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FPS - Armas e balas

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TUTORIAL FPS - Armas e balas

Mensagem por LucioHenrique890 em Ter Jul 10, 2018 4:28 am

Olá pessoal, antigamente eu tinha uma conta chamada MatadorLkre, e nessa conta eu postei um tutorial de como fazer uma arma e bala para jogos de FPS, mas recentemente fui ver esse tutorial e vi que os metodos dele estão ultrapassados e então fui atualizar esse tutorial, implementei algumas coisas novas nele e modifiquei os metodos para o padrão atual.

Bota esse script na Arma e não esqueça de adicionar o Audio Source na arma.
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class Gun : MonoBehaviour {

    public Bullet bala;
    public Transform saidaDaBala;
    public float tempoParaAtirar, cronometro, tempoDeRecarga, cronometroDeRecarga;
    public int municao, pentesDeBala;
    public bool podeAtirar, recarregando;
    public ParticleSystem flashDaArma;

    void Start()
    {
        podeAtirar = true;
        recarregando = false;
    }

    void Update()
    {
        if (municao < 1)
        {
            podeAtirar = false;
        }

        if (podeAtirar == false && municao > 0)
        {
            cronometro += Time.deltaTime;
        }

        if (cronometro > tempoParaAtirar)
        {
            podeAtirar = true;
        }

        if (Input.GetButtonDown("Fire1") && podeAtirar == true && municao > 0)
        {
            podeAtirar = false;
            Instantiate(bala, saidaDaBala.position, saidaDaBala.rotation);
            municao = municao - 1;
            gameObject.GetComponent<AudioSource>().Play();
            flashDaArma.Emit(1);
        }
        if (Input.GetKeyDown(KeyCode.R) && pentesDeBala > 0)
        {
            recarregando = true;
        }
        if (podeAtirar == true)
        {
            cronometro = 0;
        }
        if (municao == 0 && pentesDeBala > 0 && recarregando == false)
        {
            podeAtirar = false;
            recarregando = true;
        }
        if (recarregando == true)
        {
            cronometroDeRecarga += Time.deltaTime;
            podeAtirar = false;
        }

        if (cronometroDeRecarga > tempoDeRecarga)
        {
            podeAtirar = true;
            recarregando = false;
            cronometroDeRecarga = 0;
            municao = 20;
            pentesDeBala--;
        }
    }
}

crie um prefab da bala, deleta de cena e bota esse script nela
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class Bullet : MonoBehaviour {

    public float velocidadeDaBala, timeOfBullet, cronometro;

    void Start()
    {
   
    }

    void Update()
    {

        gameObject.GetComponent<Transform>().Translate(Vector3.forward * velocidadeDaBala);
        cronometro += Time.deltaTime;

        if (cronometro > timeOfBullet)
        {
            Destroy(gameObject);
        }

    }
}

Então é isso, podem usar nos seu jogos.

bugs encontrados : algumas vezes se você ficar apertando o botão de tiro a arma atira enquanto está recarregando.

Smile Smile

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TUTORIAL Re: FPS - Armas e balas

Mensagem por NKKF em Ter Jul 10, 2018 9:50 am

Vai ajudar muita gente, obrigado.
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TUTORIAL Re: FPS - Armas e balas

Mensagem por SuperGamer em Ter Jul 10, 2018 11:02 am

Parabéns!
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TUTORIAL Re: FPS - Armas e balas

Mensagem por FelipeSouza11 em Ter Jul 10, 2018 12:17 pm

good work..  Cool
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TUTORIAL Re: FPS - Armas e balas

Mensagem por LucioHenrique890 em Ter Jul 10, 2018 2:28 pm

Conseguir resolver o bug que encontrei no script da arma, só é colocar assim:
Código:
 if (cronometro > tempoParaAtirar && recarregando == false)
        {
            podeAtirar = true;
        }

ai resolve o problema

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TUTORIAL Re: FPS - Armas e balas

Mensagem por FelipeGD em Qui Jul 12, 2018 5:20 pm

Muito Obrigado pelo seu script. estou começando um projeto de game FPS e estava digitando o meu script da arma até que vi seu post. Vai me poupar bastante tempo. Smile Smile
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TUTORIAL Re: FPS - Armas e balas

Mensagem por LucioHenrique890 em Qui Jul 12, 2018 10:52 pm

nda

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