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Mover objeto com física

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DÚVIDA Mover objeto com física

Mensagem por QueriaStarMorto em Qui Jul 26, 2018 2:53 pm

Estou tentando criar um sistema de tirolesa, porém quando aperto o botão pra que meu player se desloque, se coloco a "speed" muito baixa, ele simplesmente cai antes de chegar no final do trajeto e se uso uma  speed mais alta ele simplesmente teletransporta, e sim usei o vector3.lerp mas não funcionou 


Aqui meu código(caso queiram dar uma olhada):

Tentei dessas três formas e nenhuma teve sucesso, me basei em um tutorial, porém ele estava em javaScript então não sei se converti direito


https://www.youtube.com/watch?v=9u9Sgb0M_wI&t=301s (vídeo que me usei)

public class Tirolesa : MonoBehaviour {
public Transform endPos;

public float speed;

//public float time;
private float elapsedTime = 0f;
private Vector3 startingPos;

private Rigidbody2D rb;

void Start () {


rb = GetComponent<Rigidbody2D> ();
}

// Update is called once per frame
void Update () {


}

public void UseTirolosa()
{
http://rb.MovePosition (rb.position + Vector3.forward * speed * Time.deltaTime);
http://transform.Translate = Vector3.Lerp(transform.position,endPos.position, (time * Time.deltaTime));




/* while (elapsedTime < time) 
{
startingPos = transform.position;
transform.position = Vector3.Lerp(startingPos,endPos.position,(elapsedTime * time));
elapsedTime += Time.deltaTime;


} */



}

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DÚVIDA Re: Mover objeto com física

Mensagem por dstaroski em Qui Jul 26, 2018 4:58 pm

@QueriaStarMorto escreveu:Estou tentando criar um sistema de tirolesa, porém quando aperto o botão pra que meu player se desloque, se coloco a "speed" muito baixa, ele simplesmente cai antes de chegar no final do trajeto e se uso uma  speed mais alta ele simplesmente teletransporta, e sim usei o vector3.lerp mas não funcionou 


Aqui meu código(caso queiram dar uma olhada):

Tentei dessas três formas e nenhuma teve sucesso, me basei em um tutorial, porém ele estava em javaScript então não sei se converti direito


https://www.youtube.com/watch?v=9u9Sgb0M_wI&t=301s (vídeo que me usei)

public class Tirolesa : MonoBehaviour {
public Transform endPos;

public float speed;

//public float time;
private float elapsedTime = 0f;
private Vector3 startingPos;

private Rigidbody2D rb;

void Start () {


rb = GetComponent<Rigidbody2D> ();
}

// Update is called once per frame
void Update () {


}

public void UseTirolosa()
{
http://rb.MovePosition (rb.position + Vector3.forward * speed * Time.deltaTime);
http://transform.Translate = Vector3.Lerp(transform.position,endPos.position, (time * Time.deltaTime));




/* while (elapsedTime < time) 
{
startingPos = transform.position;
transform.position = Vector3.Lerp(startingPos,endPos.position,(elapsedTime * time));
elapsedTime += Time.deltaTime;


} */



}
Boa tarde! o seu código ta estranho cara, usando translate e Rigidbody juntos. Vou ver se consigo converter pra você.

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DÚVIDA Re: Mover objeto com física

Mensagem por dstaroski em Qui Jul 26, 2018 5:08 pm

não deu cara, não consegui. Talvez apareça alguém que consiga te ajudar ai, em outro caso procure outros tuto e em C# mesmo, e comece a aprender C#, pois é a linguagem oficial da Unity atualmente. No canal do Marcos tem uma playlist completa ensinando, aqui também tem vários tópicos com explicando sobre C#.

Quando postar scripts, utilize o botão "script" no editor, e coloque o código dentro da caixa cinza, assim ficará organizado corretamente.

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DÚVIDA Re: Mover objeto com física

Mensagem por QueriaStarMorto em Qui Jul 26, 2018 5:36 pm

Obrigado mesmo assim, estava utilizando uns métodos que vi nessa série do Marcos, mas não consegui com nenhum e não tem nenhum outra tutorial na internet sobre esse assunto kkk. Vou continuar tentando algumas doideiras até ir

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DÚVIDA Re: Mover objeto com física

Mensagem por Isabela em Qui Jul 26, 2018 6:59 pm

Física né? hum rs
Boa noite moço do nome estranho, infelizmente desconheço uma forma de simular uma tirolesa da maneira como ela funciona na vida real. Maaass, uma tirolesa não é muito diferente de um escorregador, não acha?
Bom, o que eu fiz foi:
1 modelei uma espécie de "calha", um plano esticado, com umas bordas, parecido com um escorregador.
2 Criei um material físico, que é um material que você configura coisas como a friccção do objeto, você pode ler mais sobre isso AQUI. zerei o valor de fricção para que qualquer coisa que estiver em contato com ele, escorregue.
3 adicionei um cubo com box collider e rigidbody, aumentei a massa para algo razoável (tipo uns 5Kg), esse objeto será quem desliza na calha que falei.
com esse setup, temos um cubo que escorrega e uma calha inclinada, iniciando o jogo, o cubo começa a escorregar e ganhar velocidade, como é esperado.
Com isso pronto, basta ligar a roldana da tirolesa nesse cubo, e modelar o cabo de aço no mesmo local da calha, e você tem sua simulação ocorrendo bem próximo ao que você deseja.
Aqui está uma imagem da minha cena. Nela você pode ver o cubo e a calha,(sem o mesh renderer, pois só me interessa a física) além dos outros objetos que são filiados, esses sim tem um mesh renderer pois é o que irá aparecer pro jogador.

Meu PC foi formatado e estou sem um gravador de vídeos. Mas se quiser baixar essa cena pra dar uma olhadinha funcionando, aqui está o link. (Download)
Melhor parte, não precisei codificar nada, tudo feito com física.

#Edit

@Berlin
Estou incluindo imagens mostrando a calha e o cubo, o print foi feito no Blender, mas não seria muito diferente se fosse na Unity com os Mesh Renderers.




Pra ligar a esfera que aparece na primeira imagem, eu usei um hinge joint, assim ela balança livremente conforme a tirolesa se movimenta.
Lembrando que a calha deve usar um mesh collider, com a opção convexa desmarcada, senão o cubo cai.


Última edição por Isabela em Qui Jul 26, 2018 8:07 pm, editado 3 vez(es)
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DÚVIDA Re: Mover objeto com física

Mensagem por dstaroski em Qui Jul 26, 2018 7:46 pm

pensando aqui brother, e com a suprema explicação e exemplo da Isabela, acredito que se pode fazer o player digamos, se "segurar e deslizar na tirolesa" apenas tornando ele um parente digamos do objeto de gancho, assim como é usado em plataformas que se movimentam, teria de testar, mas acredito ser uma caminho.

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DÚVIDA Re: Mover objeto com física

Mensagem por Berlin em Qui Jul 26, 2018 7:51 pm

@Isabela escreveu:Física né? hum rs
Boa noite moço do nome estranho, infelizmente desconheço uma forma de simular uma tirolesa da maneira como ela funciona na vida real. Maaass, uma tirolesa não é muito diferente de um escorregador, não acha?
Bom, o que eu fiz foi:
1 modelei uma espécie de "calha", um plano esticado, com umas bordas, parecido com um escorregador.
2 Criei um material físico, que é um material que você configura coisas como a friccção do objeto, você pode ler mais sobre isso AQUI. zerei o valor de fricção para que qualquer coisa que estiver em contato com ele, escorregue.
3 adicionei um cubo com box collider e rigidbody, aumentei a massa para algo razoável (tipo uns 5Kg), esse objeto será quem desliza na calha que falei.
com esse setup, temos um cubo que escorrega e uma calha inclinada, iniciando o jogo, o cubo começa a escorregar e ganhar velocidade, como é esperado.
Com isso pronto, basta ligar a roldana da tirolesa nesse cubo, e modelar o cabo de aço no mesmo local da calha, e você tem sua simulação ocorrendo bem próximo ao que você deseja.
Aqui está uma imagem da minha cena. Nela você pode ver o cubo e a calha,(sem o mesh renderer, pois só me interessa a física) além dos outros objetos que são filiados, esses sim tem um mesh renderer pois é o que irá aparecer pro jogador.

Meu PC foi formatado e estou sem um gravador de vídeos. Mas se quiser baixar essa cena pra dar uma olhadinha funcionando, aqui está o link. (Download)
Melhor parte, não precisei codificar nada, tudo feito com física.
Que simplicidade, perfeito  Smile
Fiquei curioso para ver os objetos com mesh renderer.
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