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Problema com script

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DÚVIDA Problema com script

Mensagem por maikonluis Sex Jul 20, 2018 11:23 am

entao fiz uma canvas para todos os detalhes do meu personagem e tava funcionando acabei perdendo td e recomeçando mas agora nao esta funcionando. e bem simples quero apertar "e" e essa aba some aperto aparece. mas nada funciona eu so consigo desativar ela.
aqui criei a bool so pra testar na tela mas quando tava o gameobject da imagem (pq a canvas msm nao consegui por nada no mundo fazer ela via hierarc) mas ela so desativava igual
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;

public class Character : MonoBehaviour {

    public bool characterAtiv;

 // Use this for initialization
 void Start () {
        characterAtiv = true;

    }
 
 // Update is called once per frame
 void Update () {
        atv();
        datv();
    }
    void atv () {
        if (characterAtiv == false && Input.GetKeyDown (KeyCode.E))
        {
            
            characterAtiv = true;
        }
    }

    void datv () {
        if (characterAtiv == true && Input.GetKeyDown(KeyCode.E))
        {
            characterAtiv = false;
        }
    }
}


Última edição por dstaroski em Sex Jul 20, 2018 11:31 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Editado título)

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DÚVIDA Re: Problema com script

Mensagem por dstaroski Sex Jul 20, 2018 11:30 am

maikonluis escreveu:entao fiz uma canvas para todos os detalhes do meu personagem e tava funcionando acabei perdendo td e recomeçando mas agora nao esta funcionando. e bem simples quero apertar "e" e essa aba some aperto aparece. mas nada funciona eu so consigo desativar ela.
aqui criei a bool so pra testar na tela mas quando tava o gameobject da imagem (pq a canvas msm nao consegui por nada no mundo fazer ela via hierarc) mas ela so desativava igual
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;

public class Character : MonoBehaviour {

    public bool characterAtiv;

 // Use this for initialization
 void Start () {
        characterAtiv = true;

    }
 
 // Update is called once per frame
 void Update () {
        atv();
        datv();
    }
    void atv () {
        if (characterAtiv == false && Input.GetKeyDown (KeyCode.E))
        {
            
            characterAtiv = true;
        }
    }

    void datv () {
        if (characterAtiv == true && Input.GetKeyDown(KeyCode.E))
        {
            characterAtiv = false;
        }
    }
}
Bom dia brothi! mano, primeiro que seu título "socorro ta difícil..." não é título de tópico para um fórum, o mesmo será alterado por mim. Seja objetivo e descreva parte do seu problema nos seus títulos. O problema do seu código é que se ta chamando as duas voids no update, ou seja, em quanto o jogo estiver em execução ele está sendo chamado, e por isso nem vai funcionar direito os seus inputs. Você quer ativar ou desativar alguma coisa com a tecla E, pois ficou meio difícil de entender o que você quer exatamente. Responda ai que te ajudo a consertar seu código.

Abraço!
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DÚVIDA Re: Problema com script

Mensagem por maikonluis Sex Jul 20, 2018 11:41 am

desculpa , eu quero o seguinte to fazendo coisas simples de cada vez ai agora so quero fazer aquilo ,tipo quando tu ta em 1 jogo e tu aperta determinada tecla e abre e apertando de novo fecha ex inventario,menu de pausa, mas quero isso com a canvas que eu criei

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DÚVIDA Re: Problema com script

Mensagem por FelipeSouza11 Sex Jul 20, 2018 11:47 am

bom dia, exatamente o q o ds falou ,sua bool nao funciona,sei lá as duas voids estao sendo chamada ao mesmo tempo acho q é isso, em uma void só ja é o suficiente,

um exemplo opcional ate q funciona só colocar uma linha de if checar as duas:

Código:
void Update()
    {
        if(!characterAtiv)
        atv();
        else
        datv();
    }
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DÚVIDA Re: Problema com script

Mensagem por maikonluis Sex Jul 20, 2018 12:02 pm

FelipeSouza11 escreveu:bom dia, exatamente o q o ds falou ,sua bool nao funciona,sei lá as duas voids estao sendo chamada ao mesmo tempo acho q é isso, em uma void só ja é o suficiente,

um exemplo opcional ate q funciona só colocar uma linha de if checar as duas:

Código:
void Update()
    {
        if(!characterAtiv)
        atv();
        else
        datv();
    }
funcionou perfeitamente com a boleana mas quando adiciono o "gameObject.SetActive(false);" ele volta a so desativar

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DÚVIDA Re: Problema com script

Mensagem por dstaroski Sex Jul 20, 2018 12:04 pm

Dá uma olhada nesse código:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class AtivaDesativa : MonoBehaviour
{
    public GameObject objeto;

    [SerializeField]
    private bool ativa;

    private void Update()
    {
        if(Input.GetKeyDown(KeyCode.E))
        {
            ativa = !ativa;
        }

        if(ativa) // o mesmo que == true, se por o ! na frente, é o mesmo que == false.
        {
            objeto.SetActive(false);
        }
        else
        {
            objeto.SetActive(true);
        }
    }
}
basicamente ele ativa ou desativa um objeto ao pressionar a tecla E, ativa e desativa. Acredito que já irá te ajudar.

Abraço!
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DÚVIDA Re: Problema com script

Mensagem por Tiago95 Sex Jul 20, 2018 2:36 pm

maikonluis escreveu:entao fiz uma canvas para todos os detalhes do meu personagem e tava funcionando acabei perdendo td e recomeçando mas agora nao esta funcionando. e bem simples quero apertar "e" e essa aba some aperto aparece. mas nada funciona eu so consigo desativar ela.
aqui criei a bool so pra testar na tela mas quando tava o gameobject da imagem (pq a canvas msm nao consegui por nada no mundo fazer ela via hierarc) mas ela so desativava igual
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;

public class Character : MonoBehaviour {

    public bool characterAtiv;

 // Use this for initialization
 void Start () {
        characterAtiv = true;

    }
 
 // Update is called once per frame
 void Update () {
        atv();
        datv();
    }
    void atv () {
        if (characterAtiv == false && Input.GetKeyDown (KeyCode.E))
        {
            
            characterAtiv = true;
        }
    }

    void datv () {
        if (characterAtiv == true && Input.GetKeyDown(KeyCode.E))
        {
            characterAtiv = false;
        }
    }
}

Seu Update tá correndo e ativando e desativando o seu bool eternamente, aí se vc for querer clicar p desativar lá no unity, ele vai funcionar mas não vai dar tempo nem de vc ver, pq o Update relê o código em média 60 vezes por segundo.

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DÚVIDA Re: Problema com script

Mensagem por NKKF Sex Jul 20, 2018 2:40 pm

Código:
 void Update () {
    characterAtiv = Input.GetKeyDown(KeyCode.E)? !characterAtiv : characterAtiv;
 }

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DÚVIDA Re: Problema com script

Mensagem por MayLeone Sex Jul 20, 2018 2:55 pm

Ué, se o script só desativa e não ativa novamente é porque o objeto tá desativado meu amigo, logo, o script não vai mais funcionar e ativar o objeto de novo, porque ele foi desativado junto do objeto.
O que você pode fazer é colocar esse script em outro objeto da cena e referenciar o objeto que quer desativar. Dessa forma, o script não vai ser desativado junto do objeto.


Última edição por MayLeone em Sex Jul 20, 2018 2:56 pm, editado 1 vez(es)
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DÚVIDA Re: Problema com script

Mensagem por Tiago95 Sex Jul 20, 2018 2:56 pm

Mas se você colocar uma condição, só vai entrar nela se ela for verdadeira.

       if (Input.GetKeyDown(KeyCode.A))
       {
           varBooleana=!varBooleana;// isso pode colocar //dentro de um método que vai vincular a um Button //também mas lembrando de colocar a função a baixo no //Update fora deste if
          menu.gameObject.enabled=varBooleana;
       }

Lembre que se vc desativar o objeto que está com este script, ele não vai funcionar mais. Então não vai conseguir ativar de novo durante o jogo por meio desse script
Tem várias formas, tem que ver como exatamente vc quer

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DÚVIDA Re: Problema com script

Mensagem por NKKF Sáb Jul 21, 2018 11:29 am

Ou fazer direto, sem bools:

Código:

if (Input.GetKeyDown(KeyCode.E))
menu.gameObject.SetActive(!menu.gameObject.enabled);
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