Abr 24, 2016 8:54 pm

ola a todos  boa noite .. eu ainda estou tendo problema  com o load level veja nas  fotos  como q eu  coloquei e vê si  eu fiz certo ..
deus de ja agradeço .. Very Happy


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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como utilizar "Application.LoadLevel" na Unity 5 (SceneManager.LoadScene)

Mensagem por John Rambo em Dom Abr 24, 2016 9:01 pm

Sua void ontrigger tá escrito errado. O certo é OnTriggerEnter.

Deixa um like pra ajudar!!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como utilizar "Application.LoadLevel" na Unity 5 (SceneManager.LoadScene)

Mensagem por skrennan em Sab Jan 07, 2017 11:55 pm

RenanMSV escreveu:Nao. SceneManager.LoadScene(SceneManager.GetActiveScene().name);


Cara to iniciando no unity agora e to querendo montar um jogo de plataforma estava seguindo um tutorial porem o código que ele utilizou foi o Apllication... etc

gostaria de que você explicasse de uma forma bem mais óbvia para um iniciante completo

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como utilizar "Application.LoadLevel" na Unity 5 (SceneManager.LoadScene)

Mensagem por rafaelllsd em Dom Jan 08, 2017 5:24 pm

skrennan escreveu:
RenanMSV escreveu:Nao. SceneManager.LoadScene(SceneManager.GetActiveScene().name);


Cara to iniciando no unity agora e to querendo montar um jogo de plataforma estava seguindo um tutorial porem o código que ele utilizou foi o Apllication... etc

gostaria de que você explicasse de uma forma bem mais óbvia para um iniciante completo
Código:
using System.Collections;
using UnityEngine;
using UnityEngine.SceneManagement;
public class CarregarCena: MonoBehaviour {

   void Start () {
   }
   

   void Update () {
      
   }
   void OnTriggerEnter (Collider Other) {
      SceneManager.LoadScene ("NomeDaSuaCena");
   }
}

Como John Disse o nome está errado você escreveu OnTriggerEntre quando o certo seria OnTriggerEnter.
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